CPI da Covid: o que será investigado sobre suposto 'ministério paralelo'pixbet é boaBolsonaro:pixbet é boa

Arthur Weintraub no palanque, observado por convidados sentados, entre eles o presidente da República

Crédito, Marcos Corrêa/Presidência da República

Legenda da foto, Arthur Weintraub (à dir, no palanque,pixbet é boaevento no Planaltopixbet é boa2020) fez interlocução com médicos favoráveis à cloroquina e será convocado à CPI

Governistas afirmam, porpixbet é boavez, que essa tese é uma narrativa construída pela oposição para tentar criminalizar o comportamentopixbet é boaBolsonaro.

Mas críticos afirmam que a influênciapixbet é boavozespixbet é boafora do Ministério da Saúde fez com que medidas equivocadas fossem adotadas no combate ao coronavírus, com impacto também sobre a comprapixbet é boavacinas.

Em entrevista coletivapixbet é boa13pixbet é boamaio, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, afirmou que "existia um comando no Palácio do Planalto que compreendia como estratégia para enfrentamento da pandemia a contaminaçãopixbet é boatodos, a cloroquina como solução, e a chamada imunidade coletiva. Esse comando não apostava nos meios da ciência".

Essa argumentação foi amplificada no último finalpixbet é boasemana, quando uma reportagem do portal Metrópoles recuperou vídeospixbet é boaArthur Weintraub dizendo, no início da pandemia, que havia tomado a iniciativapixbet é boareunir médicos pró-cloroquina para assessorar o presidente da República (leia mais abaixo).

Os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também confirmaram à BBC News Brasil que a atuação desse suposto "assessoramento paralelo" é uma das principais conclusões das primeiras semanaspixbet é boadepoimentos na CPI.

"Chama a atenção esse gabinete paralelo que dava orientações contrárias às oficiais às (dos ex-ministros da Saúde) Mandetta e Teich", disse Vieira.

Governistas, no entanto, negam a existênciapixbet é boauma estrutura sobreposta à do Ministério da Saúde.

"Não é ilegal ou impróprio ele (Bolsonaro) se aconselhar com pessoas que não façam parte da administração pública, isso não é proibido. O que tempixbet é boaexagerado é dizer que existia esse gabinete paralelo, como se fosse uma coisa se sobrepondo ao Ministério da Saúde. Isso nunca existiu, é uma teoria conspiratória", diz à BBC News Brasil o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Congresso e suplente na CPI.

"É uma mera narrativa política, para tentar criar base material para criminalizar as ações do presidente da República. Não tem materialidade para avançar."

Ao depor à CPI, os também ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) disseram não ter conhecimentopixbet é boaconselheiros extraoficiais que tivessem influência sobre o presidente.

E ao depor à CPI, na última terça (25/5), a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, conhecida como "capitã cloroquina", disse que "nunca" participoupixbet é boanenhuma reunião com pessoas alheias à estrutura do Ministério da Saúde.

A seguir, veja quais foram as revelações feitas na CPI e fora dela que levantaram as suspeitaspixbet é boatornopixbet é boaum "gabinete paralelo".

'Contraposição à estratégia do Ministério da Saúde'

Uma das primeiras menções a esse suposto aconselhamento extraoficial foi feita pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, demitido do Ministério da Saúdepixbet é boa16pixbet é boaabril.

Nise Yamaguchipixbet é boaentrevista à TV Brasil

Crédito, Reprodução/TV Brasil

Legenda da foto, Nise Yamaguchi (às direita)pixbet é boaentrevista à TV Brasil

Em seu livro Um Paciente Chamado Brasil, publicadopixbet é boasetembro, Mandetta afirma que, ainda no início da pandemia,pixbet é boamarçopixbet é boa2020, "Bolsonaro passou também a buscar a assessoriapixbet é boaoutras pessoas para se contrapor aos dados e à estratégia do Ministério da Saúde. Chamou o (deputado) Osmar Terra e a médica Nise Yamaguchi, defensora da cloroquina como remédio salvador contra a covid-19, para uma conversa. O Palácio do Planalto passou a ser frequentado por médicos bolsonaristas", escreveu.

