Imprensa estrangeira destaca 'última batalha'vaidebet o que e e para que serveDilma:vaidebet o que e e para que serve
O Público citou a presença do cantor Chico Buarque e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os apoiadoresvaidebet o que e e para que serveDilma no plenário do Senado.
'Governo usurpador'
"Dilma denuncia golpe para dar lugar a um 'governo usurpador'", diz o jornal argentino Clarín no títulovaidebet o que e e para que serveuma reportagem sobre a fala da presidente. Segundo o jornal, a presidente falou aos senadores com um "gestovaidebet o que e e para que serveinocultável incômodo".
"A presidenta enfrenta agoravaidebet o que e e para que serveúltima batalha, na sucessãovaidebet o que e e para que servecrises que enfrenta desde que iniciou seu segundo mandado", afirma o texto.
O diário espanhol El País tratou a defesavaidebet o que e e para que serveDilma como o tema mais importantevaidebet o que e e para que serveseu site internacional e transmitiu a sessão do Senado ao vivo. A fala da presidente afastada foi comentadavaidebet o que e e para que servetempo real por repórteres do jornal.
O El País diz que Dilma "repetiu que o processo é um golpe contra a democracia e assegurou que se manteve dentro da legalidade".
O americano USA Today publicou uma reportagem da agência Associated Press segundo a qual Dilma discursou "lutando para salvar seu emprego".
O texto diz que a fala da presidente ocorre no quarto diavaidebet o que e e para que serveum julgamento que teve "palavrões, gritos e uma declaração do presidente do Senado, Renan Calheiros,vaidebet o que e e para que serveque a 'burrice não tem limites'".
O USA Today afirma que "a líder esquerdista é acusadavaidebet o que e e para que serveviolar regras fiscais para esconder problemas no orçamento federal", mas que ela rejeita as acusações e argumenta que seus inimigos estão conduzindo "um golpevaidebet o que e e para que serveEstado".
Faltavaidebet o que e e para que servemulheres
A TV portuguesa RTP destacou as críticasvaidebet o que e e para que serveDilma ao ministériovaidebet o que e e para que serveMichel Temer, "especialmente pela faltavaidebet o que e e para que servemulheres no novo governo".
"A presidente suspensa também deixou críticas àqueles que apenas quiseram procurar pelo 'pior' no processovaidebet o que e e para que serveimpeachment, sem tentar encontrar soluções positivas para o Brasil."
Com o título "Rousseff diz que 'futuro do Brasil estávaidebet o que e e para que servejogo'vaidebet o que e e para que servejulgamento no Senado", a agência Reuters citavaidebet o que e e para que servereportagem as menções que a presidente fezvaidebet o que e e para que serveseu discurso a seus opositores.
Dilma, diz a agência, "denunciou o processovaidebet o que e e para que serveimpeachmentvaidebet o que e e para que servenove meses que paralisou a política brasileira como um complô para derrubá-la e proteger os interesses das classes privilegiadas do Brasil, incluindo a privatizaçãovaidebet o que e e para que servebens públicos como as massivas reservasvaidebet o que e e para que servepetróleo do pré-sal".
A Reuters afirma que, enquanto Dilma chegava ao Senado, "centenasvaidebet o que e e para que serveapoiadores cantavam 'Dilma, guerreira da nação brasileira'" do ladovaidebet o que e e para que servefora do Congresso.
Respeito à Constituição
A TV Telesur, que tem entre seus financiadores os governosvaidebet o que e e para que serveVenezuela, Cuba e Bolívia, enfatizou a falavaidebet o que e e para que serveDilmavaidebet o que e e para que serveque "jamais atentaria contra a democracia ou a Constituição".
"A lídervaidebet o que e e para que serveesquerda, quevaidebet o que e e para que serve2014 foi reeleita como presidenta do Brasil por maisvaidebet o que e e para que serve54 milhõesvaidebet o que e e para que servecidadãos, defende o respeito pela democracia e a vontade do povo. Ademais, rechaça a 'injustiçavaidebet o que e e para que serveser condenada inclusive sendo inocente'", diz reportagem no site da emissora.