Como assassinos racistas estão se radicalizando pela internet:farbetikettendrucker

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pessoas se abraçam no local onde ocorreram assassinatosfarbetikettendruckerBuffalo
  • Author, Shayan Sardarizadeh
  • Role, Da BBC Monitoring

farbetikettendrucker O ataque racista que deixou 10 pessoas mortas farbetikettendrucker farbetikettendrucker14farbetikettendruckermaiofarbetikettendruckerum supermercadofarbetikettendruckerBuffalo, no Estado americanofarbetikettendruckerNova York, é apenas o exemplo mais recente da violência impulsionada pelo extremismo online.

O ataque a tiros na cidadefarbetikettendruckerBuffalo seguiu um roteiro muito parecido aofarbetikettendruckerataques semelhantes nos EUA efarbetikettendruckeroutros países —farbetikettendruckercidades como Pittsburgh, Poway, El Paso, Christchurch (Nova Zelândia) e Halle (Alemanha) —,farbetikettendruckerque homens brancos racistas atacaram deliberadamente membrosfarbetikettendruckeruma comunidade específica, deixando vários rastrosfarbetikettendruckersuas visões extremistas na internet.

Assim como outros antes dele, Payton Gendron,farbetikettendrucker18 anos, o principal suspeito por trás do ataquefarbetikettendruckerBuffalo, postou um longo "manifesto" explicando seus motivos e crenças.

Parte do texto é copiado e coladofarbetikettendruckermanifestos racistas do autor do massacrefarbetikettendruckerChristchurch, na Nova Zelândia,farbetikettendrucker2019, Brenton Tarrant, efarbetikettendruckeroutros agressores violentos. Gendron cita Tarrant comofarbetikettendruckerprincipal inspiração e portafarbetikettendruckerentrada para o mundo do extremismo online e da supremacia branca.

Autoresfarbetikettendruckeroutros ataques recentes já citaram a internet como o pontofarbetikettendruckerpartida para suas jornadasfarbetikettendruckerdireção à radicalização. Seus escritos mostram que eles eram bem versados nas subculturas online, nas teorias da conspiração e nos memes.

Notavelmente, todos eram antissemitas engajados e negavam o Holocausto, citando uma ampla gamafarbetikettendruckerteorias da conspiração.

Quase todos fazem referência às teoria das conspiração do "genocídio branco" e da "substituição branca", assim como ao seu ressentimento contra imigrantes e grupos minoritários, como a basefarbetikettendruckerseu sistemafarbetikettendruckercrenças e a principal motivação parafarbetikettendruckerviolência.

"A ideiafarbetikettendruckerum 'genocídio branco' cria um sensofarbetikettendruckerurgência efarbetikettendruckernecessidadefarbetikettendruckeração imediata", explica Rajan Basra, pesquisador do Centro Internacional para o Estudo da Radicalização (ICSR, na siglafarbetikettendruckeringlês) da universidade King's College London, na Inglaterra.

"Para os nacionalistas brancos, isso pode ser um motivador poderoso, efarbetikettendruckervários momentos eles agiram violentamente a partir disso."

Crédito, Pool image via Fairfax media

Legenda da foto, AutorfarbetikettendruckerataquesfarbetikettendruckerBuffalo citou frequentemente Brenton Tarrant (na foto), que matou dezenasfarbetikettendruckerpessoasfarbetikettendruckerChristchurch, como inspiração

O autor dos assassinatosfarbetikettendruckerBuffalo também postou cercafarbetikettendrucker700 páginasfarbetikettendruckerseu diário pessoal, relativas aos últimos sete meses, às quais a BBC teve acesso por meiofarbetikettendruckercópias.

Os registros são uma janela para a mentefarbetikettendruckerum jovem claramente perturbado que falava regularmente sobre seu víciofarbetikettendruckerjogos e sobre navegarfarbetikettendruckercircuitos extremistas online.

