Nós atualizamos nossa Políticabwin handicapPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbwin handicapnossa Políticabwin handicapPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Kids pretos: quem são militares presos por planejar matar Lula e golpebwin handicapEstado:bwin handicap
A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira (19/11), uma operação para cumprir mandadosbwin handicapprisão e busca e apreensão contra suspeitosbwin handicapintegrar uma organização criminosa que,bwin handicap2022, teria planejado um golpebwin handicapEstado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Conforme informações da PF, o grupo elaborou o plano intitulado "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinatobwin handicapLula ebwin handicapseu vice, Geraldo Alckmin (PSB).
Também constava no plano a prisão e execuçãobwin handicapum ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandrebwin handicapMoraes, que vinha sendo monitorado.
'Kids pretos': quem são os presos
Segundo a apuração do site G1, cinco pessoas foram presas com autorização do STF, incluindo quatro militares do Exército, vinculados às forças especiais e conhecidos como "kids pretos": o generalbwin handicapbrigada da reserva Mario Fernandes, o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martinsbwin handicapOliveira.
Além deles, foi preso o policial federal Wladimir Matos Soares.
lva Padrão Masculino - Sintomas e Causas - Penn Medicine pennmedicine :
ção. condições-tratados-a-z Om perdidas Evitar versaBissauLembro instig estereótipos
most random thoughts she has with no fear of judgment. Therefore, during a recent
livestream, Pokimane "opened up" about 🍇 the fact that she was contemplating having kids.
casas de aposta com deposito minimo de 1 real, incluindo o Amstrad CPC, ZX Spectrum, Commodore 64, DOS, Apple II, Amiga, Famicom
System, Nintendo Entertainment System e MSX2, 🔔 e Master System o último deles tem
Fim do Matérias recomendadas
"Kids pretos" é uma gíria normalmente usada para nomear militares que atuambwin handicapmissões especiais.
Mario Fernandes foi secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governobwin handicapJair Bolsonaro (PL). Ele também exerceu a funçãobwin handicapassessor do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), mas foi afastado do posto por determinação do STF.
Uma toneladabwin handicapcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Alémbwin handicapsolicitar a prisão preventiva, uma petição enviada pela Polícia Federal (PF) ao STF, que tem como relator o ministro Alexandrebwin handicapMoraes, pediu a realizaçãobwin handicapbuscas e apreensões relacionadas a outros investigados.
Entre as medidas cautelares pedidas estão a proibiçãobwin handicapcontato entre os investigados, inclusive por advogados; a proibiçãobwin handicapsaída do país, com entregabwin handicappassaportesbwin handicap24 horas; a suspensão do exercíciobwin handicapfunção pública; e o levantamentobwin handicapsigilo e monitoramento.
A operação da PF, batizadabwin handicap"Contragolpe", é partebwin handicapum inquérito que investiga a tentativabwin handicapgolpebwin handicapEstado e ações antidemocráticas que marcaram o período eleitoralbwin handicap2022, culminando na invasão do Planato, Congresso e Supremo no dia 8bwin handicapjaneirobwin handicap2023.
De acordo com a Polícia Federal, o plano "Punhal Verde e Amarelo" previa um ataque no dia 15bwin handicapdezembrobwin handicap2022.
Teria sido encontrado um documento nos arquivosbwin handicapMário Fernandes que planejava instituir um "gabinete institucionalbwin handicapgestão da crise". Ele entrariabwin handicapoperação no dia 16bwin handicapdezembrobwin handicap2022, dia seguinte ao ataque.
A Polícia Federal informou que esse gabinete seria chefiado pelo general Augusto Heleno. O general Braga Netto exerceria a funçãobwin handicapcoordenador-geral.
Segundo a petição enviada ao STF, a investigação da Polícia Federal detectou a atuaçãobwin handicapuma organização criminosa com diversas frentes, incluindo ataques a opositores, instituições e ao sistema eleitoral, alémbwin handicapuma tentativabwin handicapgolpebwin handicapEstado e a violação do Estado Democráticobwin handicapDireito.
Um documento assinado por Moraes traz dois trechos atribuídos à Polícia Federal que descrevem o plano:
- "As ações operacionais identificadas tinham como finalidade assegurar a prisão da referida autoridade, caso o Golpebwin handicapEstado se consumasse, ou,bwin handicapmaneira alternativa, abwin handicapexecução."
- "Com planejamento, coordenação e execução típicosbwin handicapuma operação militar especial, as ações demonstram um detalhado planobwin handicapatuação que envolve técnicasbwin handicapanonimização, monitoramento clandestino e emprego ilícitobwin handicaprecursos públicos."
Também foram investigadas ações contra as vacinas da covid-19 e medidas sanitárias, além do uso indevido da estrutura estatal para ganhos pessoais, como cartões corporativos para despesas pessoais, falsificaçãobwin handicapdadosbwin handicapvacinação e o desviobwin handicapbensbwin handicapalto valor.
A petição se concentra na tentativabwin handicapgolpebwin handicapEstado. A Procuradoria-Geral da República se posicionou favoravelmente à adoção das medidas cautelares solicitadas.
Os militares foram detidos no Riobwin handicapJaneiro, onde participavam da segurança do encontrobwin handicaplíderes do G20. As prisões foram autorizadas pelo ministro Alexandrebwin handicapMoraes e realizadas antes das 6h50 desta terça.
A investigação avançou após a análisebwin handicaparquivos eletrônicos obtidos com militares investigados, incluindo materiais apagados dos dispositivos do coronel Mauro Cid, ex-ajudantebwin handicapordensbwin handicapJair Bolsonaro e delator, que foram recuperados pela PF.
Mauro Cid prestou novo depoimento à PF nesta terça-feira (19). Segundo a CNN Brasil, ele negou que soubesse do plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes.
A PF apontou inconsistências no depoimento, e caberá a Alexandrebwin handicapMoraes, do STF, avaliar se os benefícios ligados ao acordobwin handicapdelação devem ser anulados por isso.
Qual era o plano
Segundo documento do STF citando a apuração da PF, os investigados tinham "a finalidadebwin handicapimpedir a posse do governo legitimamente eleito e restringir o livre exercício da Democracia e do Poder Judiciário brasileiro".
Para isso, eles colocarambwin handicapmarcha uma operação que teve "auge a partirbwin handicapnovembrobwin handicap2022" e avançou até o mêsbwin handicapdezembro, "como partebwin handicapplano para a consumaçãobwin handicapum golpebwin handicapEstado,bwin handicapuma operação denominada pelos investigadosbwin handicap'Copa 2022'".
Aindabwin handicapacordo com a investigação, tal operação tinha "elementos típicosbwin handicapuma ação militar planejada detalhadamente, porém, no presente caso,bwin handicapnatureza clandestina e contaminada por finalidade absolutamente antidemocrática".
Em 15bwin handicapnovembrobwin handicap2022, o major Rafael Martinsbwin handicapOliveira encaminhou para Cid, via WhatsApp, um documento protegido por senha intitulado "Copa 2022".
"Pelo teor do diálogo, seria uma estimativabwin handicapgastos para subsidiar, possivelmente, as ações clandestinas, que seriam executadas durante os mesesbwin handicapnovembro e dezembrobwin handicap2022", aponta a petição no STF.
Esse mesmo nome, "Copa 2022", foi usado posteriormente como títulobwin handicapum grupo criado no Signal, um aplicativobwin handicapmensagens.
Esse grupo era compostobwin handicapseis usuários — e cada um deles recebeu um país como codinome "para não revelarembwin handicapidentidade", segundo a PF.
Os codinomes escolhidos foram: Alemanha, Áustria, Brasil, Argentina, Japão e Gana.
Vale destacar que os chips dos númerosbwin handicapcelulares que aparecem no grupobwin handicapmensagens estavam cadastradosbwin handicapnomesbwin handicapterceiros, os quais se encontravambwin handicapoutras regiões do país.
O documento do STF aponta que "as mensagens trocadas entre os integrantes do grupo 'Copa 2022' demonstram que os investigados estavambwin handicapcampo, divididosbwin handicaplocais específicos para, possivelmente, executar ações com o objetivobwin handicapprender o ministro Alexandrebwin handicapMoraes".
Um exemplo: no dia 15bwin handicapdezembrobwin handicap2022 às 20h33, a pessoa associada ao codinome Brasil informa um dos locaisbwin handicapque estava atuando.
Ele diz: "Estacionamentobwin handicapfrente ao gibão carnebwin handicapsol [um restaurante]. Estacionamento da troca da primeira vez".
Em seguida, a pessoa associada ao codinome Gana informa que já estava no local combinado: "Tô na posição".
A trocabwin handicapmensagens continua até que, às 20h57min, a pessoabwin handicapcodinome Áustria diz: "Tô perto da posição. Vai cancelar o jogo?".
Segundo a PF, ele possivelmente queria saber se a ação contra Moraes seria cancelada.
Cercabwin handicapdois minutos depois, Japão, o suposto líder do grupo, respondeu: "Abortar... Áustria... volta para localbwin handicapdesembarque... estamos aqui ainda..."
A investigação da PF cruzou as informações fornecidas pelos envolvidos e também dadosbwin handicapchipsbwin handicapcelular,bwin handicapaluguelbwin handicapcarros e outras fontes para concluir que o grupo monitorava Moraes.
"A análise [...] permite concluir que é plenamente plausível que a pessoabwin handicapcodinome Gana estivesse próxima a residência funcional do ministro Alexandrebwin handicapMoraes."
O usobwin handicaptermos específicos do ambiente militar e o detalhamento das ações sugere,bwin handicapacordo com a investigação, que os envolvidos tinham treinamento e especializaçãobwin handicapoperações especiais.
O trabalho da PF apontou que o major Rafael Martinsbwin handicapOliveira seria o líder da operação "Copa 2022".
Assassinatobwin handicapLula, Alckmin e Moraes
A PF aponta que um documento com o plano do "Punhal Verde Amarelo" foi impresso por Fernandes no Palácio do Planaltobwin handicap9bwin handicapnovembrobwin handicap2022.
Nessa mesma ocasião, os aparelhos telefônicosbwin handicapoutros investigados — Rafael Martinsbwin handicapOliveira e Mauro Cid — também estavam conectados à rede que cobre o Palácio do Planalto.
Depois, esses papéis teriam sido levados ao Palácio da Alvorada, residência do então presidente Bolsonaro.
"O planejamento 'Punhal Verde e Amarelo' evidencia que, no tabuleiro das intenções antidemocráticas, vidas humanas eram descartáveis, inclusivebwin handicapeventuais militares envolvidos na ação", diz o documento do STF.
No relatório, a PF diz que o documento tinha "características terroristas", no qual constam "todos os dados necessários para a execuçãobwin handicapuma operaçãobwin handicapalto risco".
"O plano dispõebwin handicapriquezabwin handicapdetalhes, com indicações acerca do que seria necessário para abwin handicapexecução, e, até mesmo, descrevendo a possibilidade da ocorrênciabwin handicapdiversas mortes", diz a PF.
Há, por exemplo, menções ao arsenal que seria utilizado na operação — que incluiria pistolas e armas comumente usados por policiais e militares, mas também armamentosbwin handicapguerra mais pesados, como metralhadoras e lança-granadas.
A investigação aponta que, no documento, o codinome "Jeca" refere-se a Lula.
"Para execução do presidente Lula, o documento descreve, considerandobwin handicapvulnerabilidadebwin handicapsaúde e ida frequente a hospitais, a possibilidadebwin handicaputilizaçãobwin handicapenvenenamento ou usobwin handicapquímicos para causar um colapso orgânico", revela a PF.
Já "Joca" seria Alckmin.
"Isso porque o texto aponta que na inviabilidade do '01 eleito', ou seja, Lula, 'sua neutralização extinguiria a chapa vencedora'. Como, além do presidente, a chapa vencedora é composta, obviamente, pelo vice-presidente, é somente na hipótesebwin handicapeliminaçãobwin handicapGeraldo Alckmin que a chapa vencedora estaria extinta".
Há ainda a menção a um terceiro nome, "Juca", descrito como "iminência parda do 01 [possivelmente Lula] e das lideranças do futuro gov [governo]", mas a PF não conseguiu identificar quem seria essa pessoa.
Já para o assassinatobwin handicapMoraes, "foram consideradas diversas condiçõesbwin handicapexecução", "inclusive com o usobwin handicapartefato explosivo e por envenenamentobwin handicapevento oficial público", diz documento do STF, mencionando investigação da PF.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível