'Descrença gerada por protestospokerstars cartas2013 e Lava Jato' levam SP a abstenção recorde:pokerstars cartas
O fenômeno se repete na segunda maior cidade do país, o Riopokerstars cartasJaneiro. Na capital fluminense, as abstenções somaram 24,28%, os brancos chegaram a 5,5% e os nulos, 12,76% - um totalpokerstars cartas42,54%. Em 2012, os índices tinham sido, respectivamente,pokerstars cartas20,45%, 5% e 8%.
Para o professorpokerstars cartasgestãopokerstars cartaspolíticas públicas da USP Pablo Ortellado, dois fenômenos explicam o alto númeropokerstars cartaseleitores que rejeitaram o processo político neste ano: a ondapokerstars cartasmanifestaçõespokerstars cartas2013 e o impacto das investigações da operação Lava Jato.
"Estamos vivendo uma profunda crise do sistemapokerstars cartasrepresentação por causapokerstars cartasdois processos. Junhopokerstars cartas2013, com a grande mobilização da sociedade brasileira rejeitando o sistemapokerstars cartasrepresentação e demandando direitos, e esse escândalo da Lava Jato, que contaminou e colocou sob suspeita todo o sistema politico partidário. Todos ficaram sob suspeita desde o início das investigações", disse.
Para o professor, a vitóriapokerstars cartasDoria no primeiro turno paulistano é um reflexo do mesmo fenômeno, já quepokerstars cartascampanha teria sido baseada completamente no discurso da "antipolítica".
"O resultado das urnaspokerstars cartasSão Paulo foi uma demonstração eloquente do discurso da antipolítica. Essa é uma rejeição natural - eu ficaria muito preocupado se houvesse uma crença no sistema político depoispokerstars cartastudo o que aconteceu nesses últimos três anos", afirmou o professor.