Prossegue Mandetta: "Percebi que ele (Bolsonaro) estava convocando por conta própria pessoas alinhadas à política que ele achava adequada, que era a da defesa da cloroquina e a da abertura da economia".

Nise Yamaguchi chegou a ser cotada para o Ministério da Saúde, mas não tem cargo oficial no governo. Apesar disso, foi citada pela emissora estatal TV Brasil como "integrantepixbet é boaum comitêpixbet é boacrise no combate ao coronavírus junto ao governo",pixbet é boaentrevista concedida pela médicapixbet é boa7pixbet é boajulhopixbet é boa2020.

Na entrevista, a médica falou que o principal era "tratar precocemente" o coronavírus e defendeu o uso hidroxicloroquina contra a covid-19, embora o medicamento seja contraindicado por todas as principais agências internacionais e sociedades médicas, por seus efeitos colaterais e porque os estudos clínicos mais qualificados apontaram, até agora, a ineficácia da droga contra o coronavírus.

Osmar Terra (MDB-RS), porpixbet é boavez, é próximo ao presidente Bolsonaro e um dos defensores da ideiapixbet é boaque seria a imunidade por contaminação —pixbet é boavez do isolamento social — que faria a contenção do coronavírus entre grupos menos vulneráveis.

Embora o Ministério da Saúde nunca tenha oficialmente adotado a estratégiapixbet é boaimunidadepixbet é boarebanho sem vacinas, Bolsonaro disse diversas vezes que a contaminação da maioria da população era inevitável e que "ajudaria a não proliferar" a doença.

"Muitos pegarão isso (vírus) independente (sic) dos cuidados que tomem. Isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde", afirmou Bolsonaropixbet é boa15pixbet é boamarçopixbet é boa2020 à CNN Brasil.

No mês seguinte, Bolsonaro afirmou que "o vírus vai atingir 70% da população, infelizmente é uma realidade".

Do pontopixbet é boavista científico, a imunidadepixbet é boarebanho é obtida por meiopixbet é boavacinação, criando-se uma proteção coletiva contra determinada doença, e não facilitando-se a contaminação — algo que, no caso da covid-19, potencialmente aumenta o númeropixbet é boamortes e dá oportunidade para o vírus desenvolver novas variantes mais perigosas.

Em seu depoimento, Eduardo Pazuello afirmou ter ouvido a tesepixbet é boaimunidadepixbet é boarebanhopixbet é boaOsmar Terra. Mas, questionado se a estratégia foi adotada na pandemia, Pazuello respondeu que "em hipótese alguma".

Mayra Pinheiro também foi na mesma linha, dizendo que a tesepixbet é boaimunidadepixbet é boarebanho não poderia ser usadapixbet é boagrandes populações como a brasileira.

Bula da cloroquina

Tanto Mandetta quando seu sucessor, Nelson Teich, citarampixbet é boaseus depoimentos à CPI a influênciapixbet é boa"outros profissionais" que não os da pasta da Saúde na definição da estratégia oficial contra o coronavírus.

Mandetta fez menção a uma reunião dentro do Palácio do Planalto "de vários ministros e médicos" na qual havia "um papel não timbradopixbet é boadecreto presidencial para que fosse sugerido que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa (Agência Nacionalpixbet é boaVigilância Sanitária), colocando na bula a indicaçãopixbet é boacloroquina para o coronavírus".

Essa reunião foi confirmada no depoimentopixbet é boaAntonio Barra Torres, presidente da Anvisa, que declarou que a minutapixbet é boamudançapixbet é boabula fora comentada por Nise Yamaguchi.

"(Isso) provocou uma reação até um pouco deseducada minha,pixbet é boadizer que aquilo (mudançapixbet é boabula) não poderia ser", afirmou Barra Torres.

O tema provavelmente voltará a ser abordado no depoimentopixbet é boaNise Yamaguchi na próxima terça. Pelo Twitter, a médica declaroupixbet é boa16pixbet é boamaio que "bulas por decreto não existem". "Existe sim evidência científica acumulada epixbet é boacredibilidade sustentando condutaspixbet é boamédicos maravilhosos do mundo inteiro."

Fabio Wajngartenpixbet é boadepoimento à CPI

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Fabio Wajngartenpixbet é boadepoimento à CPI; ele e Carlos Bolsonaro participarampixbet é boareunião com a Pfizer

Arthur Weintraub 'uniu os médicos'

Ex-assessor da Presidência e hoje na OEA (Organização dos Estados Americanos), o advogado Arthur Weintraub declarou,pixbet é boalivepixbet é boaabrilpixbet é boa2020 com o deputado Eduardo Bolsonaro, que o presidente da República o havia incumbidopixbet é boa"estudar isso aí",pixbet é boareferência ao coronavírus.

"Comecei a ler artigo científico, não era artigo, é isso que o pessoal solta, o que eles estão pesquisando para difundir conhecimento, e esses caras foram me mandando", diz Weintraub na live."Daí eu falei pra ele (presidente): 'cloroquina tá funcionando, já tem resultado'."

Weintraub (que é irmão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub) diz que mandou informações sobre a cloroquina a Bolsonaro "no zap" e, quando se encontrou com o presidente da República, ouviu dele: "tô tirando o tributo da cloroquina, da azitromicina, do zinco e da vitamina D, vamos jogar isso pras pessoas".

Esses medicamentos e suplementos mais tarde comporiam o que o governo passou a chamarpixbet é boa"tratamento precoce", que não tem nenhuma eficácia comprovada contra a covid-19.

Ao apresentar requerimento para convocar Weintraub à CPI, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que "esse 'ministério paralelo' que operava nos porões do governo está vindo à luz, com seus operadores mais evidentes a cada dia".

Em evento oficialpixbet é boa14pixbet é boaagosto no Palácio do Planalto, Arthur Weintraub disse que fazia contato com médicos alinhados ao bolsonarismo desde fevereiropixbet é boa2020.

No mesmo evento, um desses médicos, Luciano Azevedo, agradeceu Weintraub por tê-lo procurado. "Desde o iníciopixbet é boafevereiro ele nos procurou, ele uniu os grupospixbet é boamédicos para estudarem a doença, pesquisarem as soluções. (...) O senhor Arthur nos abriu portas, inicialmente comigo, com a doutora Nise (Yamaguchi), o doutor Paolo Zanotto".

Zanotto é pesquisador da USP e,pixbet é boaabrilpixbet é boa2020, publicou vídeos e postagens nas redes sociais defendendo a hidroxicloroquina contra a covid-19. Acabou sendo desautorizado pela USP, quepixbet é boanota naquele mês declarou que "as colocações feitas pelo docente sãopixbet é boasua inteira responsabilidade e não representam uma posição institucional".

Wizard: 'Passei um mêspixbet é boaBrasília como conselheiro'

Wizard com Pazuello

Crédito, Instagram | Reprodução

Legenda da foto, Carlos Wizard (dir) disse que passou um mêspixbet é boaBrasília junto a Pazuello, que negou ter aceitado proposta do empresário para criar um grupopixbet é boaaconselhamento

Outro nome que teria envolvimento nesse suposto aconselhamento paralelo é o do empresário Carlos Wizard, quepixbet é boaentrevista à TV Brasilpixbet é boajulho do ano passado declarou que havia "passado um mêspixbet é boaBrasília junto ao ministro Eduardo Pazuello, atuando como um conselheiro do Ministério da Saúde".

Disse que foi convidado a assumir uma das secretarias da pasta, "mas preferi não aceitar o convite para trabalharpixbet é boaforma independente e solidária no combate à covid-19".

Nesse contexto, prosseguiu ele, teve contato com "autoridades médicas" como Yamaguchi e outros, "compartilhando com a população o tratamento precoce".

Eduardo Pazuello, porém, negou isso ao depor à CPI.

"Carlos Wizard, por si só, propôs reunir um grupopixbet é boamédicos para aconselhamento, mas eu não aceitei. Teve uma reuniãopixbet é boa15 minutos e não gostei da dinâmica da conversa. Não tive aconselhamento nem assessoramentopixbet é boagrupospixbet é boamédicos."

Negociações com a Pfizer fora do Ministério da Saúde

Ao depor na CPI, o executivo da farmacêutica Pfizer Carlos Murillo afirmou que uma reuniãopixbet é boanegociação para a comprapixbet é boavacinas contou com a presençapixbet é boaFabio Wajngarten, então secretáriopixbet é boaComunicação do governo, Carlos Bolsonaro, vereador pelo Riopixbet é boaJaneiro que não detém nenhum cargo oficial no governo federal, e Filipe Martins, assessor internacional da Presidência (também convocado a depor na CPI).

Wajngarten já depôs na CPI e disse que se envolveu nas tratativas com a Pfizer, apesarpixbet é boasua pasta não ter qualquer relação com a área, porque o processo estava sofrendo "entraves" na burocracia governamental.

"Vi por bem levar o assunto Pfizer ao presidente Bolsonaro na buscapixbet é boauma solução rápida, e assim foi feito. Minha atitude proativapixbet é boarelação ao laboratório produtor da vacina foi republicana e no sentidopixbet é boaajudar. Nunca participeipixbet é boanegociação. O que busquei sempre foi o maior númeropixbet é boavacinas para atender a população brasileira com uma vacina que tinha maior eficácia", afirmou Wajngarten.

Ele citou uma carta da farmacêutica americana enviada ao governo brasileiro que ficou dois meses sem ser respondida.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, disse naquela sessão que o envolvimentopixbet é boaWajngartenpixbet é boatema desvinculado dapixbet é boaáreapixbet é boaatuação reforçava os indíciospixbet é boaque Jair Bolsonaro teria uma "consultoria paralela".

Isso foi mencionado também pelo senador Randolfe Rodrigues, que afirmou que os depoimentospixbet é boaWajngarten e Murillo sugerem que essa consultoria teria tido "ingerência nas negociações das vacinas".

"Temos que entender melhor quem fazia parte desse gabinete paralelo para ver, deste comando,pixbet é boaquem é importante pedir quebrapixbet é boasigilo e a quem é importante fazer a convocação", agregou o senadorpixbet é boa13pixbet é boamaio.

Wajngarten, porpixbet é boavez, também negou ter conhecimentopixbet é boaredes extraoficiaispixbet é boaaconselhamento a Bolsonaro.

Para o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), a convocaçãopixbet é boagovernadores estaduais para depor na CPI, definida na quarta-feira (26/5), ajudará a acabar com a "farsa da oposição".

O também governista Fernando Bezerra Coelho afirma que os senadores da oposição se sustentampixbet é boateses "frágeis" e que o "melhor caminho para a CPI é aperfeiçoar a legislação sanitária do Brasil, para quando outra pandemia ocorrer".

Línea

pixbet é boa Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet é boa ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet é boausopixbet é boacookies e os termospixbet é boaprivacidade do Google YouTube antespixbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet é boaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet é boausopixbet é boacookies e os termospixbet é boaprivacidade do Google YouTube antespixbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet é boaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet é boaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet é boausopixbet é boacookies e os termospixbet é boaprivacidade do Google YouTube antespixbet é boaconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet é boa"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet é boaterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet é boaYouTube post, 3