O soldado que transformoulampions bet é do charlesmúsica uma batalha histórica para o Brasil na 2ª Guerra:lampions bet é do charles

Famílialampions bet é do charlesNatalino Cândido da Silva
Legenda da foto, Claudete, Claudecir e Cleusa (da esq., sentadas), Claumir e Cláudio (da esq,lampions bet é do charlespé): 'Bate uma saudade!' | Foto: Renata Bernardo

As duas músicas se destacam entre as 16 canções gravadas na Itália por Hallawell, o "Chico da BBC", nos oito meseslampions bet é do charlesque acompanhou a FEB munidolampions bet é do charlesum aparelho que registrava os sons captados por seu microfonelampions bet é do charlesdiscos especiaislampions bet é do charlesalumínio cobertos por um laquelampions bet é do charlesacetato.

Legenda do áudio, Sambas nascidos na campanha

As canções foram compostas por Natalino durante a Segunda Guerralampions bet é do charlesdiferentes ocasiões. "Não tenho uma preferida. Pela importância histórica, gosto das duas por igual", despista Claudete. A primeira delas, Pro Brasileiro, Alemão é Sopa, quase uma marchinhalampions bet é do charlesCarnaval, ganhou vida pouco depois da conquistalampions bet é do charlesLa Serra, no dia 23lampions bet é do charlesfevereirolampions bet é do charles1945.

Na letra, Natalino incorpora palavraslampions bet é do charlesorigem italiana (como "paúra", que significa "medo") e faz alusão constante a "Lurdinha". "Até hoje, muita gente pensa que Lurdinha era o nome da nossa mãe", confessa Claudete, anteslampions bet é do charlesdesvendar o mistério: "Era o apelido dado à metralhadora dos alemães", e cai na risada.

A origem do "Lurdinha", esclarece Cesar Campiani Maximiano, doutorlampions bet é do charlesHistória pela Universidadelampions bet é do charlesSão Paulo (USP) e pesquisador do Núcleolampions bet é do charlesEstudoslampions bet é do charlesPolítica, História e Cultura da Pontifícia Universidade Católicalampions bet é do charlesSão Paulo (PUC-SP), nunca foi totalmente esclarecida. Segundo alguns historiadores, a metralhadora alemã MG-42 passou a ser conhecida assim graças ao barulho característico da máquinalampions bet é do charlescosturalampions bet é do charlesMarialampions bet é do charlesLourdes, a noivalampions bet é do charlesum recruta.

Outra versão, porém, sustenta quelampions bet é do charlesrajadalampions bet é do charlestiros (1,8 mil por minuto) lembrava o tagarelar da namoradalampions bet é do charlesoutro expedicionário. "Cada unidade tinha suas próprias gírias e expressões, mas 'Lurdinha' foi um dos poucos termos que se espalhou por toda a FEB", afirma o historiador.

Natalino Cândido da Silva

Crédito, Acervolampions bet é do charlesFamília

Legenda da foto, Metalúrgicolampions bet é do charlesNiterói, Natalino compôs duas das canções mais emblemáticas feitas na Itália pelos pracinhas | Foto: Acervolampions bet é do charlesfamília

Crônica musical

A segunda músicalampions bet é do charlesNatalino é uma embolada, ritmo típico do Nordeste, chamada Onde Vi Tanto Tedesco. Dessa vez, homenageia o Major Syzeno Ramos Sarmento (1907-1983), que comandou o 2º Batalhão do 1º Regimentolampions bet é do charlesInfantaria (RI), conhecido como Regimento Sampaio, e cita algumas peçaslampions bet é do charlesartilharia, como o canhão 88 mm e o morteiro 60 mm. Quanto ao "tedesco" do título, era a forma abrasileiradalampions bet é do charlesos pracinhas se referirem aos alemães ("tedeschi",lampions bet é do charlesitaliano).

"Se alguém quiser saber como foi a tomadalampions bet é do charlesMonte Castello, aconselho a ouvir essa canção", recomenda Vinícius Marianolampions bet é do charlesCarvalho, professor e pesquisador do Brazil Institute do King's College,lampions bet é do charlesLondres. "É fantástica!".

As duas cançõeslampions bet é do charlesNatalino, Pro Brasileiro, Alemão É Sopa e Onde Vi Tanto Tedesco, foram gravadas "ao vivo" no acampamento do 1º RI, na cidadelampions bet é do charlesFrancolise, no sul da Itália, pouco antes do embarque das tropas expedicionáriaslampions bet é do charlesvolta ao Brasil.

As oito músicas gravadaslampions bet é do charlesFrancolise por um pequeno conjunto - com dois soldados imitando sons trombone e pistão - estãolampions bet é do charlesum do 12 programas feitos com gravaçõeslampions bet é do charlesHallawell e que foram disponibilizados pela BBC Brasil nesta semana como parte das celebraçõeslampions bet é do charlesseus 80 anos. "O pai sempre foi grato à BBC por ter registrado aquelas músicas", salienta Claudete.

Na ocasião, Natalino teve a oportunidadelampions bet é do charlesconhecer outros "pracinhas-cantores", como José Pereira dos Santos, autorlampions bet é do charlesTedeschi Portare Via ("Alemão Levou Tudo!",lampions bet é do charlestradução livre), frase que os italianos usavam para pedir ajuda aos pracinhas brasileiros; Malagueta,lampions bet é do charlesCaminha Barco Caminha e O Morto Vivo, e Pieri Júnior,lampions bet é do charlesSorrindo e Cantando.

"Essas canções serviram aos mais diferentes propósitos: exaltar o espíritolampions bet é do charlesbravuralampions bet é do charlesuma unidade, extravasar a tensão do combate e até mesmo homenagear companheiros mortos", explica Maximiano.

Inferno gelado

O caminho que Natalino percorreu até desembarcar na Itália foi longo. Nascidolampions bet é do charles1919, na cidadelampions bet é do charlesNiterói, a 15 km do Rio, ele não chegou a conhecer o pai, um caixeiro-viajante. Já a mãe, analfabeta, ganhava a vida como lavadeira.

"Para ajudar no sustentolampions bet é do charlescasa, paroulampions bet é do charlesestudar na quarta série. E começou a trabalhar, ainda garoto, numa plantaçãolampions bet é do charlesabacaxi", conta Claumir, sem disfarçar o orgulho.

Natalino, Claudete, Cláudio, Cleuza e Guiomar
Legenda da foto, 'Muita gente acha que Lurdinha é nomelampions bet é do charlesnossa mãe', contam os filhos; a 'Lurdinha' citadalampions bet é do charlesmúsicaslampions bet é do charlesNatalino (acima à esq.) é o nome que os pracinhas deram a metralhadora alemã; a mãe se chama Guiomar (acima à dir.) | Foto: Renata Bernardo

Adolescente, Natalino virou metalúrgico. Nas horaslampions bet é do charlesfolga, gostavalampions bet é do charlesdedilhar seu violão e compor algumas modinhas. Quando completou 18 anos, ingressou no Exército. Em julholampions bet é do charles1944, com apenas 25 anos, foi mandado para a guerra. "Na época, o pai já namorava Dona Guiomar", relata Claudete. "Apesar da distância, os dois se comunicavam atravéslampions bet é do charlescartas."

Assim que pisoulampions bet é do charlessolo italiano, Natalino descobriu que os alemães não seriam seus únicos adversários. Um deles era o frio. Nos Montes Apeninos, a temperatura chegava a 20 graus abaixolampions bet é do charleszero. Para manter os pés aquecidos, colocava palha e jornal dentro das galochas.

"Meu pai contava que eles não tinham agasalhos. Os americanos é que emprestavam", entrega Claumir. Outro inimigo era a fome. Tomar banho quente, dormirlampions bet é do charlescolchão ou comer algo menos indigesto que as raçõeslampions bet é do charlescombate eram privilégios que os soldados não tinham no front.

