Nós atualizamos nossa Políticajogo de paciencia spiderPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosjogo de paciencia spidernossa Políticajogo de paciencia spiderPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que terremotos não são incomunsjogo de paciencia spiderPortugal mesmo o país estando longe das grandes falhas geológicas:jogo de paciencia spider
Mas como é possível que dois terremotos devastadores tenham afetado Portugal no passado e tremores menores sigam acontecendo, se o país está a milharesjogo de paciencia spiderquilômetrosjogo de paciencia spiderfalhas geológicas conhecidas por causar grandes tremores?
About Tom And Jerry Games
Games about the famous Tom and Jerry, like
O Que São Códigos UGC no Roblox?
Códigos UGC no Roblox são códigos exclusivos criados por outros jogadores que permitem que 💵 você adicione itens especiais aos seus jogos, aumentando a exposição dos criadores jogo de paciencia spider UGC e oferecendo à comunidade mais variedade 💵 e opções.
esporte da sorte fogueteHoje, o Presidente jogo de paciencia spider nosso país, Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, anunciou{nn} algumas importante sancões.
Assumiu a 💻 presidência jogo de paciencia spider {k0} 1 jogo de paciencia spider janeiro jogo de paciencia spider 2024.
Fim do Matérias recomendadas
Esta questão intrigou durante anos o geólogo português João Duarte, professor da Universidadejogo de paciencia spiderLisboa, que afirma ter desvendado o mistério.
Duarte apresentou os resultadosjogo de paciencia spiderseu estudojogo de paciencia spideruma reunião da União Europeiajogo de paciencia spiderGeociências na Áustriajogo de paciencia spider2019.
E o que o geólogo descobriu foi algo estranho: uma placa tectônica está deslizando sob a outra, causando uma divisão na crosta terrestre, como explicou o pesquisador à BBC News Mundo, o serviçojogo de paciencia spiderespanhol da BBC.
Maior terremoto na Europa
"Sabíamos que houve o grande terremotojogo de paciencia spiderLisboajogo de paciencia spider1755, o maior na história da Europa, com uma magnitudejogo de paciencia spider8,7", lembra Duarte.
As estimativasjogo de paciencia spidervítimas variam pela carênciajogo de paciencia spiderregistros, mas as menores estão entre 20 mil e 30 mil óbitos, enquanto as maiores falamjogo de paciencia spider100 mil.
"O terremoto destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e do Marrocos, e causou um enorme tsunami que atingiu a Irlanda e o Caribe", diz o geólogo.
Um segundo grande terremoto afetou o paísjogo de paciencia spider1969.
"A magnitude foijogo de paciencia spider7,9, mas foi muito longe da costa, matando entre 11 e 30 pessoas e destruindo cercajogo de paciencia spider400 casas. (A dimensão do) dano não é conhecida precisamente porque Portugal era uma ditadura na época e o governo escondeu alguns dados."
O estranho, conforme Duarte apontou à BBC News Mundo, é que grandes terremotos ocorrem geralmente no Oceano Pacífico, porque ali existe o que os geólogos chamamjogo de paciencia spiderprocessojogo de paciencia spidersubducção - quando uma placa tectônica desliza sob outra placa.
"Na América do Sul, por exemplo, não há grandes terremotos no lado brasileiro, mas do outro lado, o Chile tem os Andes - onde uma zonajogo de paciencia spidersubducção e terremotos muito grandes ocorrem."
Subducção
A zona marinha onde ocorreram os terremotos que afetaram Portugal, chamada Planície Abissal da Ferradura, é muito plana.
Mas o trabalhojogo de paciencia spiderDuarte e seus colegas revelou uma surpresa sob aquela área, entre a placa africana e a placa eurasiana: "O que descobrimos é que uma placa tectônica está começando a afundar e deslizar sob a outra".
Este processo gera uma divisão horizontal na crosta. As placas têm duas camadas e, devido à subducção, a camada inferior afunda sob outra placa - mas a camada superior permanece na superfície para evitar uma brecha.
Em outras palavras, a placa está "descascando".
A subducção ocorre no fundo do mar, a maisjogo de paciencia spider200 km do Cabojogo de paciencia spiderSão Vicente, no extremo suljogo de paciencia spiderPortugal.
Duarte e seus colegas também detectaram um processo chamado "serpentinização".
"Como as placas estão embaixo d'água, há infiltrações que penetram a rocha e enfraquecem as placas - algo semelhante ao que acontece quando os metais corroem. Esse enfraquecimento torna mais fácil a divisão da placa."
Sem desespero
Duarte observou que o processojogo de paciencia spidersubducção está ocorrendojogo de paciencia spideruma escalajogo de paciencia spideraté cinco milhõesjogo de paciencia spideranos e provavelmente continuará por talvez 10 milhõesjogo de paciencia spideranos.
Para o geólogo, a descoberta da nova zonajogo de paciencia spidersubducção não deve ser motivojogo de paciencia spideralarme.
Tendo encontrado esse fenômeno, agora será possível incrementar o monitoramento e posicionar melhor navios e sismógrafos para estudos no fundo do mar.
"A verdade é que já sabíamos, pelos terremotos do passado, que havia uma probabilidadejogo de paciencia spiderque ocorressem mais no futuro. São processos cíclicos na Terra", diz Duarte.
"A minha mensagem é que devemos ver esta descobertajogo de paciencia spideruma forma positiva, que nos permite compreender melhor os processos que geram os terramotos. Também a ciência nos dá melhores mecanismos para nos defendermos", acrescentou o cientista da Universidadejogo de paciencia spiderLisboa.
Duarte reiterou à BBC News Mundo que os terremotos fazem parte da dinâmica do planeta, e a melhor maneirajogo de paciencia spiderresponder a eles sempre passará pela prevenção - por exemplo "construindo casas preparadas e sabendo o que fazerjogo de paciencia spidercasojogo de paciencia spiderum terremoto ou tsunami".
jogo de paciencia spider Esta reportagem foi publicada originalmentejogo de paciencia spider16jogo de paciencia spidermaiojogo de paciencia spider2019 e atualizadajogo de paciencia spider26jogo de paciencia spideragostojogo de paciencia spider2024.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível