Estudo recomenda tomate para prevenir câncerluvabet cnpjpróstata:luvabet cnpj
- Author, Helen Briggs
- Role, Editoraluvabet cnpjSaúde da BBC News Online
luvabet cnpj Homens que consumirem maisluvabet cnpjdez porçõesluvabet cnpjtomate por semana podem reduzirluvabet cnpj20% os riscosluvabet cnpjcâncerluvabet cnpjpróstata, indicou um estudo feito por pesquisadores britânicos.
O estudo, realizadaluvabet cnpjcolaboração entre as universidadesluvabet cnpjCambridge, Oxford e Bristol, analisou a alimentação e o estiloluvabet cnpjvidaluvabet cnpjcercaluvabet cnpj20 mil britânicos com idade entre 50 e 69 anos.
Os pesquisadores verificaram que aqueles que consumiam maisluvabet cnpjdez porçõesluvabet cnpjtomate por semana – na formaluvabet cnpjsaladasluvabet cnpjtomate fresco ou sucoluvabet cnpjtomate, por exemplo – reduziramluvabet cnpj18% o riscoluvabet cnpjcâncerluvabet cnpjpróstata.
Aqueles que consomem as recomendadas cinco porçõesluvabet cnpjfrutas e legumes - ou mais - por dia pode diminuemluvabet cnpj24% o riscoluvabet cnpjapresentar a doença no futuro,luvabet cnpjcomparação com homens que comem duas porções e meia desses alimentos ou menos, indicou a pesquisa.
Dieta balanceada
O câncerluvabet cnpjpróstata responde por 15% dos cânceres que afetam os homens, segundo a Rede Global do Fundo Mundialluvabet cnpjPesquisa contra o Câncer (WCRF International,luvabet cnpjinglês). Sóluvabet cnpj2012 foram registrados mundialmente 1,1 milhãoluvabet cnpjcasos, o equivalente a 8%luvabet cnpjtodos os casos, informa a organização.
Para prevenir a doença, os especialistas recomendam uma dieta balanceada, com ênfaseluvabet cnpjfrutas e legumes, e pouca ingestãoluvabet cnpjgordura, sal e carne vermelha e industrializada.
O estudo britânico indicou que no caso específico do tomate, os benefíciosluvabet cnpjtermosluvabet cnpjpropriedades anticancerígenas podem vir do licopeno, um antioxidante que pode proteger o organismo contra danos nas células e no DNA.
"Nossas descobertas sugerem que os tomates podem ser muito importantes para a prevenção do câncer", disse Vanessa Er, da Escolaluvabet cnpjMedicina Social e Comunitária na Universidadeluvabet cnpjBristol.
Ela acrescentou que "os homens também devem comer uma grande variedadeluvabet cnpjfrutas e vegetais, manter um peso saudável e se exercitar com frequência".
Os autores do estudo pesquisaram dois outros componentes ligados ao câncerluvabet cnpjpróstata: o selênio, presenteluvabet cnpjalimentos a baseluvabet cnpjfarinha, como pão e massa, e o cálcio, encontradoluvabet cnpjprodutos lácteos como o leite e o queijo.
Homens que ingeriram a quantidade ideal desses três componentes na dieta tiveram risco mais baixoluvabet cnpjapresentarem câncerluvabet cnpjpróstata, disseram os pesquisadores.
Vanessa Er recomendou "estudos mais avançados" para confirmar estas constatações, especialmente na formaluvabet cnpjtestes clínicos.
Variedade
Comentando o estudo, Iain Frame, do Instituto Britânico do Câncerluvabet cnpjPróstata, disse que ainda não há evidência suficiente para fazer recomendações concretasluvabet cnpjquais alimentos específicos homens devem ingerir para reduzir o riscoluvabet cnpjcâncerluvabet cnpjpróstata.
"O que sabemos é que não devem confiar demaisluvabet cnpjum só tipoluvabet cnpjalimento, como o tomate", opinou.
"Uma dieta saudável, balanceada, com muitas frutas e legumes, aliada a exercícios físicos frequentes, éluvabet cnpjlonge a melhor opçãoluvabet cnpjprevenção."
Tom Stransfeld, do Institutoluvabet cnpjPesquisa do Câncer no Reino Unido, disse que "enquanto ingerir alimentos ricosluvabet cnpjlicopeno, como tomates ou selênio, pode estar associado à redução do risco do câncerluvabet cnpjpróstata, isso não foi ainda comprovado, e esse estudo não pode confirmar se há mesmo uma relação entre essa dieta e o riscoluvabet cnpjcâncerluvabet cnpjpróstata".
"Dietasluvabet cnpjprevenção do câncer são uma questão complexa, com poucas respostas exatas, tipo preto no branco. Nós aconselhamos a todos a comer uma dieta balanceada, com bastantes frutas e legumes, e pouca carne vermelha, gordura e sal."