Lula é alvojoguinho brabet24ª fase da Lava Jato:joguinho brabet

AFP

Crédito, AP

Legenda da foto, Lula será obrigado a depor

joguinho brabet A Polícia Federal iniciou na madrugada desta sexta-feira, no apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,joguinho brabetSão Bernardo do Campo (SP), a 24ª fase da Operação Lava Jato.

Levado por agentes para depor no aeroportojoguinho brabetCongonhas por volta das 8h30, o ex-presidente deixou o local no final da manhã e foi para o Diretório do PT no centrojoguinho brabetSão Paulo. Enquanto Lula prestava depoimento, manifestantes contra e pró-governo protestaram no aeroporto, e alguns chegaram a trocar agressões.

Diversos endereços ligados ao fundador do Partido dos Trabalhadores, incluindo a sede do Instituto Lula e o sítio que ele frequentavajoguinho brabetAtibaia, no interiorjoguinho brabetSão Paulo, foram visitados por agentes, que também fizeram operaçõesjoguinho brabetendereçosjoguinho brabetum dos filhos do presidente, Fabio Luiz, conhecido como Lulinha.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Quatro perguntas sobre a suposta delaçãojoguinho brabetDelcídio Amaral e seu impacto na crise</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160303_perguntas_delacao_delcidio_if" platform="highweb"/></link>
  • Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link> e no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>

Segundo Ministério Público Federal no Paraná, a operação visa a "aprofundar a investigaçãojoguinho brabetpossíveis crimesjoguinho brabetcorrupção e lavagemjoguinho brabetdinheiro oriundosjoguinho brabetdesvios da Petrobras, praticados por meiojoguinho brabetpagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pessoas associadas."

"Há evidênciasjoguinho brabetque o ex-presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reformajoguinho brabetum apartamento triplex ejoguinho brabetum sítiojoguinho brabetAtibaia, da entregajoguinho brabetmóveisjoguinho brabetluxo nos dois imóveis e da armazenagemjoguinho brabetbens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a títulojoguinho brabetsupostas doações e palestras", diz nota do MPF.

Em coletivajoguinho brabetimprensajoguinho brabetCuritiba na manhã desta sexta-feira, o procurador do Ministério Público Federal Carlos Fernando dos Santos Lima disse que as seis empreiteiras envolvidas no esquemajoguinho brabetcorrupção da Petrobras (Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, OAS e Queiroz Galvão) foram responsáveis por 60% das doações ao Instituto Lula e 47% da empresa LILS Palestras,joguinho brabetpropriedadejoguinho brabetLula, entre 2011 e 2014. No total, as quantias somariam R$ 30 milhões.

Em discurso no Diretório do PT na tarde desta sexta-feira, Lula disse que a operação usoujoguinho brabet"pirotecnia". "Se o juiz Sérgio Moro quisesse um depoimento, era só pedir."

Segundo o ex-presidente, no íniciojoguinho brabetjaneiro, ele chegou a interromper suas férias para ir a Brasília prestar depoimento a Polícia Federal.

"O que vale mais é o show midiático do que a apuração séria feita pela Justiça", afirmou.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Por que milharesjoguinho brabetmulheres estão usando as redes sociais para abandonar a pílula #SalaSocial </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160302_pilula_salasocial_if" platform="highweb"/></link>
EPA

Crédito, EPA

Legenda da foto, Policialjoguinho brabetfrente à sede do Instituto Lula,joguinho brabetSão Paulo

A operação

A operaçãojoguinho brabethoje, batizadajoguinho brabetAletheia, envolve cercajoguinho brabet200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal, que também estiveramjoguinho brabetendereços na Bahia e no Riojoguinho brabetJaneiro.

Eles cumprem 44 mandados judiciais, sendo 33 delesjoguinho brabetbusca e apreensão e 11joguinho brabetcondução coercitiva (em que pessoas são obrigadas a prestar depoimento à polícia, ainda que sem acusação formal) - um deles tinha Lula como alvo.

A ação está sendo realizada um dia depoisjoguinho brabeta revista IstoÉ ter revelado o suposto conteúdo da delação premiada do senador do PT Delcídio Amaral,joguinho brabetque acusaria o ex-presidentejoguinho brabetter mandado comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, ejoguinho brabetoutras testemunhas. A delação ainda não foi oficialmente confirmada ou homologada.

  • <link type="page"><caption> Leia também: No Brasil da recessão, aumenta desemprego entre engenheiros e sobram vagas para diaristas</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160303_crise_diaristas_engenheiros_ru_ab" platform="highweb"/></link>

O senador também teria citado a presidente Dilma Rousseff no acordojoguinho brabetdelação. Em coletivajoguinho brabetimprensa realizada na tarde desta sexta-feira no Planalto, a presidente criticou o "vazamento seletivo" na suposta delação.

"Se esta hipotética delação existejoguinho brabetfato, ela é subjetiva e incidiosa e carecejoguinho brabetcredibilidade, porque o senador não era parte do conselho nem da diretoria da Petrobras", afirmou Rousseff.

"Sejoguinho brabetfato foi feita, seu único objetivo foi atingir a mim e a meu governo e foi uma retaliação e vingançajoguinho brabetalguém que não poderia ser defendido por conta dos atos que praticou."

A presidente ainda se disse inconformada com a conduçãojoguinho brabetLula para depor. "Lula já havia comparecidojoguinho brabetforma voluntária e agora foi conduzido coercitivamente. O estadojoguinho brabetdireito passa pela adoçãojoguinho brabetmedidas proporcionais necessárias para o esclarecimento dos fatos", afirmou.

