Nós atualizamos nossa Políticatop pokerPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termostop pokernossa Políticatop pokerPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
O que se sabe até agora sobre ataque israelense ao Irã na madrugada:top poker
A seguir, você confere tudo o que sabemos até agora sobre este último incidente.
Como sabemos que houve um ataque?
Israel não costuma confirmar suas ações militares, quetop pokervárias ocasiões tiveram como alvo grupos armados apoiados pelo Irã na Síria e no Iraque.
No entanto, autoridades americanas confirmaram à CBS News, parceira da BBC nos Estados Unidos, que um míssil israelense atingiu o Irã na madrugada desta sexta-feira.
Não está claro que tipotop pokerarmas foram usadas, nemtop pokeronde foram lançadas.
Fontes dos EUA disseram que um míssil foi disparado, enquanto o Irã afirmou que o ataque envolveu apenas dronestop pokerpequeno porte.
Na tarde desta sexta, um funcionáriotop pokeralto escalão dos EUA disse à rede ABC que Israel tinha como alvo um sistematop pokerradartop pokerdefesa aérea pertotop pokerIsfahan que protege a instalação nucleartop pokerNatanz.
O funcionário afirmou que três mísseis foram disparados por uma aeronave israelensetop pokerfora do Irã na manhãtop pokersexta-feira, e que uma avaliação inicial parece sugerir que o local do radar foi destruído.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, disse que o ataquetop pokerIsrael não causou quaisquer danos ou vítimas.
O governo do Irã controla rigorosamente o acesso ao país. A BBC não tem acesso direto à região centraltop pokerIsfahan, onde o incidente ocorreu durante a madrugada.
O chefe da Agência Internacionaltop pokerEnergia Atômica, Rafael Grossi, alertou os países contra ataques direcionados às instalações nucleares do Irã.
Isfahan é o lartop pokervárias instalações nucleares do país.
Grossi disse à BBC Radio 4 que soltou um “grande suspirotop pokeralívio” ao saber que nenhuma instalação nuclear foi afetada pelo ataque.
Sua equipe, diz ele, esteve “acordada a maior parte da madrugada acompanhando a situação”.
Um ataque às instalações nucleares do Irã teria sido “uma coisa terrível”, diz Grossi, mas ele afirma que “não tem a certezatop pokerquão eficaz isso seria” devido ao fatotop pokero Irã alojar as suas instalações no subsolo.
Ele acredita que “a questãotop pokeratingir instalações nucleares parece estar acontecendo no mundo atualmente, e consideramos isso absolutamente deplorável”.
Nesta sexta-feira, durante coletiva, a secretáriatop pokerimprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que não iria comentar notícias sobre o Oriente Médio.
Ela disse que os EUA não querem ver as tensões aumentarem — e esse foi um “sentimento” expresso anteriormente na reunião dos líderes do G7top pokerCapri, na Itália.
Questionada sobre os relatostop pokerque os EUA foram informadostop pokerantemão sobre os ataquestop pokerIsrael ao Irã — informação que foi passada nesta sexta pelo ministrotop pokerNegócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani —, Jean-Pierre se recusou a responder.
“Não vou falar sobre nossas conversas diplomáticas”, disse.
Quais armas foram usadas?
Especialistastop pokerarmas acreditam que Israel pode ter usado um novo míssil balístico lançado do ar para realizar os ataques ao Irã — informação que a BBC não verificoutop pokerforma independente, ao menos até o momento.
Autoridades americanas disseram anonimamente à mídia local que Israel disparou três mísseistop pokerfora do território iraniano contra um radartop pokerdefesa aérea pertotop pokerIsfahan.
John Ridge, um especialistatop pokerarmas baseado nos EUA, sugeriu na rede social X que pode ter sido usado um novo míssil balístico lançado do ar conhecido como Rocks, produzido pela empresatop pokerdefesa israelense Rafael.
Um especialistatop pokerarmas britânico também acredita que os ataques envolveram o usotop pokerum míssil balístico lançado do ar.
O especialista, que não quis ser identificado, disse à BBC: “Acho que eles estão enviando uma mensagem ao Irã”.
Fontes iranianas disseram inicialmente que os ataques foram realizados por drones ou veículos aéreos não tripulados (UAVs) e afirmam que a ofensiva foi frustrada.
Não houve nenhuma confirmação oficialtop pokerIsraeltop pokerque o país realizou o ataque ou o que causou as explosões.
O que o Irã está dizendo sobre o ataque?
Autoridades e meiostop pokercomunicação iranianos confirmaram que houve uma tentativatop pokerataque, mas estão minimizando a importância do incidente.
A agênciatop pokernotícias iraniana Fars noticiou que explosões foram ouvidas pertotop pokeruma base militar — e que sistemastop pokerdefesa aérea foram acionados.
Um canaltop pokernotícias estatal citou um generaltop pokerIsfahan dizendo que as explosões ouvidas na região foram "devido a disparostop pokerdefesa aérea contra objetos suspeitos" — e que não houve danos.
A agênciatop pokernotícias iraniana Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária do Irã, publicou um vídeotop pokeruma instalação nucleartop pokerIsfahan que não apresentava qualquer sinaltop pokerter sido atingida.
