A arte é capazslot yakuzamudar o mundo?:slot yakuza

A performance Derrubando a Urna da Dinastia Han
Legenda da foto, O artista chinês Ai Weiweislot yakuzafato fez uma obraslot yakuzaarte ao destruir outra obra - a performance Derrubando a Urna da Dinastia Han (Crédito: Ai Weiwei)
Ai Weiwei derruba vaso da dinastia Han
Legenda da foto, Ai Weiwei derrubou um vaso da dinastia Hanslot yakuza2 mil anos para uma fotografiaslot yakuza1995 - e ele pintou outros como um atoslot yakuzavandalismo (Crédito: Ai Weiwei)

Vamos levarslot yakuzaconsideração um breve histórico da sabotagem no mundo da arte -slot yakuzaque forma artistas lidaram com a ideiaslot yakuzaque os atos mais poderososslot yakuzacriação poderiam ser osslot yakuzadestruição? E mais, se é possível que as próprias obrasslot yakuzaarte interfiramslot yakuzaestruturas sociais e políticas, qual é a aparência dessa disrupção? É claro que sabotagem não é o simples atoslot yakuzaquebrar coisas. Sabotagem é quebrar coisas para que outra coisa, diferente, possa acontecer.

Apetite por destruição

Em termosslot yakuzadestruiçãoslot yakuzaarte, podemos pensar na proposta bem-sucedidaslot yakuzaGustave Courbert,slot yakuza1871,slot yakuzadestruir a coluna Vendôme durante a Comunaslot yakuzaParis, um monumento que ele disse ser "desprovidoslot yakuzaqualquer valor artístico que tende a perpetuar atravésslot yakuzasua expressão as ideiasslot yakuzaguerra e conquista da dinastia imperial passada". Ou mais recentemente a da artista britânica Hannah Black, que fez uma carta abertaslot yakuza2017 pedindo que a famosa pinturaslot yakuzaDana Schutz "Open Casket" ("Caixão Aberto",slot yakuzatradução literal), que reproduz a imagem famosaslot yakuzaEmmett Tillslot yakuzaseu enterro, fosse removida da Bienal Whitney e destruída. Emmett Till era um jovemslot yakuza14 anos que foi espancado até a morteslot yakuza1955 nos EUA por homens brancos após uma mulher branca ter afirmado que ele a desrespeitou. Ambos os casos, porém, são enquadramentos. As propostasslot yakuzaderrubar a coluna e destruir a pintura não são arteslot yakuzasi.

Pôsteresslot yakuzaDaniel Buren
Legenda da foto, Daniel Buren cobriu Bernslot yakuzapôsteres quando não foi convidado para uma exposição (Crédito: Photos-souvenirs: Daniel Buren, March 1969, Bern. Détails. © DB-ADAGP Paris)

Por outro lado,slot yakuza1995, o artista chinês Ai Weiweislot yakuzafato fez uma obraslot yakuzaarte ao destruir outra obra - a performance Derrubando a Urna da Dinastia Han. Sua performance foi representadaslot yakuzauma sequênciaslot yakuzafotosslot yakuzapreto e branco: o artista segura o vaso cerimonialslot yakuza2 mil anos, o vaso está caindo no ar e, por fim, quebra-se no chão. Ao destruir a urna, Weiwei destrói o valor monetárioslot yakuzaum objeto antigo, mas tambémslot yakuzaseu valor cultural. E, no nível simbólico, a atitude representa a rejeição aos legados da Dinastia Han (206 a.C - 220 d.C), um período marcante na história chinesa. Dessa forma, ele convida o espectador a pensar sobre quem determina valores culturais e monetários. Mas tudo isso fica apenas no nívelslot yakuzarepresentação: nenhum sistema político ou social é atingido.

Atosslot yakuzasabotagem no mundo da arte muitas vezes são direcionados às instituições que sustentam a arte, refletindo as frustraçõesslot yakuzaartistas com problemasslot yakuzavisibilidade e acessibilidade. Nós podemos lembrar dos Salões dos Rejeitadosslot yakuza1863, quando Courbet, Édouard Manet, James McNeill Whistler e outros rejeitados pelo Salãoslot yakuzaParis mostraram seu trabalho, com o patrocínio do imperador Napoleão III,slot yakuzaoutro local no Palácio da Indústria.

