Dobradinha entre movimentos sociais e grevistas dá tomapp aposte e ganheprotestos pré-Copa:app aposte e ganhe

Greve dos metroviáriosapp aposte e ganheSP Foto Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, 'Somos todos metroviários', gritavam os ativistas nas passeatasapp aposte e ganhesegunda-feiraapp aposte e ganheSão Paulo

A greve do metroviários ganhou a solidariedadeapp aposte e ganhemovimentos sociais como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), e ganhou corpo com a participaçãoapp aposte e ganheoutros grupos,app aposte e ganheboa parte graças, segundo especialistas, à internet.

"Se antes o movimento era amplo e difuso, e tinha uma pauta variada, o movimento atual é direcionado. É uma organização tradicional vitaminada pelas redes sociais", disse à BBC Brasil o sociólogo Paulo Baía, da Universidade Federal do Rioapp aposte e ganheJaneiro.

"E nós teremos Copa e teremos manifestações. Os movimentos sociais vivemapp aposte e ganheoportunidades políticas e a Copa é o grande momentoapp aposte e ganhevisibilidade para esses grupos", diz.

Prestes

Reorganização dos movimentos

Para Rafael Alcadipani, cientista social da Fundação Getúlio Vargasapp aposte e ganheSão Paulo, "os protestosapp aposte e ganhe2013 ocorreram sem que houvesse qualquer expectativa. Já o movimento atual já era esperado".

Alcadipani concorda que o perfil dos movimentos que ganharam força nos últimos dias é mais tradicional, citando os metroviários, professores e funcionários públicos eapp aposte e ganheuniversidades.

Para Alcapadiani, a novidade da atual movimentação não éapp aposte e ganherelação aos protestos do ano passadoapp aposte e ganhesi, mas à própria configuração política desses movimentos.

"Boa parte dos movimentosapp aposte e ganhehoje são uma dissidência do petismo. Os movimentos sociais têm no geral uma ligação umbilical com o PT. Quando o partido entrou no governo, muitos acabaram cooptados. Mas o que vemos hoje são movimentos que perceberam que podem ganhar mais fazendo oposição ao governo do que caminhando junto com ele", diz.

Alcapadiani cita especificamente o MTST, que diferente do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), faz oposição ao governo petista

Às vésperas da Copa, o MTST reuniu milharesapp aposte e ganhemanifestantes nas ruasapp aposte e ganhediversas ocasiões e ocupou uma área próxima ao estádio do Itaquerão,app aposte e ganheSão Paulo. Pressionado, o governo federal abriu negociações com o movimento, que já afirma ter conseguido a promessaapp aposte e ganhedesapropriação do terreno e construçãoapp aposte e ganhemoradia popular no local.

Diferenteapp aposte e ganheBaía, Alcapadiani crê que os movimentos podem arrefecer durante o Mundial, diante da "crescente repressão" aos protestos, diz.

"O protesto virou o grande temor da segurança pública da Copa. O governo se ampara nas forças militares, da polícia, para amedrontar esses movimentos", diz.