Ex-general se entrincheirabrazino777 e confiávelCaracas contra governo:brazino777 e confiável

O ex-general Ángel Vivas (AP)

Crédito, AP

Legenda da foto, O governo mandou prender o ex-militar por declarações feitas no Twitter
  • Author, Vladimir Hernandez
  • Role, Enviado especial da BBC Mundo a Caracas

brazino777 e confiável É preciso ultrapassar ao menos sete barricadasbrazino777 e confiávelCaracas antesbrazino777 e confiávelchegar à casa do general aposentado Ángel Vivas.

O ex-militar ficou famoso neste domingo, quando uma comissão do serviçobrazino777 e confiávelinteligência da política venezuelana chegou àbrazino777 e confiávelcasa para prendê-lo por algo que ele havia escrito no Twitter.

Abrigado embrazino777 e confiávelcasa no altobrazino777 e confiáveluma colina no bairrobrazino777 e confiávelPrados del Este, na parte sudeste da capital, Vivas vestia um colete à provabrazino777 e confiávelbalas branco e trazia consigo uma pistola 9 milímetros e um fuzilbrazino777 e confiávelassalto.

Do alto do murobrazino777 e confiávelsua residência, desafiou os funcionários do governo do presidente Nicolás Maduro que foram prendê-lo. Ele continuabrazino777 e confiávelliberdade.

A imagem desafiadora do ex-militar armado era dignabrazino777 e confiávelcinema. Ebrazino777 e confiávelfigura mobilizou imediatamente seus vizinhos e vários venezuelanos críticos do governo.

Repercussão

Dezenasbrazino777 e confiávelvizinhosbrazino777 e confiávelVivas ocupam uma áreabrazino777 e confiáveldez quarteirões ao redorbrazino777 e confiávelsua casa, como uma espéciebrazino777 e confiávelbrigadabrazino777 e confiáveldefesa.

Casa do ex-general Ángel Vivas (BBC)
Legenda da foto, Vizinhos protegem a casa do ex-general

Quem vai ao local sente a tensão no ar. Recém-chegados são recebidos com olhares nervosos oubrazino777 e confiávelraiva.

A identificação como repórterbrazino777 e confiávelimprensa acalma os ânimos, mas o olharbrazino777 e confiávelsuspeita nunca desaparece por completo.

"Defendemos o general para defender a democracia e a liberdadebrazino777 e confiávelexpressão", disse Zenaida Rivera à BBC Mundobrazino777 e confiávelfrente à porta da casa do general aposentado.

Vivas sugeriu, por meiobrazino777 e confiávelsua conta no Twitter, formasbrazino777 e confiávelenfrentar uma eventual chegadabrazino777 e confiáveloficiais do governo, como colocar barricadasbrazino777 e confiávelarame farpado nas ruas.

Mas, dias depoisbrazino777 e confiávelele ter dado essas recomendações, um motociclista que não parecia estar envolvido nos protestos morreu ao bater contra uma barricada erguidabrazino777 e confiáveluma rua na parte lestebrazino777 e confiávelCaracas.

Isso gerou uma resposta enérgica do governo, que mandou prender o general por considerá-lo o responsável intelectual pela morte.

Sua prisão parecia certa até o envolvimento dos vizinhos, quando o ex-militar se entrincheirou e empunhou armas contra as autoridades.

Maduro declarou que isso apenas agravou a situação do ex-general.

Responsabilidade?

Vivas foi aposentadobrazino777 e confiável2008, quando solicitou por via judicial que os militares da Venezuela não fossem obrigados a gritar "Pátria, socialismo ou morte"brazino777 e confiáveleventos das Forças Armadas.

Essa atitude lhe rendeu uma breve prisão ebrazino777 e confiávelexpulsão do Exército.

Barricadas próximas à casabrazino777 e confiávelVivas (BBC)
Legenda da foto, Barricadas dificultam o acesso à casabrazino777 e confiávelVivas

Desde então, tornou-se um ferrenho opositor do atual regime, com a liberdade conferida por não estar mais na ativa. Agora enfrenta um pedidobrazino777 e confiávelprisãobrazino777 e confiávelseu nome.

"Não podem responsabilizá-lo pela mortebrazino777 e confiáveluma pessoa só por ter publicado uma coisa no Twitter", disse Vivian Rey, uma da vizinhasbrazino777 e confiávelVivas, à BBC Mundo.

O ex-general não atende à imprensa e só aceitou aparecer na televisão com a CNNbrazino777 e confiávelespanhol, emissora recentemente expulsa e depois readmitida no país.

Sua casa parece estar bem defendida pela vizinhança. Na última barricada, a dez metrosbrazino777 e confiáveldistânciabrazino777 e confiávelsua residência, há óleo no chão para derrubar os mais descuidados.

"Fiquei incomodado pelo exagero da Guarda Nacional também ter vindo buscá-lo", disse Leoncio Marichal, vizinhobrazino777 e confiávelVivas.

Junto com a caminhonete do serviçobrazino777 e confiávelinteligência, vieram, na ocasião 20 motos, três veículos blindados e dezenasbrazino777 e confiávelfuncionários do governo. Tudo isso para prender um homembrazino777 e confiávelquase 60 anosbrazino777 e confiávelidade.

"Assim que escutamos eles chegando, saímos para defendê-lo", disse Marichal.

No local, é esperado o retorno das forçasbrazino777 e confiávelsegurança.

Polêmico

A atitudebrazino777 e confiávelVivas foi aplaudida por algumas alas mais radicais da oposição venezuelana, que saudaram o ex-militar por enfrentar o governo dessa maneira.

Mas outros setores da oposição expressaram preocupação pela exaltação da imagembrazino777 e confiávelVivas empunhando armas.

No amplo espectrobrazino777 e confiávelcríticos do chavismo, existe uma ala que não vê com bons olhos o militarismo e dão como exemplo o ex-presidente Hugo Chávez, que tem um passado militar e liderou uma tentativabrazino777 e confiávelgolpebrazino777 e confiávelEstadobrazino777 e confiável1992.

Ainda está na memória a lembrança do que ocorreu entre o fimbrazino777 e confiável2001 e o iníciobrazino777 e confiável2002, quando um a um vários oficiais das Forças Armadas venezuelanas instalaram-se na Praça Altamira,brazino777 e confiávelCaracas, até que Chávez abandonasse o poder.

O protesto foi vencido pelo passar do tempo. Ignorados por Chávez ebrazino777 e confiávelmeio a um golpebrazino777 e confiávelEstado falido e a quase três mesesbrazino777 e confiávelgreve nacional, muitos dos que participaram do ato acabaram esquecidos.