A história por trás do padrão xadrez tão usadochapecoense e tombense palpiteroupas e acessórios na Escócia:chapecoense e tombense palpite

Modelo desfila com casaco tartã

Crédito, Alamy

Legenda da foto, Padrão que hoje simboliza a Escócia teve origem rebelde

chapecoense e tombense palpite No Museu Nacional da Escócia, localizado no centrochapecoense e tombense palpiteEdimburgo, um item resume o relacionamento do país com o tartã, o padrão quadriculado há séculos associado com o país. Um casaco com punhos e colarinhos feitoschapecoense e tombense palpiteveludo vermelho não apenas tem estilo como parece confortável para ser usado nos diaschapecoense e tombense palpitehoje.

Mas trata-sechapecoense e tombense palpiteuma peça com 272 anoschapecoense e tombense palpiteidade.

É o casaco usado por Carlos Eduardo Stuart durantechapecoense e tombense palpitetentativa frustradachapecoense e tombense palpitereconquistar a coroa britânica para os Stuart, a família real católica britânica destronada no século 17. Os Stuart eram escoceses e - assim como inúmeros escoceseschapecoense e tombense palpiteontem e hoje, Carlos Eduardo usava o padrão como formachapecoense e tombense palpiteafirmarchapecoense e tombense palpiteidentidade nacional.

O casaco é apenas umchapecoense e tombense palpitemuitos tesouros que fazem partechapecoense e tombense palpiteuma exposição sobre o Levante Jacobita, liderado por Carloschapecoense e tombense palpite1745. A exibição lança nova luz sobre a política do conflito, mas não deixachapecoense e tombense palpitelado a interessante estética da revolta -chapecoense e tombense palpiteespecial a transição do tartã como costume regional para "marca" internacional.

Carlos Eduardo Stuart era netochapecoense e tombense palpiteJames II, o último rei católico da Inglaterra, derrubadochapecoense e tombense palpite1688 pelo nobre protestante William III. James fugiu para a França, mas até morrer nunca abriu mãochapecoense e tombense palpiteseu direito ao trono. E,chapecoense e tombense palpite1745, Carlos, então o "herdeiro" após a morte do pai (também chamado James) foi para a Escócia tentar formar um exército para lutar com os ingleses e remover do trono George II, o que restauraria a dinastia Stuart.

Casaco tartã
Legenda da foto, O casacochapecoense e tombense palpiteCarlos Eduardo Stuart. Foto: National Gallery of Scotland

Apesarchapecoense e tombense palpiteser descendentechapecoense e tombense palpiteescoceses, Carlos nasceu e cresceuchapecoense e tombense palpiteRoma - e jamais tinha visitado a terra dos antepassados. Mas o casaco com o padrão tartã era um sinalchapecoense e tombense palpitesimpatia perante os "compatriotas". Esse lancechapecoense e tombense palpiterelações-públicas funcionou e retratos do príncipe rebelde foram reproduzidoschapecoense e tombense palpitetoda sortechapecoense e tombense palpiteobjetos,chapecoense e tombense palpitetalheres a caixinhaschapecoense e tombense palpiterapé - ganhou ainda o apelidochapecoense e tombense palpiteBonnie Prince Charlie, algo como Carlos, o Bonitão.

De quebra, o garoto-propaganda do movimento Jacobita, como ficou conhecida a campanha pró-Stuart, arrebanhou adeptos suficientes para obter interessantes vitórias militares e marcharchapecoense e tombense palpiteforma triunfal até a cidadechapecoense e tombense palpiteDerby, percorrendo quase metade do território do Reino Unido anteschapecoense e tombense palpiteser derrotado na Batalhachapecoense e tombense palpiteCulloden.

O príncipe fugiu da Escóciachapecoense e tombense palpite1746 e o Reino Unido ainda tem no trono a dinastia protestante que ele falhouchapecoense e tombense palpitederrubar. Mas, apesarchapecoense e tombense palpitederrotado nos camposchapecoense e tombense palpitebatalha, o tartã resistiu não apenas na Escócia e ganhou o mundo.

Mas como esse padrão virou uma marca global?

"Estamos falandochapecoense e tombense palpiteum tecido que sempre foi uma marcachapecoense e tombense palpitedistinção", diz Viccy Coltman, professorachapecoense e tombense palpiteHistória da Arte da Universidadechapecoense e tombense palpiteEdimburgo. "Isso faz partechapecoense e tombense palpitesua história".

