Como a China pode ter 'descoberto' as Américas sete décadas antescódigo de bônus da betanoColombo:código de bônus da betano
A "descoberta" chinesa
Há quase duas décadas, no entanto, uma história alternativa da "descoberta" das Américas se espalhou: acódigo de bônus da betanoque, ao contrário do consenso historiográfico, frotas encabeçadas por dois almirantes chineses, Zhou Man e Hong Bao, haviam navegado da África até a foz do Rio Orenoco, na atual Venezuela, descendo depois por toda a costa do continente até o do Estreitocódigo de bônus da betanoMagalhães, ao sul da América do Sul, ainda no anocódigo de bônus da betano1421 — portanto, 71 anos antes da viagemcódigo de bônus da betanoCristóvão Colombo. Eles tinham sido treinados e eram liderados pelo grande navegador chinês daquela época: o eunuco muçulmano Zheng He.
a comuna francesa na região administrativa código de bônus da betano Saint Louis, no departamento de
na Alsácia, nordeste da França. Saint Louis, Hautau- 😆 Rhin - Wikipedia pt.wikipedia :
ço Custo mensal, plano básico com anúncios Custos mensais, ad-free plano HuluRR
ney +RR Amazon PrimeRR MaxRRR$ 8 Melhores serviços para 💷 streaming Vale
jogos fps onlineOs próximos desafios da Canarinho
A Seleção Brasileira código de bônus da betano Futebol tem por ai uns jogos interessantes à frente, com amistosos marcantes, 🌈 a Copa América e as Eliminatórias sendo algumas dessas disputas. Confira abaixo a lista desses jogos importantes.
Fim do Matérias recomendadas
Agora, essas figuras históricas estão sendo evocadas pela alta cúpula do governo chinês, para reafirmar as pretensões globais da potência asiática.
A tese da 'descoberta' chinesa, cujas versões já existiam antes, ficou famosa por meiocódigo de bônus da betanodois best-sellers escritos pelo ex-comandante da Marinha britânica Gavin Menzies no começo dos anos 2000: 1421: o anocódigo de bônus da betanoque a China descobriu o mundo (Bertrand, 2006) e Who Discovered America? The Untold History of the Peopling of the Americas ("Quem descobriu a América? A história oculta da ocupação das Américas", sem tradução).
Apesar da tese ser fortemente criticada por alguns historiadores pelo trato pouco ortodoxo com as provas históricas, a discussão permanececódigo de bônus da betanoaberto entre especialistas do mundo todo. Alguns deles afirmam hoje que, ainda que os chineses não tenham,código de bônus da betanofato, navegado pela costa americana antescódigo de bônus da betanoColombo, é possível dizer que eles reuniam meios para fazê-lo.
"Tecnologicamente falando, a China tinha condiçõescódigo de bônus da betanochegar às Américas ou outras terras, e até não podemos descartar que isso tenha acontecido. Muitos navegadores podem ter chegado nelas e morrido no regresso ou sequer ter feito registros das descobertas. No entanto, a questão é que a tecnologia sozinha não responde essa pergunta", explica Rita Feodrippe, pesquisadora da Escola Navalcódigo de bônus da betanoGuerra e estudiosa da marinha chinesa.
"Os europeus saíram para explorar o Atlântico porque o Mediterrâneo estava fechado e eles precisavam encontrar novos mercados. A China, ao contrário, tinha um comércio terrestre muito bem estabelecido com a África, com o que hoje chamamos o Oriente Médio e mesmo com a Europa. Como há havia um relativo sucesso comercial, econômico, cultural e migratório, não haveria necessidadecódigo de bônus da betanobuscar novas terras — mesmo com a tecnologia disponível", completa.
Para Vitor Ido, pesquisador do South Centre,código de bônus da betanoGenebra, na Suíça, a reação à possibilidadecódigo de bônus da betanoColombo não ter sido o primeiro a navegar pelo continente americano também diz muito sobre a hegemonia da narrativa europeia. "Quais são as razões que parecem tornar até inconcebível para a maioriacódigo de bônus da betanonós o reconhecimentocódigo de bônus da betanoque a China poderia ter uma superioridade tecnológicacódigo de bônus da betanorelação aos europeus naquele período? Essa pergunta mostra nossa maneiracódigo de bônus da betanopensar a história", questiona ele.
