Nós atualizamos nossa Políticaroleta aleatoria onlinePrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosroleta aleatoria onlinenossa Políticaroleta aleatoria onlinePrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
A curiosa ilha povoada por pequenos mamíferos voadoresroleta aleatoria onlineformatoroleta aleatoria onlinepipas:roleta aleatoria online
"Eles construíram trilhas pela floresta tropical, que é o local perfeito para avistar mamíferos noturnos", explicou Miard, mal conseguindo conter a emoção, no estilo do célebre naturalista e apresentador britânico David Attenborough.
As cigarras nos deram as boas-vindas à floresta tropical com um coro estridente. Algo saltou acima das nossas cabeças, um esquilo-voador talvez, seguidoroleta aleatoria onlineperto por um parroleta aleatoria onlinemorcegos frugívoros que zumbiam entre as palmeiras como dois amantes dançando.
Quando caiu a noite na ilha, ficou evidente que outro mundo havia despertado.
Logo nos encontramos com dois dos assistentesroleta aleatoria onlinepesquisaroleta aleatoria onlineMiard — Fizri Zubir, alunoroleta aleatoria onlinemestrado na Universidade Sains Malaysia, que estuda o comportamento dos colugos, segurando uma câmera; e Nur Liyana Binti Khalid, que estuda ciências florestais na Universidaderoleta aleatoria onlineMalaysia Sabah, ostentando uma lanterna na cabeça como se estivesse se preparando para descer uma caverna.
Mas a atenção deles estava voltada para o alto: a luz vermelha vasculhava as árvores como uma patrulha noturna à procuraroleta aleatoria onlinecombatentesroleta aleatoria onlineuma guerra na selva. Miard usava uma câmeraroleta aleatoria onlineimagem térmica para rastrear as sombras. Não demorou muito para encontrarmos o que estávamos procurando.
"Tem um ali", disse Zubir, apontando para o troncoroleta aleatoria onlineuma árvore enorme.
Através da fraca iluminação, avistamos um objeto redondo suspenso sob um dos galhos, que mal era possível distinguir e poderia facilmente ter passado por uma jaca — se não começasse a se desdobrar.
"Está prestes a começar seu ritual matinal!", afirmou Miard, da mesma maneira como uma mãe orgulhosa poderia falarroleta aleatoria onlineseu filho.
A criatura se espreguiçou e,roleta aleatoria onlineseguida, se agarrou ereta com suas garras afiadas na árvore e começou a se preparar. Sua pele chamava atenção porque, francamente, havia muita.
Uma membrana que se estende do seu pescoço passando por suas mãos e pés até a cauda, com um formato semelhante a uma pipa, diferencia o colugo, antes conhecido como lêmure-voador,roleta aleatoria onlineoutros planadores noturnos como o esquilo-voador, que tem uma cauda longa que usa para guiar seu voo.
Como não voam, tampouco usam a cauda como leme, os colugos, com a lógicaroleta aleatoria onlineuma asa-delta que saltaroleta aleatoria onlineuma encosta, normalmente sobemroleta aleatoria onlineuma árvore antesroleta aleatoria onlinetentar planar. Ainda assim, seu alcance é impressionante.
De acordo com Miard, eles foram filmados fazendo um voo planadorroleta aleatoria online150m, embora saltosroleta aleatoria online30m ou menos sejam muito mais comuns.
Depoisroleta aleatoria onlinese preparar, o colugo ergueu o rabo para se livrar do jantar do dia anterior. Foi difícil não traçar paralelos entre os hábitos dos colugos e o que nós, humanos, costumamos fazer pela manhã.
"Os colugos não estão muito distantesroleta aleatoria onlinenós," afirmou Miard.
"As pessoas costumavam pensar que eram parentesroleta aleatoria onlinemorcegos ou esquilos, mas isso não é verdade. Na verdade, os primatas são algunsroleta aleatoria onlineseus parentes vivos mais próximos."
O statusroleta aleatoria onlineelo perdido do colugo — eles, na verdade, pertencem àroleta aleatoria onlineprópria ordem, dos dermópteros, tendo sobrevivido mais que todos os seus primos planadores mamíferos mais próximos — é apenas umaroleta aleatoria onlinesuas qualidades intrigantes, que também incluem alimentar seus filhotes com leite excretadoroleta aleatoria onlineglândulas localizadas sob suas axilas; preferência por folhas e flores a frutos; lamber seus olhos como lagartos para limpá-los; e se comunicar por meioroleta aleatoria onlineultrassom (como morcegos quase cegos), apesarroleta aleatoria onlineter uma boa visão.
"Eles geralmente dormemroleta aleatoria onlineárvores diferentesroleta aleatoria onlineonde gostamroleta aleatoria onlinese alimentar", observou Miard, enquanto um colugo pulava da copa das árvores, planando sobre nossas cabeças como um filhoteroleta aleatoria onlinegato amarrado a uma pipa.
Ele pousou sem incidentes e imediatamente começou a comer uma suculenta saladaroleta aleatoria onlinefolhas e um acompanhamentoroleta aleatoria onlinelíquen ricoroleta aleatoria onlineminerais, que consumiu diretamente do galho.
Os humanos viveram junto aos colugos por séculos. Eles foram registrados pela ciência pela primeira vezroleta aleatoria online1758 — e fizeram até uma aparição na Viagem Ao Arquipélago Malaio, texto seminal do renomado naturalista britânico Alfred Russel Wallace, escritoroleta aleatoria online1869:
"Outro animal curioso que conheciroleta aleatoria onlineCingapura eroleta aleatoria onlineBornéu [...] é o Galeopitecídeo, ou lêmure-voador. Essa criatura tem uma ampla membrana que se estende ao redorroleta aleatoria onlineseu corpo até as extremidades dos dedos dos pés, e até a pontaroleta aleatoria onlinesua cauda bastante longa. Isso permite que ele passe obliquamente pelo arroleta aleatoria onlineuma árvore para outra... "
Os colugos tampouco são incomuns. Embora o colugo filipino seja exclusivoroleta aleatoria onlineapenas algumas ilhas das Filipinas, o colugo malaio é encontrado na maioria dos habitats florestais do sudeste asiático. O que levanta a questão óbvia: por que não se sabe mais sobre eles?
É um enigma que começou a intrigar Miard nos últimos três anos, enquanto estudava mamíferos noturnos nas ilhas malaiasroleta aleatoria onlinePenang e Langkawi como parteroleta aleatoria onlinesua pesquisaroleta aleatoria onlinedoutorado.
"Em Penang [uma ilha a apenas 108 km ao sulroleta aleatoria onlineLangkawi], onde comecei minha pesquisa, me concentrei principalmente na metodologiaroleta aleatoria onlinepesquisa para rastrear mamíferos noturnos, como civeta, loris-lento, cervo-rato e javali selvagem," contou.
"Mas encontrei colugos vivendoroleta aleatoria onlinetodos os lugares. Eles viviamroleta aleatoria onlinefazendas eroleta aleatoria onlinejardins à beira da estrada. Mas havia tantos dados faltando. Isso é o que me deixou realmente interessadaroleta aleatoria onlineestudá-los."
Uma razão comumente citada para nossa persistente faltaroleta aleatoria onlineconhecimentoroleta aleatoria onlinerelação aos colugos é que eles são animais sensíveis. De acordo com o naturalista Irshad Mobarakroleta aleatoria onlineLangkawi, "nenhum zoológico do mundo os criou com sucessoroleta aleatoria onlinecativeiro".
Suas fantásticas habilidadesroleta aleatoria onlinecamuflagem, hábitos noturnos e o fatoroleta aleatoria onlineterem as árvores como habitat também aludem ao motivoroleta aleatoria onlineterem escapado da atenção popular por tanto tempo. Além disso, eles não nos comem, e tampouco nós a eles.
Mas, para um naturalista dedicado, nenhuma desculpa pode compensar uma lacuna desconcertante no conhecimento científico.
Sabendo que a observação e o trabalhoroleta aleatoria onlinecampo seriam essenciais para conhecer os colugos, Miard se mudou para Langkawiroleta aleatoria online2018, onde uma cobertura florestal maior e terras mais planas auxiliamroleta aleatoria onlinepesquisa, alémroleta aleatoria onlinefornecer um local secundário para comparar suas descobertasroleta aleatoria onlinePenang.
Com a ajuda da Malaysian Primatological Society, ONG com sederoleta aleatoria onlinePenang, ela estabeleceu uma Estaçãoroleta aleatoria onlinePesquisaroleta aleatoria onlineColugoroleta aleatoria onlineTemoyong,roleta aleatoria onlineLangkawi, que oferece uma base para estudantes e pesquisadores curiososroleta aleatoria onlinetodas as disciplinas virem estudar colugos.
Localizada entre uma mesquita e um postoroleta aleatoria onlinegasolina, a área ao redor da estaçãoroleta aleatoria onlinepesquisa é o lugar ideal para estudar como os colugos estão se adaptando à invasão humanaroleta aleatoria onlineseu território.
Fomos para lároleta aleatoria onlinenossa segunda noite, assim que um alto-falante começou a chamar os fiéis para a oração noturna.
No alto, o sol poente coloria o céuroleta aleatoria onlinetons espetacularesroleta aleatoria onlinelaranja e depois roxo, o famoso pôr do solroleta aleatoria onlineLangkawi, outra atração natural da ilha.
"Todas essas árvores teriam sido plantadas por pessoas", explicou Miard, enquanto caminhávamos do centroroleta aleatoria onlinepesquisa para a rua Bohor Tempoyak na companhiaroleta aleatoria onlineseu assistenteroleta aleatoria onlinepesquisa Zubir.
Curiosamente, na Península da Malásia, os colugos raramente deixam as florestas, masroleta aleatoria onlineLangkawi, eles chegam muito mais pertoroleta aleatoria onlineáreasroleta aleatoria onlinepovoamento humano. Ninguém sabe exatamente por quê.
Por um breve momento, Miard e Zubir acreditaram ter visto um colugo, um objeto brancoroleta aleatoria onlinemovimento avistado com a câmeraroleta aleatoria onlineimagem térmica. Mas acabou sendo um alarme falso: era um pássaro fazendo ninho na copa das árvores.
Quando nossas esperanças estavam se esvaindo, eles avistaram um colugo agarrado a um tronco à beira da estrada. Em uma segunda inspeção, descobriram que, na verdade, eram dois: uma mãe e seu filhote bebê, agarrado a seu peito.
"Ah, olha como são fofos, aquele pequenino deve ter apenas algumas semanasroleta aleatoria onlinevida", disse Miard, antesroleta aleatoria onlineassumir uma postura mais profissional.
"Observamos que eles podem ter até três filhotes por ano; e não parecem ter uma temporadaroleta aleatoria onlineacasalamento específica."
Em pouco tempo, colugos apareceram ao nosso redor, emergindo da escuridão como fantasmas, usando a estrada como uma espécieroleta aleatoria onlinepassagem aérea — a lacuna formada pela rodovia, uma estrada secundáriaroleta aleatoria onlineduas pistas, mostrou ser o espaço ideal para um animal que plana, mesmo que quase acidentes com caminhões e motocicletas fossem comuns.
"Aprendemos que eles são muito sociáveis", afirmou Miard se referindo à comunidade do bairro.
"Uma área pode ter até 20. Mas gostaríamosroleta aleatoria onlinemarcar um para rastrear seus movimentos com mais detalhes."
Apesarroleta aleatoria onlinemanifestar adaptabilidade a vários habitats, há muita preocupação com as ameaças impostas aos colugos na Malásia, país onde o desmatamento continua sendo um problema real.
"A perdaroleta aleatoria onlinehabitat é a maior ameaça", ela disse. "Mas alguns fazendeiros os matam também."
O assassinatoroleta aleatoria onlinecolugos como praga é irônico porque eles, na verdade, são benéficos para o meio ambiente.
"Os colugos são essenciais para a produtividade das árvores", explicou Miard.
"Veja o durião, fruta que os malaios amam. Quando a árvore floresce, os colugos comem algumas dessas flores. Isso resultaroleta aleatoria onlineuma frutaroleta aleatoria onlinemelhor qualidade."
A questão da conscientização sobre o colugo é onde a pesquisaroleta aleatoria onlineMiard se encontra com a conservação, já que esses mamíferos misteriosos são análogos à saúde do ecossistema.
A Malásia é um dos apenas 17 países considerados megadiversos pelos cientistas, mas também é uma naçãoroleta aleatoria onlinerápido desenvolvimento, onde os humanos estão colocando uma pressão cada vez maior sobre o mundo natural, sobretudo na selva, que é desmatada para cultivo ou construçãoroleta aleatoria onlinemoradias.
Nesse sentido, os resultadosroleta aleatoria onlinesua pesquisa são publicados nos perfisroleta aleatoria onlinerede social do Night Spotting Project (NSP), cujos objetivos incluem "salvar mamíferos noturnos por meioroleta aleatoria onlinepesquisa, educação e capacitação da comunidade".
Miard também gostaria que Langkawi se voltasse mais para o ecoturismo.
"Muitos turistas vêm aqui e alugam jet skis na Cenang Beach ou vão ao shopping comprar produtos duty free. Mas Langkawi poderia ser como Sabah [estado no leste da Malásia] e desenvolver o turismoroleta aleatoria onlinetorno da natureza. A maioria das pessoas não tem ideiaroleta aleatoria onlinequão rico é o recurso animal", diz.
"A trilha na floresta é incrível, mas poucas pessoas vão para a floresta, exceto os locais, para caçar. Esta ilha poderia realmente ser um pontoroleta aleatoria onlineecoturismo", finalizou Miard, sugerindo que Langkawi ficasse conhecida como "a ilha dos colugos".
roleta aleatoria online Leia a versão original roleta aleatoria online desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel roleta aleatoria online .
roleta aleatoria online Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube roleta aleatoria online ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aleatoria onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aleatoria onlineusoroleta aleatoria onlinecookies e os termosroleta aleatoria onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta aleatoria onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aleatoria online"aceitar e continuar".
Finalroleta aleatoria onlineYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aleatoria onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aleatoria onlineusoroleta aleatoria onlinecookies e os termosroleta aleatoria onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta aleatoria onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aleatoria online"aceitar e continuar".
Finalroleta aleatoria onlineYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosroleta aleatoria onlineautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaroleta aleatoria onlineusoroleta aleatoria onlinecookies e os termosroleta aleatoria onlineprivacidade do Google YouTube antesroleta aleatoria onlineconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueroleta aleatoria online"aceitar e continuar".
Finalroleta aleatoria onlineYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível