Covid-19: Pequim tem 1ª morteapostar no bets6 meses e altaapostar no betscasosapostar no betsmomento 'mais grave’ da pandemia:apostar no bets

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A políticaapostar no bets'covid zero', com confinamentos e quarentenas forçadas, vem gerando tensão entre os cidadãos na China

apostar no bets A cidadeapostar no betsPequim enfrenta o momento "mais complexo e grave" da pandemiaapostar no betscovid-19, segundo as autoridades, após registrar as primeiras mortesapostar no betsseis meses e um aumento contínuoapostar no betscasosapostar no betstoda a China.

Três pessoas morreramapostar no betscovid na capital chinesa desde o sábado (19/11), elevando para 5.229 o número totalapostar no betsmortesapostar no betsdecorrência da doença no país, segundo dados oficiais.

As últimas três mortes provocaram lockdownapostar no betsvárias zonas da cidadeapostar no bets21 milhõesapostar no betshabitantes.

Insistência na políticaapostar no bets'covid zero'

As mortes acontecemapostar no betsmeio a raros protestos no país sobre a políticaapostar no bets"covid zero" do governo chinês.

A polêmica estratégia, cujo objetivo é erradicar completamente os surtos da doença, levou ao confinamento obrigatórioapostar no betsmilhõesapostar no betspessoas e a quarentenas forçadas para quem testa positivo.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Verificações e testesapostar no betscovid são onipresentesapostar no betsPequim

Em Pequim, as autoridades decretaram lockdown nos distritosapostar no betsHaidian e Chaoyang, onde lojas, escolas e restaurantes estão fechados.

Quem viaja para a capital também precisa fazer testesapostar no betscovid nos três primeiros diasapostar no betsvisita e permanecer recluso até receber permissão para sair.

No resto do país, vários milhõesapostar no betspessoas permanecem confinadas, já que os casos continuam aumentando, apesar dos esforços das autoridades.

Uma situação complexa

No domingo, foram registrados 24.730 novos casos da doença, número próximo ao pico diárioapostar no betsinfecções no paísapostar no betsabril.

Pequim reportou 316 novos casosapostar no betscovid na tardeapostar no betssegunda-feira (21/11), segundo a agênciaapostar no betsnotícias Reuters.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Testesapostar no betscovid são aplicados frequentementeapostar no betscidadãosapostar no betsPequim

Liu Xiaofeng, vice-diretor do Centro Municipalapostar no betsControle e Prevençãoapostar no betsDoençasapostar no betsPequim, descreveu a situação como a mais complexa e grave que a cidade já viu, informou a agência.

Um dia antes, um porta-voz municipal alertou que a cidade enfrenta "uma situação sombria e complicada"apostar no betstermosapostar no betsprevenção e controle da epidemia, informou o jornal oficial China Daily.

Casos polêmicos

A China afirma que, graças àapostar no betsrigorosa políticaapostar no betscovid zero, houve muito menos mortes por covid-19 do queapostar no betsoutros países.

No entanto, acredita-se que o número real possa ser muito maior, já que foram reportados vários atrasos no atendimentoapostar no betsemergênciasapostar no betspacientesapostar no betsestado graveapostar no betsáreasapostar no betslockdown e instalaçõesapostar no betsquarentena.

Nos últimos dias, houve uma ondaapostar no betsindignação na internet após a notícia da morteapostar no betsum bebê que teria demorado a receber atendimento médico devido a restrições por causa da covid.

No início deste mês, protestos eclodiram na cidadeapostar no betsLanzhou, onde um pai alegou que a demora para conseguir levar o filho ao hospital contribuiu paraapostar no betsmorte por intoxicação por monóxidoapostar no betscarbono.

Em outubro, ganhou destaque o casoapostar no betsuma meninaapostar no bets14 anos que morreu na provínciaapostar no betsHenan após adoecerapostar no betsum centroapostar no betsquarentena para covid.

Em paralelo, o chefe do Executivoapostar no betsHong Kong, John Lee, testou positivo para covid no domingo, depoisapostar no betsse encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping,apostar no betsuma cúpula na Tailândia.

- Este texto foi publicadoapostar no betshttp://vesser.net/internacional-63714434