"Ninguém estava preparado para o inferno que eles encontraram lá. Sobreviveram graças à comida que ganhavam dos americanos", reitera Claudete. Se o frio era intenso e a comida escassa, o armamento era precário. Tanto que os americanos tiveram que fornecer fuzis e metralhadoras para os brasileiros.

Entre patrulhas e missões, os expedicionários da FEB se acomodavam como podiamlampions bet é do charlescasas, celeiros e estábulos abandonados. "Certa vez, o pelotão do pai encontrou abrigo numa igreja. Mas, o padre dedurou a presença deles e, quando menos esperavam, os alemães começaram a bombardeá-los", relembra Cláudio.

Durante o dia, o riscolampions bet é do charlesmorte era iminente. Houve expedicionário que voou pelos ares após pisarlampions bet é do charlesmina terrestre ou, então, ser atingido por uma granada. À noite, dormir era praticamente impossível. Na melhor das hipóteses, cochilavamlampions bet é do charlespé ou se escondiamlampions bet é do charlesfoxholes ("buracoslampions bet é do charlesraposa",lampions bet é do charlesinglês), nome dado às trincheiras cavadas no chão.

"Tudo era desgastante, mas o pai dizia que nada se comparava à tristezalampions bet é do charlesperder um companheiro no campolampions bet é do charlesbatalha", Claudete diz, enxugando as lágrimas dos olhos. "Quando tinhalampions bet é do charlesmatar um alemão, o pai se lembrava dos companheiros mortos. 'Era ele ou eu', limitava-se a dizer". E abria fogo.

Amargo regresso

O caminholampions bet é do charlesvolta também não foi dos mais fáceis. "Com a extinção da FEB,lampions bet é do charles1945, os pracinhas se sentiram totalmente abandonados pelo governo brasileiro", critica Claumir. "A maioria dos ex-combatentes foi dispensada. Diante disso, muitos piraram."

Da esq: Cláudio, Claudecir, Claudete, Claumir e Cleuza
Legenda da foto, 'Quando tinha que matar um alemão, o pai se lembrava dos companheiros mortos. 'Era ele ou eu', dizia' | Foto: Renata Bernardo

O jeito foi recomeçar do zero. Mas, Natalino não se abateu. Depoislampions bet é do charlesvoltar à metalurgia, pediu a namoradalampions bet é do charlescasamento e prestou concurso para o Estado. Aprovado, passou a trabalhar como funcionário público.

"Esse cara era um herói!", enaltece Claumir. A carreira artística, porém, caiu no esquecimento. Desgostoso, não compôs mais nada. Até do violão, amigolampions bet é do charlestodas as horas, se desfez. Só abriu uma exceçãolampions bet é do charles1965, quando foi convidado a gravar um LP intitulado Expedicionárioslampions bet é do charlesRitmos pela extinta gravadora Chantecler.

"Fizeram sucesso, mas nenhum deles se preocupou com os númeroslampions bet é do charlesvendagem", dálampions bet é do charlesombros Claudete.

Voltar à rotina foi difícil. Tanto quanto manusear um fuzil, desarmar uma mina ou invadir uma casamata. Logo, Natalino começou a sofrerlampions bet é do charles"neuroselampions bet é do charlesguerra". "Bastava ouvir um barulho para ficar nervoso. Às vezes, até um pouco agressivo", recorda Claudete.

Os médicos, então, o aconselharam a se mudar para um lugar mais tranquilo. Foi quando surgiu a ideia, ainda nos anos 1960,lampions bet é do charlestrocar o Rio por Petrópolis, na região serrana. O merecido reconhecimento só veio mais tarde, já nos anos 1980, quando o governo aprovou uma pensão para os ex-combatentes. Nesta época, Natalino passou a ganhar como terceiro sargento e, depois, como segundo tenente.

"Graças à Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb), a velhice do pai foi feliz", reconhece Claudete. "Algo que sempre gostoulampions bet é do charlesfazer foi dar palestralampions bet é do charlesescolas."

Natalino Cândido da Silva, compositor autodidata que transformou os horrores da guerralampions bet é do charlesmúsica e poesia, morreu no dia 9lampions bet é do charlesjulholampions bet é do charles2017, aos 97 anos.