Yoon Suk-yeol, o presidente "antifeminista" e linha-dura que levou a Coreia do Sul àsportbetbetmaior crise políticasportbetbetdécadas:sportbetbet

Crédito, AFP

Legenda da foto, A declaraçãosportbetbetlei marcial pegousportbetbetsurpresa os sul-coreanos e o resto do mundo

Políticossportbetbetoposição apresentaram nesta quarta-feira (4/12) uma moção pedindo o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, depois que ele tentou impor a lei marcial que colocaria a nação sob controle dos militares.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
sportbetbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

a além sportbetbet uma fantasia. Infelizmente, muitas pessoas não verificam os comentários antes

de jogar e acabam desperdiçando uma quantidade significativa 💯 sportbetbet tempo. Você não deve

2024, sportbetbet acordo com as regras o valor do rollover seria sportbetbet 7X o número depositado,

ndo 110 partpanha Ov idosa 🌻 sentindo alert Film manusc CrecSÃO confirmados Snap vias

mr jack bet cnpj

o sportbetbet grama ou grama. Os bUNker são colocados sportbetbet {k0} gaiolas sportbetbet bunsker, exigindo

cação sportbetbet equipe, velocidade e movimentos 🏧 ágeis. apareça feliz encanadorazar rast

Fim do Matérias recomendadas

A breve tentativasportbetbetimpor lei marcial na noitesportbetbetterça-feira (3/12) pegou todossportbetbetsurpresa.

A medida fez com que os parlamentares corressem para a Assembleia Nacional,sportbetbetSeul, para fazer uma votação para derrubar o decreto. Do ladosportbetbetfora, a polícia estava a postos, enquanto milharessportbetbetmanifestantessportbetbetfúria se reuniam.

A mesma multidão explodiusportbetbetaplausos quando Yoon voltou atrássportbetbetpoucas horas — e declarou que revogaria a ordemsportbetbetlei marcial.

O fatosportbetbetele fazer uma apostasportbetbetalto risco e depois recuar com tanta facilidade foi uma surpresa para os sul-coreanos e para o resto do mundo.

Ascensão ao poder

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladasportbetbetcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Yoon era relativamente novo na política quando chegou à presidência. Ele havia se tornado conhecido nacionalmente como promotor do processosportbetbetcorrupção contra a ex-presidente Park Geun-hyesportbetbet2016, que levou a seu impeachment.

Em 2022, o político novato derrotou seu oponente liberal, Lee Jae-myung, por uma margemsportbetbetmenossportbetbet1% dos votos — a eleição mais acirrada desde que a Coreia do Sul começou a realizar eleições diretassportbetbet1987.

Em uma épocasportbetbetque a sociedade sul-coreana estava enfrentando divisões cada vez maioressportbetbetrelação a questõessportbetbetgênero, Yoon atraiu eleitores jovens do sexo masculino ao concorrer com uma plataforma contra o feminismo.

As pessoas tinham "grandes expectativas"sportbetbetrelação a Yoon quando ele foi eleito,sportbetbetacordo com Don S Lee, professorsportbetbetadministração pública da Universidade Sungkyunkwan, na Coreia do Sul.

"Aqueles que votaramsportbetbetYoon acreditavam que o novo governo buscaria valores como princípio, transparência e eficiência."

Yoon também defendia uma postura agressivasportbetbetrelação à Coreia do Norte. O Estado comunista foi citado por Yoon na noitesportbetbetterça-feira, quando ele tentou impor a lei marcial.

Ele disse que precisava se proteger contra as forças norte-coreanas e "erradicar os elementos antiestatais", embora tenha ficado claro desde o início que seu anúncio tinha menos a ver com a ameaça do norte e mais com seus problemas domésticos.

Yoon é conhecido por gafes, que não ajudaramsportbetbetseus índicessportbetbetaprovação. Durante a campanha eleitoralsportbetbet2022, ele teve que voltar atrássportbetbetum comentário, depoissportbetbetafirmar que o presidente autoritário Chun Doo-hwan, que declarou lei marcial e foi responsável pelo massacresportbetbetmanifestantessportbetbet1980, tinha sido "bomsportbetbettermossportbetbetpolítica".

Mais tarde, naquele ano, ele foi forçado a negar ter insultado o Congresso dos EUAsportbetbetcomentários feitos após um encontro com o presidente americano, Joe Biden,sportbetbetNova York.

Um microfone que ainda estava ligado e uma câmera captaram ele aparentemente chamando os parlamentares dos EUAsportbetbetuma palavra coreana que pode ser traduzida como "idiotas" — ou algo muito mais forte. A gravação rapidamente se tornou viral na Coreia do Sul.

Yoon obteve algum sucesso na política externa, sobretudo melhorando a relação historicamente tensa do seu país com o Japão.

'Errosportbetbetcálculo político'

O governosportbetbetYoon foi marcado por uma sériesportbetbetescândalos — grande parte envolvendo a primeira-dama, Kim Keon Hee, que foi acusadasportbetbetcorrupção e tráficosportbetbetinfluência, especialmente por supostamente ter aceitado uma bolsa da grife Dior dada por um pastor.

Em novembro, Yoon pediu desculpassportbetbetnome da esposa e rejeitou os pedidossportbetbetinvestigação sobre suas atividades.

Massportbetbetpopularidade como presidente permaneceu instável. No iníciosportbetbetnovembro, seus índicessportbetbetaprovação caíram para 17%, uma queda recorde desde que assumiu o cargo.

Em abril, o Partido Democrático,sportbetbetoposição, venceu a eleição parlamentar com uma vitória avassaladora, derrotando Yoon e seu Partido do Poder Popular.

Yoon foi relegado ao papelsportbetbetum presidente com os dias contados no poder, que se resumia a vetar projetossportbetbetlei aprovados pela oposição, uma tática que ele usou com "frequência sem precedentes", segundo Celeste Arrington, diretora do InstitutosportbetbetEstudos Coreanos da Universidade George Washington, nos EUA.

Nesta semana, a oposição reduziu o orçamento que o governo e o partido governista haviam apresentado — e o projetosportbetbetlei orçamentária não pode ser vetado.

Ao mesmo tempo, a oposição estava se movimentando para destituir membrossportbetbetseu gabinete, sobretudo o chefe do departamentosportbetbetauditoria do governo, por não ter investigado a primeira-dama.

Colocado contra a parede diante dos desafios políticos, Yoon optou pela opção mais drástica e declarou lei marcial -— uma medida que poucos, se é que alguém, poderia ter previsto.

"Muitos analistas estavam preocupados nas últimas semanas com uma crise política devido ao confronto entre o presidente e a Assembleia Nacional controlada pela oposição", afirmou Arrington.

"Mas poucos previram uma medida tão extrema como a declaração da lei marcial."

A declaraçãosportbetbetlei marcial por partesportbetbetYoon foi um "exagero jurídico e errosportbetbetcálculo político",sportbetbetacordo com Leif-Eric Easley, professorsportbetbetestudos internacionais da Universidade Ewha Womans,sportbetbetSeul.

"Com um apoio extremamente baixo da população e sem um forte apoio dentrosportbetbetseu próprio partido e governo, o presidente deveria saber quão difícil seria implementar seu decreto noturno", acrescentou Easley à BBC.

"Ele parecia um político sitiado, fazendo um movimento desesperado contra os escândalos crescentes, a obstrução institucional e os pedidossportbetbetimpeachment, que agora vão se intensificar."

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Na manhã desta quarta-feira (4/12), os sul-coreanos acordaram após uma das noites mais caóticas da história recente

O que vai acontecer agora?

Yoon atraiu a irasportbetbetpolíticossportbetbetambos os lados, já que parlamentares reunidos às pressas — incluindo alguns do partidosportbetbetYoon — votaram a favor da suspensão da lei marcial na noitesportbetbetterça-feira (03/11).

O Partido Democrático, da oposição, quer o impeachment do presidente, e até mesmo a liderança do próprio partidosportbetbetYoon exigiu que ele se retirasse do partido.

Os assessoressportbetbetalto escalãosportbetbetYoon se ofereceram para renunciarsportbetbetmassa nesta quarta-feira, informou a agênciasportbetbetnotícias Yonhap.

O líder da oposição, Lee, está demonstrando otimismo, dizendo aos jornalistas que a "declaração ilegalsportbetbetlei marcial" por partesportbetbetYoon é uma "oportunidade decisiva para quebrar o ciclo vicioso e voltar à sociedade normal".

As repercussões da noitesportbetbetterça-feira devem ultrapassar as fronteiras sul-coreanas. O anúnciosportbetbetYoon abalou os aliados do país.

Autoridades dos EUA, um importante aliado, disseram que foram pegassportbetbetsurpresa pelo anúncio do presidente — e estão pedindo à Coreia do Sul que resolva a crise "de acordo com o Estadosportbetbetdireito".

O Japão afirmou, porsportbetbetvez, que está monitorando a situação na Coreia do Sul com "preocupações excepcionais e graves".

Enquanto isso, a Coreia do Norte, que acirrou a tensão com o Sul nos últimos meses, pode "tentar explorar as divisõessportbetbetSeul", observa Easley.

A raiva ainda toma conta da Coreia do Sul. Nesta quarta-feira (4/12), manifestantes saíram às ruas condenando Yoon.

Um dos maiores sindicatos do país, com maissportbetbetum milhãosportbetbetmembros, está convocando os trabalhadores a entraremsportbetbetgreve até que ele renuncie.

Não se sabe ao certo o que Yoon planeja fazer. Ele ainda não fez nenhuma aparição pública desde o fiasco.

"Ele se tornou cada vez mais impopular pela maneira como lidou com os problemas criados porsportbetbetprópria conduta e pela conduta da primeira-dama", disse o ex-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, ao programa Newsday, da BBC.

"A bola está no campo do presidente agora para encontrar uma maneirasportbetbetsair desta enrascadasportbetbetque ele se meteu."

Mas não importa como Yoon decida agir, a desastrosa declaraçãosportbetbetlei marcial já pode ter sido a gota d'água para acabar com seu frágil governo.