Tim Vickery: Copa é festacoritiba ceara palpitedebutante para a nova classe média latino-americana:coritiba ceara palpite
Estas são as pessoas que agora têm dinheiro para acompanharcoritiba ceara palpiteseleção na Copa do Mundo - o que, considerando o custocoritiba ceara palpitevida brasileiro contemporâneo e a alta dos preços por causa do torneio, não é um compromisso financeiro pequeno.
Vi pela primeira vez os sinais disso na Copa América 2011, na Argentina. As edições anteriores atraíram poucos torcedores visitantes. Eu já estivecoritiba ceara palpitepartidas da Copa América onde havia mais policiais do que espectadores. Ocasionalmente, haveria um contingente considerávelcoritiba ceara palpitefãs vindoscoritiba ceara palpiteum país vizinho.
Quando o Uruguai chegou à final da Copacoritiba ceara palpite1999, no Paraguai, por exemplo, Assunção se transformoucoritiba ceara palpiteMontevidéu na manhã do dia do jogo. Um grande númerocoritiba ceara palpitefãs havia dirigido durante a noite para torcer porcoritiba ceara palpiteequipe - e parece provável que isso, um apoio do tipo mais tradicional da classe trabalhadora, foi um fator importante para a presençacoritiba ceara palpitemassa dos torcedores argentinos contra a Bósnia.
Mas algo diferente se viucoritiba ceara palpite2011 na Argentina. Países relativamente distantes, como a Colômbia, também foram origemcoritiba ceara palpiteum número sem precedentescoritiba ceara palpitefãs que viajaramcoritiba ceara palpiteavião e ficaramcoritiba ceara palpitebons hotéis - pessoas com dinheiro para gastar.
Há muitos mais deles nesta Copa do Mundo. Em primeiro lugar, porque a Copa América não se compara à Copa do Mundocoritiba ceara palpitetermoscoritiba ceara palpiteapelo - especialmente para um público sul-americano, que não teve a chancecoritiba ceara palpitefazer parte do principal evento do futebol internacional desde 1978. E também não há dúvidacoritiba ceara palpiteque, neste época do ano, o Brasil é uma atração turística mais atraente do que a invernal Argentina.
Se é verdade que a Copa do Mundocoritiba ceara palpite2014 é uma festacoritiba ceara palpitedebutante para nova classe média da região, então estamos lidando com uma contradição fascinante. Porque, no Brasil, a maior parte do movimentocoritiba ceara palpiteprotesto contra a Copa do Mundo também partiucoritiba ceara palpiteativistas vindos dessa nova classe média.
O Brasil, como Tom Jobim disse sabiamente, não é para principiantes. Nem, talvez, seja o Brasilcoritiba ceara palpite2014, cheiocoritiba ceara palpitesuas próprias contradições. Gostariacoritiba ceara palpitetentar entender o sentidocoritiba ceara palpitetudo isso, mas estou muito ocupado curtindo o futebol.