Já Hossein Dalirian, porta-voz do Centro Nacionaltop pokerEspaço Cibernético do Irã, disse que “não houve ataque aéreotop pokerfora das fronteiras”.
Segundo ele, Israel "havia feito apenas uma tentativa fracassada e humilhantetop pokerpilotar quadricópteros [drones], e os quadricópteros também foram abatidos".
O Irã chegou a impor restrições a voos comerciais nas primeiras horas após o ataque, mas as restrições já estão suspensas agora.
Também foram registradas explosões nesta madrugada no Iraque e na Síria — onde operam grupos armados apoiados pelo Irã —, mas não está claro se estão diretamente ligadas ao ataquetop pokerIsfahan.
O Ministério da Defesa da Síria disse que uma regiãotop pokerdefesa aérea no sul do país foi atingida por um míssil israelense nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. Israel não confirmou que estava por trás do ataque.
Por que Isfahan foi alvo do ataque — e por que agora?
A provínciatop pokerIsfahan é uma grande região no centro do Irã que leva o nometop pokersua maior cidade.
A região abriga importantes infraestruturas militares iranianas, incluindo uma grande base aérea, um importante complexotop pokerproduçãotop pokermísseis e várias instalações nucleares.
Este último ataque acontece menostop pokeruma semana depoistop pokero Irã ter lançado centenastop pokermísseis e drones contra Israel, um incidente visto como uma escalada dramática na tensão entre os dois países.
Apesar da grande dimensão e da natureza sem precedentes, o ataque do Irã foitop pokergrande parte mal sucedido — a grande maioria dos projéteis foi abatida pelas defesas aéreas israelenses, com a ajuda dos EUA, Reino Unido e outros aliados.
Esta ofensivatop pokersolo israelense foitop pokerresposta a um ataque contra uma representação diplomática iraniana na Síria,top poker1°top pokerabril.
Israel também não confirmou publicamente que estava por trás do ataque, mas acredita-se amplamente que sim.
'Restostop pokermísseis israelenses' encontrados no Iraque, relata a mídia local
Um canaltop pokernotícias da milícia xiita pró-Iraque no Telegram relata que os restostop pokerdois mísseis israelenses usados no ataque ao Irã foram encontrados no vizinho Iraque.
O Sabereen News dissetop pokerum post que “restostop pokerum míssil sionista” foram encontradostop pokeral-Aziziya, que fica a cercatop poker60 km a sudoestetop pokerBagdá.
As fotos mostraram o que parecem ser os restos praticamente intactostop pokerum projétil cinza escuro caídotop pokerum campo, com aletastop pokeruma extremidade e uma ponta arredondada cheiatop pokercomponentes eletrônicos na outra.
Outra postagem informou que os restostop pokerum segundo míssil foram encontradostop pokeral-Latifiya, 25 km ao sul da capital. O projétil parecia ser semelhante ao encontradotop pokeral-Aziziya, mas vários homens uniformizados foram vistos inspecionando o material.
O Sabereen afirmou que eles eram membros da força paramilitar Mobilização Popular, dominada por milícias apoiadas pelo Irã.
Sabereen, que é afiliado à milícia Asaib Ahl al-Haq, apoiada pelo Irã, afirmou que os supostos restos localizados demonstraram “o seu fracassotop pokeratingir o alvo”.
No entanto, como informamos anteriormente, os especialistastop pokerarmas disseram que poderiam ser os propulsorestop pokerestágio único dos mísseis balísticos Rocks, fabricadostop pokerIsrael e lançados do ar, que poderiam ter sido jogados por uma aeronave sobrevoando a Síria, mais a oeste.
Após a separação dos propulsores, os veículostop pokerreentrada que transportavam ogivas ativas poderiam então ter continuadotop pokerdireção a alvos no Irã.
A tensão entre Israel e o Irã vai aumentar?
O significado real deste último ataque ainda está vindo à tona — e ainda não se sabe se o Irã vai tentar responder.
Frank Gardener, repórtertop pokersegurança da BBC, descreveu a dimensão do ataque desta sexta-feira como "limitada, quase simbólica" — e potencialmente destinada a garantir que o conflito não vá mais além.
Israel tem estado sob enorme pressão internacional por parte dos EUA etop pokeroutros aliados ocidentais para não tomar qualquer atitude que possa transformar a longa "guerra por procuração" entre os dois rivais no Oriente Médiotop pokerum conflito direto.
O recrudescimento das hostilidades acontece no contexto da guerratop pokerGaza, onde militares israelenses lutam contra o Hamas, apoiado pelo Irã.
Como a economia mundial reagiu?
Há preocupaçõestop pokerque o agravamento do conflito no Oriente Médio possa afetar o fornecimentotop pokerpetróleo.
O petróleo tipo Brent, referência internacional para os preços do petróleo, subiu 1,8%, chegando a ser cotado a US$ 88 o barril, após o ataque.
Os preços do petróleo haviam subido inicialmente 3,5%, mas a cotação estabilizou quando se tornou claro que o ataque era limitado.
O preço do ouro — que é muitas vezes visto como um investimento segurotop pokertempostop pokerincerteza — chegou brevemente pertotop pokerum recorde histórico, antestop pokercair para quase US$ 2,4 mil a onça.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível