Como tubarões estão ajudando as Filipinas a se recuperarcomo funciona o rollover da novibetum tufão:como funciona o rollover da novibet

Vendedorcomo funciona o rollover da novibetMalapascua

Crédito, Stevecomo funciona o rollover da novibetNeef

Legenda da foto, Turismocomo funciona o rollover da novibetMalapascua sobrevive graças à grande presençacomo funciona o rollover da novibettubarões-debulhadores

Mas Malapascua contou com aliados poderosos e acimacomo funciona o rollover da novibetqualquer suspeita: seus tubarões.

Espetáculo para mergulhadores

Malapascua após passagem do tufão Haiyan

Crédito, Steve De Neef

Legenda da foto, Passagem do tufão Haiyan deixou maiscomo funciona o rollover da novibet6 mil mortos e causou destruição nas Filipinas

A espécie mais abundante na ilha é o tubarão-debulhador (Alopias pelagicus), um dos membros do gênero conhecido por possuir uma cauda fina e longa que eles usam para chicotear a água e, assim, assustar e paralisar suas presas.

Um adulto pode chegar a 3 metroscomo funciona o rollover da novibetcomprimento, o que não é muitocomo funciona o rollover da novibetse tratandocomo funciona o rollover da novibettubarões. Assim como as outras duas espécies do gênero, o debulhador é altamente migratório e pode ser encontrado tantocomo funciona o rollover da novibetáguas profundas quanto no litoral.

Esse tubarão tem apenas dois filhotes por ano e só chega à maturidade sexual por volta dos 8 anoscomo funciona o rollover da novibetidade, o que o coloca entre as espécies mais ameaçadascomo funciona o rollover da novibetextinçãocomo funciona o rollover da novibettodo o mundo.

Diariamente, os animaiscomo funciona o rollover da novibetMalapascua se dirigem ao bancocomo funciona o rollover da novibetareiacomo funciona o rollover da novibetMonad, na costa da ilha. Segundo Alessandro Ponzo, diretor-executivo da divisão filipina do Projetocomo funciona o rollover da novibetGrandes Vertebrados Marinhos, isso acontece porque eles precisam se livrarcomo funciona o rollover da novibetparasitas emcomo funciona o rollover da novibetpele.

"Para isso, logocomo funciona o rollover da novibetmanhã eles vêm perto da praia para deixar que pequenos peixes removam esses parasitas", explica.

Tubarão-debulhador

Crédito, Steve De Neef

Legenda da foto, Tubarão-debulhador usacomo funciona o rollover da novibetlonga cauda como chicote para paralisar suas presas

Além disso, o bancocomo funciona o rollover da novibetareia está cercadocomo funciona o rollover da novibetáguas profundas cheiascomo funciona o rollover da novibetsardinhas, oferecendo aos tubarões a chancecomo funciona o rollover da novibetcaçar e se alimentar.

Desde 1999, mergulhadorescomo funciona o rollover da novibettodo o mundo têm visitado a região para admirar essa maravilha natural. Todas as manhãs, eles aguardam pelos debulhadores a uma profundidadecomo funciona o rollover da novibet20 metros.

"Não precisamoscomo funciona o rollover da novibetjaulas ou iscas para que os mergulhadores aproveitem essa atraçãocomo funciona o rollover da novibetperto", conta Anna Oposa, cofundadora da ONG Save Philippine Seas.

Por tudo isso, os tubarões têm sido fundamentais na recuperaçãocomo funciona o rollover da novibetMalapascua desde a passagem do Haiyan.

"Como os tubarões não foram atingidos pela tragédia, o turismocomo funciona o rollover da novibetmergulho já estavacomo funciona o rollover da novibetpé duas semanas depois do tufão, e isso ajudou a trazer dinheiro para a ilha", diz.

Graças ao ecoturismo, Malapascua praticamente já reergueu suas casas, escolas e agênciascomo funciona o rollover da novibetmergulho.

Mudançacomo funciona o rollover da novibetmentalidade

Malapascua, nas Filipinas

Crédito, Steve De Neef

Legenda da foto, Malapascua conseguiu se reerguer graças ao ecoturismo e tenta dar exemplo para vizinhos

Os moradores reconhecem o papel fundamental dos tubarões na manutenção da economia local.

"Eles oferecem muitas oportunidadescomo funciona o rollover da novibettrabalho para nós", diz Bryan Barcenas, donocomo funciona o rollover da novibetuma lojacomo funciona o rollover da novibetsouvenires que vende esculturas artesanaiscomo funciona o rollover da novibettubarões.

"Depois que os turistas mergulham, eles vêm aqui e compram meus objetos. Para mim, esses tubarões são um presente para Malapascua."

O ex-pescador Renato Reuyan também refezcomo funciona o rollover da novibetvida com o negóciocomo funciona o rollover da novibettorno dos tubarões. Antes do tufão, ele caçava os animais para abastecer o movimentado mercadocomo funciona o rollover da novibetbarbatanas da Ásia. Depois da tragédia, decidiu se dedicar à proteção deles.

"Antes, os tubarões não significavam nada para nós -como funciona o rollover da novibetuma noitecomo funciona o rollover da novibetcaçada, eu conseguia pegarcomo funciona o rollover da novibetcinco a dez deles", conta. "Agora me tornei um guiacomo funciona o rollover da novibetmergulho. Sei que ter mais tubarões significa ter mais mergulhadores, e, assim, mais dinheiro."

Comércio ilegal

Dennis Bait-it

Crédito, Steve De Neef

Legenda da foto, Dennis Bait-it é um dos vários nativos que vivem como instrutorcomo funciona o rollover da novibetmergulho

Mas apesar do entusiasmo dos habitantescomo funciona o rollover da novibetMalapascua, o turismocomo funciona o rollover da novibettorno dos tubarões-debulhadores ainda enfrenta grandes desafios nas Filipinas.

"A pesca ilegal e comercial desses animais está tirando as oportunidades do turismocomo funciona o rollover da novibettodo o país", afirma Oposa.

As barbatanas dessa espécie representam 2,3%como funciona o rollover da novibettodas as barbatanas comercializadas anualmentecomo funciona o rollover da novibetHong Kong, o maior mercado do mundo para esse produto, segundo um estudocomo funciona o rollover da novibet2006 publicado na revista Conservation Biology.

Isso significa que milhõescomo funciona o rollover da novibetdebulhadores são mortos a cada ano.

"Tubarõescomo funciona o rollover da novibettodas as espécies estão enfrentando uma crisecomo funciona o rollover da novibetmortalidade global, com cercacomo funciona o rollover da novibet100 milhões mortos a cada ano", afirma Luke Warwick, diretorcomo funciona o rollover da novibetpreservaçãocomo funciona o rollover da novibettubarões na organização Pew Charitable Trust.

"O debulhador é um caso particularmente preocupante, porque podem levar maiscomo funciona o rollover da novibetdez anos para amadurecerem e começarem a se reproduzir, e só têm um ou dois filhotes por ano. Com o declínio insustentável que atinge 70%como funciona o rollover da novibetseus habitats, essa espécie está destinada à extinção."