A biblioteca islâmica perdida onde surgiu a matemática moderna:novibet ios
Invocar este grande monumento, portanto, requer um saltonovibet iosimaginação (pense na Cidadelanovibet iosWesteros ou na bibliotecanovibet iosHogwarts), mas uma coisa é certa: a academia inaugurou um renascimento cultural que alteraria completamente o cursonovibet iosmatemática.
A Casa da Sabedoria foi destruída no cerco mongolnovibet iosBagdánovibet ios1258 (de acordo com a lenda, tantos manuscritos foram jogados no rio Tigre que suas águas ficaram pretasnovibet iostinta), mas as descobertas feitas lá introduziram uma poderosa linguagem matemática abstrata que, mais tarde, seria adotada pelo império islâmico, pela Europa e,novibet iosúltima instância, por todo o mundo.
"O que deveria importar para nós não são os detalhes precisosnovibet iosonde ou quando a Casa da Sabedoria foi criada", diz Jim Al-Khalili, professornovibet iosfísica da Universidadenovibet iosSurrey. "Muito mais interessante é a história das próprias ideias científicas e como elas se desenvolveram como resultado disso."
Traçar o legado matemático da Casa da Sabedoria envolve um pouconovibet iosviagem no temponovibet iosvolta ao futuro. Por centenasnovibet iosanos, até o declínio do Renascimento italiano, um nome foi sinônimonovibet iosmatemática na Europa: Leonardo da Pisa, conhecido postumamente como Fibonacci. Nascidonovibet iosPisanovibet ios1170, o matemático italiano recebeunovibet iosinstrução primárianovibet iosBugia, um enclave comercial localizado na costa da Barbária na África (litoral norte do continente). Com 20 e poucos anos, Fibonacci viajou para o Oriente Médio, cativado por ideias que vieram da Índia para o oeste através da Pérsia. Quando voltou à Itália, Fibonacci publicou Liber Abbaci, uma das primeiras obras ocidentais a descrever o sistema numérico hindu-arábico.
Quando Liber Abbaci apareceu pela primeira veznovibet ios1202, os numerais hindu-arábicos eram conhecidos apenas por alguns intelectuais. Os comerciantes e acadêmicos europeus ainda se apegavam aos algarismos romanos, o que tornava a multiplicação e a divisão extremamente complicadas (experimente multiplicar MXCI por LVII!). O livronovibet iosFibonacci demonstrou o usonovibet iosnumeraisnovibet iosoperações aritméticas — técnicas que poderiam ser aplicadas a problemas práticos como margemnovibet ioslucro, câmbionovibet iosmoeda, conversãonovibet iospeso e juros.
"Quem deseja conhecer a arte do cálculo, suas sutilezas e ingenuidades, deve saber computar com figuras manejáveis", escreveu Fibonacci no primeiro capítulonovibet iossua obra enciclopédica, referindo-se aos dígitos que as crianças agora aprendem na escola. "Com esses nove algarismos e o sinal 0, chamado zéfiro, qualquer número está escrito." De repente, a matemática estava disponível para todosnovibet iosuma forma utilizável.
A grande sacadanovibet iosFibonacci não foi apenasnovibet ioscriatividade como matemático, no entanto, masnovibet ioscompreensão aguçada das vantagens conhecidas pelos cientistas muçulmanos por séculos: suas fórmulasnovibet ioscálculo, seu sistemanovibet ioscasas decimais,novibet iosálgebra. Na verdade, Liber Abbaci confiou quase exclusivamente nos algoritmos do matemático do século 9 Al-Khwarizmi. Seu revolucionário tratado apresentou, pela primeira vez, uma forma sistemáticanovibet iosresolver equações quadráticas. Devido às suas descobertas nessa área, Al-Khwarizmi é frequentemente referido como o pai da álgebra (uma palavra que devemos a ele: do árabe al-jabr, "a restauraçãonovibet iospeças quebradas") enovibet ios821 foi nomeado astrônomo e bibliotecário-chefe da Casa da Sabedoria.
"O tratadonovibet iosAl-Khwarizmi introduziu o mundo muçulmano ao sistema numérico decimal", explica Al-Khalili. "Outros, como Leonardo da Pisa, ajudaram a transmiti-lo pela Europa."
A influência transformadoranovibet iosFibonacci na matemática moderna foi, portanto, um legado devidonovibet iosgrande parte a Al-Khwarizmi. E assim, dois homens separados por quase quatro séculos estavam conectados por uma biblioteca antiga: o matemático mais famoso da Idade Média estava nos ombrosnovibet iosoutro pensador pioneiro, cujas descobertas foram feitasnovibet iosuma instituição icônica da Idadenovibet iosOuro islâmica.
Talvez porque tão pouco se saiba sobre a Casa da Sabedoria, os historiadores são ocasionalmente tentados a exagerar seu escopo e propósito, dando-lhe um status mítico um tantonovibet iosdesacordo com os escassos registros históricos que nos restam. "Alguns argumentam que a Casa da Sabedoria não era tão grande quanto se tornou aos olhosnovibet iosmuitos", diz Al-Khalili. "Masnovibet iosassociação com homens como Al-Khwarizmi, com seu trabalhonovibet iosmatemática, astronomia e geografia, é para mim uma forte evidêncianovibet iosque a Casa da Sabedoria estava mais pertonovibet iosuma verdadeira academia, não apenas um repositórionovibet ioslivros traduzidos."
Os acadêmicos e tradutores da biblioteca também se esforçaram para garantir que seu trabalho fosse acessível ao público leitor. "A Casa da Sabedoria é fundamentalmente importante, pois foi por meionovibet iostraduções lá — estudiosos árabes que traduziram ideias gregas para o vernáculo — que formamos a basenovibet iosnossa compreensão matemática", diz June Barrow-Green, professoranovibet ioshistória da matemática na Open University no Reino Unido. A biblioteca do palácio era tanto uma janela para ideias numéricas do passado quanto um localnovibet iosinovação científica.
Muito antes do nosso sistema decimal atual, antes do sistemanovibet iosnúmero binário que programa nossos computadores, antes dos algarismos romanos, antes do sistema usado pelos antigos mesopotâmicos, os humanos usavam os primeiros sistemasnovibet ioscontagem para registrar cálculos. Embora possamos achar cada um deles antiquados, as diferentes representações numéricas podem, na verdade, nos ensinar algo valioso sobre a estrutura, as relações e os contextos históricos e culturais dos quais surgiram.
Elas reforçam a ideianovibet iosvalor relativo e abstração, ajudando-nos a entender melhor como funcionam os números. Mostram que "o jeito ocidental não era o único", diz Barrow-Green. "Há um valor realnovibet ioscompreender diferentes sistemas numéricos."
Quando um antigo comerciante queria escrever "duas ovelhas", por exemplo, podia inscrevernovibet iosargila a gravuranovibet iosduas ovelhas. Mas isso seria complicado se ela quisesse escrever "20 ovelhas". A notação sinalnovibet iosvalor é um sistema no qual os símbolos numéricos somados significam um valor — neste caso, desenhar duas ovelhas para representar a quantidade real.
Um vestígionovibet iosnotação sinalnovibet iosvalor, os algarismos romanosnovibet iosalguma forma persistiram, apesar da introdução do sistemanovibet iosAl-Khwarizmi, que dependia da posição dos dígitos para representar as quantidades. Como os monumentos imponentes nos quais foram inscritos, os algarismos romanos sobreviveram ao império que os deu origem — por acidente, sentimento ou propósito, ninguém pode dizer com certeza.
O anonovibet ios2020 marcou o 850º aniversário do nascimentonovibet iosFibonacci. Também pode ser o momento que ameaça desfazer a jornada dos algarismos romanos. No Reino Unido, por exemplo, os relógios tradicionais foram substituídos por relógios digitais, mais fáceisnovibet iosler nas salasnovibet iosaula das escolas, por medonovibet iosque os alunos não consigam mais dizer a hora analógica corretamente. Em algumas regiões do mundo, os governos eliminaram esses algarismos dos sinaisnovibet iostrânsito enovibet iosdocumentos oficiais. E Hollywood deixounovibet iosusar algarismos romanosnovibet iostítulosnovibet iossequências. O Superbowl eliminou esses algarismos para seu 50º jogo, temendo que pudesse confundir os fãs.
Mas uma mudança global para longe dos algarismos romanos ressalta uma arrasadora inumerabilidadenovibet iosoutros aspectos da vida. Talvez mais importante, o desaparecimento dos algarismos romanos revela a política que rege qualquer discussão mais ampla sobre a matemática.
"A questãonovibet iosquais histórias contamos, qual cultura privilegiamos e quais formasnovibet iosconhecimento imortalizamos na aprendizagem formal são inevitavelmente influenciadas por nossa herança colonial ocidental", diz Lucy Rycroft-Smith, editora e desenvolvedora da Cambridge Mathematics.
Ex-professoranovibet iosmatemática, Rycroft-Smith é agora uma voznovibet iosliderança na educação matemática e estuda as diferenças nos currículos globais. Embora Paísnovibet iosGales, Escócia e Irlanda não incluam algarismos romanosnovibet iosseus objetivosnovibet iosaprendizagem e os EUA não tenham requisitos padrão, a Inglaterra declara explicitamente que os alunos devem ser capazesnovibet iosler algarismos romanos até 100.
Muitosnovibet iosnós não encontraremos nadanovibet iosespecial sobre a figura MMXX (isso é 2020, se você não sabe). Mas podemos reconhecer vagamente Fibonacci pelo famoso padrão que leva seu nome: uma sequência recursiva que começa com 1 e é, a partir daí, a soma dos dois números anteriores.
A sequêncianovibet iosFibonacci é certamente notável, aparecendo com frequência surpreendente no mundo natural:novibet iosconchas e gavinhasnovibet iosplantas, nas espiraisnovibet ioscabeçasnovibet iosgirassol,novibet iospinhas, chifresnovibet iosanimais e no arranjonovibet iosbotõesnovibet iosfolhasnovibet iosum caule, bem como no mundo digital (em ciência da computação e sequenciamento). Seus padrões frequentemente fazem parte da cultura popular também: na literatura, no cinema e nas artes visuais; como um refrão nas letras das músicas ou partituras orquestrais; ou mesmo na arquitetura.
Mas a contribuição matemática mais duradouranovibet iosLeonardonovibet iosPisa é algo raramente ensinado nas escolas. Essa história começa na bibliotecanovibet iosum palácio há quase mil anos, numa épocanovibet iosque a maior parte do Cristianismo ocidental jazia na escuridão intelectual. É uma história que deve desmantelar nossa visão eurocêntrica da matemática, iluminar as realizações científicas do mundo islâmico e defender a importância contínua dos tesouros numéricosnovibet iosmuito tempo atrás.
novibet ios Leia a versão original novibet ios desta reportagem (em inglês) no site BBC Future novibet ios .
novibet ios Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube novibet ios ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet iosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet iosusonovibet ioscookies e os termosnovibet iosprivacidade do Google YouTube antesnovibet iosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet ios"aceitar e continuar".
Finalnovibet iosYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet iosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet iosusonovibet ioscookies e os termosnovibet iosprivacidade do Google YouTube antesnovibet iosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet ios"aceitar e continuar".
Finalnovibet iosYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosnovibet iosautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticanovibet iosusonovibet ioscookies e os termosnovibet iosprivacidade do Google YouTube antesnovibet iosconcordar. Para acessar o conteúdo cliquenovibet ios"aceitar e continuar".
Finalnovibet iosYouTube post, 3