É possível governar sem ideologia, como promete Bolsonaro?:corinthians e pixbet

Crédito, REUTERS/Adriano Machado

Legenda da foto, Promessacorinthians e pixbetgovernar 'sem ideologia' aparece constantementecorinthians e pixbetfalascorinthians e pixbetBolsonaro

Crédito, Reprodução/Twitter

Legenda da foto, Em tuíte, presidente eleito comparou 'questão ideológica' à corrupção no Brasil

Mas, afinal, é possível governar sem ideologia? Na visãocorinthians e pixbetintelectuais estrangeiros ouvidos pela BBC News Brasil, todo governo possui alguma formacorinthians e pixbetlinha ideológica que pauta escolhas na horacorinthians e pixbetimplementar políticas públicas - e isso não é necessariamente negativo ou positivo.

"Algumas pessoas fantasiam que é possível governar fora ou acimacorinthians e pixbetideologia, mas isso não é realista. Governar é fazer escolhas sobre resultados políticos (a serem alcançados) e, portanto, deve ser guiado por alguma noção do que é desejável politicamente. Não há nada intrinsecamente errado com um governo guiado por ideologia", afirmou o cientista político Anthony Pereira, diretor do Brazil Institute, da universidade King's College (Reino Unido).

"Bolsonaro tem uma ideologiacorinthians e pixbetdireita rígida, socialmente conservadora e economicamente liberal", avalia o professor.

O que é ideologia?

"Não há política não ideológica", afirmou também à reportagem Michael Freeden, professorcorinthians e pixbetciência política na Universidadecorinthians e pixbetOxford (Reino Unido) e autor do livro Ideologia, Uma Breve Introdução (sem edição no Brasil).

Ele define ideologia como "modos (padrões)corinthians e pixbetpensar politicamente que todos temos" e que se agrupam "em famíliascorinthians e pixbetideias". Segundo o professor, as diferentes ideologias "competem" na política com objetivocorinthians e pixbetapoiar ou criticar políticas públicas e formascorinthians e pixbetorganização coletiva.

Ficou confuso? Vejamos uma exemplo concretocorinthians e pixbetFreeden. "Se, digamos, questões sobre a austeridade ou a regulamentação dos bancos estãocorinthians e pixbetevidência, diferentes ideologias tentarão vencer o debate apelando às virtudes da iniciativa privada, ou à necessidadecorinthians e pixbettransparência pública e prestaçãocorinthians e pixbetcontas, ou à maior redistribuiçãocorinthians e pixbetriqueza", escreveu o professorcorinthians e pixbetum artigo sobre o tema.

Crédito, REUTERS/Sergio Moraes

Legenda da foto, Ao falar do Mercosul, Paulo Guedes disse que governo não será 'prisioneirocorinthians e pixbetrelações ideológicas'

A partir desse exemplo, é possível entender como uma indicação "técnica" e "não partidária" -corinthians e pixbetum economista para comandar o Ministério da Fazenda, por exemplo - continua sendo ideológica, na medidacorinthians e pixbetque representa um determinado pontocorinthians e pixbetvista sobre como governar.

O filósofo americano Jason Stanley, professor da Universidadecorinthians e pixbetYale (EUA) e autor do livro Como o Fascismo Funciona (com previsãocorinthians e pixbetlançamentocorinthians e pixbetdezembro no Brasil) - ressalta que há diferentes definições para o conceitocorinthians e pixbetideologia.

Para alguns teóricos, ele tem um senso negativo. Nessa pespectiva, explica o professor, "uma ideologia é um conjuntocorinthians e pixbetpráticas que favorecem o interesse própriocorinthians e pixbetum partido, fato que é mascaradocorinthians e pixbetmaneiras sutis ou não tão sutis".

Essa é a acusação que Bolsonaro com frequência direciona aos governos petistascorinthians e pixbetLuiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016). Em um vídeo divulgadocorinthians e pixbetjulho, por exemplo, quando repudiou a decisão do desembargador do TRF-4 Rogério Favretocorinthians e pixbetsoltar o ex-presidente, o então candidato do PSL disse que "todas as instituições estão aparelhadas" pelo PT.

