Como deve ser o 'novo normal' no trabalhoestrela bet cartas2022, segundo especialistas:estrela bet cartas

Crédito, Getty Images

Semanasestrela bet cartastrabalho mais curtas podem ser adotadas — mas poderão dividir trabalhadores

O anseio por semanasestrela bet cartastrabalho mais curtas e menos horasestrela bet cartastrabalho vem ganhando impulsoestrela bet cartastodo o mundo. Empresas e governos já estão explorando essa possibilidade.

É necessário reorganizar as estruturas do nosso tempoestrela bet cartastrabalho, segundo Abigail Marks, professoraestrela bet cartasfuturo do trabalho da Faculdadeestrela bet cartasAdministração da Universidadeestrela bet cartasNewcastle, no Reino Unido. A semanaestrela bet cartastrabalhoestrela bet cartas40 horas, das 9 às 5, surgiu durante a Revolução Industrial — a última mudança dramática do trabalho — mas não é mais sustentável, segundo ela, devido ao "ritmo crescenteestrela bet cartastrabalho exigido pelos programasestrela bet cartasvideoconferência e pela necessidadeestrela bet cartaspresença online contínua".

Marks acrescenta: "as empresas e os legisladores estão dispostos a explorar medidas que possam reduzir a sobrecarga dos trabalhadores, esperando ainda manter esse aumento da produtividade. A solução constantemente mencionada [para isso] é a semanaestrela bet cartastrabalhoestrela bet cartasquatro dias". E menos horasestrela bet cartastrabalho podem significar melhor saúde mental e equilíbrio entre a vida e o trabalho para muitos trabalhadores.

Embora aparentemente haja esperançaestrela bet cartasque a semanaestrela bet cartastrabalhoestrela bet cartasquatro dias decoleestrela bet cartas2022, segundo Marks, medidas como essa não serão estendidas a todos os trabalhadores. Ela ressalta que a mudança para semanasestrela bet cartastrabalho mais curtas poderá beneficiar apenas alguns funcionários.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, À medida que a pandemia entra no seu terceiro ano, a aparência dos escritórios e a forma como agimos dentro deles ainda não se parecerãoestrela bet cartasnada com 2019

"A semanaestrela bet cartasquatro dias pode privilegiar um pequeno grupoestrela bet cartasfuncionários administrativos, deixandoestrela bet cartasbeneficiar muitos trabalhadores mal remunerados e com poucas qualificações que não terão a segurança contratual, nem o apoio financeiro, para trabalhar quatro dias por semana", afirma Marks. Pense, por exemplo, nos trabalhadores da áreaestrela bet cartasTI ou naqueles que ganham por hora, que talvez não possam reduzir suas horasestrela bet cartastrabalho.

Marks está entre os especialistas que afirmam que será um desafioestrela bet cartas2022 lidar com a potencial desigualdade que será escancarada entre os que podem beneficiar-se com a flexibilidade e aqueles que não conseguem — especialmente quando os apelos por maior flexibilidade e menos horasestrela bet cartastrabalho somente aumentam.

"Neste ano, poderemos ter mais divisões na sociedade", acrescenta ela. "Os funcionáriosestrela bet cartasalta procura, como cientistasestrela bet cartasdados, e os trabalhadores com apoio governamental, incluindo servidores civisestrela bet cartasalto escalão, [poderão ter] horas [de trabalho] reduzidas, enquanto os demaisestrela bet cartasnós ainda permanecemos sobrecarregadosestrela bet cartastrabalho."

Benefícios personalizados podem tornar-se a atração principal

"Você se lembra da faltaestrela bet cartasmãoestrela bet cartasobra e das dificuldades para contratarestrela bet cartas2021 [em alguns países]? Elas irão permanecerestrela bet cartas2022", segundo Alison Sullivan, gerente sêniorestrela bet cartascomunicação corporativa do siteestrela bet cartasempregos Glassdoor. "Isso porque os fatores que causaram essa situação ainda estarão presentes — a pandemia, aposentados, pais que ficamestrela bet cartascasa e [por outro lado] aumento das exigências dos clientes que as empresas precisarão atender", afirma ela.

Isso significa que os empregadores podem precisar adotar táticas para contratar funcionários — e mantê-los na empresa — diferentes das usadas no passado.

Anthony Klotz, professorestrela bet cartasadministração da Universidade A&M do Texas, nos Estados Unidos, que cunhou a expressão "Grande Renúncia" — a tendência que levou um número recordeestrela bet cartastrabalhadores norte-americanos a deixar seus empregos durante a pandemiaestrela bet cartascovid-19 —, afirma que a personalização dos cargos poderá ser a chave para a satisfação — e retenção — dos funcionários. "Em 2022, veremos empregadores atendendo melhor as necessidades e desejos dos funcionários para manter seus trabalhadores atuais empenhados e atrair trabalhadoresestrela bet cartasmelhor desempenhoestrela bet cartasoutras empresas", afirma Klotz.

Isso não é apenas bom senso empresarial. A flexibilidade e a acomodação estão se tornando um privilégio que os trabalhadores esperam receber dos seus empregadores. "Esse desequilíbrio entre oferta e procuraestrela bet cartastrabalho significa que os funcionários e os trabalhadoresestrela bet cartasbuscaestrela bet cartasemprego possuem maior poderestrela bet cartaspedir mais", afirma Sullivan.

Como resultado, as empresas desenvolverão "táticas personalizadasestrela bet cartasgestãoestrela bet cartaspessoal", segundo Klotz. "Em vezestrela bet cartasprogramasestrela bet cartasdesenvolvimento únicos para todos, as empresas começaram a investir tempo e recursos na idealizaçãoestrela bet cartasprojetosestrela bet cartascarreira personalizadosestrela bet cartasconjunto com trabalhadores específicos".

Sullivan também menciona salários maiores, crédito estudantil e expansão da licença-maternidade como possíveis benefícios que os empregadores podem agregar para atrair os talentosestrela bet cartas2022.

Outra personalização importante poderá ser a prioridade para a saúde mental dos trabalhadores individuais. Afinal, entre o burnout (esgotamento profissional) e o boreout (tédio no trabalho), cada vez mais trabalhadores estão dizendo "chega" e deixando seus empregos (ou pelo menos pensandoestrela bet cartaspedir demissão). "Mesmo os bastiões da cultura do alvoroço, como Wall Street, estão entrandoestrela bet cartascena e introduzindo licenças sabáticas", afirma Klotz.

Os trabalhadores não retornarão para os mesmos escritórios

Quando os primeiros trabalhadores finalmente retornarem ao escritório, sejaestrela bet cartas2022 ou mais adiante, muitos encontrarão layout e funções totalmente diferentes.

Nicholas Bloom, professorestrela bet cartaseconomia da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, afirma que as empresas reconfigurarão seus espaços este ano para atender às necessidadesestrela bet cartasuma nova forçaestrela bet cartastrabalho híbrida e ao verdadeiro anseio das pessoas quando se reúnem presencialmente: oestrela bet cartastrabalhar colaborativamente.

Bloom, que estuda há anos o futuro do ambienteestrela bet cartastrabalho, afirma que o retorno para o trabalho presencial até agora tem sido confuso e desconfortável. Ele conta que ouviu "históriasestrela bet cartasterror"estrela bet cartastrabalhadores cujas empresas os convocaramestrela bet cartasvolta para o escritório — que incluíram, por exemplo, sentar-seestrela bet cartasescritórios meio vazios para participar das mesmas chamadas pelo Zoom que teriamestrela bet cartascasa (e ver colegas fazerem o mesmo).

Em outras palavras, o escritório pré-pandemia não atende às necessidades dos funcionáriosestrela bet cartas2022.

Como algumas empresas que desenvolveram modelos híbridos trazem certas equipes para o escritório no mesmo dia toda semana, Bloom afirma que a coordenação será o mais importanteestrela bet cartas2022 e que mais escritórios farão alterações permanentesestrela bet cartaslayout para possibilitar essa mudança.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em 2022, os trabalhadores ainda reivindicarão a continuação dos horáriosestrela bet cartastrabalho flexíveis e das opçõesestrela bet cartastrabalho à distância que foram oferecidas a muitos deles durante a pandemia

"Os escritórios executivos no estilo [da sérieestrela bet cartasTV] Mad Men estãoestrela bet cartasbaixa", afirma Bloom. "Salasestrela bet cartasreunião, cubículos à provaestrela bet cartassom para chamadasestrela bet cartasvídeo e acomodações abertasestrela bet cartasformaestrela bet cartasgrandes saguões estãoestrela bet cartasalta."

