Hipnose no Enem: youtuber garante que técnica psíquica pode dobrar desempenho na prova:aposta ganha

Legenda da foto, Youtuber diz que hipnose pode dobrar desempenhoaposta ganhacandidatosaposta ganhaprovas como o Enem | Foto: Divulgação

O youtuber diz que há diversas técnicasaposta ganhahipnose.

"O terapeuta vai induzir a pessoa ao estadoaposta ganharelaxamento durante as sessões - o que a gente chamaaposta ganhatranse hipnótico. Isso o faz transitar entre diferentes estados emocionais eaposta ganharelaxamento. Nesse momento, ele ativa o gatilho - o disparador desse transe - e, a partir disso, o paciente poderá ativar o transeaposta ganhaqualquer lugar", diz Pyong Lee.

"E não precisa ser num ambiente silencioso. Pode ser até numa balada, ainda assim a pessoa ficará concentrada."

Uma das técnicas permite que o pacienteaposta ganhatranse se visualize no momento da prova, como se ele tivesse na salaaposta ganhatestes semanas antesaposta ganhavisitá-la. A intenção é fazer com que na hora do exame a pessoa se sinta familiarizada com o ambiente e fique mais calma. A mesma estratégia é usada para quem tem medoaposta ganhaavião ou sofreaposta ganhafobias sociais, como temoraposta ganhaapresentaçõesaposta ganhapúblico.

Lee diz que uma simples sessãoaposta ganhahipnose pode permitir que o estudante ative o gatilho.

Legenda da foto, Psiquiatra ensina técnica para se preparar no dia da prova | Foto: Divulgação

Outros usos

Especialistas ouvidos pela BBC Brasil afirmam que a hipnose também é usada por pessoas que querem sentir menos dor no parto ou pararaposta ganhafumar. Segundo o psiquiatra Thiago Moraes, da Associação Brasileiraaposta ganhaPsiquiatria, atletas usam hipnoseaposta ganhamomentosaposta ganhagrande concentração e pressão, como antes da cobrançaaposta ganhaum pênalti no futebol ou para praticar tiro esportivo.

Eles dizem ainda que a hipnose pode ser usada para ajudar a dormir ou para dar uma "injeção mental"aposta ganhaadrenalina.

"A pessoa pode ativar um gatilho para que ela se sinta como se tivesse tomado um energético e fique pilhada. Você consegue acessar praticamente qualquer comando no seu subconsciente com a hipnose. Basta programá-lo para isso", explica Lee.

Moraes ensina uma técnica rápidaaposta ganhahipnose para melhorar o desempenho nos vestibulares.

"No dia da prova, o candidato deve entraraposta ganhaum cômodo vazio, com temperatura agradável, luminosidade baixa e fechar os olhos. Ele deve fazer respirações profundas enquanto visualiza todo o anoaposta ganhaestudo. Deve se lembrar dos livros que usou, suas capas e folhas, além dos exercícios que fez e os ambientes onde estudava", indica o psiquiatra.

"Isso trará ao estudante uma sensaçãoaposta ganhaconforto. Na hora da prova, ele deve lembrar desse ambiente para retomar durante o teste a sensaçãoaposta ganhatranquilidade. Isso aumentará a confiança e fará com que o exame pareça simples", diz.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Especialistas ouvidos pela BBC Brasil dizem que hipnose ajuda candidato a otimizar o tempo durante a prova e reduzir nervosismo

Segundo o psiquiatra, fazer ao menos uma pausa durante a prova, voltar a fechar os olhos e fazer essa mesma respiração profunda ajuda os candidatos a evitar o "branco" na hora do vestibular. "Quando a gente começa a refazer os caminhos do estudo, a gente se lembraaposta ganhadetalhes que foram vistosaposta ganhaaulas e leituras", afirma.

Funciona ou não?

De acordo com Moraes, há pelo menos 700 estudos científicos que atestam -aposta ganhaalgum grau - a eficácia da técnica. Ele diz que examesaposta ganharessonância magnética e PET scam feitos com pessoasaposta ganhatranse comprovamaposta ganhaeficácia.

"A hipnose permite que você tenha acesso profundo a algumas áreas do cérebro que controlam as emoções e dores. Isso faz com que a região do córtex cingulado anterior - responsável pelas atividades críticas e autoavaliativas - diminuaaposta ganhaintensidadeaposta ganhaação. Desta forma, o paciente consegue se concentraraposta ganhaobjetivos que exigem grande concentração, como atividades esportivas, entrevistasaposta ganhaemprego, discursosaposta ganhapúblico e provas", explica.

