Empresa detecta supervírus espião e 'indíciosportingbet abrir contaguerra cibernética':sportingbet abrir conta

O novo vírus

Crédito, Getty

Legenda da foto, O vírus Symantec teria a capacidadesportingbet abrir contaespionar até arquivos apagados pelos usuários dos computadores afetados

sportingbet abrir conta A Symantec, uma das principais empresassportingbet abrir contasegurança da informação do mundo, anunciou no domingo ter descoberto um vírussportingbet abrir contacomputador que pode ter sido desenvolvido para ataques cibernéticos contra servidoressportingbet abrir contagovernos.

Batizadosportingbet abrir contaRegin, o vírus é, segundo a Symantec, o mais sofisticado programa invasor já visto. A empresa disse ainda que o Regin foi usado para ataques nos últimos anos contra uma variedadesportingbet abrir contaalvos ao redor do mundo, entre organizações governamentais, empresas e usuários comuns.

Computadores na Rússia, Arábia Saudita, México, Irlanda e Índia foram os mais afetados, ao ladosportingbet abrir contaIrã e Paquistão.

Usuários privados e pequenas empresas corresponderam a 48% dos ataques detectados, à frentesportingbet abrir contaempresassportingbet abrir contatelecomunicações (28%).

<link type="page"><caption> Leia mais: Cientistas criam vírussportingbet abrir contacomputador que se espalha pelo ar 'como gripe'</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/02/140226_virus_wifi_rb.shtml" platform="highweb"/></link>

Sede da Symantec

Crédito, AP

Legenda da foto, O alerta do vírus foi dada pela empresasportingbet abrir contasegurança da informação Symantec

Pesquisadores da Symantec disseram que o vírus pode ter levado anos para ser desenvolvido. Isso sugere que tenha sido "encomendado" por algum governo.

"O vírus parece ter vindosportingbet abrir contaalguma organização do Ocidente,sportingbet abrir contafunção do nívelsportingbet abrir contahabilidade requerido para o seu desenvolvimentosportingbet abrir contatermossportingbet abrir containvestimentosportingbet abrir contatempo e recursos", afirmou à BBC Sian Jenkins, especialista da Symantec.

Ele disse acreditar que o Regin foi usado "de forma sistemática para coletar informações esportingbet abrir contaoperaçõessportingbet abrir contavigilância".

A Symantec viu no Regin paralelos com o Stuxnet, vírus descobertosportingbet abrir contajunhosportingbet abrir conta2010 e supostamente criado a mandosportingbet abrir contaautoridades americanas e israelenses para sabotar o programa nuclear do Irã.

Mas enquanto o Stuxnet atuava danificando equipamentos, o Regin parece ter sido criado para coletar informações: segundo a Symantec, o vírus pode capturar imagenssportingbet abrir contatelas, roubar senhas ou mesmo recuperar arquivos apagados.

Segundo a Symantec, a principal faceta da sofisticação do Regin é a dificuldadesportingbet abrir contadetecção mesmo com alguns dos mais sofisticados programas antivírus do mercado. Outro problema é que ainda não se conhece toda a capacidade do vírus.