O plano inovador da Finlândia para atrair profissionais estrangeiros:bet boom

Crédito, Colin Young-Wolff

Legenda da foto, Alli Ottarsson é um dos profissionais que se mudará para Helsinque para trabalhar no setorbet boomtecnologia

Os profissionais também receberão assistência para questões relacionadas à hospedagem, creche e escola para os filhos.

O programa não paga os gastos com passagem aérea e acomodação, mas se o teste for positivo, todos podem solicitar residência permanente.

Ottarsson, um investidor na indústriabet boomvideogames, se inscreveu porque estava frustrado com o aumentobet boomcasosbet boomcovid-19bet boomLos Angeles, onde mora.

Ele espera explorar oportunidadesbet boominvestimento na próspera indústriabet boomjogosbet boomHelsinque, assim como "abrir os horizontes da família" enquanto enfrentam a pandemiabet boomuma das cidades menos afetadas pelo vírus da Europa.

"Minha noiva também trabalha na áreabet boomnegócios, então vemos isso como uma oportunidadebet boomrealmente expandir nossa redebet boomcontatos na região", diz Ottarsson.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Helsinque é uma cidadebet boomum milhãobet boomhabitantes que não costuma estar na mira dos talentos globais

Segundo ele, o programabet boomHelsinque "é quase como uma versão para adultosbet boomuma colôniabet boomférias ou curso no exterior".

"É algo para sairbet boomseus círculos sociais normais e conhecer gente nova."

A iniciativa, chamadabet boom"90 Day Finn", atraiu muita atenção nas últimas semanas e ajudou a colocar Helsinque fortemente no mapabet boomdestinos para profissionaisbet boomoutros países.

Embora apenas 15 candidatos selecionados embarcarão para Helsinque, os criadores do programa esperam que a publicidade gerada pela campanha atraia mais estrangeiros qualificados para ajudar a preencher a lacunabet boomtalentosbet boomseu crescente setorbet boomtecnologia.

Se a iniciativa der certo, pacotesbet boomrealocação como este podem se tornar uma nova ferramenta na competitiva corrida para atrair profissionais estrangeiros.

'Sentimos que era o momento certo para fazer algo diferente'

A Finlândia pode ter dado ao mundo o sistema operacionalbet boomcódigo aberto Linux, a gigante das telecomunicações Nokia e até a tecnologia SMS por trás das mensagensbet boomtexto, mas tem enfrentado dificuldade para gerar uma forçabet boomtrabalho que responda à crescente demanda no setorbet boomtecnologia.

"Temos um bom sistema educacional e treinamos muitos engenheiros e programadores, mas a demanda é tão grande que o númerobet boomgraduados simplesmente não é suficiente", explica Johanna Huurre, do Helsinki Business Hub.

"Além disso, não acreditamos que toda a sabedoria reside na Finlândia; ter talentos internacionais diversos ajudará nossas melhores ideias a viajar o mundo."

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O sistemabet boomensino e a licença parental na Finlândia são atraentes para as famílias estrangeiras

Huurre observa que a Finlândia não é um destino popular para talentos globais.

"Sentimos então que era o momento certo para fazer algo diferente", oferecendo uma maneira práticabet boomvivenciar Helsinque.

"Quando as pessoas vêm para a Finlândia, tendem a ficar, por isso precisávamos encontrar uma maneira engenhosabet boomatraí-los para cá."

O fatobet boomHelsinque ser uma cidade com menosbet boom1 milhãobet boomhabitantesbet boomum país com menosbet boom6 milhões pode colocá-labet boomdesvantagem, apesarbet boomter um ecossistemabet boomstart-ups avaliadobet boomUS$ 5,8 bilhões.

No último Índicebet boomCompetitividade Globalbet boomTalentos (GTCI, na siglabet boominglês), a cidade ocupa o 31º lugar no ranking mundial, bem atrás inclusivebet boomvizinhos próximos, como Estocolmo e Copenhague.

Felipe Monteiro, professor da escolabet boomnegócios Insead e diretor acadêmico do GTCI, destaca que Helsinque está mais abaixo na lista por ser uma cidade menor, com menos influência global, menos fluxobet boomturistas e menos sedesbet boommultinacionais.

Joonas Halla, chefebet boomreforçobet boomtalentos da Business Finland, observa que os setores que buscam trabalhadores no momento incluem segurança cibernética, tecnologia espacial, tecnologiabet boomsaúde, jogos e computação quântica.

Aqueles que procuram emprego, por exemplo, na áreabet boommineração e análisebet boomdados ou engenhariabet boomsoftware, podem esperar ganhar até 4.113 euros por mês com a baixa concorrência.

'Uma sociedadebet boomque as coisas funcionam'

Huurre disse que ficou impressionada com o número e a qualidade dos candidatos inscritos no programabet boom90 dias, dos quais 30% eram americanos e o restante estava espalhado por todos os continentes.

A maioria (70%) era composta por trabalhadores remotos, enquanto 16% eram empresários.

Havia ainda 60 investidores, incluindo Ottarsson.

Crédito, Colin Young-Wolff

Legenda da foto, Alli Ottarsson compara o programabet boom90 diasbet boomHelsinque com 'uma versão para adultosbet boomuma colôniabet boomférias'

A Helsinki Business Hub criou agora um bancobet boomdadosbet boomque os candidatos que não foram selecionados podem deixar seus perfis para serem analisados por empresas locais. Afinalbet boomcontas, o objetivo não é apenas atrair 15 pessoas; Helsinque quer que o maior número possívelbet boomcandidatos qualificados seja realocado.

Embora o programa seja aberto a cidadãosbet boomqualquer país, os organizadores não esconderam seu principal alvo: profissionaisbet boomtecnologia da costa oeste dos EUA, que talvez estejam fartos ​​do mau gerenciamento da pandemia e do cenário político polarizado.

Joonas Halla destaca que o sistemabet boomseguridade social nórdico, combet boomlicença parental generosa e assistência médica universal, também provou ser um fator importante para convencer trabalhadoresbet boomclimas mais ensolarados como a Califórnia.

"Obviamente, se você quer apenas calor e sol, a Finlândia pode não ser o lugar para você, mas se você gosta das quatro estações e quer ter uma sociedadebet boomque as coisas realmente funcionam, a Finlândia é uma ótima opção", acrescenta Halla.

"Queremos manter nosso modelobet boomestadobet boombem-estar social nórdico e precisamosbet boomtalentos e investimentos para que isso aconteça."

Harinder Jaswal, bioquímica e especialistabet boomassuntos regulatórios, se mudou do Vale do Silício para Helsinquebet boom2019.

O que atraiu Jaswal foi a oportunidadebet boomtrabalho remoto e a possibilidadebet boomequilibrar melhor a carreira profissional e a criação dos três filhos pequenos na terra natal do pai deles.

"Aqui eles entendem que a família é importante, que o tempo livre é importante", diz ela.

"Nos EUA, eu sempre estava estressada indo a reuniões e correndo para casa para levar as crianças na aulabet boomfutebol; não tinha muita flexibilidade."

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Apesar do frio na Finlândia, a iniciativa espera atrair principalmente trabalhadores do Vale do Silício, na Califórnia

Por ser uma mulher negra, Jaswal não se sentia bem-vinda nos "Estados Unidosbet boomTrump". Esse fator, além do aumento dos incêndios florestais, do trânsito ebet boomum sistemabet boomescolas com poucos recursos, fez com que ela sentisse que era horabet boomdeixar o Vale do Silício e buscar uma nova oportunidadebet boomoutro lugar.

Segundo ela, a transferência para a empresa Espoo, nos arredoresbet boomHelsinque, foi "maravilhosa", mas também desafiadora.

Jaswal conta que não é fácil se acostumar às baixas temperaturas e, embora a Finlândia seja frequentemente considerado o "país mais feliz do mundo", entender a cultura finlandesa pode levar um tempo.

"As pessoas não são tão extrovertidas ou sociáveis ​​como nos EUA."

"Às vezes, como americano, você pode achar que tudo é muito barulhento. Os finlandeses são mais quietos e valorizam seu espaço pessoal."

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os setores que buscam mãobet boomobra no momento incluem mineraçãobet boomdados, segurança cibernética, tecnologia espacial, tecnologiabet boomsaúde, jogos e computação quântica

'Provabet boomconceito'

Felipe Monteiro, do Insead, acredita que o programa 90 Day Finn é um exemplo interessantebet boomcomo centros menores podem pensarbet boommaneiras criativasbet boomcompetir com cidades como San Francisco, Londres e Cingapura.

"O simples fatobet boomfazer um experimento como esse é, para mim, um bom sinal porque mostra o dinamismo deles", avalia.

Mas será que é apenas uma boa jogadabet boommarketing ou um projeto com chances reaisbet boomsucesso?

"Isso vai depender se eles estão apenas fazendo isso para obter alguma visibilidade ou se vão usar essa experiência para aprender com os dadosbet boomtermosbet boomque tipobet boompessoas se candidatam, que tipobet boomcarreiras atraem e quem decide ficar."

É claro que ir e ficar são duas coisas muito diferentes. Ottarsson, o investidorbet boomvideogames, está prestes a embarcar para Helsinque, mas não comprou passagem sóbet boomida.

"Se mudar dos EUA é certamente uma possibilidade que nossa família tem discutido, mas não está na agenda por enquanto", revela.

"Acho que isso é mais um teste para ver como é estarbet boomum lugar onde você não tem uma rede."

Ottarsson pode estar fazendo um teste, mas Monteiro diz que Helsinque também.

"Se fizerem isso direito, pode ser uma provabet boomconceito que os ajudará a elaborar planosbet boomrealocação mais eficazes e atrair talentos dispostos a ficar mais tempo", afirma o especialista do Insead.

"Outras cidades deveriam tomar nota."

bet boom Leia a versão original bet boom desta reportagem (em inglês) no site BBC Work Life bet boom .

bet boom Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet boom ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet boomautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet boomusobet boomcookies e os termosbet boomprivacidade do Google YouTube antesbet boomconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet boom"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet boomterceiros pode conter publicidade

Finalbet boomYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet boomautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet boomusobet boomcookies e os termosbet boomprivacidade do Google YouTube antesbet boomconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet boom"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet boomterceiros pode conter publicidade

Finalbet boomYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet boomautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet boomusobet boomcookies e os termosbet boomprivacidade do Google YouTube antesbet boomconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet boom"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobet boomterceiros pode conter publicidade

Finalbet boomYouTube post, 3