Crédito, REUTERS/Adriano Machado

Legenda da foto, Bolsonaro acusa governoscorinthians e pixbetLula e Dilmacorinthians e pixbetterem agidocorinthians e pixbetbenefício do PT

Uma outra definição para ideologia, que Stanley prefere e se aproxima da defendida por Michael Freeden, é "descritiva". Ela entende ideologia como "um pontocorinthians e pixbetvista sobre o que se deve fazer" que "se associa a um conjuntocorinthians e pixbetpráticas" para implementar essas percepções.

Segundo o filósofo, é "certamente possível" governar sem ideologia se considerarmos o senso negativo,corinthians e pixbetinstrumentalização do governo para favorecer um partido. No entanto, ele diz, é "impossível" governar sem ter um pontocorinthians e pixbetvista ideológico sobre como governar.

"Minha preocupação com aqueles que afirmam governar 'não-ideologicamente' é que eles tipicamente se envolvemcorinthians e pixbetideologia nesse sentido negativo. Eles promovem a pretensãocorinthians e pixbetgovernar não-ideologicamente como uma maneiracorinthians e pixbetmascarar um governo que favorece seus próprios interesses", afirma Stanley.

'Quanto menor o espaço para discordância, mais ideológico é o governo'

Para Barbara Weinstein, professoracorinthians e pixbethistória da América Latina e do Caribe na New York University (EUA) e especializadacorinthians e pixbetBrasil, o discurso adotado por Bolsonarocorinthians e pixbetque governará "acima da ideologia" serve como "uma tentativa extremacorinthians e pixbetnaturalizar suas posições ideológicas".

"E nisso ele é auxiliado por movimentos evangélicoscorinthians e pixbetdireita que consideram suas posições como 'dadas por Deus' e, portanto, foracorinthians e pixbetquestão, mesmo que violem a Constituição Brasileiracorinthians e pixbet1988", acrescenta.

Nacorinthians e pixbetavaliação, os governos do PT foram claramente ideológicos, mas "mais flexíveis e centristas" do que as diretrizes do partido antescorinthians e pixbetassumir a Presidência. Nesse sentido, ela considera que a administraçãocorinthians e pixbetBolsonaro tende a ser ainda mais ideológica que os governos anteriores, na medidacorinthians e pixbetque parece pouco aberta a posições divergentes.

Crédito, Reprodução/YouTube

Legenda da foto, Para professora, discursocorinthians e pixbetBolsonaro tenta 'naturalizar suas posições ideológicas'

Durante a campanha, Bolsonaro chegou a dizer que "esses marginais vermelhos serão banidoscorinthians e pixbetnossa pátria", recorda a professora. Depoiscorinthians e pixbeteleito, ele afirmou que se referia à cúpula do PT e do PSOL e que a mensagem eracorinthians e pixbetque "quem desrespeitar a lei sentirá o peso da mesma contra acorinthians e pixbetpessoa". Justificou também a declaração como sendo um "desabafo"corinthians e pixbetcampanha.

"Todo governo é ideológico e isso não écorinthians e pixbetsi algo bom ou ruim. Precisamos perguntar quão rígidas ou extremas são as posições ideológicas do governo e,corinthians e pixbetuma democracia, até que ponto os cidadãos que não concordam com as posições ideológicas do governo têm o direitocorinthians e pixbetdiscordar. Quanto menor o espaço para discordância, mais ideológico é o governo", argumenta.

Para Weinstein, o movimento Escola sem Partido, que Bolsonaro apoia contra o que ele considera doutrinação nas escolas, é "extremamente ideológico". Ela ressalta que todo professor parte,corinthians e pixbetalgum grau,corinthians e pixbetsua própria visãocorinthians e pixbetmundo, quando decide o que vai ensinar e como.

"É o Escola sem Partido e seu esforço para policiar as salascorinthians e pixbetaula que representam uma ameaça à liberdade acadêmica e à credibilidade das instituições educacionais brasileiras no país e no exterior", critica.

"Há um número inestimávelcorinthians e pixbetfatos históricos. A própria seleçãocorinthians e pixbetquais fatos apresentar (em salacorinthians e pixbetaula) é um atocorinthians e pixbetinterpretação", ressalta a historiadora.

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Filósofo diz que é impossível liderar um país sem ter um pontocorinthians e pixbetvista ideológico sobre como governar

Virada na política externa

Na áreacorinthians e pixbetrelações internacionais, Bolsonaro prometeucorinthians e pixbetseu programacorinthians e pixbetgoverno um "novo Itamaraty", que se reaproximariacorinthians e pixbetpaíses "preteridos por razões ideológicas" nos governos anteriores.

"Deixaremoscorinthians e pixbetlouvar ditaduras assassinas e desprezar ou mesmo atacar democracias importantes como EUA, Israel e Itália", diz ainda o documento.

Bolsonaro tem sido especialmente crítico da proximidade que as gestões do PT mantiveram com Cuba e Venezuela, dois governos autoritários. Na última semana, o governo cubano decidiu encerrarcorinthians e pixbetparticipação no programa Mais Médicoscorinthians e pixbetrazão das novas exigências feitas pelo presidente eleito, o que pode levar à saídacorinthians e pixbetcercacorinthians e pixbet8.000 médicoscorinthians e pixbetáreas pobres do país.

Jácorinthians e pixbetpromessacorinthians e pixbettransferir a embaixadacorinthians e pixbetIsraelcorinthians e pixbetTel-Aviv para Jerusalém - seguindo decisão do presidente americano, Donald Trump, e contrariando orientação da ONU - já gerou expectativacorinthians e pixbetretaliaçãocorinthians e pixbetpaíses árabes às exportações brasileiras.

"Uma aproximação com Estados Unidos (por simpatia a Trump) e Israel (por afinidade evangélica com o país) é tão ideológica quanto a abordagemcorinthians e pixbetLula e Dilma sobre Cuba e Venezuela", respondeu por email à reportagem a argentina Claudia Zilla, diretoracorinthians e pixbetBerlim do grupocorinthians e pixbetpesquisa Américas na Fundação Ciência e Política (SWP).

Crédito, REUTERS/Leah Millis

Legenda da foto, Aproximaçãocorinthians e pixbetBolsonaro com os EUA é tão ideológica quanto abordagemcorinthians e pixbetLula sobre Cuba, diz pesquisadora

"Nenhuma parte pode reivindicar a representação pura e completa do interesse nacional, isso é sempre uma construçãocorinthians e pixbetuma posição ideológica. Portanto, havia conteúdo ideológico na política externacorinthians e pixbetLula e Dilma - e esse será, sem dúvida, também o caso da política externacorinthians e pixbetBolsonaro", acrescentou.

As estatísticas oficiais brasileiras mostram que as exportações cresceram para todos os continentes durante os 13 anos do PT, embora com mais força para Ásia (618%corinthians e pixbetalta na comparação entre 2015 com 2012) e Oriente Médio e América do Sul (ambos acimacorinthians e pixbet300%).

Para Anthony Pereira, da universidade King's College, a política externa petista adotou um mixcorinthians e pixbetque vai da ideologia ao pragmatismo.

"A ideia da diplomacia Sul-Sul (que priorizava países emergentes ecorinthians e pixbetdesenvolvimento), por exemplo, reflete o fatocorinthians e pixbetque, a partir do início dos anos 2000, as relações comerciais do Brasil com a Ásia, especialmente com a China, cresceram. A diplomacia brasileira estava refletindo os padrões do comércio", ressalta.

corinthians e pixbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube corinthians e pixbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscorinthians e pixbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacorinthians e pixbetusocorinthians e pixbetcookies e os termoscorinthians e pixbetprivacidade do Google YouTube antescorinthians e pixbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecorinthians e pixbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocorinthians e pixbetterceiros pode conter publicidade

Finalcorinthians e pixbetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscorinthians e pixbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacorinthians e pixbetusocorinthians e pixbetcookies e os termoscorinthians e pixbetprivacidade do Google YouTube antescorinthians e pixbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecorinthians e pixbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocorinthians e pixbetterceiros pode conter publicidade

Finalcorinthians e pixbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscorinthians e pixbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacorinthians e pixbetusocorinthians e pixbetcookies e os termoscorinthians e pixbetprivacidade do Google YouTube antescorinthians e pixbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecorinthians e pixbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocorinthians e pixbetterceiros pode conter publicidade

Finalcorinthians e pixbetYouTube post, 3