Nós atualizamos nossa Políticaaposta menos de 3 golsPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta menos de 3 golsnossa Políticaaposta menos de 3 golsPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como o riso ajuda a melhorar o desempenho no trabalho:aposta menos de 3 gols
Depoisaposta menos de 3 golsanos sem dar muita atenção ao riso, os cientistas estão começando a chegar a essa conclusão.
Ciência divertida
Para começar, o que é o riso?
Nas últimas duas décadas, muitos estudos sobre o tema foram conduzidos pelo neurocientista Robert Provine, professoraposta menos de 3 golspsicologia na Universidadeaposta menos de 3 golsMaryland,aposta menos de 3 golsBaltimore, nos Estados Unidos.
"A risada é um sinal social humano por excelência. Rir é se relacionar", diz um trecho do livro Laughter: A Scientific Investigation ("Risada: uma investigação científica",aposta menos de 3 golstradução livre),aposta menos de 3 golssua autoria.
Provine descobriu que somos 30 vezes mais propensos a rir quando estamos com outras pessoas do que quando estamos sozinhos.
"Tendemos a ignorar o fatoaposta menos de 3 golsque a evolução do riso se deve ao seu efeito sobre os outros, e não a algo para melhorar nosso humor ou saúde", argumenta.
A pesquisa mostrou que, no ambienteaposta menos de 3 golstrabalho, o riso é desencadeado principalmente por conversas triviais a partiraposta menos de 3 golscomentários como: "vamos dar um jeito nisso", "acho que já terminei" ou "pronto, aqui está".
Quem não se lembraaposta menos de 3 golssituações no trabalhoaposta menos de 3 golsque um simples bate-papo tenha acabadoaposta menos de 3 golsrisada? Não são piadas, mas momentosaposta menos de 3 golsconexão com os colegas.
O riso é um sinal subconscienteaposta menos de 3 golsque estamosaposta menos de 3 golsum estadoaposta menos de 3 golsrelaxamento e segurança, afirma a professora Sophie Scott, da University College London (UCL), no Reino Unido. Por exemplo, muitos mamíferos manifestam reações semelhantes ao riso, mas podem ser interrompidos por causaaposta menos de 3 golscertos estados emocionais.
"Os ratos paramaposta menos de 3 golsrir quando se sentem ansiosos", diz ela. "Humanos fazem a mesma coisa. Se as pessoas estão rindo, é um sinalaposta menos de 3 golsque não estãoaposta menos de 3 golsestadoaposta menos de 3 golsansiedade. É um indicadoraposta menos de 3 golsque o grupo está indo bem."
Em outras palavras, se os membrosaposta menos de 3 golsuma equipe estão rindo juntos, isso significa que eles baixaram a guarda.
Isso é importante, pois há pesquisas indicando que, quando nossos cérebros estão relaxados, conseguimos associar livremente as ideias com mais facilidade, o que pode potencializar a criatividade.
Lampejosaposta menos de 3 golsinspiração
Os cientistas John Kounios, da Universidade Drexel, na Pensilvânia, e Mark Beeman, da Universidade Northwestern,aposta menos de 3 golsIllinois, fizeram um experimento para ver se o riso ajudava um grupo a resolver complicados testesaposta menos de 3 golslógica.
Inicialmente, os pesquisadores exibiram cenasaposta menos de 3 golscomédia do ator Robin Williams. E, na sequência, apresentaram as questões. O objetivo era analisar se o riso facilitaria o surgimentoaposta menos de 3 golsinsights no giro temporal superior anterior dos participantes - parte do cérebro localizada acima da orelha direita, associada à conexãoaposta menos de 3 golsideias distantes.
O estudo mostrou que uma breve gargalhada aumentavaaposta menos de 3 gols20% a taxaaposta menos de 3 golsresolução dos testes. Mas, por quê? Segundo Kounios e Beeman, provavelmente a aparente faltaaposta menos de 3 golsconcentração relacionada ao riso permite à mente manipular e conectar conceitosaposta menos de 3 golsuma forma que a concentração estrita não conseguiria.
Talvez dar risada nos ajude a eliminar o estresse nos locaisaposta menos de 3 golstrabalho. Teresa Amabile, professoraaposta menos de 3 golsHarvard, nos EUA, passou 40 anos tentando entender quando somos mais criativos.
Suas reflexões - algumas das mais citadas no campo da psicologia do trabalho - revelam que um ambienteaposta menos de 3 golstrabalho positivo é mais criativo do que estressante. O estresse é inimigo da inovação.
"Quando a criatividade é ameaçadaaposta menos de 3 golsmorte, geralmente acaba sendo assassinada", declara Amabileaposta menos de 3 golsumaposta menos de 3 golsseus estudos mais conhecidos.
Predisposição ao riso
O riso tem, portanto, múltiplas funções. Nos faz sentir mais conectados como equipe e, como consequência, reduz nosso bloqueio criativo, levando a uma geração maioraposta menos de 3 golsideias.
E como podemos aproveitar esses benefícios?
Provine sugere adotar uma posturaaposta menos de 3 gols"predisposição ao riso", o que significa simplesmente estar mais aberto a dar risada.
"Você pode escolher voluntariamente rir mais, ao diminuir seu limiar para diversão. Apenas esteja disposto e preparado para rir", diz.
Ele também recomenda às empresas organizarem mais eventos sociais - reuniões corporativas destinadas apenas a juntar os funcionários,aposta menos de 3 golsvezaposta menos de 3 golsexibir 30 slides no PowerPoint.
Para Alex 'Sandy' Pentland, professor do Institutoaposta menos de 3 golsTecnologiaaposta menos de 3 golsMassachusetts (MIT, na siglaaposta menos de 3 golsinglês), nos EUA, os escritórios modernos devem a maior parteaposta menos de 3 golssua produtividade às formas mais antigasaposta menos de 3 golsinteração.
"O email tem muito pouco a ver com produtividade ou criatividade", afirmou Pentland,aposta menos de 3 golsuma palestra na sede do Google,aposta menos de 3 gols2014.
Já não se pode dizer o mesmo das discussões presenciais, por exemplo.
"As conversas correspondem a 30%, e às vezes 40%, da produtividade nos gruposaposta menos de 3 golstrabalho", estima o especialista.
A ideiaaposta menos de 3 golspriorizar o debate e o riso dentroaposta menos de 3 golsuma equipe pode parecer supérflua e trivial para alguns. Mas lembre-seaposta menos de 3 golsque a ciência está do seu lado. E talvez, na próxima vezaposta menos de 3 golsque você rir, a inspiração apareça.
aposta menos de 3 gols *Bruce Daisley é vice-presidente europeu do Twitter. Ele comanda o "Eat Sleep Work Repeat", um podcast semanal sobre como melhorar a culturaaposta menos de 3 golstrabalho.
aposta menos de 3 gols Leia a versão original desta reportagem aposta menos de 3 gols (em inglês) no site BBC Capital aposta menos de 3 gols .
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível