‘Acordei do coma e só sabia falar chinês’:o que é lampionsbet
o que é lampionsbet Ben McMahon é australiano e fala chinês com perfeição. Mas isso nem sempre foi assim. As razões por tráso que é lampionsbetseu domínio do mandarim são bem dramáticas: um grave acidenteo que é lampionsbetcarro, que o deixou uma semanao que é lampionsbetcoma,o que é lampionsbet2012.
“Daquela manhã (da batida), me lembroo que é lampionsbeteu tomando café na cama. Mas nada além disso”, disse Ben à BBC.
O jovem, que hoje tem 24 anos, já havia estudado mandarim na escola, mas nunca chegou a falar com fluência.
Logo que acordou do coma, falando chinês, ele passou alguns dias sem conseguir se expressaro que é lampionsbetinglês,o que é lampionsbetlíngua materna.
- <link type="page"><caption> Leia também: Por que orcaso que é lampionsbetcativeiro são perigosas</caption><url href="http://vesser.net/revista/vert_earth/2016/03/160322_vert_earth_orcas_cativeiro_ml" platform="highweb"/></link><link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160322_atriz_indiana_montagens_cc" platform="highweb"/></link>
- <link type="page"><caption> Leia também: ‘Vocês fracassaram’: Atriz indiana contra-ataca após ser colocadao que é lampionsbetmontagens pornográficas</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160322_atriz_indiana_montagens_cc" platform="highweb"/></link><link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/revista/vert_earth/2016/03/160322_vert_earth_orcas_cativeiro_ml" platform="highweb"/></link>
Mas por que isso aconteceu?
O lugar exato do cérebro onde se desenvolve nossa capacidadeo que é lampionsbetaprender idiomas ainda é um mistério, mas a área normalmente associada à linguagem é o lóbulo frontal do hemisfério esquerdo, conhecido como áreao que é lampionsbetBroca.
Danos inesperados
Segundo cientistas, quando há lesões, diferentes partes do cérebro humano podem assumir a responsabilidadeo que é lampionsbetoutras.
Em alguns casos, como doenças ou acidentes, o cérebro sofre uma confusão que provoca danos inesperados, caso da síndrome do idioma estrangeiro.
Outro transtorno comum, similar a esse, é a síndrome do sotaque estrangeiro, que faz com que a pessoa faleo que é lampionsbetlíngua materna, mas com um sotaque totalmente diferente do habitual.
Apesaro que é lampionsbetos médicos não saberem exatamente o que aconteceu com o cérebroo que é lampionsbetBen depois do acidente, foi confirmado que ele sofreu danos no lado esquerdo da cabeça, especialmente no lóbulo frontal.
Os especialistas acreditam que a lesão no cérebro do australiano tenha sido justamente na áreao que é lampionsbetBroca.
“Ainda estamos investigando o porquê desse fenômeno (a síndrome do idioma estrangeiro),o que é lampionsbetque alguém fala uma língua diferente após sofrer uma lesão na cabeça ou um derrame cerebral”, disse à BBC a especialistao que é lampionsbetlinguagem Yvonne Wren.
“No casoo que é lampionsbetBen, foi observado que a área do cérebro que armazena e utilizao que é lampionsbetlíngua materna, o inglês, estava mais afetada que a que era usada para aprender o mandarim quando era mais jovem.”<link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160321_viuva_canada_lab" platform="highweb"/></link>
- <link type="page"><caption> Leia também: 'Uma criminosa está morando na comunidade': polícia canadense alerta para volta da 'viúva negra da internet'</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160321_viuva_canada_lab" platform="highweb"/></link>
Afasia bilíngue
A capacidade inconscienteo que é lampionsbetintercalar idiomas dessa forma é conhecida pela neurolinguística como afasia bilíngue.
E quem sofre desse problema tem mais facilidadeo que é lampionsbetse expressar nesse segunda idioma.
Ben agora fala mandarim com mais fluência do que nunca. Será que isso significa que ele aprimorouo que é lampionsbetcapacidade linguística como um todo?
Yvonne afirma que não: “Quando o acidente afetouo que é lampionsbetcapacidadeo que é lampionsbetfalar inglês, ele só conseguia falaro que é lampionsbetmandarim. Nesses casos, a habilidade desse segundo idioma se aprimora porque é a única que a pessoa tem disponível.”
Há outros casos semelhantes registrados no mundo. Em 2010, por exemplo, um caso parecido aconteceu com uma jovem croatao que é lampionsbet13 anos, que acordouo que é lampionsbetum coma falando alemão – e incapazo que é lampionsbetse lembrar como se expressaro que é lampionsbetseu idioma natal.
Assim como Ben, ela havia estudado alemão na escola, mas nunca falou a língua fluentemente.
Outro caso ocorreuo que é lampionsbet2013, quando o americano Michael Boatwright acordou falando sueco.
Namorada
No casoo que é lampionsbetBen, logo após o acidente, seu dano cerebral melhorou e ele recuperouo que é lampionsbetcapacidadeo que é lampionsbetfalar inglês.
Em teoria, isso poderia ter colocado um fimo que é lampionsbetseu domínio do chinês. Mas não foi o que aconteceu – ele manteveo que é lampionsbetcapacidadeo que é lampionsbetfalar com fluência a segunda língua.
Ao que parece, o acidenteo que é lampionsbetcarro desbloqueouo que é lampionsbetforma permanenteo que é lampionsbetcapacidadeo que é lampionsbetfalar com fluência o segundo idioma. E mudouo que é lampionsbetvida para sempre.
Ele inclusive acabao que é lampionsbetcomeçar a namorar uma jovem australianao que é lampionsbetorigem chinesa, que conheceuo que é lampionsbetum programao que é lampionsbetTV chinesa que promove encontros. A jovem se inscreveu no show justamente para praticar seu mandarim natal.