Depois da Batalhachapecoense e tombense palpiteCulloden, o tecido foi banido da Escócia por ordem real. Mas isso deu ao tartã um certo status cult e, quando a proibição foi suspensa,chapecoense e tombense palpite1782, o padrão virou moda. Não era um sinalchapecoense e tombense palpiteapoio ao movimento jacobita, mas sim uma formachapecoense e tombense palpiteostentação da aristocracia echapecoense e tombense palpiteuma emergente classe média.

"O movimento criou uma indústriachapecoense e tombense palpitevestimentas consideradas relíquias", explica Coltman.

E os maiores compradores eram justamente os escoceses que ajudaram a derrotar Carlos Stuart. Essa apropriação teve seu augechapecoense e tombense palpite1822, quando o rei George 4 visitou Edimburgo e Walter Scott, escritorchapecoense e tombense palpiteromances históricos sobre uma Escócia idealizada e um dos organizadores da visita real, arranjou um comitêchapecoense e tombense palpiterecepção nas ruas da cidadechapecoense e tombense palpiteque o traje era o tartã. Há até um retrato do soberano usando um kilt.

Pinturachapecoense e tombense palpiteBonnie Prince
Legenda da foto, Carlos Stuart foi derrotado, apesarchapecoense e tombense palpitevitórias militares

O padrão não era mais ameaçador - echapecoense e tombense palpitesuposta reabilitação estava completa.

A rainha Vitória continuou essa apropriação, usando xadrezchapecoense e tombense palpitefotos oficiaischapecoense e tombense palpitesuas visitas a Balmoral, a residênciachapecoense e tombense palpiteverão da família real na Escócia. Antes inimiga, a Escócia, virara destinochapecoense e tombense palpiteférias. O país se tornara uma marca e o tartã era parte integralchapecoense e tombense palpitesua identidade - o padrão passou a fazer partechapecoense e tombense palpitetodos os produtos para turistas.

Até o final do século 19 havia apenas algumas variedades do xadrez. Mas a mecanização da produção têxtil possibilitou a produçãochapecoense e tombense palpiteimensas variações. Um consumidor com um sobrenome escocês podia escolher um tartã particular, quiçá associado a uma região específica, que depois era vendido para alguém com o mesmo sobrenome.

"Era tudo uma questãochapecoense e tombense palpitetino comercial", explica David Forsyth, curador da exposição no Museu Nacional da Escócia.

E esse marketing misturado à mitologia criou uma vestimenta nacional.

Kate Middleton com casaco tartã

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Padrão foi devidamente adotado pela monarquia britânica

No final do século, o tartã era muito diferente da vestimenta original do século 18. Feito à máquinachapecoense e tombense palpitevezchapecoense e tombense palpiteà mão, o material moderno era mais barato e adaptado para todo tipochapecoense e tombense palpiteusos. Acimachapecoense e tombense palpitetudo, transformou-sechapecoense e tombense palpitesímbolochapecoense e tombense palpitelealdade à supremacia protestante,chapecoense e tombense palpitevezchapecoense e tombense palpiteum tecido associado à causa católica.

O Império Britânico fez do xadrez um símbolo internacional. Regimentos militares escoceses vestiam o padrão e mercadores britânicos exportaram produtos com a estampa ao redor do mundo. O tartã era exótico, mas ao mesmo tempo familiar. Perigoso, mas respeitável. Você poderia vesti-lo como um outsider, ou um membro do status quo.

Findo o império, o tartã continuachapecoense e tombense palpitevoga. Designerschapecoense e tombense palpitemoda britânicos seguiram usando o padrão como inspiração, que também chegou à moda francesa. No mundo da música, tanto punks como novos românticos usaram tartã. O padrão se tornou tanto uma marcachapecoense e tombense palpiterebeldia quantochapecoense e tombense palpitesofisticação.

"A história é escrita pelos vencedores", diz Forsyth. Mas embora tenha perdido a Batalhachapecoense e tombense palpiteCulloden, Carlos Eduardo Stuart ganhou a guerra da moda.

chapecoense e tombense palpite Leia a versão original chapecoense e tombense palpite dessa reportagem (em inglês) no site BBC Culture