Ele fez uma extensa pesquisa e várias viagensfarbetikettendruckerreconhecimento ao supermercadofarbetikettendruckerBuffalo para planejar cuidadosamente a forma e o momento do ataque, alémfarbetikettendruckerrealizar simulações.

Ele menciona brevemente ter tido problemas com as autoridades um ano antes, depoisfarbetikettendruckerescrever algo que as alarmou. Em um trabalhofarbetikettendruckerescola, ele citoufarbetikettendruckervontadefarbetikettendruckercometer assassinatos ou suicídio.

Há breves momentosfarbetikettendruckerdúvida, como quando ele se pergunta se será capazfarbetikettendruckerexecutar os disparos sem "bagunçar" as coisas. Há também detalhes sobre um atofarbetikettendruckercrueldade animal e sobre pensamentos suicidas por não ter realizado o ataque na data que havia planejado inicialmente.

Repletofarbetikettendruckerteorias da conspiração racistas e antissemitas, memes e piadas internas, seu manifesto também é claramente influenciado pelo fórumfarbetikettendruckermensagens 4chan, uma das maiores e mais controversas redes vinculadas a subculturas da internet.

É o berçofarbetikettendruckermuitos memes famosos,farbetikettendruckercampanhasfarbetikettendruckerassédio e trollagem, assim comofarbetikettendruckermovimentos conspiratórios.

Gendron faz referência a um fórum do 4chan dedicado a armas e diz que foi radicalizado pelo fórum do "politicamente incorreto". Ele menciona ainda outros espaços online extremistas que visitou, incluindo o site neonazista The Daily Stormer.

Ele transmitiu ao vivo seus assassinatos na plataformafarbetikettendruckertransmissãofarbetikettendruckervídeos Twitch por meiofarbetikettendruckeruma câmera acopladafarbetikettendruckerseu capacete. Assim como Tarrant, ele escreveu slogans da supremacia branca e insultos raciais emfarbetikettendruckerarmafarbetikettendruckerfogo.

A transmissão foi assistida apenas por 22 pessoas, e o Twitch a derruboufarbetikettendruckerpoucos minutos. No entanto,farbetikettendruckerpoucas horas, cópias do vídeo já estavam sendo amplamente circuladas na internet, atraindo milhõesfarbetikettendruckervisualizações no Facebook efarbetikettendruckeroutras plataformas.

Impacto máximo

A combinaçãofarbetikettendruckerum manifesto online e a transmissão ao vivofarbetikettendruckervídeo é feita para gerar o máximo impacto nas mídias e espalhar as opiniões do assassino o mais longe possível.

Cópias do vídeo e do manifesto provavelmente serão compartilhadas online nos próximos anos, para finsfarbetikettendruckerpropaganda e como ferramentafarbetikettendruckerrecrutamento. E embora as principais redes sociais removam as cópias, há vários sites marginaisfarbetikettendruckerque o vídeo pode ser facilmente encontrado.

Eliminar conteúdo da internet é praticamente impossível. Por exemplo, após os atos violentos na cidade americanafarbetikettendruckerCharlottesville,farbetikettendrucker2017, o site neonazista Daily Stormer foi pressionado por empresasfarbetikettendruckerhospedagem e proteção da web.

Mas, com bastante esforço, esse site ainda pode ser encontrado online, e o autor do ataquefarbetikettendruckerBuffalo diz ter sido um frequentador assíduo.

E, como visto anteriormentefarbetikettendruckerplataformas como o 8chan — na qual manifestosfarbetikettendruckertrês assassinos apareceram um atrás do outrofarbetikettendrucker2019 —, mesmo que o acesso a um site seja interrompido, novas plataformas vão surgir rapidamente.

"Na internet, sempre haverá um lar, por mais obscuro oufarbetikettendruckernicho que seja, para o conteúdo extremista", diz Basra, do ISCR.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Homenagens às vítimas do ataquefarbetikettendruckerBuffalo

Textos desconexos comofarbetikettendruckerGendron visam inspirar o próximo atirador racista, assim como ele próprio se inspiroufarbetikettendruckerBrenton Tarrant — e Tarrant, porfarbetikettendruckervez, no assassino neonazista norueguês Anders Breivik.

"Pessoas que antes eram colocadas à margem podem formar comunidades inteirasfarbetikettendruckerculto [online]farbetikettendruckertodo o mundo", diz o autor e jornalista David Neiwert, que escreve sobre o extremismofarbetikettendruckerextrema direita há décadas.

"Um dos resultados disso é que o terrorismo domésticofarbetikettendruckerextrema direita assumiu um aspectofarbetikettendruckercadeia oufarbetikettendruckersérie: um atofarbetikettendruckerviolência inspira o próximo, que inspira o próximo."

Programas preventivos

Em resposta ao aumento dos ataques terroristas internos, alguns governos tentaram elaborar planos preventivos.

O programa Prevent, do governo do Reino Unido, é um exemplo. Embora criticado por não conseguir impedir algumas pessoas conhecidas das autoridades, como o extremista islâmico Ali Harbi Ali, quefarbetikettendrucker2021 esfaqueou até a morte o parlamentar David Amess, o governo afirma já ter detido centenasfarbetikettendruckersupostos terroristas.

Nenhum programa semelhante existe nos EUA mas,farbetikettendruckerjunhofarbetikettendrucker2021, a Casa Branca divulgou um plano nacional para combater o terrorismo doméstico. O plano se concentra principalmente no trabalho das forças policiais locais, que receberiam US$ 77 milhões (cercafarbetikettendruckerR$ 382 milhões)farbetikettendruckersubsídios.

Neiwert diz que, embora a polícia dos EUA tenha o poderfarbetikettendruckerse envolver quando atividades criminosas estão sendo discutidas online, há pouca coisa que pode ser feita até que um suspeito efetivamente aja.

O assassinofarbetikettendruckerBuffalo não ficou totalmente fora do radar. No ano passado, seu contato com as autoridades — quando a polícia foi acionada pela escola após ele escrever sobre seus planos ameaçadores — resultoufarbetikettendruckeruma breve hospitalização, na qual ele passou por uma avaliaçãofarbetikettendruckersaúde mental.

O EstadofarbetikettendruckerNova York tem uma lei que permite que a polícia confisque as armasfarbetikettendruckerpessoas consideradas perigosas. A polícia local e o FBI (federal) vão enfrentar agora questionamentos sobre se poderiam ter feito mais.

Mas o problema maior permanece: um movimento global e difusofarbetikettendruckerjovens extremistas violentos, radicalizados na internet, alguns dos quais estão preparados para atacar e matar pessoas inocentes.

farbetikettendrucker Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal farbetikettendrucker .

farbetikettendrucker Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube farbetikettendrucker ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfarbetikettendruckerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafarbetikettendruckerusofarbetikettendruckercookies e os termosfarbetikettendruckerprivacidade do Google YouTube antesfarbetikettendruckerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefarbetikettendrucker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofarbetikettendruckerterceiros pode conter publicidade

FinalfarbetikettendruckerYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfarbetikettendruckerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafarbetikettendruckerusofarbetikettendruckercookies e os termosfarbetikettendruckerprivacidade do Google YouTube antesfarbetikettendruckerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefarbetikettendrucker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofarbetikettendruckerterceiros pode conter publicidade

FinalfarbetikettendruckerYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosfarbetikettendruckerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticafarbetikettendruckerusofarbetikettendruckercookies e os termosfarbetikettendruckerprivacidade do Google YouTube antesfarbetikettendruckerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquefarbetikettendrucker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdofarbetikettendruckerterceiros pode conter publicidade

FinalfarbetikettendruckerYouTube post, 3