Manifestantes contra e a favorjoguinho brabetLula entraramjoguinho brabetconfrontojoguinho brabetfrente ao prédio do ex-presidente.

Outro lado

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira, o Instituto Lula disse que "Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depoisjoguinho brabetgovernar o país. Jamais se envolveu direta ou indiretamentejoguinho brabetqualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras."

O instituto classificou a ação da PF como uma "violência" e disse que foi "é arbitrária, ilegal, e injustificável".

De acordo com o instituto, o presidente já vinha colaborando com as investigações e, por isso, não haveria necessidadejoguinho brabetlevá-lo à força para depor.

A nota critica também a quebrajoguinho brabetsigilos bancários e fiscal do ex-presidente, do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras, porque estas informações já estariam com os investigadores.

O Instituto Lula diz também que "nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítiojoguinho brabetamigosjoguinho brabetAtibaia, onde ele passa seus diasjoguinho brabetdescanso".

"O único resultado da violência desencadeada hoje pela força-tarefa (da PF) é submeter o ex-presidente a um constrangimento público", conclui a nota.

Em comunicado, a presidência nacional do PT disse que a condução coercitivajoguinho brabetLula "representa um ataque à democracia e à Constituição".

"Trata-sejoguinho brabetnovo e indigno capítulo na escalada golpista que busca desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff, criminalizar o Partido dos Trabalhadores e combater o principal líder do povo brasileiro", segue a nota.

Para o partido, "investigações seletivas, vazamentos ilegais e atropelosjoguinho brabetgarantias individuais" mostram que o país está caminhando para um "regimejoguinho brabetexceção e arbítrio, sob o comandojoguinho brabetforças conservadoras cujo único objetivo é voltar ao governo a qualquer custo."

Por fim, o PT convoca os afiliados da sigla a se manifestarjoguinho brabetdefesa do ex-presidente.

A Associação Nacional dos Procuradores da República, porjoguinho brabetvez, rejeitou as críticas à condução coercitiva e à suposta espetacularização do caso.

"A condução coercitiva é instrumentojoguinho brabetinvestigação previsto no ordenamento e foi autorizada no caso do ex-presidente Lulajoguinho brabetforma justificada e absolutamente proporcional, para ser aplicada apenas se o investigado eventualmente se recusasse a acompanhar a autoridade policial para depoimento penal", diz nota da entidade. "Ao contrário do que querem fazer crer algumas lideranças políticas, os procuradores da República à frente do caso – bem como a Justiça Federal, a Polícia Federal e a Receita Federal – atuaram novamentejoguinho brabetacordo com a mais rígida e cuidadosa observância dos preceitos legais, sem violência ou desrespeito aos investigados."

Suspeitas

As principais suspeitas citadas pela Procuradoria se referem ao triplex do Guarujá, à reformajoguinho brabetum sítiojoguinho brabetAtibaia e a palestras dadas por Lula.

No caso do triplex, a suspeita éjoguinho brabetque o imóvel estaria sendo reformado pela OAS para Lula - e o presidente estaria ocultando a posse do imóvel.

Lula e Marisa alegam que teriam visitado uma única vez o triplex 164-A para avaliar a possibilidadejoguinho brabetcompra, mas não compraram o imóvel e,joguinho brabetnovembro, desistiram definitivamentejoguinho brabetseu "direitojoguinho brabetcompra" no Solaris.

Já o sítiojoguinho brabetAtibaia teria sido reformado por um consórciojoguinho brabetempresas do qual fariam parte a OAS e a Odebrecht. O sítio não pertence a Lula oficialmente, mas é usado pelo ex-presidente e seus familiares.

O Instituto Lula diz que o sítio não pertence a ele e que "a tentativajoguinho brabetassociá-lo a supostos atos ilícitos tem o objetivo mal disfarçadojoguinho brabetmacular a imagem do ex-presidente.

A nota do MPF também faz referência a palestras feitas por Lula. Um inquérito do Ministério Público do Distrito Federal (MPF-DF) foi abertojoguinho brabetjulho para investigar se Lula teria feito tráficojoguinho brabetinfluênciajoguinho brabetfavor da Odebrecht.

O órgão investiga viagens internacionais do ex-presidente bancadas pela empresa a países como Cuba, República Dominicana, Gana e Angola.

A Odebrecht e o ex-presidente dizem que ele teria sido pago para dar palestras nesses países.

Repercussão latino-americana

A operação repercutiu na política e na imprensa do continente.

Susana Malcorra, ministra das Relações Exteriores da Argentina, disse à uma emissorajoguinho brabetrádiojoguinho brabetBuenos Aires que a situação no Brasil traz efeitos ao país vizinho. "(A situação) nos ocupa e nos preocupa porque cada vez que eles (Brasil) espirram, nós temos pneumonia pelo forte vínculo e interdependência".

"Uma situaçãojoguinho brabettensão política como a que se gerou não ajuda a resoluçãojoguinho brabetalgumas complexidades econômicas vividas pelo Brasil. Espero que isso avance dentro da lei e seja resolvido o quanto antes", agregou.

O governo Macri, que assumiu há quase três meses, tem reiterado que o Brasil é o "principal aliado estratégico" da Argentina.

Emjoguinho brabetconta no Twitter, o ex-presidente da Colômbia e secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Ernesto Samper, defendeu Lula: “Minha solidariedade pessoal ao ex-presidente, submetido a um linchamento midiático que afeta seu direito à presunçãojoguinho brabetinocência”.