Novas restrições intensificam crise cambial na Argentina:eurocup cbet
eurocup cbet As novas medidas do governo da presidente Cristina Kirchner para o setoreurocup cbetcâmbio, que desta vez significam o aumento das taxas para os gastos com cartãoeurocup cbetcrédito no exterior e outros itens do setoreurocup cbetturismo, como pacoteseurocup cbetviagens, sacudiram o mercado cambial argentino esta semana.
A medida foi divulgada na segunda-feira, e desde então a cotação do dólar voltou a registrar volatilidade no mercado paralelo. A moeda americana superou a barreira dos oito pesos na quarta-feira, e nesta quinta-feira, apesar da leve queda, fechou cotada a 8,45 pesos – diferença acimaeurocup cbet60% para a cotação oficial,eurocup cbet5,1 pesos.
Analistas econômicos atribuíram ainda à nova ondaeurocup cbetnervosismo fatos como a reuniãoeurocup cbetemergência convocada pela presidente com seus assessores econômicos, na quarta-feira, na residência presidencialeurocup cbetOlivos.
A iniciativa foi considerada pouco comum na agenda presidencial e gerou uma sérieeurocup cbetboatos na imprensa sobre mudanças na política cambial e substituição da presidente do Banco Central, Mercedes Marcó del Pont.
"Um diaeurocup cbetalarmes, boatos e disputas internas", escreveu o repórtereurocup cbeteconomia do Clarín Gustavo Bazzan. "Em meio a rumores, dólar 'blue' (no mercado negro) chegou a 8,75 pesos", publicou o La Nación emeurocup cbetmanchete.
Nesta quinta-feira, um cambistaeurocup cbetuma loja na Avenida Santa Fé, que trabalhaeurocup cbetuma 'cova' (cueva,eurocup cbetespanhol), como os argentinos chamam os esconderijos para a venda do dólar paralelo, disse à BBC Brasil, sob a condição do anonimato: "Terça e quarta foram uma loucura. Chegamos a vender dólar a nove pesos. Hoje (quinta) está mais calmo".
Várias denominações
Desde que o governo implementou o controle cambial, há 17 meses, no fimeurocup cbet2011, o dólar ganhou diferentes denominações e cotações na Argentina.
"Dólar blue (paralelo), dólar turista (para os que viajam), dólar bolsa (na bolsaeurocup cbetcomércio) e o dólar oficial", escreveu Bazzan, do Clarín.
Especialistas referem-se também ao "dólar-cartãoeurocup cbetcrédito" (que pode ser o mesmo que o turista) e ao "dólar-soja", referente à cotação da commodity.
A espiral na cotação da moeda americana no paralelo voltou a ser motivoeurocup cbetcomentários entre os argentinos eeurocup cbetdebates nas principais emissoraseurocup cbetrádio eeurocup cbettelevisão do país.
"Não há motivos para preocupação. O dólar paralelo representa um mercado muito pequeno e que não afeta o rumo da nossa economia", disse o deputado governista Roberto Feletti à TV C5N.
Naeurocup cbetvisão, o "tipoeurocup cbetcâmbio flutuante e administrado (pelo governo) está funcionando" e a prova, entende, é que as reservas do Banco Central continuameurocup cbettonoeurocup cbetUS$ 40 bilhões.
"No ano passado, o governo aguentou a volatilidade. Este ano, a economia está se recuperando e os indicadores estão tranquilos", afirmou Feletti, que foi vice-ministro da Economia no primeiro mandato da atual presidente.
O apresentador da emissora Chiche Gelblung, que o entrevistou, afirmou que os argentinos "de classe média, queira o governo ou não, continuam pensandoeurocup cbetdólar e recorrendo à moeda americana para proteger seu dinheiro".
Para o economista Miguel Kiguel, existe uma "fuga do peso", a moeda nacional. A opção dos argentinos pelo dólar é conhecida, pelo menos desde os tempos da hiperinflação no país, na décadaeurocup cbet1980.
A moeda americana é usada com frequência, por exemplo, na compra e vendaeurocup cbetimóveis – setor que registrou forte queda desde o controle cambiário,eurocup cbetacordo com dados das câmaras imobiliárias.
Já a moeda brasileira, o real, que também faz parte do controle do governo, também possui duas cotações. A oficial estáeurocup cbettorno dos dois pesos, e a paralela pode superar, dependendo do dia, a barreira dos quatro pesos.
Inflação
O ex-ministro da Economia Roberto Lavagna disse que o governo "gerou uma crise cambial que disparou o dólar paralelo e alimentou mais a inflação".
Dados oficiais indicam que a inflação anual estáeurocup cbettornoeurocup cbet10%. Mas analistas econômicos estimam que o índice supera 20%. Após a proibição do governo à divulgaçãoeurocup cbetnúmeros paralelos da inflação, o indicador informal passou a ser informado, mensalmente, por parlamentares da oposição no Congresso Nacional.
"Cada medidaeurocup cbetrestrição adicional (ao dólar) provoca alta no dólar marginal, blue, negro ou como o queiram chamar", disse Lavagna à rádio Mitre, da capital argentina.
Lavagna foi ministro no governo do ex-presidente Nestor Kirchner, antecessoreurocup cbetCristina,eurocup cbetviúva. Segundo ele, o controle cambial "continua aumentando a desconfiança na economia" argentina.
Como outros economistas, ele também interpretou que a nova medida, que aumentou o imposto para o usoeurocup cbetcartões no exterior, foi responsável pela nova turbulência no mercado cambiário local.
O usoeurocup cbetcartãoeurocup cbetcrédito no exterior vinha sendo apontado como "vantajoso" diante das limitaçõeseurocup cbetacesso ao dólar no mercado oficial, que depende da autorização formal da Administração Federaleurocup cbetIngressos Públicos (Afip, a receita federal argentina) para cada contribuinte.
Após ter imposto a medidaeurocup cbetcontrole cambial,eurocup cbet2011, Cristina Kirchner anunciou que passava seus depósitoseurocup cbetdólares para pesos e pediu que seus ministros e outras autoridades fizessem o mesmo.
Alguns deles disseram publicamente que não poderiam atender à determinação da presidente, como o governador da provínciaeurocup cbetBuenos Aires, Daniel Scioli, que argumentou questões médicas para preservareurocup cbetpoupançaeurocup cbetdólares e não passá-la para a moeda nacional.