Ele conta que não há nenhuma contraindicação para a prática da hipnose - mas diz que esquizofrênicos e pessoas com deficiência mental não conseguem entraraposta ganhatranse.

Já Daniel Perry, coordenador do Anglo Vestibulares, afirma queaposta ganha15 anos nunca recomendou hipnose aos estudantes porque não conhece nenhum casoaposta ganhasucesso do método.

"Não seiaposta ganhanenhum aluno que foi aprovadoaposta ganhauniversidadesaposta ganhaalto nível que teve um aumento significativoaposta ganhaseu desempenho por causa da hipnose. Pode ser que tenha alguém, mas eu não conheço", diz.

As dicasaposta ganhaPerry são convencionais: ele recomenda apenas que o candidato faça exercícios leves na véspera da prova, como caminhadas, tenha uma alimentação saudável e descanse bastante. Ele ainda indica assistir a filmes e se encontrar com familiares e amigos.

"A gente trabalhaaposta ganhamaneira tradicional. Recomendamos estudo intenso durante todo o ano com horas para descanso e lazer, pois é importante o aluno cuidar daaposta ganhasaúde física e mental. Mas no dia anterior o melhor é relaxar", afirmou Daniel Perry.

Legenda da foto, Psiquiatra Thiago Moraes, da Associação Brasileiraaposta ganhaPsiquiatria, afirma que há maisaposta ganha700 estudos sobre a eficácia da hipnose | Foto: Ag. Brasil

Caso a ansiedade persista, Perry indica que o candidato leia as apostilas e cadernos usados para estudar ao longo do ano. "Mas a gente não recomenda que ele tente responder questões porque ele pode se deparar com alguma que não sabe e isso vai aumentaraposta ganhaansiedade ainda mais", afirma.

Para Lee, no entanto, a hipnose pode sim melhorar a vidaaposta ganhaquem é testado.

"O candidato pode ativar esse gatilho pouco antes da prova. Funciona como o botãoaposta ganhauma máquina. Não é mágica nem milagre, mas apenas uma ferramenta da ciência para extrair o máximo que o candidato conseguiu aprender. É claro que se ele não estudar e não tiver o conhecimento, não vai ter o que aplicar", diz.

Amigoaposta ganhaLee, o hipnólogo Rafael Baltresca também tem um canal no YouTube com 435 mil seguidores. Umaposta ganhaseus vídeos mais vistos éaposta ganhatécnicasaposta ganhahipnose para se concentrar nos estudos.

Nos comentários, seus seguidores dizem que fizeram a técnica proposta e deu certo. "Muito obrigada, eu estava precisando me concentrar ainda mais nos estudos. Quando você falouaposta ganhapensar sobre o futuro, chorei, pois me consegui ver num lugar que eu era incapazaposta ganhaver. Me senti orgulhosa por ter conseguido realizar meus sonhos", disse uma delas.

Mestreaposta ganhafilosofia do direito e campeão latino americanoaposta ganhamemória, o hipnólogo Alberto Dell'Isola tem maisaposta ganha130 vídeos no YouTube para ensinar hipnose.

Assim como os psiquiatras e outros especialistas na técnica, ele alerta que a técnica só pode se realizar com a anuênciaaposta ganhaquem será hipnotizado e que não há riscoaposta ganhaalguém entraraposta ganhaum transe tão profundo a pontoaposta ganhaperder completamente o controleaposta ganhasuas ações.

Cada pessoa tem um ritmo para acessar o transe. Por isso, algumas sessões podem demoraraposta ganha5 a 50 minutos, dependendo do trabalho que o psiquiatra terá para explicar a técnica e convencer a pessoa a ser hipnotizada.

"A pessoa sempre está ouvindo tudo e vai filtrar o que ela quer e sai do processo quando quiser. O paciente mantém o crivoaposta ganhajulgamento porque seus princípios fundamentais são mantidos. Se for pedido algo que vá contra o princípio do paciente, como pediraposta ganhasenha do banco, ele desperta", diz o psiquiatra Thiago Moraes.

O transe, eles explicam, é um estado ampliadoaposta ganhaconsciência e voltado para a interior do paciente, como se ele fizesse uma viagem para dentroaposta ganhasi.