Nós atualizamos nossa Políticabanner pokerPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbanner pokernossa Políticabanner pokerPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Mais que errosbanner pokergoverno, alta da pobreza reflete problemas antigos do Brasil, diz ex-diretor do Banco Mundial:banner poker
- 54 milhõesbanner pokerpobres e mais cinco desafios que o governo Bolsonaro enfrentarábanner poker2019
- Crise brasileira aumentou fosso entre ricos e pobres, aponta relatóriobanner pokerorganização internacional
- Por que números do PIB sugerem 'otimismo cauteloso' para 1º anobanner pokergoverno Bolsonaro
Para Canuto, os números são um reflexo tardio da gravidade da crise econômicabanner poker2015 e 2016, gerada, também, por problemas antigos do Brasil, como a baixa produtividade da economia e a faltabanner pokerqualidade da educação. Nos parâmetros do Banco Mundial seguidos pelo IBGE, é pobre quem vive com até US$ 5,50 por dia, o que representava R$ 406 por mês no ano passado,banner pokeracordo com o órgãobanner pokerpesquisa.
Em entrevista à BBC News Brasil, ele diz que vê na incapacidade política do presidente Michel Temerbanner pokeraprovar reformas, entre elas a da Previdência, um dos motivos para que a recuperação da economia fosse mais lenta do que se esperava. "Por razõesbanner pokerexaustão do capital político, o governo Temer acabou morrendo antes do tempo", diz.
Embora demonstre certo otimismo com as intenções do futuro governobanner pokerJair Bolsonaro, ele critica a hesitação do presidente eleitobanner pokerrelação às mudanças na aposentadoria e diz que a qualidade da educação "não tem nada ver com 'Escola sem Partido'".
Se a pobreza continuará ou não a crescerbanner poker2019, pondera, dependerá da capacidade do governobanner pokerimplementar reformas que permitam, entre outras mudanças, tornar a economia do Brasil mais produtiva. "A retomada do crescimento virtuoso com redução da pobreza vai dependerbanner pokergrande medidabanner pokermelhoras na qualidadebanner pokereducação", afirma.
Confirma abaixo os principais trechos da entrevista.
banner poker BBC News Brasil - Qualbanner pokeranálise sobre o forte aumento da pobrezabanner poker2017 detectado pelo IBGE?
banner poker Otaviano Canuto - Como a profundidade da recessão do período recente, principalmente 2015 e 2016, foi tão grande, não surpreende (esse aumento da pobrezabanner poker2017). Qualquer pessoa que tenha um conhecimento mínimobanner pokereconomia e da relação disso com os indicadores sociais podia imaginar que a conta do andarbanner pokerbaixo da pirâmide viria com um poucobanner pokerretardo, como veio.
Principalmente porque o ritmobanner pokerrecuperação a partirbanner poker2017 foi muito frágil, sem a melhora da perspectiva para fazer os agentes privados investirem. Fizemos avanços importantes na agenda microeconômica, mas quase nada nas reformas estruturais, no lado fiscal. Então, não se recupera confiança, e o próprio desempenho macroeconômico permanece tíbio.
O impacto na camadabanner pokerbaixo vai por etapas, a pobreza se retroalimenta para baixo ou para cima. Na medidabanner pokerque encolhe o consumo da população mais pobre, que encolhe aquele dinamismo da base da pirâmide que vimosbanner pokeralguns momentos no novo milênio, aparecem os efeitos secundários dessa perda na base da pirâmide sobre os demais pobres algum tempo depois. Nesse sentido, a pobreza se alimentou para baixo.
Então, a direção da queda não foi surpresa, e a intensidadebanner pokercerta maneira refletiu a profundidade da crise que aconteceubanner poker2015/2016.
banner poker BBC News Brasil - O governo PT costuma ser associado à redução da pobreza. A administração Dilma Rousseff banner poker tem culpa nesse resultado?
banner poker Canuto - A culpa do governo Dilma, culpabanner pokermá gestão macroeconômica antes do períodobanner pokertentativabanner pokerajustebanner poker2015, foi por contabanner pokertentar repetir políticas que já tinham completamente exauridobanner pokercapacidadebanner pokerdar resultado.
