O 'pó mágico' que pode ajudar a combater as mudanças climáticas :codigo betmotion

Legenda do áudio, Jim Mann chama as rochas que poderiam ajudar a resfriar nosso planetacodigo betmotion'pó mágico'

Os cientistas da ONU agora já têm clarezacodigo betmotionque apenas a redução das emissõescodigo betmotiongasescodigo betmotionefeito estufa não será suficiente para interromper os níveis perigososcodigo betmotionaquecimento. Eles dizem que será necessária alguma remoçãocodigo betmotiondióxidocodigo betmotioncarbono — ou seja, retirá-lo ativamente da atmosfera.

Plantar árvores é a forma mais naturalcodigo betmotionfazer isso, mas tem suas limitações: o CO2 capturado é liberado quando a madeira apodrece ou queima — e há limites para a extensão do plantiocodigo betmotionárvores.

A tecnologiacodigo betmotionCaptura Diretacodigo betmotionAr (DAC, na siglacodigo betmotioninglês), enquanto isso, suga mecanicamente o CO2 da atmosfera e o armazena no subsolo; é permanente — mas será que faz sentido investircodigo betmotionum processo com uso tão intensivocodigo betmotionenergia quando estamos tentando nos livrar dos combustíveis fósseis?

O intemperismocodigo betmotionrochas acelerado estácodigo betmotionalgum lugar entre o natural e o artificial. Ele pega o processocodigo betmotionintemperismo natural, que é bastante gradual, e o turbina para remover o carbono mais rápido.

Legenda da foto, A pedreiracodigo betmotionOrrock, na Escócia, não parece à primeira vista ser a fontecodigo betmotionuma solução sustentável

Eu fui até uma pedreira do outro lado do estuário Firth of Forth,codigo betmotionEdimburgo, na Escócia, para conversar com Jim Mann, cuja empresacodigo betmotionintemperismo acelerado, chamada UNDO, acabacodigo betmotiongarantir £ 12 milhões (aproximadamente R$ 73 milhões)codigo betmotionnovos investimentos e pretende ampliar suas operações.

Ao nosso redor, a encosta preta está sendo constantemente corroída, raspada por enormes escavadeiras para fazer concreto e asfalto para as estradas. A vibe é mais pós-apocalipse nuclear do que salvar o planeta.

Mas os pequenos pedaçoscodigo betmotionbasalto que sobram tem um valor importante para a empresacodigo betmotionJim. Eles têm uma propriedade útil: quando sujeitos à ação do intemperismo pela chuva, removem o dióxidocodigo betmotioncarbono da atmosfera.

Legenda da foto, A rocha basáltica da pedreira tem uma propriedade útil — quando sujeita à ação do intemperismo pela chuva remove dióxidocodigo betmotioncarbono da atmosfera
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Por milênios, rochas vulcânicas e falésias removeram lentamente o carbono enquanto sofriam a ação do intemperismo pela chuva. O intemperismo acelerado usa pedaços minúsculos para aumentar a quantidadecodigo betmotioncontato entre a chuva e a rocha — e, assim, a quantidadecodigo betmotionintemperismo e remoçãocodigo betmotioncarbono.

Sejacodigo betmotionuma falésia, ou amontoado numa pedreira, o basalto sofre muito lentamente a ação do intemperismo. Para maximizar a remoçãocodigo betmotioncarbono, ele precisa ser espalhado por uma área maior.

E é aí que entram os agricultores locais, que ajudam o planeta enquanto recebem fertilizantes gratuitoscodigo betmotiontroca. Alémcodigo betmotionreter o carbono, o basalto demonstroucodigo betmotiontestes melhorar o rendimento das colheitas e a qualidade do pasto.

A meia horacodigo betmotioncarro da pedreira, vejo o basalto sendo espalhadocodigo betmotionum campo.

Isso não requer equipamento especializado. Uma caçamba sobre rodas é carregada com 20 toneladascodigo betmotionbasalto e, na sequência, é rebocada para cima e para baixo por um trator — uma roda giratória na partecodigo betmotiontrás dela vai espalhando as pequenas pedras.

