Por que bilionários chineses estão desaparecendo misteriosamente:bwin tools

Bao Fan

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Bao Fan é o mais recente bilionário chinês que sumiu

O mistério que envolve seu desaparecimento ocorre depois que vários líderes empresariais chineses desapareceram nos últimos anos, incluindo o chefe da Alibaba, Jack Ma.

Embora bilionários desaparecidos tendam a receber muito mais atenção, também houve vários casos menos divulgadosbwin toolscidadãos chineses desaparecidos após participarem, por exemplo,bwin toolsprotestos contra o governo oubwin toolscampanhasbwin toolsdireitos humanos.

O desaparecimentobwin toolsBao reforça a tesebwin toolsque esta é uma das formas usadas pelo presidente Xi Jinping para garantir seu controle sobre a economia da China.

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladabwin toolscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Isso tudo aconteceubwin toolsmeio ao anúncio no Congresso Nacional do Povo (NPC)bwin toolsplanos para a maior revisão dos últimos anos no sistemabwin toolsregulação do setor financeiro da China.

Um novo órgão regulador será criado para supervisionar a maioria dos setores financeiros. As autoridades disseram que isso fecharia as brechas do sistema atual,bwin toolsque várias agências —bwin toolsvezbwin toolsum só órgão —monitoram diferentes aspectos da indústriabwin toolsserviços financeiros.

Somentebwin tools2015, pelo menos cinco executivos estão incomunicáveis, incluindo Guo Guangchang, presidente do conglomerado Fosun International, mais conhecido no Ocidente por ser dono do Wolverhampton Wanderers, timebwin toolsfutebol da Premier League inglesa.

Guo desapareceubwin toolsdezembrobwin tools2015. Posteriormente,bwin toolsempresa anunciou que ele estava ajudando nas investigações.

Dois anos depois, o empresário sino-canadense Xiao Jianhua foi detidobwin toolsum hotelbwin toolsluxobwin toolsHong Kong. Ele era uma das pessoas mais ricas da China. No ano passado, ele foi preso por corrupção.

Em marçobwin tools2020, o magnata do setor imobiliário Ren Zhiqiang desapareceu depoisbwin toolschamar Xibwin tools"palhaço" porbwin toolsgestão da pandemiabwin toolscovid. Naquele mesmo ano,bwin toolsum julgamento que durou um dia, Ren foi condenado a 18 anosbwin toolsprisão por corrupção.

O bilionário sumidobwin toolsmaior destaque é o fundador do Alibaba, Jack Ma, que era a pessoa mais rica da China. Ele desapareceu no finalbwin tools2020 após criticar os reguladores financeiros do país.

O planobwin toolslistarbwin toolsbolsa as ações dabwin toolsgigantebwin toolstecnologia financeira, o Ant Group, foi abandonado.

E apesarbwin toolsdoar quase US$ 10 bilhões para o fundo 'Prosperidade Comum', ele não é visto na China há maisbwin toolsdois anos. Ele não foi acusadobwin toolsnenhum crime.

Jack Ma

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Quando sumiu, Jack Ma era a pessoa mais rica da China; ele criticou os reguladores financeiros chineses

O paradeirobwin toolsMa ainda é incerto, embora haja relatosbwin toolsque ele foi visto no Japão, Tailândia e Austrália nos últimos meses.

O governo chinês insiste que as ações tomadas contra algumas das pessoas mais ricas do país são estritamente legais e prometeu erradicar a corrupção. Mas as açõesbwin toolsPequim também ocorrem no contextobwin toolsdécadasbwin toolsliberalização do que é hoje a segunda maior economia do mundo.

A abertura chinesa gerou uma castabwin toolsbilionários que, combwin toolsimensa riqueza, tinham potencial para exercer um poder considerável no país.

Agora, segundo analistas, o Partido Comunista Chinês sob o comandobwin toolsXi quer retomar esse poder. E isso está sendo feitobwin toolsmeio a muito mistério.

As grandes empresas, especialmente a indústriabwin toolstecnologia, viram seu poder crescer sob as políticas dos antecessoresbwin toolsXi no poder — Jiang Zemin e Hu Jintao.

Antes disso, o focobwin toolsPequim estavabwin toolscontrolar os centros tradicionaisbwin toolspoder, como militares, indústria manufatureira e governos locais.

Analistas acreditam que Xi manteve um controle rígido sobre essas áreas e ampliou seu foco para outros setores. Sua políticabwin toolsProsperidade Comum desencadeou repressões a diversos setores da economia. A indústriabwin toolstecnologia foi uma das principais atingidas.

"Às vezes, esses incidentes são orquestradosbwin toolsforma a enviar uma mensagem mais ampla, particularmente para uma indústria ou grupobwin toolsinteresse específico", diz Nick Marro, analista da The Economist Intelligence Unit, à BBC.

"No final das contas, isso reflete uma tentativabwin toolscentralizar o controle e a autoridade sobre uma certa parte da economia, que tem sido uma característica fundamental do estilobwin toolsgovernançabwin toolsXi na última década", acrescentou.

"Pequim continua focadobwin toolsgarantir que grandes plataformas e playersbwin toolstecnologia não desenvolvam suas próprias marcas e influências que os tornem difíceisbwin toolscontrolar e mais propensos a ir contra as preferências do governo", diz Paul Triolo, chefebwin toolspolíticabwin toolstecnologia da empresabwin toolsconsultoria Albright Stonebridge Group.

Para a políticabwin toolsProsperidade Comum, é fundamental que as mesmas regras sejam aplicadas tanto aos ricos quanto aos pobres.

Pequim sustenta que a política visa reduzir a crescente diferençabwin toolsriqueza, que muitos acreditam ser uma questão importante que pode minar a posição do Partido Comunista se não for abordada.

A desigualdade está crescendo na China e acredita-se que Xi está sendo pressionado por ultraesquerdistas que querem voltar às raízes socialistas do partido.

O mistériobwin toolstorno do desaparecimento dos bilionários e outras preocupações mais amplas sobre como Pequim lida com o mundo dos negócios podem ter consequências importantes.

Alguns analistas sugerem que o governo corre o riscobwin toolsdesencorajar novos talentos empresariais.

"O perigo para Pequimbwin toolstransformar bilionários tecnológicosbwin toolsalvos é colocar mais pressão sobre os empreendedores que esperam se tornar o próximo Jack Ma", disse Triolo.

Xi parece estar ciente do riscobwin toolsassustar os empresários. Em um discurso aos delegados do Congresso nesta semana, ele enfatizou a importância do setor privado para a China.

Mas ele também pediu às empresas privadas e aos empresários que "sejam ricos e responsáveis, ricos e justos, ricos e amorosos".

Além do anúnciobwin toolsum novo órgão para supervisionar o setor financeiro, os banqueiros também foram alertados no mês passado para não seguirem o exemplobwin toolsseus colegas ocidentais "hedonistas".

Analistas veem isso como mais um sinalbwin toolsque Xi estábwin toolsolho no sistema financeiro.

"Nos últimos meses, temos visto indícios da agenda da Prosperidade Comum vazar para os serviços financeiros, particularmente no que diz respeito a esquemasbwin toolsremuneração e bônus para executivosbwin toolsalto escalão, bem como as diferenças salariais entre a administração e o pessoal júnior", diz Marro.

Resta saber se a repressãobwin toolsXi aos bilionários o ajudará a aumentar significativamente seu poder.

O que certamente estábwin toolsrisco, porém, é a confiança nos mercados financeiros e nos negócios da China e,bwin toolsúltima análise, na economia como um todo.