Os trabalhadores "não gostamestrela bet cartasambientes intensos", acrescenta ele, e querem escritórios, elevadores e banheiros menos congestionados. "As empresas estão remodelando os escritórios para que sejam espaços sociais para funcionários criativos. Elas querem facilitar as reuniões e oferecer interações tranquilas, com chamadas por Zoom ocasionais."

Mas uma coisa que pode não mudar como se previa é o tamanho real dos escritórios. Embora muitas pessoas previssem no início da pandemia que os escritórios depurariam seus caros espaços no centro da cidade, Bloom afirma que "o espaço dos escritórios não está diminuindo, está [isso sim] se alterando". Embora ele preveja que o trabalho remoto significará 30% menos dias no escritório do que antes da pandemia, "as empresas estão reduzindo o espaço,estrela bet cartasmédia,estrela bet cartas5%", segundo ele.

Mesmo que o custo do aluguel permaneça estratosférico nos centros praticamente desertos das cidades, as empresas ainda querem que os trabalhadores utilizem esses escritórios, especialmente porque o trabalho híbrido provavelmente dominará 2022. É "impossível reduzir a pegada do escritório", afirma Bloom, mesmo com toda a desestabilização da vida no trabalho nos últimos dois anos.

Caminho contínuo para o desconhecido

Apesarestrela bet cartastodas as nossas melhores previsões, ainda há muitas coisas que não sabemos.

Muitos analistas estavam prevendo um movimentoestrela bet cartasretorno ao escritório no inícioestrela bet cartas2021, quando as vacinas se tornaram mais amplamente disponíveis — mas essa previsão continua sendo alterada. Variantes como a delta prolongaram as preocupações com a saúde pública e o trabalho remoto continuou. Reuniões no Zoom permaneceram o padrão diário para milhõesestrela bet cartastrabalhadoresestrela bet cartastodo o mundo.

"Deveríamos ter aprendido uma coisa fundamental nos últimos dois anos: pararestrela bet cartasprocurar uma bolaestrela bet cartascristal", afirma Kanina Blanchard, professoraestrela bet cartasadministração da Universidade do Oesteestrela bet cartasOntário, no Canadá.

Embora alguns avanços pareçam mover-nosestrela bet cartasvolta para algum tipoestrela bet cartasnormal pré-pandêmico — como vacinas, novas medicaçõesestrela bet cartascombate à covid-19 e períodos mais curtosestrela bet cartasisolamento obrigatório, com os funcionários voltando ao trabalho mais rapidamente —, todos nós sabemos que é impossível prever o futuro. E a chegada da variante ômicron acentuou isso ainda mais, pois ela nos fez lembrar que tudo pode mudarestrela bet cartasum piscarestrela bet cartasolhos.

É por isso que os especialistas afirmam que é melhor manter expectativas baixasestrela bet cartas2022 — e, enquanto isso, prosseguir caminhando rumo ao que achamos que será o "normal". "Precisamos disso, mesmo com a faltaestrela bet cartasconsistência e previsibilidade", afirma Blanchard. "Sabemos que iremos começar, parar e iniciarestrela bet cartasnovo."

Para ela, o certo é que os interesses da saúde pública continuarão a dominar a agendaestrela bet cartas2022. E também temos outra certeza: "que a vida será maluca e confusa", conclui Blanchard.

estrela bet cartas Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal estrela bet cartas .

estrela bet cartas Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube estrela bet cartas ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrela bet cartasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrela bet cartasusoestrela bet cartascookies e os termosestrela bet cartasprivacidade do Google YouTube antesestrela bet cartasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrela bet cartas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoestrela bet cartasterceiros pode conter publicidade

Finalestrela bet cartasYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrela bet cartasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrela bet cartasusoestrela bet cartascookies e os termosestrela bet cartasprivacidade do Google YouTube antesestrela bet cartasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrela bet cartas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoestrela bet cartasterceiros pode conter publicidade

Finalestrela bet cartasYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosestrela bet cartasautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaestrela bet cartasusoestrela bet cartascookies e os termosestrela bet cartasprivacidade do Google YouTube antesestrela bet cartasconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueestrela bet cartas"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoestrela bet cartasterceiros pode conter publicidade

Finalestrela bet cartasYouTube post, 3