Espéciejogar a quina onlinemorcego começa a se alimentarjogar a quina onlinesangue humano no Brasil, diz pesquisa:jogar a quina online

Morcego-vampiro-de-pernas-peludas

Crédito, Gerry Carter/Wikicommons

Legenda da foto, Estudojogar a quina onlinecientistas brasileiros revela mudança no hábito alimentarjogar a quina onlinemorcego-vampiro-de-pernas-peludas, até então conhecido por consumir exclusivamente sanguejogar a quina onlineaves

O estudo foi conduzido no Parque Nacional do Catimbau, na regiãojogar a quina onlinecaatingajogar a quina onlinePernambuco, a cercajogar a quina online300 km do Recife.

"Das três espéciesjogar a quina onlinemorcegos-vampiros que conhecemos, sabíamos que apenas uma delas se alimentavajogar a quina onlinesangue humano", conta Bernard,jogar a quina onlineentrevista à BBC Brasil.

"Mas nosso estudo mostrou agora que outra espécie, o morcego-vampiro-de-pernas-peludas, que só se alimentava do sanguejogar a quina onlineaves, também passou a consumir sangue humano", acrescenta o especialista.

Bernard explica que, diferentemente do sanguejogar a quina onlineaves, ricojogar a quina onlinegordura, o dos mamíferos é mais espesso e ricojogar a quina onlineproteína.

"Sabíamos que essa espécie (morcego-vampiro-de-pernas-peludas) tinha uma adaptação fisiológica para digerir apenas o sanguejogar a quina onlineaves. Mas isso parece estar mudando, já que ela passou a se alimentarjogar a quina onlinesangue humano", afirma.

Morcego-vampiro-de-pernas-peludas

Crédito, Enrico Bernard

Legenda da foto, Pesquisa analisou amostrasjogar a quina onlinefezesjogar a quina onlinecolôniajogar a quina onlinemorcegos na caatingajogar a quina onlinePernambuco

Causas

Na avaliaçãojogar a quina onlineBernard, considerando que o morcego-vampiro-de-pernas-peludas tem fisiologicamente menos tolerância ao sanguejogar a quina onlinemamíferos, os novos hábitos alimentares da espécie "reforçam um cenáriojogar a quina onlineescassezjogar a quina onlinepresas".

"Sendo assim, ou o comportamento alimentar desse bicho é muito mais variável do que imaginávamos até hoje, ou há uma restrição significativajogar a quina onlinesuas presas nativas", diz o especialista.

Bernard afirma que os resultados do estudo parecem validar a segunda hipótese.

"Essa porção da caatinga vem sendo bastante alterada pela presença humana. As presas nativas desse tipojogar a quina onlinemorcego - aves maiores, emjogar a quina onlinemaioria - estão desaparecendo e seu habitat sendo ocupado por seres humanos e seus animais domésticos", afirma.

"Nosso estudo mostrou, por exemplo, a presençajogar a quina onlinesanguejogar a quina onlinegalinhajogar a quina onlinealgumas das amostras que coletamos."

Impacto

Além da defaunação (diminuição acelerada e drásticajogar a quina onlineespécies animais), a mudança dos hábitos alimentares do morcego-vampiro-de-pernas-peludas também pode evidenciar um impacto na saúde pública humana.

"Morcegos transmitem uma sériejogar a quina onlinedoenças. Se essa espécie está agora se alimentandojogar a quina onlinesangue humano, precisaremos lidar com um problemajogar a quina onlinesaúde pública potencial", destaca.

Relatosjogar a quina onlinemorcegos atacando pessoas, especialmente como resultadojogar a quina onlinetransformações ecológicas provocadas pela presença humana, não são inéditos no Brasil.

Em 2005, o Maranhão registrou o maior surtojogar a quina onlineraiva humana transmitida por morcegos da história do país.

Na ocasião, maisjogar a quina online20 pessoas morreram vítimas da doença, transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentamjogar a quina onlinesangue).

Causada por vírus, a raiva humana tem sintomas como febre, fotofobia e dificuldades para se alimentar.