A cronologia dos problemaspalpites santos x avaiorganização na JMJ:palpites santos x avai
O comboio papal, que saiu da base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, com direção à Catedral Metropolitana, no Centro, ficou presopalpites santos x avaium engarrafamento.
Especialistaspalpites santos x avaisegurança avaliaram que a situação expôs o pontífice ao perigo, uma vez que centenaspalpites santos x avaipessoas cercaram o veículo.
Na ocasião,palpites santos x avainota conjunta, a prefeitura, a Secretaria Extraordináriapalpites santos x avaiSegurança para Grandes Eventos e o Ministério da Justiça creditaram a retenção à escolha do próprio Vaticano.
Segundo o comunicado, a interdição da via que seria usada pelo comboio papal não estava prevista.
Mas, no domingo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, embora tenha avaliado o esquemapalpites santos x avaisegurança como bem-sucedido, admitiu ter havido uma falha no diapalpites santos x avaique o pontífice chegou. Cardoso afirmou que o problema ocorreu por um erro na comunicação entre o centropalpites santos x avaicontrole do governo do Estado e a prefeitura.
Peregrinos e transporte
Na terça-feira, quando a jornada foi oficialmente aberta, o metrô, principal meiopalpites santos x avaideslocamento dos devotos à praiapalpites santos x avaiCopacabana, ficou parado por duas horas devido ao rompimentopalpites santos x avaium cabopalpites santos x avaienergia.
A pane atrasou a chegadapalpites santos x avaimilharespalpites santos x avaifiéis que participariam da missa inaugural, presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Ao final da cerimônia religiosa, os problemas voltaram a se repetir. Peregrinos contaram ter tido novas dificuldades com o transporte público.
Eles afirmaram que o metrô e os ônibus não foram suficientes para atender às cercapalpites santos x avai1 milhãopalpites santos x avaipessoas que lotaram a praiapalpites santos x avaiCopacabana para assistir à missapalpites santos x avaiacolhida.
Superlotação
As queixas quanto à superlotação do transporte público continuaram na quinta e na sexta, quando o papa Francisco participou da festapalpites santos x avaiacolhida e da Via Crúcis, também na orlapalpites santos x avaiCopacabana.
Nesses dois dias, o metrô montou um esquema especialpalpites santos x avaivendapalpites santos x avaibilhetes com horários pré-determinados, o que ajudou a facilitar o deslocamento dos peregrinos.
Mesmo assim,palpites santos x avaialgumas estações, era possível ver longas filas no início da tarde, horas antes do início dos eventos.
Apesar da espera, a operação melhorou no domingo. Nas imediações da estação Cardeal Arcoverde,palpites santos x avaiCopacabana, a mais próxima do palco principal, gradespalpites santos x avaiproteção foram colocadas para facilitar e organizar a entrada dos passageiros.
Em diversos pontos da rota, dentro e fora da estação, agentes do metrô controlavam o deslocamento dos fiéis.
A reportagem da BBC Brasil testou o acesso à estação Cardeal Arcoverde no domingo e demorou 40 minutos para percorrer a distância entre a entrada e a plataformapalpites santos x avaiembarque no trem.
Vigília e alagamentos
Quem passou a noite na praiapalpites santos x avaiCopacabana, após a vigília realizadapalpites santos x avaisábado para domingo, reclamou ainda da faltapalpites santos x avaibanheiros químicos.
Um grupopalpites santos x avaiperegrinospalpites santos x avaiCuritiba, no Paraná, afirmou que a quantidadepalpites santos x avaitoaletes era insuficiente para o númeropalpites santos x avaipessoas.
"Eram necessários mais banheiros químicos. As filas estão muito grandes", afirmaram à BBC Brasil as curitibanas Agnespalpites santos x avaiAndrade,palpites santos x avai19 anos, e Josiane Scharneski,palpites santos x avai22 anos, que dormiram no local.
No início da manhãpalpites santos x avaidomingo, à medidapalpites santos x avaique os peregrinos acordavam, também tinhampalpites santos x avaise deparar com o mau cheiro, uma vez que muitos dos banheiros químicos vazaram por causa da alta demanda.
Muitas das estruturas não puderam ser transferidas para Copacabana após o anúncio da mudança dos dois últimos grandes eventos da JMJ para o bairro (previstos inicialmente para ocorrerem no Campus Fidei,palpites santos x avaiGuaratiba) devido aos alagamentos que criaram um verdadeiro marpalpites santos x availama no local originalmente previsto para receber a fase final da Jornada.
Na última sexta-feira, a prefeitura decidiu transferir a vigília e a missapalpites santos x avaiencerramento para a orla depois que fortes chuvas atingiram a grande área aberta na zona oeste do Rio, local que seria o destino da peregrinaçãopalpites santos x avai13 quilômetros – tradicional nas jornadas.
Por causa da alteração, os fiéis também tiverampalpites santos x avaifazer um novo percursopalpites santos x avai9,5 quilômetros, que começou na Central do Brasil, no centro da cidade, e terminoupalpites santos x avaiCopacabana.
Protestos
Na noitepalpites santos x avaisegunda-feira, após o papa Francisco deixar o Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio, houve confrontos entre manifestantes e a polícia. Muitos jovens pediam a renúncia do governador Sérgio Cabral.
A tropapalpites santos x avaichoque da polícia atirou balaspalpites santos x avaiborracha e lançou bombaspalpites santos x avaiefeito moral contra os manifestantes.
Um repórter da agênciapalpites santos x avainotícias France Presse ficou ferido. Ele diz ter levado um golpepalpites santos x avaicassetetepalpites santos x avaium policial, mesmo depoispalpites santos x avaiter se identificado como jornalista.
Vídeos que circulam na internet mostram feridos. Tanto os manifestantes quanto a imprensa voltaram a denunciar a presençapalpites santos x avaipoliciais infiltrados (chamadospalpites santos x avaiP2)palpites santos x avaimeio aos protestos.
Balanço das autoridades
Apesarpalpites santos x avaitodos os problemas, as autoridades fizeram um balanço positivo da estrutura montada para receber a visita do papa.
Em entrevista a jornalistas, o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou que a presidente Dilma Rousseff ficou satisfeita com a organização do evento, especialmentepalpites santos x avairelação a segurança, umapalpites santos x avaisuas maiores preocupações.
Carvalho reconheceu que houve falhas na infraestrutura, mas prometeu mais planejamento para evitar a repetiçãopalpites santos x avaierros nos próximos grandes eventos.
"Eu acho que a dificuldade maior se apresentou no transporte. Houve problemas com banheiros químicos, uma porçãopalpites santos x avaifalhas desse tipo, mas nempalpites santos x availonge apagaram o brilho e o sucesso da Jornada".
Ele também repetiu declaração feita pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que disse ser "impossível" reunir grandes multidões sem filas e aglomerações.