Samarco vai pagar renda mensal a 11 mil pescadores e ribeirinhos, diz MPT:novibet fortaleza

Termonovibet fortalezaAjustenovibet fortalezaConduta foi assinado pela mineradora na sede do Ministério do Trabalho

Crédito, Instituto Ultimo Refugio

Legenda da foto, Termonovibet fortalezaAjustenovibet fortalezaConduta foi assinado pela mineradora na sede do Ministério do Trabalho

<link type="page"><caption> Leia também: Procurador ameaça pedir bloqueionovibet fortalezabensnovibet fortalezaVale e BHP para financiar pescadores</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/12/151130_vale_procuradoria_bloqueio_bens_rs" platform="highweb"/></link>

<bold>Curtiu? Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil/" platform="highweb"/></link> e <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link></bold>

"Foi um processo demorado, mas chegamos a um bom termo. As entidades sindicais ficaram satisfeitas, mas principalmente as comunidades ribeirinhas, que já vão começar a receber no dia 11", disse o procurador.

"Para os pescadores e ribeirinhos, o pagamento não tem data final. Vai acontecer até que a empresa faça o levantamento completo dos prejuízos e garanta o reestabelecimento das condiçõesnovibet fortalezatrabalho destas pessoas."

Até o momento, 11 mil pessoas foram identificadas para receber a renda mensal, que também inclui uma cesta básica. Entre eles está o pescador Benilde Madeira, cuja história, revelada pela BBC Brasil nesta semana, emocionou milharesnovibet fortalezapessoas nas redes sociais.

<link type="page"><caption> Leia também: Cinco plantas que a Nasa recomenda para purificar o ar danovibet fortalezacasa</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/11/151127_plantas_poluicao_mdb" platform="highweb"/></link>

Samarco irá subsidiar temporariamente as famílias que tiveram seu recursosnovibet fortalezasubsistência afetados
Legenda da foto, Samarco irá subsidiar temporariamente as famílias que tiveram seu recursosnovibet fortalezasubsistência afetados

A reportagem ligou para Benilde e contou a novidade. O pescador chorou e agradeceu. "Muito obrigado a todos. Vai ajudar muitas pessoas que estão passando dificuldades sérias também, não só eu."

O pagamento, afirma o MPT, será retroativo até 5novibet fortalezanovembro, datanovibet fortalezaque a tragédia ambiental teve inicio.

Os trabalhadores que não tiverem sido procurados pela Samarco devem se dirigir às associaçõesnovibet fortalezapescadores ou agricultores da região, alémnovibet fortalezasindicatos e prefeituras e solicitar o benefício.

"A empresa tem essa responsabilidade com as pessoas que perderam a renda. A responsabilidade por essa perda é dela", diz o procurador.

O Termonovibet fortalezaAjustamentonovibet fortalezaConduta assinado pela mineradora também assegura proteção a empregados da Samarco e funcionários terceirizados,novibet fortalezaMinas Gerais e no Espirito Santo.

<link type="page"><caption> Leia também: Médico ligado à OMS recomenda que mulheresnovibet fortalezaárea com surtonovibet fortalezazika evitem engravidar</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/12/151203_entrevista_oms_zika_rm" platform="highweb"/></link>

No total, 2.686 empregados diretos da Samarco e 2.400 terceirizados nos dois estados terão seus empregos garantidos até 1ºnovibet fortalezamarçonovibet fortaleza2016, com o pagamento integralnovibet fortalezasalários.

Demissões posteriores a esse prazo deverão ser negociados com os sindicatos. As negociações entre mineradora e entidades que representam os trabalhadores começamnovibet fortalezajaneiro.

Crédito, Reuters