Explico: a queda da pobreza no período Lula, principalmente Lula 1 (primeiro mandato), ocorreu por evidente reforçobanner pokerpolíticas sociais, com a unificação e a expansão do Bolsa Família, mas também por reflexobanner pokeruma política agressivabanner pokeraumentobanner pokersalário mínimobanner pokertermos reais (superior à inflação), acima até do crescimento do PIB per capita.
Isso deu resultado no início, quando havia uma parcela muito grande da população fora do mercadobanner pokertrabalho e, nos primeiros anos do governo PT, acabou criando um círculo virtuosobanner pokeraumentobanner pokerconsumo popular, aumento do emprego, etc.
O problema é que essa fórmula teve uma vida limitada, porque, a partirbanner pokercerto ponto, a subidabanner pokersalários reais acima do ritmobanner pokercrescimento do PIB per capita começa a gerar custos maiores (de produção) na margem. Aí, os custos da produção industrial passam a subir muito mais do que seria suportável e a taxabanner pokerinvestimentos privados na economia cai.
Então, continuar com a dose (de aumentos reais do salário mínimo) já não daria o mesmo resultado.
No entanto, o que faz o governo, principalmente o Dilma 1, é tentar repetir a dose. O governo Dilma tentou contornar esse problema criando dívida pública, fazendo a transferênciabanner pokerrecursos via dívida pública para financiamentobanner pokerinvestimento privado.
Como o investimento privado já não oferecia mais possibilidades mínimasbanner pokerretorno condizentes, o que o setor privado fez foi simplesmente usar a benesse do subsídio público para trocar dívidas (caras por mais baratas), mas não investir.
O resultado da tentativabanner pokerrepetir a dose do governo Lula acabou sendo só deterioração fiscal. Quando Dilma tenta implementar um programabanner pokerajustebanner poker2015, não apenas pelo lado fiscal, mas também pelo ladobanner pokercorreçãobanner pokerpreços que estavam represados, como gasolina e energia, isso aprofunda o grau da recessão.
banner poker BBC News Brasil - A ONG Oxfam dizbanner pokerrelatório banner poker que a adoção do tetobanner pokergastos gera mais pobreza. Houve alguma falha nesse sentido do governo atual?
banner poker Canuto - A conclusão da Oxfam está enviesada, porque tira um resultado do teto dos gastos que não se pode apurar simplesmente pela existência do teto. Como esse ajuste vai ser obtido é que vai definir o impacto social.
Não tem nenhum lugar do teto dos gastos (estabelecendo) que vai ser obedecido com corte no Bolsa Família, ou com cortesbanner pokergastos públicos com impacto social.
Vai depender se, por exemplo, vamos ter uma reforma previdenciária que restrinja a evolução dos benefícios da parcela que hoje são muito beneficiárias, se teremos regrasbanner pokerajustes salarial do setor público combatendo privilégios. Isso não está definido.
Como diz o velho provérbiobanner pokeringlês, a prova do pudim estábanner pokercomê-lo. O que é que o novo governo vai fazer pra cumprir o teto?
Houve margem nos dois últimos anos para que esse tetobanner pokergastos fosse obtido sem grande exigência. Agora é que chegou a horabanner pokercomer pudim.
banner poker BBC News Brasil - Havia algo que Temer poderia ter feito para minimizar o aumento da pobreza?
banner poker Canuto - A atual administração avançoubanner pokeráreas como reformas microeconômicas que facilitam a vida do empregador, das empresas, mas na reforma macro, na questão fiscal, parou, ficou no meio do caminho.
A aprovação do teto do gastos sem uma correspondente continuidade na revisão do gasto público para permitir o cumprimento do teto sem ter cortesbanner pokeráreas sensíveis acabou mantendo baixo o investimentobanner pokerinfraestrutura.
E, portanto, a recuperação no nívelbanner pokeremprego ebanner pokercrescimento do PIB continuou frágil. Por razõesbanner pokerexaustão do capital político, o governo Temer acabou morrendo antes do tempo.
banner poker BBC News Brasil - Nabanner pokeravaliação, os números divulgados pelo IBGE são mais culpa do governo Dilma do que do governo Temer?
banner poker Canuto - São mais culpa da profundidade da crise. Embora haja uma tentaçãobanner pokerestabelecer um nexo direto entre o governobanner pokerplantão, com defasagembanner pokertempo ou não, e o resultado econômico, há outros problemas estruturais presentes na economia brasileira.
Eles, infelizmente, ficaram disfarçados naquele períodobanner pokerbonança,banner pokerque parecia estar tudo bem. Então, não dá para atribuir exclusivamente a Lula, Dilma ou a Temer a responsabilidade por problemas estruturais que já existem há décadas sem tratamento adequado.
banner poker BBC News Brasil - E qualbanner pokerexpectativa à frente? A pobreza e a desigualdadebanner pokerrenda voltarão a cair?
banner poker Canuto - Vai depender da capacidade do governobanner pokerimplementar um conjuntobanner pokerreformas estruturais que permitam não apenas equacionar a debilidade fiscal que nós temos hoje, mas principalmente aumentar a produtividade (da economia).
Aquele boombanner pokerexpansão na primeira década do novo milêniobanner pokerparte foi porque a produtividade no país subiu, na medidabanner pokerque nós tivemos pessoas vindobanner pokerfora do mercadobanner pokertrabalho para dentro do mercadobanner pokertrabalho.
E teve aí um efeito também dos momentos iniciais do bônus demográfico (quando aumenta o percentual da populaçãobanner pokeridade produtiva). O problema é que acabou essa fonte, passamos agora para o momentobanner pokerum passivo demográfico (quando aumenta a parcela aposentada).
Então, mais do que nunca nós precisamosbanner pokeraumentobanner pokerprodutividade que ocorra ao longo da pirâmide como um todo.
A retomada do crescimento virtuoso com redução da pobreza vai dependerbanner pokergrande medidabanner pokermelhoras na qualidadebanner pokereducação.
A carência da infraestrutura tem um impacto na pobreza muito forte também. Locomoçãobanner pokercidades grandes e médias tem impacto grande sobre os que mais dependem desse transporte, o custo sobre produtos transportados pelo país afeta diretamente o poderbanner pokercompra da parte mais pobre da população.
Então uma forte contribuição desse governo será, se conseguir, atacar essas frentes. Conseguir fazer com que o gasto previdenciário não tenha esse viésbanner pokerfavorbanner pokerclasses médias altas. Se o governo avançar nisso, será um grande recurso (contra a pobreza).
Outra coisa que pode ser feita e que eu gostobanner pokerouvir da equipe econômica, por meio da mídia, é uma referência crescente à avaliaçãobanner pokerpolíticas públicas. O Bolsa Família é um programa que já sofreu muitas avaliações e cálculosbanner pokercusto/benefício e passoubanner pokertodos esses testes.
No entanto, existem outros gastos públicos brasileiros classificados como sociais que ninguém sabe sebanner pokerfato têm os resultados esperados.
banner poker BBC News Brasil - Há exagero retórico nas falasbanner pokerBolsonarobanner pokerque há fraudes no Bolsa Família?
banner poker Canuto - O Banco Mundial trabalhou com o governo brasileiro no estabelecimentobanner pokermetodologiabanner pokerverificação. As taxasbanner pokerusobanner pokerrecursos para camadas não extremamente pobres era uma coisabanner pokertornobanner poker5% do total, o que é, pra qualquer padrão realista, uma taxabanner pokereficácia muito alta.
Você não vai reduzir a zero, o objetivo não deve ser esse, mas impedir que isso se eleve. Agora, eu entendo, do pontobanner pokervistabanner pokerretórica, o compromissobanner pokermanter essa eficácia.
E entendo principalmente como desejo, correto a meu juízo,banner pokerque o foco não pode ser exclusivamente na transferência (de renda), mas criar mecanismos que possibilitem a saída da extrema pobreza no futuro, que é a coisa mais correta a fazer.
É preciso levarbanner pokerconta que os grandes efeitos potenciais dessa assistência serão sentidos pelos filhos das (primeiras) gerações (a receber o Bolsa Família), pois são obrigados a estar na escola, a ter acompanhamentobanner pokersaúde.
A complementação disso (deve vir) com o acesso a melhores escolas, um ambientebanner pokernegócios que permita o florescimento da atividade empreendedora inclusivebanner pokerpessoas dessa camada da população e assim por diante.
