Negros e negras brasileiros que deveriam ser mais estudados nas escolas:vasco e operario palpites
Zumbi dos Palmares
No século 17, Zumbi foi capturado por bandeirantes ainda bebê e entregue ao padre Antônio Melo,vasco e operario palpitesPorto Calvo, região do Rio São Francisco. Sabe-se que ele foi batizado pelo padre com o nomevasco e operario palpitesFrancisco, mas a data exatavasco e operario palpitesseu nascimento não é conhecida.
Com 15 anos, Zumbi conseguiu fugir para o Quilombo dos Palmares, atual regiãovasco e operario palpitesAlagoas. No quilombo - uma das comunidades livres fundadas por escravos que conseguiram fugir dos seus senhores -, o adolescente adotou o nomevasco e operario palpitesZumbi, que significa "espectro, fantasma ou deus" no idioma quimbundo.
O Quilombo dos Palmares foi o maior das Américas, abrigando cercavasco e operario palpites20 mil habitantesvasco e operario palpites11 povoados.
"Zumbi liderou a luta contra a escravidão e reuniu não apenas muitos negros que fugiam das senzalas, mas também indígenas e brancos insatisfeitos com o regime escravista", disse Kabengele Munanga à BBC Brasil.
Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares e chefiou a lutavasco e operario palpitesresistência contra os portugueses, que durou 14 anos e terminou comvasco e operario palpitesmorte,vasco e operario palpites1695.
Mesmo carentevasco e operario palpitesarmas, o Quilombo dos Palmares tinha uma eficiente organização militar. A comunidade resistiu a 15 expedições oficiais da Coroa.
Na décima sexta expedição, depoisvasco e operario palpites22 diasvasco e operario palpitesluta, Zumbi foi capturado, morto e esquartejado por bandeirantes. Sua cabeça foi enviada para o Recife, onde ficou expostavasco e operario palpitespraça pública até se decompor.
Dandara dos Palmares
Assim como Zumbi, não há registros do local nem da datavasco e operario palpitesnascimento Dandara. Acredita-se que ela foi levada para o Quilombo dos Palmares ainda criança. Lá teria aprendido a caçar, lutar capoeira e manusear armas. Foi uma das líderes do exército femininovasco e operario palpitesPalmares e mulhervasco e operario palpitesZumbi, com quem teve três filhos.
Depois que o Quilombo foi tomado pelos portugueses,em fevereirovasco e operario palpites1694, Dandara cometeu suicídio para não ser capturada e voltar à escravidão.
Milton Santos
Milton Santos nasceuvasco e operario palpites3vasco e operario palpitesmaiovasco e operario palpites1926,vasco e operario palpitesBrotasvasco e operario palpitesMacaúbas, na Bahia. Filhovasco e operario palpitesdois professores primários, ele tornou-se um dos geógrafos negros mais conhecidos no mundo.
Sua formação, no entanto, não eravasco e operario palpitesGeografia, e simvasco e operario palpitesDireito, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Santos foi o precursor da pesquisa geográfica na Bahia e, na décadavasco e operario palpites1990, tornou-se o único pesquisador brasileiro a ganhar o Prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobelvasco e operario palpitesGeografia. No mesmo período, ganhou um Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, pelo livro A Natureza do Espaço.
Após o golpe militarvasco e operario palpites1964, o baiano foi perseguido e preso pelo regime, por ter sido representante da Casa Civil na Bahia durante o curto governovasco e operario palpitesJânio Quadros. Com ajuda do consulado da França, conseguiu asilo político na Europa.
O geógrafo deu aulas e fundou laboratórios na França, na Inglaterra, na Nigéria, na Venezuela, no Peru, na Colômbia e no Canadá. Ele conseguiu retornar ao Brasil somente nos anos 1980.
Apelidadovasco e operario palpites"Cidadão do mundo", Milton Santos recebeu vinte títulosvasco e operario palpitesDoutor Honoris Causavasco e operario palpitesuniversidades da América Latina e da Europa, publicou maisvasco e operario palpites40 livros e maisvasco e operario palpites300 artigos científicos. Morreuvasco e operario palpites24vasco e operario palpitesjunhovasco e operario palpites2001.
Machadovasco e operario palpitesAssis
Filhovasco e operario palpitesum mulato pintorvasco e operario palpitesparedes evasco e operario palpitesuma imigrante portuguesa que trabalhava como lavadeira, Joaquim Maria Machadovasco e operario palpitesAssis nasceuvasco e operario palpites21vasco e operario palpitesjunhovasco e operario palpites1839, no Riovasco e operario palpitesJaneiro. A escravidão foi abolida somente 49 anos após o seu nascimento.
Por causa do preconceito racial, ele teve acesso limitado ao ensino e se tornou autodidata. No seu primeiro trabalho,vasco e operario palpitesuma padaria, aprendeu com a patroa a ler e traduzirvasco e operario palpitesfrancês.
Aos 17 anos, se tornou tipógrafo na Imprensa Nacional. Passou a colaborar para diversas revistas aos 19 anos e, pouco depois, trabalhou para jornais como Correio Mercantil e Diário do Riovasco e operario palpitesJaneiro.
Machadovasco e operario palpitesAssis só se tornou um escritor conhecido a partirvasco e operario palpites1872, com a publicação do romance Ressurreição. Ele foi eleito o primeiro presidente da Academia Brasileiravasco e operario palpitesLetras. O livro Memórias Póstumasvasco e operario palpitesBrás Cubas, publicadovasco e operario palpites1881, é consideradovasco e operario palpitesmaior obra e uma das mais importantesvasco e operario palpiteslíngua portuguesa.
O romancista morreuvasco e operario palpites29vasco e operario palpitessetembrovasco e operario palpites1908.
Lima Barreto
Afonso Henriquesvasco e operario palpitesLima Barreto nasceuvasco e operario palpites13vasco e operario palpitesmaiovasco e operario palpites1881, no Riovasco e operario palpitesJaneiro, netovasco e operario palpitesescravos e filhovasco e operario palpitesprofessores.
Em 1897, menosvasco e operario palpitesdez anos após o fim da escravidão, ele foi aceito na importante escolavasco e operario palpitesEngenharia do Riovasco e operario palpitesJaneiro - o único negro da sala. No entanto, ele abandonou a universidadevasco e operario palpites1902 para cuidar do pai, que sofriavasco e operario palpitesuma doença mental.
Lima Barreto tornou-se funcionário público para sustentar a família e, nas horas vagas, escrevia reportagens para o jornal carioca Correio do Amanhã, denunciando o racismo e a desigualdade social no Riovasco e operario palpitesJaneiro.
Um dos principais romances brasileiros, O Triste Fimvasco e operario palpitesPolicarpo Quaresma, foi o segundo romance publicado por Barreto.
Ele morreuvasco e operario palpites1922, aos 41 anos, considerado louco. Deixou uma obravasco e operario palpitesdezessete volumes e nunca recebeu nada para escrever nenhum deles.
Seu reconhecimento como escritor veio somente após a morte. Em 2017, foi o homenageado da Feira Literáriavasco e operario palpitesParaty, um dos maiores eventos da literatura brasileira.
Carolina Mariavasco e operario palpitesJesus
Carolina Mariavasco e operario palpitesJesus nasceuvasco e operario palpites1914,vasco e operario palpitesSacramento, Minas Gerais. De família pobre, ela cursou somente os primeiros anos do primário, e se mudou para São Paulovasco e operario palpites1937, onde trabalhou como doméstica e catadoravasco e operario palpitespapel.
Nesse período, ela mantinha consigo inúmeros diários onde relatava o seu dia a dia como moradora da favela do Canindé.
Em 1958, ao fazer uma reportagem no Canindé, o jornalista Audálio Dantas conheceu Carolina e leu seus 35 diários. Dois anos depois, ele publicou um dos diários com o títulovasco e operario palpitesQuartovasco e operario palpitesDespejo: Diáriovasco e operario palpitesuma Favelada. A obra vendeu maisvasco e operario palpites100 mil exemplaresvasco e operario palpites40 países e foi traduzidavasco e operario palpites13 línguas.
Em 1961, Carolinavasco e operario palpitesJesus lançou Casavasco e operario palpitesAlvenaria: Diáriovasco e operario palpitesuma Ex-favelada e, no ano seguinte, publicou Pedaços da Fome, seu único romance.
Depoisvasco e operario palpitesdesentendimentos com editores,vasco e operario palpites1969, a escritora saiuvasco e operario palpitesSão Paulo e mudou-se para um sítio. Morreuvasco e operario palpites1977, aos 62 anos,vasco e operario palpitesvolta à pobreza.
Abdias do Nascimento
Netovasco e operario palpitesescravos, Abdias do Nascimento nasceuvasco e operario palpitesuma famíliavasco e operario palpites1914, na cidadevasco e operario palpitesFranca,vasco e operario palpitesSão Paulo. Ele começou a trabalhar aos 9 anos e, para conseguir se mudar para São Paulo, se alistou no Exército.
Nascimento teve que abandonar a instituição, no entanto, ao entrar para o movimento da Frente Negra Brasileira, que realizava protestosvasco e operario palpiteslocais públicos contra o racismo.
Em 13vasco e operario palpitesoutubrovasco e operario palpites1944, ele criou o Teatro Experimental do Negro, junto com outros artistas brasileiros. Escritores da época, como Nelson Rodrigues, escreveram peças teatrais especialmente para o grupo, que também se dedicou a alfabetizar ex-escravos e transformá-losvasco e operario palpitesatores.
Durante a ditadura militar, Nascimento foi preso e enviado ao exílio. Ele retornou ao Brasil somentevasco e operario palpites1981.
Alémvasco e operario palpitesator, teatrólogo e ativista, Abdias Nascimento foi deputado federal pelo Riovasco e operario palpitesJaneiro logo após o final do regime militar. Na décadavasco e operario palpites1990, foi eleito senador, sempre com a plataforma da luta contra o racismo.
Ele faleceuvasco e operario palpites24vasco e operario palpitesmaiovasco e operario palpites2011, aos 97 anos.
Teodoro Sampaio
Quem passa pela movimentada rua Teodoro Sampaio, no bairrovasco e operario palpitesPinheiros,vasco e operario palpitesSão Paulo, geralmente não sabe a importância do homem que dá nome à via. Filhovasco e operario palpitesuma escrava evasco e operario palpitesum padre, Teodoro Sampaio nasceuvasco e operario palpitesSanto Amaro da Purificação, na Bahia,vasco e operario palpites1855.
Seu pai, o padre Manoel Sampaio, o levou para o Riovasco e operario palpitesJaneiro criança e o matriculou no regimevasco e operario palpitesinternato no Colégio São Salvador. Em 1877, ele se formou engenheiro.
Por anos, ele trabalhou como professorvasco e operario palpitesmatemática e desenhista do Museu Nacional para poupar dinheiro e comprar a alforriavasco e operario palpitessua mãe e irmãos.
Em 1879, Sampaio participou da expedição científica ao Vale do São Francisco para estudar os portos do Brasil e a navegação interior. Ele ajudou a fundar o Instituto Histórico e Geográficovasco e operario palpitesSão Paulo,vasco e operario palpites1894, e a Escola Politécnica da USP,vasco e operario palpites1930.
Morreu no Riovasco e operario palpitesJaneirovasco e operario palpites1937.
Sueli Carneiro
Aparecida Sueli Carneiro Jacoel nasceuvasco e operario palpitesSão Paulo,vasco e operario palpitesjunhovasco e operario palpites1950. É a mais velha dos sete filhosvasco e operario palpitesuma costureira evasco e operario palpitesum ferroviário. Doutoravasco e operario palpitesfilosofia pela USP, foi a única negra no cursovasco e operario palpitesgraduação da Universidade, na décadavasco e operario palpites1970.
Hoje, ela é uma das mais importantes pesquisadoras sobre feminismo negro do Brasil. Seu nome e ativismo foram relacionados à formulação da políticavasco e operario palpitescotas e à lei antirracismo.
Em 1988, Sueli fundou o Geledés - Instituto da Mulher Negra, uma organização políticavasco e operario palpitesmulheres negras contra o racismo e sexismo. É uma das maiores ONGsvasco e operario palpitesfeminismo negro do país. Entre os vários serviços prestados pelo instituto, está ovasco e operario palpitesassistência jurídica gratuita a vítimasvasco e operario palpitesdiscriminação racial e violência sexual.
Aindavasco e operario palpites1988, Carneiro foi convidada para integrar o Conselho Nacional da Condição Feminina. É vencedoravasco e operario palpitestrês importantes prêmios sobre feminismo e direitos humanos: Prêmio Benedito Galvão, Prêmio Direitos Humanos da República Francesa e Prêmio Bertha Lutz.
André Rebouças
Netovasco e operario palpitesuma escrava alforriada e filhovasco e operario palpitesAntônio Pereira Rebouças, um advogado autodidata que se tornou conselheirovasco e operario palpitesD. Pedro 2º, André Rebouças nasceuvasco e operario palpites1838,vasco e operario palpitesCachoeira, Bahia,vasco e operario palpitesuma família classe média negravasco e operario palpitesascensão no Segundo Reinado.
Por causa da posição atípicavasco e operario palpitessua família para a época, André e seus seis irmãos receberam uma boa educação. O menino e umvasco e operario palpitesseus irmãos, Antônio Rebouças, se tornaram importantes engenheiros e abolicionistas.
Como engenheiro, seu maior projeto foi o da estradavasco e operario palpitesferro que liga Curitiba ao portovasco e operario palpitesParanaguá, considerado, até hoje, uma realização arrojada.
Como abolicionista, ele criou, juntovasco e operario palpitesMachadovasco e operario palpitesAssis, Joaquim Nabuco e outros abolicionistas importantes da época, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.
Após o fim da escravidão, no entanto, a monarquia também chegou ao fim. Com a proclamação da República,vasco e operario palpites1889, a famíliavasco e operario palpitesD. Pedro 2º e pessoas ligadas a ele, como a família Rebouças, tiveram que partir para o exílio.
André nunca mais retornou ao Brasil. Em 09vasco e operario palpitesmaiovasco e operario palpites1898, deprimido com o exílio, o engenheiro se jogouvasco e operario palpitesum penhasco pertovasco e operario palpitesonde vivia,vasco e operario palpitesFunchal, na Ilha da Madeira.
Algumas capitais brasileiras, como São Paulo, Riovasco e operario palpitesJaneiro, Salvador e Curitiba, têm avenidas e túneis chamadosvasco e operario palpitesRebouçasvasco e operario palpiteshomenagem ao engenheiro negro.