Transmissãoesporte betnacionalzika por beijo não está comprovada, diz infectologista:esporte betnacional
esporte betnacional Migowski - Porque a transmissãoesporte betnacionalum vírus não é uma coisa matemática, dependeesporte betnacionalvários fatores. Por exemplo, o tubo digestivo tem um Ph muito diferente, muito mais ácido, e é repletoesporte betnacionalenzimas que podem destruir o vírus.
- <link type="page"><caption> Leia também: Festa na crise? As cidades que cancelaram o Carnaval pelo Brasil</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160129_cabofrio_carnaval_pai_dg" platform="highweb"/></link><link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160206_guillainbarre_zika_tg" platform="highweb"/></link>
- <link type="page"><caption> Leia também: Quais são os riscos e sintomas da síndromeesporte betnacionalGuillain-Barré, outra doença associada ao zika</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160206_guillainbarre_zika_tg" platform="highweb"/></link><link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160129_cabofrio_carnaval_pai_dg" platform="highweb"/></link>
O vírus só infecta se entrar na célula. E ele não entraesporte betnacionalqualquer célula, só naquelas que têm receptores para ele. O vírus da caxumba, por exemplo, infecta as glândulas. O da hepatite B, o fígado. O fatoesporte betnacionalter um vírus na saliva não quer dizer, necessariamente, que ele vai aderir a uma célula da mucosa da boca, como acontece com o vírus do herpes.
esporte betnacional Migowski - Sim, diante da dúvida e tendoesporte betnacionalvista que é uma doença grave para gestantes, eu diria que as grávidas devem ter um cuidado redobrado para não se expor ao vírus, não manipular objetosesporte betnacionalpessoas infectadas, por exemplo, não beijá-las na boca. Neste momento é o mais prudente.
esporte betnacional Migowski - Não necessariamente. O zika se disseminou mais rapidamente do que a dengue porque pegou uma população 100% vulnerável a ele, que nunca tinha tido contato com esse vírus. A situação é diferente, não dá para comparar com a dengue. Qualquer vírus novo que entra causa um estrago muito maior.
esporte betnacional Migowski - O zika é transmitido pelo mosquito e também por via sexual (segundo os estudos científicos mais recentes). Se ficar comprovado que pode ser transmitido também pela saliva e pela urina, ele tem um potencial muito maioresporte betnacionaldisseminação e o controle também fica mais difícil. Qualquer doença infecciosa com várias formasesporte betnacionaltransmissão tem potencialesporte betnacionaldisseminação muito maior.
esporte betnacional Migowski - O risco é muito maior pelo beijo, bem menos que pela urina (não é comum termos contato com a urina dos outros). Se for comprovado que é transmitido pela saliva será mais um infectante por via oral. Então teremos mais uma doença transmitida pelo beijo, como a mononucleose, a herpes
esporte betnacional Migowski - Houve aumentoesporte betnacionalcasos no local onde o vírus circulou. Um estudo feito no Sudeste Asiático cita a ocorrênciaesporte betnacional1% dos infectados, o que é um percentual alto. Se isso ficar comprovado no Brasil, serão muitos casos e vamos ter um caos nos centrosesporte betnacionalterapia intensiva.
esporte betnacional Migowski - O quadro é reversível dianteesporte betnacionaluma abordagem precoce e não deixa sequelas. E ele é causado não só pelo zika vírus, mas também por outros, como dengue, mononucleose.
Mas,esporte betnacionalqualquer forma, era uma doença que, inicialmente, parecia boba, inofensiva, e que está se revelando muito pior...
Costumo brincar dizendo que se eu fosse julgar e condenar todos os vírus transmitidos pelo Aedes nove meses atrás, o zika pegaria a menor pena. E hoje, num novo julgamento, ele desbancaria os demais e ficaria com a maior pena.
Porque a dengue pode matar o paciente, sim, mas se o médico for habilidoso, ele não morre. E hoje eu não disponhoesporte betnacionalnenhuma ferramenta para impedir que uma mulher tenha um bebê com microcefalia, tenho que deixar ao acaso.
esporte betnacional Migowski - Eu e Davis Ferreira, do Institutoesporte betnacionalMicrobiologia, estamosesporte betnacionalfase avançadaesporte betnacionalteste com um produto derivadoesporte betnacionaluma planta que pode ser uma boa ferramenta a curto prazo para reduzir a carga viral e até como prevenção.
É um extratoesporte betnacionalplanta, um suplemento alimentar, não um remédio. Não é tóxico e se revelou 100% eficaz contra dengue, febre amarela e Mayara (um primo-irmão do vírus da febre chikungunya). Agora vamos testar contra o chikungunya e contra o zika. Eu estou muito otimista.