Governo britânico anuncia plebiscito sobre permanência na União Europeia:apostar nos jogos

Foto: Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, David Cameron liberou ministros para fazerem camapnha pelo sim e pelo não à UE

apostar nos jogos O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou que o plebiscito que decidirá a permanência do Reino Unido na União Européia ocorrerá na quinta-feira, 23apostar nos jogosjunhoapostar nos jogos2016.

Cameron, que na sexta-feira costurou um acordo para garantir as bases políticas da campanha pela permanência do país no blocoapostar nos jogospaíses, liberou seus ministros para defenderem tanto a continuação quanto a saída dos britânicos da UE.

No entanto, Cameron havia dito estar "decepcionado", mas não surpreso, com o fatoapostar nos jogosumapostar nos jogosseus maiores aliados, o secretárioapostar nos jogosJustiça, Michael Gove, fazer campanha pela saída.

Repetindoapostar nos jogosseu pronunciamentoapostar nos jogossábado a expressão "uma Grã-Bretanha mais segura, mais forte e melhor" dentro da União Europeia, Cameron afirmou que pretende conduzir o país mesmoapostar nos jogoscasoapostar nos jogosderrota da campanha pela permanência.

Mas suspeita-se que uma derrota no plebiscito poderá fazer com que o premiê se veja obrigado a deixar o cargo.

O acordo

Na sexta-feira, o premiê anunciou ter chegado a um acordo com líderes da União Europeia (UE) para conferir um "estatus especial" ao Reino Unido e que ele fará uma campanhaapostar nos jogos"corpo e alma" paraapostar nos jogospermanência no grupoapostar nos jogosnações.

Cameron afirmou que o acordo, celebrado após dois diasapostar nos jogosnegociaçõesapostar nos jogosBruxelas, na Bélgica, incluirá uma cláusulaapostar nos jogos"interrupçãoapostar nos jogosemergência"apostar nos jogossete anos para pagamentosapostar nos jogosbenefícios sociais concedidos pelo governo.

O acordo foi considerado "inócuo" por aqueles que fazem campanha pela saída do Reino Unido da UE por conter "mudanças muito pequenas".

  • <link type="page"><caption> Leia também: Cinco perguntas sobre o corteapostar nos jogosgastos anunciado pelo governo brasileiro</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160219_teto_gasto_publico_entenda_ms_rb" platform="highweb"/></link>

Mudanças

A decisão unânime foi anunciada primeiro na cúpula da UE pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para quem o acordo "fortalece a posição especial britânica".

O acordo prevê:

  • Emendasapostar nos jogostratados da UE para deixar claro que o requisito feito aos países-membrosapostar nos jogosbuscarem uma união cada vez mais próxima entre si "não se aplica ao Reino Unido";
  • Uma "interrupçãoapostar nos jogosemergência"apostar nos jogosbenefícios concedidos a trabalhores estrangeiros (vindosapostar nos jogosoutros países europeus) que pode ser aplicada por sete anos - menos do que os 13 anos propostos por Cameron, no entanto e mais do que o proposto por outros países;
  • Benefícios para filhosapostar nos jogosimigrantes que vivem no exterior serão reduzidos ao valor pago nos paísesapostar nos jogosorigem dos pais - aplicável imediatamente para novas chegadas e, a partirapostar nos jogos2020, para os 34 mil requerentes já existentes;
  • Autorização para que o Reino Unido tome medidasapostar nos jogossegurançaapostar nos jogosemergência para proteger Londres.

plebiscito

AFP

Crédito, AFP

Legenda da foto, Merkel tem féapostar nos jogosque reformas ajudarão na permanência do Reino Unido na UE

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou que o pacoteapostar nos jogosreformas "despertá o apoio necessário para que o Reino Unido permaneça na UE".

Na sexta-feira, o premiê declarou ter obtido as mudanças que desejava e que colocarão o Reino Unido "no banco do motorista"apostar nos jogosum dos maiores mercados do mundo e criarão uma UE "mais flexível".

"O povo britânico precisa agora decidir entre ficar nesta UE reformada ou sair. Este será um momento que só ocorre uma vez a cada geração, capazapostar nos jogosmoldar o destinoapostar nos jogosnosso país."

Além das reformas na UE, Cameron anunciou que medidas para fortalecer a soberania do Reino Unido serão anunciadas.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Por que algumas domésticas estão recusando patrões brasileiros nos EUA</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160217_domesticas_conflitos_jf_rb" platform="highweb"/></link>

Críticas

O acordo fechado entre todos os 28 membros do grupo vem depoisapostar nos jogosvários líderes terem se oposto às mudanças planejadas pelo primeiro-ministro britânico.

Originalmente, seria anunciado pela manhã, mas depois foi adiado para o início da tarde,apostar nos jogosseguida para o final da tarde e uma vez mais para o início da noite, quando finalmente veio à público.

Críticos disseram que as reformas não permitirão ao Reino Unido impedir que leis indesejáveis sejam aprovadas pela UE ou reduzir a imigração.

Matthew Elliott, presidente da campanha Vote Leave, pela saída do país da união, disse que Cameron "declarará vitória agora, mas que ela é totalmente inócua".

Também a favor da saída, o parlamentar conservador David Davis disse ser hora do Reino Unido "assumir o controleapostar nos jogosseu destino", e o líder do partidoapostar nos jogosdireita UKIP declarou que a campanha suprapartidária está "absolutamente unida na luta pela retomadaapostar nos jogosnossa democracia".

  • <link type="page"><caption> Leia também: Brasileiros viram celebridades do YouTube dando dicas sobre vida no exterior</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160215_brasileiros_imigrantes_celebridades_redes_sociais_en_lgb" platform="highweb"/></link>