De olho na Copa, venezuelanos esquecem diferenças políticas para torcer pela seleção:robozinho da roleta pro
Com a derrota, a Venezuela fica empatadarobozinho da roleta proquinto lugar com o Uruguai, com 16 pontos, e já não dependerobozinho da roleta prosi mesma para ir à Copa. Será preciso vencer todos os jogos e torcer por uma combinaçãorobozinho da roleta proresultados negativosrobozinho da roleta proseus adversários para continuar sonhando com o torneio.
A esperançarobozinho da roleta prodeixar para trás o estigmarobozinho da roleta proser o único país da Conmebol (Confederação Sul-americanarobozinho da roleta proFutebol) que nunca disputou o torneio está mais distante.
Hora do recreio
Para a psicóloga Carolina Vásquez, a população venezuelana tem dificuldadesrobozinho da roleta prolidar com a adversidade e respeitar posições antagônicas, razão pela qual, a seu ver, os venezuelanos acabam assumindo um comportamento infantil quando se tratarobozinho da roleta profutebol.
"É como se fosse uma populaçãorobozinho da roleta procrianças na pré-escola", afirma.
O futebol, narobozinho da roleta proavaliação, é a hora do recreio. "São espaçosrobozinho da roleta procatarse,robozinho da roleta profesta, onde não se tocarobozinho da roleta pronenhum tema mais profundo. A ideia é aproveitar, desfrutar e adoramos isso, somos hedonistas. Tudo é harmonia e concórdia até surgir uma diferença. Dalirobozinho da roleta proadiante, podemos acreditar que até somos inimigos", afirmou.
Na terça-feira os venezuelanos presenciaram decisão atípica na Assembleia Nacionalrobozinho da roleta proprol da Vinotinto. Palco recenterobozinho da roleta proagressões entre deputados governistas e opositores, os parlamentares decidiram deixar para a próxima semana a discussão do projetorobozinho da roleta proleirobozinho da roleta proBosques e Gestão Florestal que estava na pauta do dia para acompanhar o jogo da seleção.
A famíliarobozinho da roleta proCarolina Vásquez também foi contaminada pela "febre vinotinto". Vez ou outra ela vai ao estádio verrobozinho da roleta properto a seleção acompanhada da filha, que é jogadora da seleçãorobozinho da roleta profutebol feminino da Universidade Central da Venezuela e da seleção do Distrito Capital.
Ela e a filha põemrobozinho da roleta prolado posturas ideológicas antagônicas para assistir aos jogos juntas. " O acordo é: aqui não se falarobozinho da roleta propolítica", comenta Carolina. Por enquanto, a estratégia tem funcionado.
No estádiorobozinho da roleta proCachamay, no Estadorobozinho da roleta proPuerto Ordaz, uma grande bandeira estampava uma frase que acompanhava o sentimentorobozinho da roleta proboa parte dos venezuelanos na noite jogo: "Paixão que une a todos".
Acostumado a cobrir as diferentes manifestações políticas da Venezuela do ex-presidente Hugo Chávez, mortorobozinho da roleta promarço, o fotógrafo Carlos Garcia Rawlins diz querobozinho da roleta prodiarobozinho da roleta projogo as bandeiras políticas ficam do ladorobozinho da roleta profora do estádio e cresce um sentimento nacionalista.
"É impossível dizer quem é quem aqui. Todos torcem pela Venezuela, contra quem for, diferente do que acontece no campo político", afirmou à BBC Brasil, enquanto aguardava o início do jogo.
"Em diarobozinho da roleta projogo não importa se o patrocinador é a PDVSA (estatal petroleira) ou a Polar (gigante da indústria alimentar, vista como opositora ao governo)", acrescentou.
Tensão forarobozinho da roleta procampo
Fora do campo, o climarobozinho da roleta protensão política continua depois do apito final. Nesta semana, Maduro anunciou a capturarobozinho da roleta prodois grupos paramilitares colombianos que teriam como objetivo assassiná-lo e promover atentados terroristasrobozinho da roleta proCaracas. Segundo Maduro, os paramilitares estariam vinculados à ultradireita venezuelana. Opositores rejeitam as acusações.
A auditoria dos votos das eleições presidenciaisrobozinho da roleta pro14robozinho da roleta proabril realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral - um dos pontosrobozinho da roleta prodiscórdia com a oposição - revelou que houve "erro zero" na contagem dos votos, ao apontar uma coincidênciarobozinho da roleta pro99,98% entre as cédulas depositadas nas urnas e os votos eletrônicos registrados naquele dia.
Nicolás Maduro venceu a eleição com uma diferençarobozinho da roleta pro1,5% dos votos, pouco maisrobozinho da roleta pro220 mil votos. Henrique Capriles não reconhece o governorobozinho da roleta proMaduro e qualificou a auditoria e o sistema eleitoral como uma "farsa".
Ao mesmo temporobozinho da roleta proque diz não acreditar na idoneidade do CNE, Capriles insisterobozinho da roleta proconvocar seus simpatizantes a participar das eleições municipais marcadas para dezembro.
"Temos que participar nas eleições para prefeitos, faremos delas uma eleição nacional, vamos lutar", afirmou.