Por que Obama não consegue mudar leis sobre controlepoker friendsarmas nos EUA?:poker friends

Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Obama voltou a defender controlepoker friendsarmas após novo massacre

A pesquisa é a do instituto Pew Research Center, que foi feita no meiopoker friendsjulho. Cercapoker friends80% dos entrevistados apoiava leis para impedir que pessoas com problemas psiquiátricos comprassem armas, e 70% eram favoráveis à implantaçãopoker friendsuma base nacionalpoker friendsinformações sobre vendapoker friendsarmas.

Mas esses números não significam muita coisa. O que importa é a opinião dos membros do Congresso americano - e eles são majoritariamente contrários a qualquer tipopoker friendscontrolepoker friendsarmas mais intenso.

AFP

Crédito, AFP

Legenda da foto, Armas à mostrapoker friendsloja pertopoker friendsfaculdadepoker friendsque ataque ocorreu

A disposição do Congresso reflete o peso desproporcionalpoker friendsEstados menos populosos no Senado, a composição conservadora atual do Congresso e um processopoker friendsprimárias republicanas que faz detentorespoker friendscargos mais sensíveis a eleitores pró-armas.

O Congresso não tem que representar a visão da maioria dos americanos, pelo menos aquela expressapoker friendspesquisas. Ele representa a visão dos americanos que foram às urnas no dia das eleições e a maioria simples no distritos eleitoraispoker friendsque votaram.

Os Estados não podem fazer suas próprias regras?

No Senado - que atualmente tem 54 republicanos e 46 democratas (ou políticos independentes que apoiam os democratas) - a população individual dos Estados é fator chave. Os votos dos senadores John Barrasso e Mike Enzi, do Estado pró-armaspoker friendsWyoming (com uma populaçãopoker friends584.153), têm o mesmo peso que o dos senadores Dianne Feinstein e Barbara Boxer, da Califórnia (populaçãopoker friends38,8 milhões), Estado favorável ao controlepoker friendsarmas.

<link type="page"><caption> Leia também: Imigrantes se tornam mediadores para ajudar refugiados na Itália</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151004_imigrante_mediadora_italia_cm_fn" platform="highweb"/></link>

E quando se trata das propostas que mais dividem opiniões na pesquisa do Pew - proibiçãopoker friendsalguns tipospoker friendsarmas, que é apoiado por 70% dos democratas mas só 48% dos republicanos - apenas sete Estados, incluindo a Califórnia, decretaram regras semelhantes para suas jurisdições.

A grande maioria que apoia o controlepoker friendsarmaspoker friendsIllinois, por exemplo, é superada por Estados pró-armas como Alasca, Nebraska e Alabama, que têm população muito menor.

Onde, no Congresso, está o bloqueio?

Na Câmara dos Deputados americana - que tem uma maioria republicana por 58 votos - a divergência entre as pesquisaspoker friendsopinião e a realidade política é ainda mais visível.

Devido a tendências demográficas atuais, os liberais, que defendem a regulação do comérciopoker friendsarmas, moram - e votam -poker friendsáreas urbanas densamente povoadas. Por causa do sistema eleitoral americano, isso se reflete no resultado da eleição do distrito. Por isso, muitas bancadas estaduais são mais conservadoras do que os eleitores americanos.

Em 2012, por exemplo, candidatos democratas receberam 1,4 milhãopoker friendsvotos a mais que os republicanos, mas o partido conservador ganhou 33 cadeiras a mais.

Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Congresso bloqueou tentativaspoker friendsmudanças na lei nos últimos anos

Em 2014, 44% dos moradores da Pensilvânia votarampoker friendscandidatos democratas, mas eles só ganharam 27% das cadeiras do Estado.

<link type="page"><caption> Leia também: Vídeo mostra destruiçãopoker friendshospital do MSF atingido por ataques aéreos no Afeganistão</caption><url href="http://vesser.net/videos_e_fotos/2015/10/151003_afeganistao_msf_hb" platform="highweb"/></link>

E os candidatos republicanos vitoriosos são escolhidospoker friendsprimáriaspoker friendsque o apoio financeiropoker friendsgrupospoker friendslobby pró-armas, como a National Rifle Association, podem ser decisivos. Além disso, os eleitores que comparecem às urnas são conservadores que não são simpáticos a candidatos que defendem restrições à possepoker friendsarmas.

É uma realidade políticapoker friendsque congressistas republicanos têm problemaspoker friendssuas bases se não são considerados suficientemente conservadores.

O Congresso não é apenas contrário ao controlepoker friendsarmas como também proíbe esforços federais para realizaçãopoker friendspesquisas sobre causas da violência provenientepoker friendsarmaspoker friendsfogo.

Então como avançar?

"Isso é uma escolha política que fazemos para permitir que isso ocorrapoker friendsmesespoker friendsmeses nos EUA", disse Obama na quinta-feira. "Se você acha que isso é um problema, você deveria esperar que seus representantes eleitos refletissempoker friendsvisão."

Durante as eleições parlamentarespoker friends2014, apenas 36% dos eleitores aptos a votar compareceram às urnas. E a maioria, segundo o sistemapoker friendsdistritos, votoupoker friendscandidatos republicanos escolhidospoker friendsprimárias por apenas 9,5% dos eleitores registrados.

Isso significa que nos EUA, atualmente, é a visãopoker friends9,5% que faz a diferença.