E eu vejo muito mais uma referência (nas falasbanner pokerBolsonaro)banner pokertrabalhar saídas para que não fique apenas essa dimensão assistencial do governo.
banner poker BBC News Brasil - O senhor citou a importância da educação nesse processo. Como vê a escolhabanner pokerRicardo Vélez Rodríguez para ministro da Educação?
banner poker Canuto - Não vou fazer análise a partir do nome das pessoas, oubanner pokerpreferências culturais ou filosóficas, isso ébanner pokermenor importância. O que importa é a extensão com que as reformas do ensino buscadas enfrentem esse problema estruturalbanner pokerbaixa qualidade do ensino.
O Brasil tem experiências exitosas e é preciso estudar como generalizá-las, como transformá-lasbanner pokerpolíticas mais amplas.
O sucesso do Ceará é inegável. Em que medida aquilo que foi feito no Ceará pode ser adaptado e estendido para o resto do país? Essa é que é a agenda. E, portanto, isso não tem nada ver com "escola sem partido" e "escola com partido", não creio que isso seja essencial no que diz respeito à melhora da qualidadebanner pokerensino.
banner poker BBC News Brasil - O senhor vê compromissobanner pokerBolsonaro com reduçãobanner pokerpobreza e desigualdadebanner pokerrenda?
banner poker Canuto - Eu não me guio por esses rótulos. Na hora que você faz as contas, no governo petista teve mais transferênciabanner pokerrecursos para a partebanner pokercima da pirâmide do que para baixo da pirâmide, via subsídios (a determinados setores) e a tentativa frustradabanner pokerfazer o país crescer na marra.
Então, a ideiabanner pokerassociar um governo com o desejobanner pokerser mais social ou menos social, isso para mim é um rótulo que tem pouco significado com relação ao resultado concreto das políticas adotadas.
Se no período Bolsonaro reformas estruturais têm êxitobanner pokerelevar a produtividadebanner pokerforma ampla,banner pokerreconfigurar o gasto público, o resultado dissobanner pokerreduçãobanner pokerpobreza vai ser automático, independentementebanner pokerdeclarações assim ou assado.
banner poker BBC News Brasil - A desigualdade social continua muito alta no Brasil. O próximo governo deveria adotar uma reforma tributária que torne o sistema mais progressivo?
banner poker Canuto - Esse é um item óbviobanner pokerreforma.
O quadro tributário que a gente tem hoje é ineficiente, introduz distorções brutais na tributação entre os produtos, introduz desperdício, porquebanner pokercomplexidade faz com que as pessoas e as empresas gastem recursos humanos enormes só para cumprir a função tributária, e é também inimigo da pobreza e da desigualdade, pois o nosso sistema tributário concentra renda.
Então, se o próximo governo tiver êxitobanner pokerconseguir negociar a reforma tributária que possa fazer isso (mudar esses problemas), já é uma enorme contribuição.
banner poker BBC News Brasil - Paulo Guedes defende uma alíquota únicabanner pokerImpostobanner pokerRenda e Bolsonaro é contra tributar dividendos distribuídos por empresas.
banner poker Canuto - Por outro lado, durante a campanha, eu vi todos os candidatos elogiando a proposta (de unificar e simplificar impostos) que foi desenvolvida pelo meu amigo e ex-colega Bernardo Appy.
Isso por si só já vai reduzir uma distorção brutal, vai reduzir desperdício com cumprimento da tarefa tributária, vai permitir o fechamentobanner pokerburacos pelos quais muita gentebanner pokercima da pirâmide consegue não pagar imposto.
banner poker Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube banner poker ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbanner pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabanner pokerusobanner pokercookies e os termosbanner pokerprivacidade do Google YouTube antesbanner pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebanner poker"aceitar e continuar".
Finalbanner pokerYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbanner pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabanner pokerusobanner pokercookies e os termosbanner pokerprivacidade do Google YouTube antesbanner pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebanner poker"aceitar e continuar".
Finalbanner pokerYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbanner pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabanner pokerusobanner pokercookies e os termosbanner pokerprivacidade do Google YouTube antesbanner pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebanner poker"aceitar e continuar".
Finalbanner pokerYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível