Morre prefeitorealsbet é seguroSP, Bruno Covas, após longa batalha contra o câncer:realsbet é seguro
realsbet é seguro O prefeitorealsbet é seguroSão Paulo, Bruno Covas, morreu às 8h20 deste domingo (16/5) depoisrealsbet é segurouma longa batalha contra o câncer. O prefeito tinha 41 anos e havia descoberto a doençarealsbet é seguro2019. Ele deixa o filho Tomás,realsbet é seguro15 anos.
Dianterealsbet é segurouma piora do seu quadrorealsbet é segurosaúde, Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o último dia 2realsbet é seguromaio. Por conta do tratamento, Bruno Covas tinha feito um pedido para se licenciar da prefeitura durante 30 dias.
"O prefeitorealsbet é seguroSão Paulo Bruno Covas faleceu hoje às 08:20realsbet é segurodecorrênciarealsbet é seguroum câncer da transição esôfago gástrica, com metástase ao diagnóstico, e suas complicações após longo períodorealsbet é segurotratamento. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 2realsbet é seguromaio, sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Prof. Dr. Raul Cutait e Prof. Dr. Roberto Kalil", diz nota divulgada pela Prefeiturarealsbet é seguroSão Paulo.
Às 19h30 da sexta (14/5) a equipe médica do hospital divulgou boletim informando que o quadro clínicorealsbet é segurocovas era considerado irreversível e ele estava recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. "Neste momento, encontra-se no quarto acompanhadorealsbet é seguroseus familiares", dizia a nota.
O advogado e economista assumiu a prefeiturarealsbet é seguroSão Paulorealsbet é seguro2018, após a renúncia do então prefeito João Doria,realsbet é seguroquem era vice, e foi reeleitorealsbet é seguro2020. Comrealsbet é seguromorte, o vice-prefeito Ricardo Nunes assume a prefeitura da cidade.
Neto do ex-governadorrealsbet é seguroSão Paulo Mário Covas (1930-2001), Bruno Covas era envolvido na política desde criança.
Nascidorealsbet é seguroSantos, no litoral paulista, foi morar com o avô na capital durante o ensino médio e aos 18 anos se filiou ao PSDB, partido do qual Mário Covas foi um dos fundadores. Depois se tornou um dos principais líderes da juventude do partido.
Antesrealsbet é seguroser prefeito, Bruno Covas foi deputado estadual, deputado federal e secretário estadual do Meio Ambiente. Era considerado um político moderadorealsbet é segurocentro-direita.
Políticorealsbet é segurocarreira
Covas sempre enfatizou que tinha orgulhorealsbet é seguroser político e que cursou direito na Faculdaderealsbet é seguroDireito da USP e economia na PUC (Pontifícia Universidade Católica) porque seriam cursos que o ajudariam na administração pública.
No entanto,realsbet é segurotrajetória nos últimos anos esteve muito ligada àrealsbet é seguroJoão Doria, que se elegeu com o discurso antipolítica, dizendo que até então não tinha experiência na área e se apresentando como "gestor", e não como político.
Covas foi um dos nomes do PSDB que ficaram do ladorealsbet é seguroDoria tantorealsbet é seguroapoio àrealsbet é segurocandidatura à prefeitura quanto quando seu desejorealsbet é segurose tornar governador,realsbet é seguro2018 — que criou uma cisão no PSDB. Geraldo Alckmin, um dos apoiadores da candidaturarealsbet é seguroDoria para prefeito, defendia o nomerealsbet é seguroMárcio França (PSB) como seu sucessor no governo do Estado.
Covas ficou ao ladorealsbet é seguroDoria mesmo já tendo sido próximorealsbet é seguroAlckmin — foi secretário do Meio Ambienterealsbet é seguroseu governo. Foi no cargo,realsbet é seguro2011, que enfrentou um dos momentos mais tensos emrealsbet é segurocarreira.
Ele disse ter recebido, quando deputado estadual, ofertarealsbet é seguropropina por um prefeitorealsbet é segurotrocarealsbet é seguroemendas parlamentares favoráveis. Depois, afirmou que a declaração se tratavarealsbet é seguroum exemplo hipotético — mas viveu um períodorealsbet é segurointenso escrutínio pela declaração.
Como vice-prefeitorealsbet é seguroDoria, Covas acumulou também o cargorealsbet é segurochefe da poderosa Secretaria das Prefeituras Regionais. Mas ficou na função por menosrealsbet é seguroum ano: Doria o substituiu por Cláudio Carvalho, ex-executivo da construtora Cyrela. Bruno foi para o cargorealsbet é seguroSecretário-Chefe da Casa Civil.
Segundo informaçõesrealsbet é segurobastidores, esta transição teria resultadorealsbet é seguroum desgaste entre prefeito e vice. Ambos negam a existênciarealsbet é seguroanimosidades, mas,realsbet é seguroentrevista ao jornal Folharealsbet é seguroSão Paulo, Bruno reconheceu que houve "divergênciasrealsbet é seguroentendimentorealsbet é segurorelação a algumas questões" com Doria.
Ele também não hesitourealsbet é seguroresponder à reportagem serealsbet é seguroprefeitura seria mais parecida com a gestãorealsbet é seguroMário Covas ou João Doria.
"Mário Covas. Em função da convivência com ele, sou um social-democrata que entende que o Estado não deve participarrealsbet é segurotudo, mas precisa dar atenção máxima a educação, saúde e segurança. Doria tem uma posição mais liberal, mas tudo é relativo", afirmou ao jornal.
Mas foi a influênciarealsbet é seguroCovas dentro da juventude do PSDB um dos fatores que levaram esse setor do partido a pressionar pela aprovação da candidaturarealsbet é seguroDoria ao governo do Estado.
Doria não esteve muito presente na campanharealsbet é seguroCovas à reeleição — na época o governador contava com índices altosrealsbet é segurorejeição. Quando questionado, Covas respondeu diversas vezes: "o candidato sou eu".
Vida pessoal
Covas tinha um filho, Tomás,realsbet é seguro15 anos. Já foi casado, divorciou-serealsbet é seguro2014 e estava oficialmente solteiro — dizia ser "um homem casado com a cidaderealsbet é seguroSão Paulo".
Em 2017 mudou radicalmenterealsbet é segurovisual: perdeu maisrealsbet é seguro15 quilos, deixou a barba crescer e raspou o cabelo.
Antes da prefeitura, conciliava uma rotinarealsbet é segurodieta rigorosa e frequentes exercícios físicos.
Em seus últimos anos, no entanto, o cargorealsbet é seguroprefeito, batalha contra o câncer e a pandemia modificaram radicalmente esse rotina.
Gestão como prefeito
Durante a epidemiarealsbet é segurocovid-19realsbet é seguro2020, Covas chegou a se mudar para a sede da prefeitura para continuar trabalhandorealsbet é seguromeio ao lockdown no Estado.
Em junho, foi diagnosticado com covid-19, mas conseguiu se recuperar da doença sem sequelas, apesarrealsbet é seguroseu estadorealsbet é segurosaúde na época, quando já fazia tratamento contra o câncer.
No fim do ano, pouco tempo depoisrealsbet é seguroser reeleito erealsbet é seguromeio à crise gerada pela pandemia, Covas sancionou um aumentorealsbet é seguro46%realsbet é seguroseu próprio salário e no saláriorealsbet é segurosecretários.
À época, o político afirmourealsbet é seguroentrevista à GloboNews que aprovou o aumento para elevar o teto do funcionalismo público na cidade que, segundo ele, estaria defasado.
"Durante este períodorealsbet é segurooito anos, a inflação foirealsbet é seguro60% a 100%, dependendo do valor que é considerado. O salário mínimo aumentou, neste período, 68%. O valor do salário dos professores na rede municipal aumentou 80%. Então, hoje o teto está defasado. É um tetorealsbet é seguroR$ 24 mil", disse na ocasião.
Em 2021,realsbet é seguropresença no estádio do Maracanã, no Rio, na final da Copa Libertadores gerou críticas por se tratarrealsbet é segurouma aglomeração.
O político se defendeu dizendo que ver uma final da competição era um sonho que tinha com o filho.
"Depoisrealsbet é segurotantas incertezas sobre a vida, a felicidaderealsbet é segurolevar o filho ao estádio tomou uma proporção diferente para mim", disse ele, que chamou as críticas àrealsbet é seguroatituderealsbet é seguro"lacração da internet".
Também gerou protestosrealsbet é seguro2021 a decisãorealsbet é seguroCovasrealsbet é seguroretirar a gratuidade no transporte públicorealsbet é seguroidosos entre 60 e 65 anos, como parte da "revisãorealsbet é seguropolíticas para essa faixa etária" e modorealsbet é seguroeconomizarrealsbet é segurosubsídios.
Batalha contra o câncer
Covas lutava contra o câncer desde 2019, quando foi internado no Hospital Sírio-Libanês para investigar um problema na perna e acabou descobrindo um adenocarcinoma, um tiporealsbet é segurocâncer maligno, situado na região da cárdia, na transição do esôfago para o estômago.
Quando descoberto, o câncer já estava com metástaserealsbet é segurooutras áreas do corpo. A metástase ocorre quando uma lesão inicial migra por via sanguínea ou linfática para outros órgãos.
Ao longo dos anos, fez quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Ele chegou a responder ao tratamento, mas teve uma piora no quadro no início deste ano.
Seus médicos descobriramrealsbet é seguroabril novos pontosrealsbet é segurocâncer no fígado e nos ossos do prefeito e ele precisou voltar a fazer sessõesrealsbet é seguroquimioterapia e imunoterapia.
Em 16realsbet é seguroabril, Covas foi diagnosticado com líquido nos pulmões e no abdômen, problema desencadeado pela presença dos nódulos no fígado. Ele também passou a receber uma suplementação nutricional para se fortalecer para o tratamento.
O líquido estava entre as pleuras, tecidos que revestem os pulmões e o tórax, causando incômodo na função respiratória. Uma drenagem foi iniciada no dia seguinte, o que impediu que o político tivesse alta para continuar o novo tratamento oncológicorealsbet é segurocasa.
Mesmo com a piora do quadro, ele seguiu despachando do hospital.
Após um cortejo pelas ruas da capital paulista, o corporealsbet é seguroCovas foi sepultadorealsbet é seguroum cemitériorealsbet é seguroSantos,realsbet é segurocidade natal.