"É gratuito, o que é muito importante para um agricultor", diz John Logan com uma risada, enquanto o basalto é colocadocodigo betmotionseu campo. Ele tinha visto os testes da UNDOcodigo betmotionuma fazenda vizinha.

"Parece que vai melhorar a grama, então isso só pode ser bom para o gado, porque eles vão comer uma grama melhor."

Legenda da foto, A UNDO afirma que um carregamentocodigo betmotion20 toneladascodigo betmotionbasalto absorve cercacodigo betmotion5 toneladascodigo betmotionCO2

Alguns especialistas receiam que técnicascodigo betmotionremoçãocodigo betmotioncarbono como essa possam distrair as pessoas da prioridade mais urgentecodigo betmotionreduzir as emissões —e até mesmo serem usadas como justificativa para continuar com nosso dia a diacodigo betmotionprodução intensacodigo betmotioncarbono.

"A reduçãocodigo betmotionCO2 precisa vircodigo betmotionprimeiro lugar", afirma Jim, enquanto o trator guiado por GPS sobe e desce pelo campo.

"Mas também precisamos desenvolver essas tecnologias que podem fazer a remoçãocodigo betmotionescala. E a coisa boa sobre o que estamos fazendo com o intemperismocodigo betmotionrochas acelerado é que é permanente."

A matemática, deve-se dizer, é assustadora. Os cientistas da UNDO calculam que são necessárias quatro toneladascodigo betmotionrochas basálticas para capturar uma toneladacodigo betmotionCO2.

Com as emissões médiascodigo betmotionCO2codigo betmotionum britânico estimadascodigo betmotioncercacodigo betmotion7 toneladas por ano, isso significa que cada umcodigo betmotionnós precisacodigo betmotionaproximadamente trinta toneladas — ou uma caçamba e meiacodigo betmotionbasalto a ser espalhada anualmente apenas para alcançar um pontocodigo betmotionequilíbrio.

A UNDO tem planoscodigo betmotionexpandir rapidamentecodigo betmotionoperação nos próximos anos e atraiu apoiadorescodigo betmotionpeso. A Microsoft concordoucodigo betmotionpagar por 25 mil toneladascodigo betmotionbasalto a serem espalhadascodigo betmotioncampos do Reino Unido. Como parte do acordo, a Microsoft também vai ajudar a auditar o projeto e verificar se está funcionando conforme o esperado.

"A química essencial disso faz sentido", afirma Steve Smith, especialistacodigo betmotionremoçãocodigo betmotioncarbono da Universidadecodigo betmotionOxford, no Reino Unido.

"Medir quanto CO2 seria retirado e para onde isso vai, é um dos principais desafios, e não há nenhum sistema padronizado no momento."

Em última análise, Smith acha que a ideia pode acabar sendo apenas uma etapa padrão da maneira como a terra é cultivada.

"É algo que pode ser incluído na forma como usamos a terra no momento e oferece um benefíciocodigo betmotionremoçãocodigo betmotioncarbono junto a outros benefícioscodigo betmotiontermos da forma como usamos a terra para alimentos e colheitas", diz ele.

Ainda há muitas perguntas sobre o quanto a técnica é escalável. Os projetos da UNDO usam subprodutos da pedreira local — mas se isso for ampliado consideravelmente, a energia e as emissões necessárias para triturar e depois transportar e espalhar o basalto, vão precisar ser levadascodigo betmotionconsideração.

"Neste momento, não há desvantagem, é uma vitória para todos os envolvidos." avalia Jim Mann.

Neste ano, a UNDO planeja espalhar 185 mil toneladascodigo betmotionbasalto — e espera ter removido, até 2025, 1 milhãocodigo betmotiontoneladascodigo betmotionCO2. Ainda é uma gota no meio do oceanocodigo betmotioncomparação com as emissões. Em 2022, acredita-se que o mundo liberou cercacodigo betmotion37 bilhõescodigo betmotiontoneladascodigo betmotionCO2 na atmosfera.