Um século mais tarde,slot yakuza1969, Daniel Buren foi excluído da famosa exibição When Attitudes Become Form ("Quando Atitudes Tomam Forma",slot yakuzatradução literal) na cidadeslot yakuzaBern e, como reação, cobriu os painéis da cidade com suas listras, inserindo-se na exposição. Ele foi preso por isso e teve que deixar a Suíça. Cinco anos depois, a artista americana Lynda Benglis reagiu à misoginia no mundo da arte pagando U$3 mil (R$11 mil)slot yakuzaum anúncioslot yakuzaArtforum, no qual a artista promoveuslot yakuzapróxima exibição na Galeria Paula Cooperslot yakuzaNova York posando pelada ao ladoslot yakuzaum enorme vibradorslot yakuzalátex.

Arte AutoDestrutiva

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Gustav Metzger criouslot yakuzaArte AutoDestrutiva ao cobrirslot yakuzaácido hidroclórico tecidosslot yakuzanylon e então posando ao lado deles enquanto se dissolviam durante 20 minutos

Estratégiasslot yakuzarejeição e revogação do tipo são comuns no mundo da sabotagem na arte. Em 1969, a Coalizãoslot yakuzaTrabalhadores da Arte foi criada por artistas como Lucy Lippard e Carl Andre, organizando protestos antiguerra e pedindo a grandes instituições para se posicionarem contra a Guerra no Vietnã. Outras organizaçõesslot yakuzaartistas fizeram ações parecidas na época, como o Gruposlot yakuzaMulheres Artistas Ad Hoc, liderado por Lippard e cujos protestos resultaram na inclusãoslot yakuzaartistas negras na Bienal Whitney seguinte. Em 1974, o artista alemão Gustav Metzger criticou a comodificação da arte atravésslot yakuzatrabalhos como Os Anos Sem Arte - 1977-1980, que demandava um hiatoslot yakuzatrês anosslot yakuzaqualquer produção ou vendaslot yakuzaarte, sem sucesso.

Pane no sistema

Ainda assim, outros métodosslot yakuzasabotagem levaram espectadores a agir. Em uma performanceslot yakuza1968, a artista argentina Graciela Carnevale reuniu participantesslot yakuzauma galeriaslot yakuzavidroslot yakuzaRosário (Argentina), saiu e trancou a porta. Ela esperava incitar violência entre os participantes, que eventualmente foram libertos por um transeunte que quebrou a porta da galeria.

Em 2009, Tania Bruguera apresentouslot yakuzaperformance Autosabotagem na galeria Jeuslot yakuzaPaumeslot yakuzaParis: ela intercalou leiturasslot yakuzasuas reflexões sobre arte política com um tiposlot yakuzaroleta russaslot yakuzaque pegava um revólver com uma única balaslot yakuzaseu carregador, apontava paraslot yakuzatêmpora, rolava o tambor e apertava o gatilho aleatoriamente. Sua ação desafiou o próprio efeito da arteslot yakuzainfluenciar a realidade.

Espectadoresslot yakuzauma galeriaslot yakuzavidro
Legenda da foto, Graciela Carnevale trancou espectadoresslot yakuzauma galeriaslot yakuzavidro como um experimento para ver quanto demoraria para que tudo acabasseslot yakuzaviolência (Crédito: Graciela Carnevale/Spai Visor)

Tentativasslot yakuzafundir completamente arte e vida foram historicamente criticadas - como quando a Bienal Whitneyslot yakuza1993 incluiu o vídeo caseiro do encanador George Hollidayslot yakuzaque policiaisslot yakuzaLos Angeles espancavam Rodney King ou quando o curador Artur Żmijewski convidou manifestantes do Movimento Occupy Wall Street para tomar um andar inteiro da Sétima Bienalslot yakuzaBerlimslot yakuza2012.

Esses projetos sabotam o próprio conceito do que uma arte pode e deve fazer. Mas voltando à pergunta inicial: o que obrasslot yakuzaarte realmente podem fazer para ajudar a interferirslot yakuzaestruturas políticas e sociais? Sob pressão, consigo pensar apenasslot yakuzaalgumas que substituem a frágil dinâmica entre arte, vida e poder para intervirslot yakuzasistemas enquanto mantêm o rigorslot yakuzaforma ou conceito - obrasslot yakuzaarte que verdadeiramente têm propósito e efeito no mundo real.

Protesto Parker Bright
Legenda da foto, O artista Parker Bright protestou contra a pinturaslot yakuzaDana Schutzslot yakuzauma vítimaslot yakuzalinchamento ao obstruir a visão da obra (Crédit: Twitter)

Em 1997, o artista alemão Christoph Schlingensief fez algo do tipo quando organizou a performance Tötet Helmut Kohl! ("Mate Helmut Kohl!"), na qual ele reuniu o número máximo possívelslot yakuzadesempregados e os levou para nadar no destino preferido do então chanceler alemão Helmut Kohl quando o político estava láslot yakuzaférias. Ele disse que todos os alemães desempregados poderiam, juntos, tirar a água do lago. Em 2014, o artista Lawrence Abu Hamdan criou a obra The All-Hearing, para a qual ele pediu a dois xeiques árabes que não fizessem seus discursos semanaisslot yakuzasexta no Cairo mas,slot yakuzavez disso, fizessem discursos sobre os perigos da poluiçãoslot yakuzasom como uma questãoslot yakuzasaúde pública. Schlingensief e Abu Hamdan abalaram o status quo para exigir uma mudança.

Instalaçãoslot yakuzaKafka
Legenda da foto, Em 1981, Ivan Kafka cobriu uma ruaslot yakuzaPraga com mil palitosslot yakuzamadeira - a única maneiraslot yakuzair ao trabalho era pisando sobre eles (Crédito: Ivan Kafka/Artlist.cz)

É claro que a sabotagem é maliciosa. Muitas vezes, é uma intervenção que começa como uma interferência pequena que se multiplica e é ampliada resultando na destruiçãoslot yakuzaum sistema. E muitas vezes é feitaslot yakuzaforma anônima. Essa relação entre duração e autoria torna a verdadeira sabotagem uma tarefa incômoda para os artistas. Dito isso, meu ato preferidoslot yakuzasabotagem artística aconteceuslot yakuza1981, na calada da noite, pelo artista checo Ivan Kafka. Durante a noite, Kafka enfiou mil palitosslot yakuzamadeira entre as pedras arredondadas da rua Jansky, no bairro Neruda,slot yakuzaPraga, logo abaixo do castelo que é um símbolo histórico do governo checo. Quando os moradores locais abriram as portasslot yakuzacasa pela manhã para ir ao trabalho, tiveram que decidir se destruíam a obra - então um ato ilegalslot yakuzaliberdadeslot yakuzaexpressão - ou o preservavam e deixavamslot yakuzair ao trabalho. A instalaçãoslot yakuzaKafka me lembra a frase dos acadêmicos Fabio Rambelli e Eric Reinders: "A destruição não é o fim da cultura, mas uma das condiçõesslot yakuzasua possibilidade."

raya

slot yakuza Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube slot yakuza ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslot yakuzaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslot yakuzausoslot yakuzacookies e os termosslot yakuzaprivacidade do Google YouTube antesslot yakuzaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslot yakuza"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslot yakuzaterceiros pode conter publicidade

Finalslot yakuzaYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslot yakuzaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslot yakuzausoslot yakuzacookies e os termosslot yakuzaprivacidade do Google YouTube antesslot yakuzaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslot yakuza"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslot yakuzaterceiros pode conter publicidade

Finalslot yakuzaYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosslot yakuzaautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaslot yakuzausoslot yakuzacookies e os termosslot yakuzaprivacidade do Google YouTube antesslot yakuzaconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueslot yakuza"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoslot yakuzaterceiros pode conter publicidade

Finalslot yakuzaYouTube post, 3