'Não quero que passem por isso': o alertaonabet itchytécnicaonabet itchyenfermagemonabet itchylive feita dias antesonabet itchymorrer por covid-19:onabet itchy
Dias depois dos primeiros sintomas, a situaçãoonabet itchysaúde dela piorou. Daniele foi internada às pressas. Os exames confirmaram que ela havia sido infectada pelo vírus. Na noiteonabet itchysegunda-feira (27), a técnicaonabet itchyenfermagem morreu.
Daniele é exemploonabet itchyum número que tem crescido diariamente no país: oonabet itchyprofissionaisonabet itchysaúde mortosonabet itchydecorrência do novo coronavírus.
De acordo com dados atuais do Conselho Federalonabet itchyEnfermagem (Cofen), no Brasil há ao menos 43 mortesonabet itchytécnicos ou enfermeiros já comprovadamente causadas pelo Sars-Cov-2, nome oficial do novo coronavírus. Há ainda 14 mortes suspeitas, que aguardam confirmações.
Entre os profissionaisonabet itchyenfermagem na linhaonabet itchyfrente contra o vírus, há 1,3 mil infectados no Brasil e 5,9 mil com suspeitas.
"Amigos da áreaonabet itchysaúde, lutem pelos EPIs (Equipamentosonabet itchyProteção Individual) corretos", disse Daniele, emonabet itchyliveonabet itchy19onabet itchyabril. Ela frisou a importânciaonabet itchyque as unidadesonabet itchysaúde forneçam a proteção ideal para os trabalhadores. A técnicaonabet itchyenfermagem comentou que mesmo protegida no trabalho, acabou infectada pelo vírus.
'Ela dava a vida para cuidar dos outros'
Daniele trabalhava na função há 18 anos. "Ela era apaixonada pela profissão e sempre foi muito preocupada com o próximo. O trabalho na área da saúde era a vida dela", diz a irmã caçula dela, a técnicaonabet itchysegurançaonabet itchytrabalho, Tatiane Spagnol,onabet itchy26 anos.
"Muitas vezes, ela deixouonabet itchypassar as festasonabet itchyfimonabet itchyanoonabet itchyfamília para trabalhar. Ela sempre foi muito dedicada", relata Tatiane, emocionada, à BBC News Brasil.
Nos locaisonabet itchyque trabalhava, Daniele era uma pessoa muito querida. "A UPA não vai ser a mesma sem a nossa Dani", escreveu uma colegaonabet itchyprofissão, nesta terça-feira (28).
"Vou me lembraronabet itchyvocê na luta e no combate, porque até o último momento você foi uma guerreira", disse, no Facebook, uma colegaonabet itchytrabalhoonabet itchyDaniele no Samu.
Segundo a família, a técnicaonabet itchyenfermagem não tinha nenhuma doença prévia. "Ela era uma pessoa saudável. Essa ideiaonabet itchyque o vírus mata somente pessoas com alguma comorbidade é errada", diz a irmã.
Quando começou a apresentar os sintomas da covid-19, Daniele logo se licenciou do trabalho por medoonabet itchytransmitir o vírus. A partironabet itchyentão, se isolou na casaonabet itchyque morava sozinha,onabet itchyNova Iguaçu.
Os familiares dela moravam nas proximidades e passaram a levar alimentos e itensonabet itchyhigiene para ajudá-la durante o período.
Nos primeiros dias, os sintomas pareciam leves, mas foram se agravando. "A cada dia é uma surpresa. Tive diarreia, a minha boca ficou muito amarga e eu, que nunca perco o apetite, estou sem apetite", disse a técnicaonabet itchyenfermagem, na transmissão no Facebook.
Enquanto estava isolada, acompanhava com preocupação as mortesonabet itchycolegas da áreaonabet itchysaúde que também haviam sido infectados pelo Sars-Cov-2.
Um motoristaonabet itchyambulância da mesma unidade do Samuonabet itchyque ela trabalhava morreu dias antesonabet itchyDaniele. Um maqueiro, da UPA na qual ela atuava, também morreu. A cada morte, ela compartilhava nas redes e lamentava.
Em seu perfil no Facebook, Daniele destacava o amor à profissão. "Sou profissional da saúde e estou trabalhando por você. Na linhaonabet itchyfrente", diz a frase da fotoonabet itchyperfil dela.
A live no Facebook
Após ser questionada por diversas vezes sobre os sintomas da covid-19, Daniele decidiu fazer a live. A transmissão durou 22 minutos. No período, era possível ouvir uma sequênciaonabet itchymúsicas ao fundo.
"É assim todos os dias. Aqui ao lado da minha casa tem uma barraca e vejo reuniões diariamente. Me entristece e dói o meu coração. Fico com medo, porque são todos meus vizinhos e são pessoas que gosto e considero. Fico morrendoonabet itchymedoonabet itchyficarem doentes igual a mim", disse Daniele.
"Pelo amoronabet itchyDeus, não é brincadeira. É muito triste ver pessoas não ligando e achando que é brincadeira. Não é brincadeira", declarou.
O agravamento da covid-19
Logo nos primeiros sintomas, Daniele procurou atendimento na UPAonabet itchyque trabalhava. Ela passou por exames que comprovaram a suspeitaonabet itchyque ela pudesse ter sido infectada pelo Sars-Cov-2. Na transmissão ao vivo no Facebook, ela contou que o médico que a atendeu não receitou nenhum medicamento e apenas a mandou para casa.
"A minha irmã teveonabet itchyse medicar com aquilo que ela achava que poderia ajudá-la com a tosse e com a febre. Acredito que se tivessem medicado ela corretamente desde o princípio e a acompanhado, sem liberá-la daquela forma, ela poderia ter se recuperado", diz Tatiane.
Na quinta-feira (23), o quadroonabet itchysaúdeonabet itchyDaniele piorou. Ela estavaonabet itchycasa quando sentiu uma intensa faltaonabet itchyar. "Ela me ligou e pediu para que a levasse para a UPA, porque estava com muitas dificuldades para respirar", comenta Tatiane.
Daniele recebeu atendimento médico, teve uma aparente melhora e foi liberada. Horas mais tarde, ligou novamente para a irmã e relatou que estava pior. Novamente, foi levada para a UPA, onde permaneceu internada.
Ela teveonabet itchyser intubada e ficouonabet itchyisolamento. O resultado do exame, feito na primeira vezonabet itchyque procurou ajuda médica, comprovou que a técnicaonabet itchyenfermagem havia sido infectada pelo novo coronavírus.
Posteriormente, ela foi transferida para um hospital da região, especializadoonabet itchypacientes com a covid-19. "Foi muito difícil conseguir essa transferência, porque todos os hospitais estão lotados. Está uma situação complicada", lamenta a Tatiane.
Até domingo (26), segundo os familiares, o quadroonabet itchysaúdeonabet itchyDaniele era considerado estável. "Diziam que ela estava reagindo bem aos medicamentos", diz Tatiane. Na noiteonabet itchysegunda, porém, a técnicaonabet itchyenfermagem teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. "Foi algo inesperado para a família", relata a irmã.
"Está sendo muito difícil para a gente. Ela poderia ter recebido um acompanhamento melhor no princípio, logo que procurou o primeiro atendimento. Ela passou a vida inteira se dedicando aos cuidados com a saúde dos outros, mas quando mais precisou não tiveram o devido cuidado com ela", critica Tatiane.
"O atendimento que ela teveonabet itchyseus últimos dias foi bom. Mas o primeiro atendimento que ela teve foi muito ruim e não a ajudou", afirma a irmã.
A despedida
Mesmo com exames que comprovaram que Daniele tinha a covid-19, a doença não constava no atestadoonabet itchyóbito da técnicaonabet itchyenfermagem. "É uma formaonabet itchytentarem ocultar o númeroonabet itchycasos", acredita Tatiane.
Ela teveonabet itchyir à unidadeonabet itchysaúde, na manhã desta terça-feira (28), para exigir que colocassem o novo coronavírus entre as causas. "A minha irmã morreu por causa desse vírus. Como que não queriam mencioná-lo nas causas do óbito?", questiona.
Segundo Tatiane, posteriormente o hospital incluiu a covid-19 nas causas da morte da profissionalonabet itchyenfermagem.
Daniele deve ser enterrada na manhã desta quarta-feira (28). "Não conseguimos antes, porque todos os cemitérios estão cheios", diz Tatiane.
A breve cerimôniaonabet itchydespedida reunirá poucas pessoas, com máscaras, e o caixão dela será lacrado, conforme normas da Agência Nacionalonabet itchyVigilância Sanitária (Anvisa). Devem participar os pais, irmãos, dois tios e uma prima da técnicaonabet itchyenfermagem.
"É muito triste não poder dar um enterro digno para a minha irmã. Muitos da família não vão poder ir. Sequer poderemos vê-la pela última vez, porque o caixão vai estar fechado. É muito doloroso", diz Tatiane.
Os parentes da técnicaonabet itchyenfermagem devem permaneceronabet itchyisolamento pelos próximos dias. Caso apresentem sintomas, deverão procurar ajuda médica.
Ao se recordar das últimas conversas com a irmã, Tatiane se emociona ao falar sobre o quanto Daniele ficava triste ao ver as pessoas ignorarem questões como o isolamento social.
"A minha irmã vivia para a área da saúde. Ela sabia a importância dessas medidas. Onde eu moro, vejo muitas ruas lotadas e bares cheios. As lotéricas também estão cheias. As pessoas não estão levando sério."
"Muita gente não compreendeu a gravidadeonabet itchytudo isso. Mas espero que não tenham que perder uma pessoa da família, e não poder se despedir dela, para que entendam o quanto esse vírus é perigoso", declara Tatiane.
O alerta que hoje é feito por Tatiane remete ao que foi dito por Daniele durante a liveonabet itchy19onabet itchyabril. "Espalhem para todos sobre esses cuidados. Deixem para depois (as reuniões e comemorações). Sou festeira à beça, mas estamos respeitando esse período, porque a gente quer comemorar muito e muito, por vários dias, com todos bemonabet itchysaúde", disse a técnicaonabet itchyenfermagem,onabet itchyum dos momentos finais da transmissão ao vivo.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
onabet itchy Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube onabet itchy ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet itchyautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet itchyusoonabet itchycookies e os termosonabet itchyprivacidade do Google YouTube antesonabet itchyconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet itchy"aceitar e continuar".
Finalonabet itchyYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet itchyautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet itchyusoonabet itchycookies e os termosonabet itchyprivacidade do Google YouTube antesonabet itchyconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet itchy"aceitar e continuar".
Finalonabet itchyYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosonabet itchyautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaonabet itchyusoonabet itchycookies e os termosonabet itchyprivacidade do Google YouTube antesonabet itchyconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueonabet itchy"aceitar e continuar".
Finalonabet itchyYouTube post, 3