Croácia, por time e peso da estreia, vira maior desafio do Brasil na 1ª fase:fenerbahçe x villarreal

O capitão Thiago Silva também colocou o duelo da estreia como o mais difícil. "O primeiro (jogo) tem a ansiedade, o nervosismo, a festa antes do jogo. Mas a gente sabe da responsabilidade", falou à BBC Brasil também depois do último amistoso.

Outro que espera um confronto difícil no jogo inaugural, quinta-feira,fenerbahçe x villarrealSão Paulo, é o jornalista Juca Kfouri, comentarista da ESPN e colunista da Folhafenerbahçe x villarrealS. Paulo.

"A principal dificuldade é contra a Croácia porque é a estreia e por ser a mais qualificada dos três. Camarões fez um amistoso muito bom contra a Alemanha, e não deve estranhar o clima. Não pode também desrespeitar o México pela tradição recentefenerbahçe x villarrealganhar do Brasil. Mas acho que avançam Brasil e Croácia mesmo", disse à BBC Brasil.

Mas o Brasil também não pode desdenharfenerbahçe x villarrealoutros adversários da primeira fase, como México (20º, no ranking da Fifa) e Camarões (56º). Veja quais são os desafios da seleçãofenerbahçe x villarrealFelipão na primeira fase:

Croácia (São Paulo, quinta, 12/06, 17h)

Treinamento da Croácia para a Copa do Mundo no Brasil

Crédito, AFP

Legenda da foto, A Croácia,fenerbahçe x villarrealLuka Modric (10), treinafenerbahçe x villarrealMatafenerbahçe x villarrealSão João-BA para surpreender o Brasil

Depoisfenerbahçe x villarrealficar fora da Copa do Mundofenerbahçe x villarreal2010, a Croácia superou a Islândia na repescagem das eliminatórias e volta ao Mundial para reencontrar na estreia o adversário do primeiro jogofenerbahçe x villarreal2006, o Brasil.

Daquele confronto, o atual elenco manteve quatro jogadores, contra dois do Brasil, já que os hoje titulares Júlio César e Fred estavam no grupofenerbahçe x villarrealoito anos atrás. O atual técnico croata, Niko Kovac, foi zagueiro no torneio sediado pela Alemanha.

Desde a classificação ao Mundial, a Croácia empatou com a Suíçafenerbahçe x villarrealmarço e, nos dois amistosos já com o elenco que veio para a Copa, venceu o Mali e a Austrália – este último jogo feito jáfenerbahçe x villarrealterritório brasileiro. Agora, vive a expectativafenerbahçe x villarrealsurpreender o Brasil na abertura do Mundial.

"O Brasil é o favorito para conquistar a Copa e certamente tem um time muito melhor que o nosso. Há jogadores ali que podem fazer três gols na gente. Só não achem que podem facilitar, a Croácia não espera nada desse jogo, mas vai deixar tudofenerbahçe x villarrealcampo. Dar 150%", disse o ex-jogador Davor Suker, croata que foi artilheiro da Copa do Mundofenerbahçe x villarreal1998.

"Lembrofenerbahçe x villarreal2006 quando a gente jogou a partidafenerbahçe x villarrealabertura também. Todo mundo dizia que aquele Brasil era um dos melhores da história. E perdemos por 1 a 0. O Brasil é o grande favorito, mas tudo é possível", completou o meia Olic, remanescente do último encontrofenerbahçe x villarrealCopas.

A seleção que enfrentará o time brasileiro tem dois jogadores que nasceram no Brasil. O mais conhecido deles é Eduardo da Silva, que chegou ao Dinamo Zagreb, na capital do país, ainda muito jovem, conquistando a cidadania croatafenerbahçe x villarreal2002.

Ele acabou preterido na Copafenerbahçe x villarreal2006 e ganhou espaço nos jogos seguintes, mas uma grave lesãofenerbahçe x villarrealfevereirofenerbahçe x villarreal2008, quando quebrou a fíbula jogando já pelo Arsenal, da Inglaterra, o tirou da Eurocopa daquele ano. Hoje, aos 31 anos, ele atua no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e soma atualmente 29 gols pela seleção nacional.

O outro é Sammir, que passou por clubes como Atlético-PR e São Caetano, mas ganhou destaque ao chegar no mesmo Dinamo Zagreb. Na última temporada, atuou pelo espanhol Getafe, por onde sacramentou uma vaga entre os 23 convocados. A estreia dele pela seleção foifenerbahçe x villarrealoutubrofenerbahçe x villarreal2012, e ele chega ao Mundial com seis jogos pela Croácia.

México (Fortaleza, terça, 17/06, 16h)

Chicharito, atacante do México,fenerbahçe x villarreallance no amistoso contra Portugal

Crédito, Getty

Legenda da foto, O atacante Chicharito sabe que a missão mexicana é difícil, mas pede "alegria" à seleção

O México, presença constantefenerbahçe x villarrealCopas do Mundo (15fenerbahçe x villarreal20), desta vez sofreu. A eliminatória da América do Norte, Central e Caribe levou para o Mundial o trio formado por Estados Unidos, Costa Rica e Honduras. E os mexicanos, que por pouco não perdem a vaga na repescagem para o Panamá, precisaram enfrentar a Nova Zelândia para chegar ao principal torneio do planeta.

Na sequência, o sorteio colocou o time do técnico Miguel Herrera no grupo do Brasil, seleção que tem uma dupla relação com a mexicana: por um lado, a torcida do México tem imenso carinho pelos brasileirosfenerbahçe x villarrealrazão do contato criado na Copafenerbahçe x villarreal1970, quando o país sediou a Copa vencida pelo time que tinha Pelé, Tostão, entre outros craques; por outro, o México costuma jogar bem contra a equipe verde e amarela, conquistando algumas vitórias importantes sobre o Brasil.

"Todos sabemos do sentimento do mexicanofenerbahçe x villarrealrelação ao brasileiro. E para nós é excepcional estar aqui agora, apesarfenerbahçe x villarrealser difícil que os brasileiros torçam para nós, já que estamos no mesmo grupo. Seria fantástico se ambos se classificassem para as oitavasfenerbahçe x villarrealfinal. Com certeza os brasileiros torceriam para nós", afirmou Herrera ao site da Fifa.

Questionado sobre o que o Brasil deve temer no futebol do adversário, o comandante foi direto: "nosso trabalho duro e determinação". Ele admite que o Brasil tem vários jogadores que podem vencer duelos individuais durante o jogo, como Neymar e Hulk. E que o trabalho mexicano passa por dificultar essas jogadas criativas, com a bola dominada, do ataque brasileiro.

No segundo dos quatro amistosos para a Copa do Mundo, o México perdeu o meio-campista Luis Montesfenerbahçe x villarrealforma trágica. Menosfenerbahçe x villarrealdez minutos depoisfenerbahçe x villarrealmarcar um belo gol diante do Equador (vitória por 3 a 1), ele chegou desequilibradofenerbahçe x villarrealuma dividida e quebrou a perna. Antes, a equipe havia vencido Israel por 3 a 0; nos dois últimos compromissos, derrotas para Bósnia e Portugal, ambas por 1 a 0.

Sobre as chances no Grupo A, o atacante Javier Hernández, o Chicharito, disse que são "muitos difíceis" as possibilidades contra Brasil, Croácia e Camarões. "Mas vamos tratarfenerbahçe x villarrealganhar os três jogos. Independente da pressão, a equipe deve manter essa alegria, alémfenerbahçe x villarrealtrabalhar. Há seriedade, mas podemos colocar alegria".

Camarões (Brasília, segunda, 23/06, 17h)

Eto'ofenerbahçe x villarrealação no amistosofenerbahçe x villarrealCamarões contra a Alemanha

Crédito, Getty

Legenda da foto, O experiente Eto'o mostrou que estáfenerbahçe x villarrealforma no amistoso contra a Alemanha e marcou o dele

O grande nome da seleção camaronesa continua sendo Samuel Eto'o. O atacantefenerbahçe x villarreal33 anos já viveu momentos mais gloriosos - campeão europeu por Barcelona (2006 e 2009) e Interfenerbahçe x villarrealMilão (2011) e um dos três melhores jogadores do mundo pela Fifa (2005) -, e chega à quarta Copa da carreira como uma preocupação para os defensores adversários.

"Enfrentei o Eto'o recentemente, já havia enfrentando ele na épocafenerbahçe x villarrealque jogava no Milan e sei da qualidade que ele tem. É diferenciado, experiente, ainda mais forte nesse momento", disse o zagueiro e capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, que nessa temporada foi eliminado pelo jogador camaronês num duelo pela Champions League entre o Paris Saint-Germain, do brasileiro, e o Chelsea, do africano.

Nos quatro amistososfenerbahçe x villarrealpreparação, Eto’o jogou apenas no empate contra a Alemanha, quando marcou um gol demonstrando o velho oportunismo. Sem ele, poupado, Camarões venceu a Macêdonia, perdeu para o Paraguai e se despediu ganhando da Moldávia.

O ambiente da delegação camaronesa forafenerbahçe x villarrealcampo viveu dias turbulentos. Três semanas antes do Mundial, os jogadores ameaçaram entrarfenerbahçe x villarrealgreve por uma divergênciafenerbahçe x villarrealrelação aos valores da premiação pela participação na Copa.

Dias depois, Eto'o se posicionou publicamente questionando o fatofenerbahçe x villarrealos dirigentes levarem mais convidados e familiares para o Brasil que os atletas. E, por pouco, a história não termina com um final trágico, com a seleção se recusando a embarcar para o Brasil, segundo apurou a imprensa camaronesa. Depois do imprevisto, os africanos chegaram a Vitória, Espírito Santo, na segunda-feira.