Nós atualizamos nossa Políticacódigos da betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termoscódigos da betanonossa Políticacódigos da betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
O que a eleiçãocódigos da betanoMaia representa para Temer, Cunha, Dilma e Aécio?:códigos da betano
Entenda as consequências da nova configuraçãocódigos da betanopodercódigos da betanoBrasília:
Temer
Os cientistas políticos ouvidos pela BBC Brasil foram unânimescódigos da betanoapontar a vitóriacódigos da betanoMaia como algo bastante positivo para o Palácio do Planalto.
O professor da UnB David Fleischer avalia que a experiênciacódigos da betanoMaia, que está no quinto mandatocódigos da betanodeputado federal e conhece bem o funcionamento da Câmara, deve contribuir para a votaçãocódigos da betanoprojetoscódigos da betanointeresse do governo na solução da crise econômica.
O analista da consultoria Tendências Rafael Cortez destacacódigos da betanoafinidade com as propostascódigos da betanoTemer nessa área - o novo presidente da Câmara é quadro históricocódigos da betanoum partido com linha ideológica claracódigos da betanodireita liberal, portanto favorável a políticascódigos da betanoausteridade.
A equipe econômica do governo tem desafios importantes na aprovaçãocódigos da betanopropostas polêmicas, como a criaçãocódigos da betanoum teto rígido que limite o crescimento das despesas do governo à inflação, e também a Reforma da Previdência.
"Trata-secódigos da betanoum nome bastante associado à agenda econômica do Planalto. Assim, a eleiçãocódigos da betanoMaia contribui positivamente para a aprovação da PEC (propostacódigos da betanoemenda constitucional) que cria o limite para o crescimento dos gastos e para o bom encaminhamento da reforma da Previdência", escreveu Cortez,códigos da betanorelatório aos clientes da Tendências.
Além disso, a vitóriacódigos da betanoMaia tem o aspecto positivocódigos da betanoafastar a influênciacódigos da betanoCunha da Câmara - o outro candidato forte na disputa pelo comando da Casa, Rogério Rosso (PSD-DF), era mais próximo do peemedebista.
"Maia era o melhor para Temer porque é totalmente descompromissado com Cunha, e ainda mais descompromissado com Dilma e Lula", afirma Fleischer, relembrando seu passadocódigos da betanopersistente oposição aos governos petistas.
Mas, apesar desse histórico, o democrata foi capazcódigos da betanoconstruir diálogo com a esquerda e reunir apoio para derrotar Rosso.
"Acho que o resultado foi muito positivo para o governo. Vai ter um presidente (da Câmara) que não só é confiável, mas que vai ter uma articulação mais ampla, fazendo uma pacificação das diferentes forças políticas", opina o professor da Uerj Geraldo Tadeu Monteiro.
Cunha
A vitóriacódigos da betanoMaia reforça a probabilidadecódigos da betanoque Cunha seja cassadocódigos da betanoagosto.
Abalado por sucessivas denúnciascódigos da betanocorrupção, o peemedebista renunciou à presidência da Câmara na semana passadacódigos da betanouma tentativacódigos da betanotentar salvar seu mandato.
No entanto, seu candidato preferido, Rogério Rosso, foi derrotado, e, após o resultado da eleição na madrugada desta quinta, o plenário foi tomado por um corocódigos da betano"fora, Cunha!".
São necessários 257 votos dos 513 deputados para cassar o peemedebista. Maia teve apoiocódigos da betano285 emcódigos da betanoeleição.
Em entrevista após a vitória, o democrata disse que pautará o pedidocódigos da betanocassação do peemedebista no diacódigos da betanoque o plenário estiver com "quórum adequado".
A declaração foi uma indicaçãocódigos da betanoque privilegiará um diacódigos da betanogrande presençacódigos da betanoparlamentares - um quórum baixo poderia beneficiar Cunha.
"Como ele controla a agenda, ele pode manipular para colocarcódigos da betanopauta algo que seja extremamente importante, para atrair muitos deputados para votar, e ao mesmo tempo pautar a cassaçãocódigos da betanoCunha. O presidente da Câmara tem muito podercódigos da betanomanipular e manejar a agenda", nota Fleischer.
Para piorar ainda mais a vidacódigos da betanoCunha, a Comissãocódigos da betanoConstituição e Justiça da Casa rejeitou nesta quinta-feira, por ampla maioria, um recurso que tentava anular a decisão do Conselhocódigos da betanoÉticacódigos da betanorecomendarcódigos da betanocassação pelo plenário.
Dilma
O candidatocódigos da betanoDilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo comando da Câmara era Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro da Saúde da petista. No entanto, ele não chegou nem ao segundo turno.
"A vitóriacódigos da betanoMaia é notícia muito ruim para Dilma porque ela articulou e fez forte lobbycódigos da betanofavor do Castro, como Lula também. Diminui as chancescódigos da betanoela voltar, claro", acredita Fleischer.
Já para Monteiro o resultado não é tão relevante, porque Dilma não teria mais chancescódigos da betanoretomar ao Planaltocódigos da betanoqualquer forma.
"Dilma não tem forças para voltar ao poder, isso está muito claro. Acho que nem ao PT interessa ter a Dilmacódigos da betanovolta. Quer ficar na oposição e ficar criticando Temer pelo desemprego, tudo que tiver ruim", observa.
"Se Dilma, por malabarismo da história, voltasse à Presidência, ela voltaria com uma legitimidade tão comprometida, não seicódigos da betanoque condições ela conseguiria governar", acrescentou.
Aécio Neves
Emcódigos da betanoprimeira agenda como presidente da Câmara, Maia visitou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para agradecer o apoio nacódigos da betanoeleição.
Após o encontro, indicou gostar da proposta do tucanocódigos da betanocolocarcódigos da betanovotação uma reforma política - o tema é sempre polêmico e acaba emperrando no Congresso.
"Aécio Neves está trazendo uma pauta importante, que é a da reforma política. O sistema político faliu, ruiu, e a ideia do senador Aécio Neves vemcódigos da betanoboa hora. A reforma política talvez seja, fora da pauta econômica, uma agenda urgente", defendeu.
Para Rafael Cortez, da Tendências, a proposta indica uma tentativacódigos da betanoAéciocódigos da betanoprotagonizar uma agenda positiva, com apoiocódigos da betanoMaia,códigos da betanoolho nas eleiçõescódigos da betano2018 para Presidência da República.
"Essa eleição do Rodrigo Maiacódigos da betanoalguma maneira pode dar algum fôlego para o projeto do Aécio (de se candidatarcódigos da betano2018), especialmente nesse momentocódigos da betanoque ele foi bastante questionado e se viu enfraquecido por contacódigos da betanocitações na Lava Jato", ressalta.
"Também equilibra um pouco as forças no interior da coalizãocódigos da betanogoverno entre o PMDB e o bloco liderado pelo PSDB, a antiga oposição à Dilma", acrescentou.
Por trás do apoio do PSDB à Maia estaria também um acordo para tentar eleger um tucano para comandar a Câmara a partircódigos da betano2017.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível