Em imagens: Como ‘erros’ podem resultarflamengo betanofotos incríveis:flamengo betano

Para fotógrafo Erik Kessels, erros devem ser encarados como convite à criatividade

Crédito,

Legenda da foto, Para fotógrafo Erik Kessels, erros devem ser encarados como convite à criatividade
  • <bold><link type="page"><caption> Leia também: O curioso - e lucrativo - mundo dos colecionadoresflamengo betanodinheiro</caption><url href="http://vesser.net/revista/vert_cap/2016/04/160418_vert_cedula_colecionadores_fd.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
  • Siga a BBC Brasil no <bold><link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link></bold>, no <bold><link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link></bold> e no <bold><link type="page"><caption> Instagram</caption><url href="https://www.instagram.com/bbcbrasil/" platform="highweb"/></link></bold>

‘Foto amadoraflamengo betanoum cão’

Crédito,

Olhe bem para esta foto: será que se trataflamengo betanoum exemploflamengo betanopéssimo timing ou uma feliz coincidência?

Uma bolaflamengo betanofutebol temporariamente sobreposta sobre a cabeçaflamengo betanoum cachorro resultaflamengo betanouma imagem ao mesmo tempo surreal e cômica.

“O que muitos fotógrafos veem como um erro crasso pode se tornar uma poderosa fonteflamengo betanoinspiração”, diz Kessels.

‘Espelho’

Crédito, Andre Thijssen

André Thijssen e Matt Stuart levaram o conceitoflamengo betano“acidente fortuito” um passo adiante. Emflamengo betanobusca por justaposições casuais, eles mostram a importância para um fotógrafoflamengo betanomanterflamengo betanoatenção aguçada – as imagensflamengo betanoThijssen já foram até descritas como “afiadores para os olhos”.

O fotógrafo holandês gostaflamengo betanopercorrer becos e bairros obscuros procurando por elementos extraordinários e engraçadosflamengo betanomeio ao cotidiano.

A foto Espelho captura o que Henri Cartier-Bresson reconhecidamente descreveu como “o momento decisivo” – aquele segundoflamengo betanoque o fotógrafo reconhece e capta a significânciaflamengo betanoum evento.

  • <bold><link type="page"><caption> Leia também: Estaria o sotaqueflamengo betanoinglês 'refinado' ameaçadoflamengo betanoextinção no Reino Unido? </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/04/160407_vert_fut_sotaque_nobre_extinto_fd.shtml" platform="highweb"/></link></bold>

‘Quinta Avenida’

Crédito,

Se na fotoflamengo betanoThijssen uma imagem do retrovisor se torna mais nítida, Matt Stuart usa os erros para dar a um policial um “bigode”.

Uma olhada rápidaflamengo betanoambas as fotos pode nos fazer concluir que os dois profissionais tiveram muita sorte. Mas Kessels argumenta que o que houve foi exatamente o oposto: “Muitos desses momentos que chamamosflamengo betanofortuitos são, na realidade, resultadoflamengo betanomanter os olhos bem abertos”.

‘Insetos’

Crédito,

Durante os últimos 15 anos, o fotógrafo suíço Kurt Caviezel monitorou 15 mil webcamsflamengo betanoacesso público, procurando imperfeições e interferências inesperadas capazesflamengo betanotransformar a imagem.

Uma vista serena das pirâmidesflamengo betanoGizé – mostradas nesta fotoflamengo betanoCaviezel – é estranhamente interrompida por um inseto gigante.

“Câmeras instaladas para melhorar a segurança acabaram se tornando um veículo para a criatividade”, escreve Kesselsflamengo betanoseu livro.

‘MN3: CANES VENATICI’

Crédito,

“A fotografia não é apenas uma formaflamengo betanodocumentação. É também uma ferramentaflamengo betanomanipulação”, diz Kessels.

Joan Fontcuberta é um artista conceitual que explora a relação entre a fotografia e a verdade. Nesta sérieflamengo betano1993, o que ele descreve como novas constelações supervisionadas pela Nasa nada mais é do que poeira, sujeira e insetos esmagados contra o painelflamengo betanopara-brisasflamengo betanoseu carro.

Os truquesflamengo betanoFontcuberta desafiam ideias sobre o conhecimento imposto, a beleza e as regras da fotografia.

  • <bold><link type="page"><caption> Leia também: Em imagens: A história do feminismo através da lingerie</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160424_vert_cul_historia_lingerie_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>

‘Love = love 10’

Crédito,

O artista nova-iorquino Kent Rogowski se inspiraflamengo betanoobjetos cotidianos, produzidosflamengo betanolarga escala, como ursosflamengo betanopelúcia e quebra-cabeças.

Ele percebeu que os fabricantesflamengo betanoquebra-cabeças produziam peçasflamengo betanoformato idêntico que poderiam ser trocadasflamengo betanolugar.

Ao rearranjar as peças deliberadamente da maneira errada, Rogowski criou impressionantes imagens totalmente novas – longe do resultado mais convencional esperado.

Kessels acredita que o método do colega prova que as regras estão aí para serem quebradas.

‘Rascunhos fotogenéticos #15’

Crédito,

Assim como Rogowski, Joachim Schmid cria novas imagens a partir do que é considerado “tecnicamente incorreto”. Ele trabalha apenas com fotografias que foram perdidas ou descartadas por seus donos originais.

Quando encontrou uma caixa cheiaflamengo betanonegativos cortados ao meio para não serem reutilizados, o artista combinou as imagensflamengo betanomodo a formar uma composição estranha mas cheiaflamengo betanofluidez.

Para Kessels, o trabalhoflamengo betanoSchmid mostra que a criatividade é algo que pode ser encontradoflamengo betanoqualquer lugar. “Só porque alguém não viu o potencialflamengo betanosua própria obra, não quer dizer que outro não possa aproveitá-lo”, diz.

‘Família com escultura’

Crédito, Erik Kessels e outros

Com esta observação bem-humorada do papel do erro na composiçãoflamengo betanouma imagem, Kessels argumenta que os artistas que trabalham com truques e imperfeições deveriam desafiar a percepção geral que se tem sobre o que é certo e o que é errado.

“O segredo é iniciar o processo criativo com uma mente aberta, para que você perceba as continuidades, as correspondências e as sobreposições que outras pessoas não notaram”, escreve o autor.

Talvez seja algo para lembrar da próxima vez que uma fotoflamengo betanofamília acabar com essa cara.

  • <bold><link type="page"><caption> Leia também: O outro 'Caminhoflamengo betanoSantiago' da Espanha que poucos peregrinos conhecem</caption><url href="http://vesser.net/revista/vert_tra/2016/03/160316_vert_tra_caminho_santiago_canarias_ml.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
  • <italic><bold>Leia a <link type="page"><caption> versão original desta reportagem (em inglês</caption><url href="http://www.bbc.com/culture/story/20160426-the-mistakes-that-make-great-photos" platform="highweb"/></link>) no site <link type="page"><caption> BBC Culture</caption><url href="http://www.bbc.com/culture" platform="highweb"/></link>.</bold></italic>