Agênciacbet degreeclassificaçãocbet degreerisco reduz notas da JBS no Brasil e nos EUA:cbet degree
Segundo a Moody's, as notas das empresas dos irmãos Batista seguemcbet degreeprocessocbet degreerevisão e poderão ser rebaixadas novamente, dependendocbet degreenovas "informações sobre quaisquer investigações criminaiscbet degreeandamento, incluindo possíveis multas, executivos envolvidos, outros possíveis passivos e ramificações".
Até o início da tarde desta segunda, as ações da JBS SA haviam caído quase 20% na Bolsa brasileira.
Obstáculo
A agência justifica o rebaixamento como consequência da confirmação do acordocbet degreedelação premiada firmado pela JBS com a Procuradoria-Geral da República.
A divulgaçãocbet degreedetalhes do acordo desencadeou a maior crise política enfrentada pelo presidente Michel Temer desdecbet degreeposse, no ano passado, após o impeachmentcbet degreeDilma Rousseff.
A redução das notas é mais um obstáculo para o processocbet degreeofertacbet degreeações que a empresa prepara para o segundo semestre nos Estados Unidos.
Com 65 frigoríficos espalhadoscbet degreeterritório americano, a companhia já é líder nas vendascbet degreecarne bovina, ovina ecbet degreefrango no país e pretende expandir ainda maiscbet degreeatuação com a subsidiária JBS Foods International.
Aindacbet degreeacordo com a agência, eventuais novos rebaixamentos levarãocbet degreeconsideração a possibilidadecbet degreeredução da liquidez da JBS como consequência dos efeitos políticos e econômicos do acordocbet degreedelação premiada com a Procuradoria-Geral da República.
"No momento, a liquidez da JBS é adequada", aponta o relatório.
A Moody's destaca que sete executivos da empresa ecbet degreecontroladora, a J&F Investimentos, tiveram seu acordocbet degreedelação premiada ratificado pelo Supremo Tribunal Federal.
O acordo, ainda segundo a agênciacbet degreeclassificaçãocbet degreerisco, prevê pagamentocbet degreemultacbet degreeR$ 225 milhões pelos sete executivos, alémcbet degreecooperação com as investigações.