O livro polêmicocódigo de bônus da betanoGavin Menzies
Menzies, que morreu há cinco meses aindacódigo de bônus da betanomeio às críticas dos historiadores, sustentava que, no começo do século 15, por voltacódigo de bônus da betano1403, o imperador chinês Yongle (terceiro da Dinastia Ming) deu a Zheng He a missãocódigo de bônus da betanoexecutar a maior volta ao redor do globo que já fora feita até então. O objetivo era ir "até o fim do mundo coletar tributos dos bárbaros espalhados pelo mar".
Ele deveria treinar navegadores para saírem pelos oceanos enquanto,código de bônus da betanoparalelo, centenascódigo de bônus da betanoba chuan, navioscódigo de bônus da betanodimensões nunca vistas, eram construídos pelo império. Foram eles que, nos anos seguintes, empreenderam seis viagens pelo planeta travando contatos com povos distintos e alcançando terras cujas existências eram desconhecidas. O único lugar ausente do trajeto foi a Europa. As navegações teriam continuado se,código de bônus da betano1424, Zhu Di não tivesse morrido, interrompendo o projetocódigo de bônus da betanoexpansão e o contato com outras civilizações — uma sétima viagem aconteceriacódigo de bônus da betano1433, depois dacódigo de bônus da betanomorte, e uma oitava frota chegou a partir depois, mas sem alcançar mar aberto.
Menzies diz no livro que, ao longo das outras viagens daquele mesmo período, almirantes liderados por Zheng He também pisaram no que hoje é a Austrália — 350 anos antes da expedição britânica liderada pelo capitão James Cook, que chegou à praiacódigo de bônus da betanoKamay Botany Bay (hoje um parque nacionalcódigo de bônus da betanoSydney)código de bônus da betanoabrilcódigo de bônus da betano1770.
Como a maioria dos mapas originais chineses foram destruídos por oficiais do império anos após a mortecódigo de bônus da betanoZhu Di, os que restaram apresentam apenas viagens menores feitas à Índia e às outras ilhas do Sudeste Asiático, por exemplo. Os desenhos referentes aos anoscódigo de bônus da betano1421 e 1423 — quando os barcoscódigo de bônus da betanoZheng He teriam ido mais longe — podem ser acessados agora,código de bônus da betanoacordo com Menzies, apenas por meiocódigo de bônus da betanoreproduções, como uma encontrada por ele. Feita pelo cartógrafo veneziano Zuane Pizzigano, a reprodução mostra as ilhascódigo de bônus da betanoGuadalupe ecódigo de bônus da betanoCuba, as costas americanas, a Austrália e até a Antártica — e que provavelmente foi usada pelo próprio Colombo para chegar às Antilhas, diz Menzies.
Décadas depois,código de bônus da betano1512, o cartógrafo turco Piri Reis projetou o mapa mundi incluindo não apenas as Américas, mas detalhando o terreno da Patagônia, ao sul do continente. Ele só foi possível, segundo Menzies, pelas informações obtidas décadas antes pelos chineses e já espalhadas pelos territórios da Ásia.
Nessas viagens ausentes dos registros originais, os navios liderados por Zheng He teriam cruzado o Cabo da Boa Esperança antescódigo de bônus da betanoBartolomeu Dias, passado por Cabo Verde, na África, pelas ilhas dos Açores, hoje território português, pelas Bahamas (Caribe) e pelas Malvinas. Ele teria inclusive estabelecido algumas colônias onde hoje são a Austrália, a Nova Zelândia, a Califórnia, a ilhacódigo de bônus da betanoPorto Rico (EUA) e o México — para onde teria levado os primeiros cavalos. Além disso, supostamente essas colônias foram pioneiras no cultivocódigo de bônus da betanogalinhas na América do Sul e na criaçãocódigo de bônus da betanoum comérciocódigo de bônus da betanodiamantes encontrados na Amazônia com o restante do mundo.
Os livros do ex-comandante naval são questionados principalmente pela fragilidade metodológica. "As conclusões extraordinárias do autor são validadas apenas por suas experiências pessoais e pelo relato que ele trazcódigo de bônus da betanosua luta para chegar a elas. Esse método é o que torna possível atrair tantos leitores que,código de bônus da betanooutra maneira, jamais abririam um livrocódigo de bônus da betano500 páginas cujo assunto são os empreendimentos marítimos chineses e a exploração europeia", diz Robert Finlay, professor eméritocódigo de bônus da betanoHistória Mundial da Universidadecódigo de bônus da betanoArkansas, nos EUA.
Há ainda críticas às provas utilizadas por ele:código de bônus da betanouma extensa análise da obracódigo de bônus da betanoGavin Menzies, o historiador e oficial da Marinha portuguesa, José Manuel Malhão Pereira, e o professor Jin Guoping, especialistacódigo de bônus da betanorelações lusitanas na China, apontam incoerências que vão das correntescódigo de bônus da betanoventos às coordenadas astronômicas usadas pelos almirantes chineses, passando por erros gravescódigo de bônus da betanoanálise cartográfica — o mapacódigo de bônus da betanoPiri Reis, por exemplo, descreve ilhas da África, não do Caribe. Segundo eles, o autor dos best-sellers não apenas tentou "enganar os leitores" como deturpou diversas provas históricas para construircódigo de bônus da betanoargumentação.
Mas há reações ainda menos amistosas, como acódigo de bônus da betanoum professorcódigo de bônus da betanoCingapura que, na ocasião da "Exibição 1421", organizada na marina da cidade-Estadocódigo de bônus da betano2005 pelo próprio Menzies a convite do governo local, chamou o livrocódigo de bônus da betano"lixo".
Um mapa antigo
A tesecódigo de bônus da betanoque os chineses chegaram às Américas antescódigo de bônus da betanoColombo, no entanto, nunca morreu:código de bônus da betano2006, um advogado chinês chamado Liu Gang afirmou à imprensa internacional que tinha encontrado um objeto que a comprovava: um mapa com os cinco continentes do planeta feitocódigo de bônus da betano1763, mas com uma anotação no verso dizendo ser uma reproduçãocódigo de bônus da betanooutro mapacódigo de bônus da betano1418. O mapa foi comprado por um valor irrisóriocódigo de bônus da betanouma livrariacódigo de bônus da betanoXangai anos antes e Gang dizia que passara aquele tempo estudando a cartografia com outros especialistas. Ele chegou a uma conclusão parecida como acódigo de bônus da betanoMenzies: "A informação contida no mapa pode mudar a história", disse Gang.
Em 2014, outra evidência das descobertas marítimas chinesas surgiu: durante uma expedição à remota ilhacódigo de bônus da betanoElcho, na Austrália, uma equipecódigo de bônus da betanoarqueólogos do país encontrou uma moeda da Dinastia Qing prensada entre os anos 1735 e 1795. À época, Mike Owen, chefe do trabalhocódigo de bônus da betanoescavação, chegou a dizer que o objeto aumentava os já fortes indícioscódigo de bônus da betanoque chineses haviam feito contato com aborígenes da região antescódigo de bônus da betanoCook.
Para Júlia Rosa, que fez mestradocódigo de bônus da betanoEstudos Chineses Contemporâneos na Universidadecódigo de bônus da betanoRenmin,código de bônus da betanoPequim, e é cofundadora da plataforma Shūmiàn, a grande questão desse debate também giracódigo de bônus da betanotorno das possibilidades chinesas no período.
"Por um lado, a dinastia estava envolvidacódigo de bônus da betanoprojetoscódigo de bônus da betanoexpansão ecódigo de bônus da betanoexploraçãocódigo de bônus da betanonovos mercados para comércio e, por outro, tinha tecnologia para isso, já que a literatura afirma que os navios chineses daquela época eram melhores que os italianos. Assim, se eles soubessem que poderia haver uma terra desconhecida do outro lado do mundo, é possível que teriam tentado alcançá-la", explica.
"Além disso, há certo consensocódigo de bônus da betanoque a China era mais avançada do que a Europa tecnologicamente até o século 14 aproximadamente", completa.
Rita Feodrippe argumenta que,código de bônus da betanofato, a indústria naval da China era uma das mais avançadas do mundo até antes do século 15. "Há muitas fontes históricas que mostram que a China chegou ao século 15 com programas e políticas específicas para seu desenvolvimento naval a nível local, isto é, queria navegar pelo Oceano Pacífico e fazer trocas comerciais com os povos do Sudeste Asiático", explica ela.
O "retorno"código de bônus da betanoZheng He
Há três anos, o nomecódigo de bônus da betanoZheng He voltou a sair da bocacódigo de bônus da betanoum governante chinês: foi durante o discursocódigo de bônus da betanoabertura do atual presidente, Xi Jinping, no primeiro Belt and Road Forum (BRF) — eventocódigo de bônus da betanoque delegadoscódigo de bônus da betanomaiscódigo de bônus da betanouma centenacódigo de bônus da betanopaíses se reuniramcódigo de bônus da betanoPequimcódigo de bônus da betano2017 para discutir projetoscódigo de bônus da betanoinfraestrutura financiados pela China pelo mundo.
Na ocasião, Xi Jinping afirmou que Zheng He foi um dos "pioneiros chineses que entraram para a história não como conquistadores, com navioscódigo de bônus da betanoguerra, armas ou espadas. Ao contrário, eles são lembrados como emissários amigáveiscódigo de bônus da betanocaravanascódigo de bônus da betanocamelos e navegandocódigo de bônus da betanonavios repletoscódigo de bônus da betanotesouros. De geração a geração, esses viajantes das rotas da seda construíram uma ponte para a paz e cooperação entre o Ocidente e o Oriente".
Segundo Júlia Rosa, a menção do presidente chinês não foi trivial:código de bônus da betanoum contextocódigo de bônus da betanodisputa geopolítica ecódigo de bônus da betanoreafirmação no cenário global, com a construçãocódigo de bônus da betanoportos e estradascódigo de bônus da betanopaíses da África, da Ásia e da América Latina, o navegador do século 15 coloca uma das dinastias mais gloriosas da história da Chinacódigo de bônus da betanodiálogo com as pretensões atuais do Partido Comunista — que governa o país desde a metade do século 20.
"Como na dinastia Ming havia uma participação intensa da China para além do seu território, não necessariamentecódigo de bônus da betanoconflitos bélicos, mascódigo de bônus da betanotrocas comerciais com seus vizinhos. Zheng He é alçado como a figura que ilustra as pretensões da Chinacódigo de bônus da betanohoje: se engajar com outras populações por meiocódigo de bônus da betanotrocas positivas,código de bônus da betanoganhos mútuos,código de bônus da betanocomércio pacífico", explica.
"Assim, Zheng He é um exemplo usado para dizer que a China já realiza esse tipocódigo de bônus da betanocontato com outros povos há muito tempo", completa Rosa.
Vitor Ido, do South Centre, conta que a retomadacódigo de bônus da betanosímbolos nacionais, como Zheng He, também faz partecódigo de bônus da betanooutra ambição chinesa. "O país tem feito isso também com Confúcio, por meio do Instituto Confúcio, para expandir o chamamoscódigo de bônus da betanosoft power, mesmo que o governo tenha uma interpretação muito específica do confucionismo, assim como da história do Zheng He. Esse processo todo,código de bônus da betanoqualquer forma, me parece muito importante na China contemporânea".
Para Rita Feodrippe, o navegador chinês é o símbolo perfeitocódigo de bônus da betanoum país que, nas geopolítica atual, enxerga no mar o principal caminho para seu desenvolvimento econômico.
"Desde a entrada da China na OMC (Organização Mundial do Comércio),código de bônus da betano2001, houve uma ressignificação do mar. Eles não queriam dependercódigo de bônus da betanoempresascódigo de bônus da betanonavegação ou usar rotas marítimas que são controladas financeiramente por potências ocidentais e, para isso, desenvolvem toda uma indústria naval e seu entorno para garantir o principal: importar e exportar muito e da forma mais barata possível. A associação com Zheng He está aí: era um chefe naval que liderava embarcações com capacidade para levar grandes mercadorias, mas não exércitos, para outros lugares do mundo", analisa.
- código de bônus da betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube código de bônus da betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscódigo de bônus da betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacódigo de bônus da betanousocódigo de bônus da betanocookies e os termoscódigo de bônus da betanoprivacidade do Google YouTube antescódigo de bônus da betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecódigo de bônus da betano"aceitar e continuar".
Finalcódigo de bônus da betanoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscódigo de bônus da betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacódigo de bônus da betanousocódigo de bônus da betanocookies e os termoscódigo de bônus da betanoprivacidade do Google YouTube antescódigo de bônus da betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecódigo de bônus da betano"aceitar e continuar".
Finalcódigo de bônus da betanoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscódigo de bônus da betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacódigo de bônus da betanousocódigo de bônus da betanocookies e os termoscódigo de bônus da betanoprivacidade do Google YouTube antescódigo de bônus da betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecódigo de bônus da betano"aceitar e continuar".
Finalcódigo de bônus da betanoYouTube post, 3