Os desafios do setor industrial responsável por um terço do lixo mundial:dicas e prognosticos futebol

Crédito, Rotor

Legenda da foto, Algumas empresas estão buscando material residual, como tijolos recuperados, para usodicas e prognosticos futebolconstruções novas.

Mas esse material que usamos e descartamos hojedicas e prognosticos futeboldia também contém um enorme tesouro que poderá ser utilizadodicas e prognosticos futebolnosso benefício.

Calcula-se que uma toneladadicas e prognosticos futeboltelefones celulares contenha 300 vezes mais ouro que uma toneladadicas e prognosticos futebolminériodicas e prognosticos futebolouro da melhor qualidade, alémdicas e prognosticos futebolquantidades significativasdicas e prognosticos futebolprata, platina, paládio e metais raros - enquanto seguimos rasgando a terra com a mineração contínua para conseguir mais desses materiais.

As vastas quantidadesdicas e prognosticos futebolcobre disponíveisdicas e prognosticos futebolbilhõesdicas e prognosticos futebolcabos existentesdicas e prognosticos futeboltodo o mundo são uma fonte reutilizáveldicas e prognosticos futebolmetal com uma taxadicas e prognosticos futebolconcentração bem mais elevada do que os menosdicas e prognosticos futebol1% existentesdicas e prognosticos futebolminériosdicas e prognosticos futebolqualidade superior.

Tudo isso gera uma questão óbvia: por que não reutilizamos o que já extraímos,dicas e prognosticos futebolvezdicas e prognosticos futebolescavar o planetadicas e prognosticos futebolbuscadicas e prognosticos futebolcada vez mais matérias-primas?

Esse pensamento vem estimulando um grupo cada vez maiordicas e prognosticos futebolarquitetos e empresasdicas e prognosticos futebolconstrução a examinar como reutilizar a imensa quantidadedicas e prognosticos futebolmateriais ocultos nos ambientes que já construímos, desde concreto e madeira até riquezas metálicas do lixo eletrônico.

Crédito, Folke Köbberling/Martin Kaltwasser

Legenda da foto, Garrafas e coposdicas e prognosticos futebolplástico usados são transformadosdicas e prognosticos futeboltetosdicas e prognosticos futebolpontosdicas e prognosticos futebolônibus na Itália

Em 2005, o escritóriodicas e prognosticos futebolarquitetura Superuse, com sededicas e prognosticos futebolRoterdã, na Holanda, estabeleceu um marco inovador para uma nova visão da construção civil ao criar a Villa Welpeloo - a primeira casa contemporânea do mundo feita principalmente com resíduosdicas e prognosticos futebolmateriaisdicas e prognosticos futebolconstrução.

Açodicas e prognosticos futebolmáquinas têxteis antigas e madeiradicas e prognosticos futebolbobinasdicas e prognosticos futebolcabos industriais danificadas compõem 60% dos materiaisdicas e prognosticos futebolsegunda mão empregados na construção.

Posteriormente,dicas e prognosticos futebol2013, o arquiteto britânico Duncan Baker-Brown ultrapassou a Superuse ao utilizar maisdicas e prognosticos futebol90%dicas e prognosticos futebolmateriais residuais para construir a Casadicas e prognosticos futebolResíduosdicas e prognosticos futebolBrighton, na Inglaterra.

Baker-Brown combinou vários materiais diferentes, desde brim usado até estojos plásticosdicas e prognosticos futebolDVD e escovasdicas e prognosticos futeboldente descartadas, para compor o isolamento das paredes, alémdicas e prognosticos futebolcâmarasdicas e prognosticos futebolardicas e prognosticos futebolpneusdicas e prognosticos futebolbicicletas antigas para isolar o piso contra som e impactos.

Cercadicas e prognosticos futebol10 toneladasdicas e prognosticos futebolsolo calcário destinado a aterros foram recolhidas para criar paredesdicas e prognosticos futebolterra prensada e as placasdicas e prognosticos futebolcarpete usadasdicas e prognosticos futebolum escritório forneceram o revestimento externo.

"A casadicas e prognosticos futebolresíduos é um projetodicas e prognosticos futebolpesquisa 'vivo' que faz com que as pessoas pensem na origem desses materiais e onde eles terminam", afirma Baker-Brown.

Ele construiu um modelodicas e prognosticos futeboluma nova formadicas e prognosticos futebolconstrução com o mínimodicas e prognosticos futebolresíduos no seu livro The Re-Use Atlas ("Atlas do reúso",dicas e prognosticos futeboltradução livre),dicas e prognosticos futebol2017, que ensina seus princípios para uma geração crescentedicas e prognosticos futebolarquitetos e construtores da faculdadedicas e prognosticos futebolarquitetura da Universidadedicas e prognosticos futebolBrighton.

Ele oferece uma redefinição simples e poderosa dos resíduos como sendo "apenas coisas úteis no lugar errado".

Embora essas ideias sejam incluídas no setordicas e prognosticos futebol"economia circular", Baker-Brown utiliza uma expressão com maior impacto: ele ressalta a necessidadedicas e prognosticos futebol"minerar o Antropoceno"dicas e prognosticos futebolvezdicas e prognosticos futebolcavar novos materiais.

"Precisamos nos tornar 'mineradores urbanos' e retrabalhar [ou] reutilizar construções, componentes e fontesdicas e prognosticos futebolmateriais já disponíveis", escreveu eledicas e prognosticos futeboluma chamada para ação mobilizadora publicada na revista do Instituto Realdicas e prognosticos futebolArquitetos Britânicosdicas e prognosticos futebol2019.

Baker-Brown está atualmente terminando um pavilhão para a Óperadicas e prognosticos futebolGlyndebournedicas e prognosticos futebolSussex, no Reino Unido, que é conhecida mundialmente.

O pavilhão está sendo construído com produtos residuais que incluem cascasdicas e prognosticos futebolostras, rolhasdicas e prognosticos futebolchampanhe e tijolos mal cozidos rejeitadosdicas e prognosticos futeboluma fábricadicas e prognosticos futeboltijolos próxima.

Fundamentalmente, ele também está empregando esses materiaisdicas e prognosticos futebolforma que facilitedicas e prognosticos futeboldesconstrução posterior - unindo os elementos com pregosdicas e prognosticos futebolvezdicas e prognosticos futebolcola, por exemplo - para criar o que ele chamadicas e prognosticos futebol"uma lojadicas e prognosticos futebolmateriais para o futuro".

A ideiadicas e prognosticos futebolprojetar construções especificamente com o reúsodicas e prognosticos futebolmente ganhou o rótulo "design para desconstrução".

Os Jogos Olímpicosdicas e prognosticos futebol2012 mostraram essas ideiasdicas e prognosticos futebolação com a construçãodicas e prognosticos futebolacomodações temporárias para 17 mil atletasdicas e prognosticos futebolLondres.

Para isso, as construções foram projetadasdicas e prognosticos futebolforma que pudessem ser remodeladas posteriormente na formadicas e prognosticos futebolcasas sustentáveis para habitantes locais, graças a elementos como paredes divisórias nos andares, que podem ser movidas facilmente para formar novas configurações.

Mas as pessoas dispostas a minerar o Antropoceno precisam trabalhar principalmente com construções existentes que não foram projetadas para desconstrução ou reconstrução.

O escritório holandês Maurer United Architects respondeu a esse desafio construindo 125 novas moradias sociais com maisdicas e prognosticos futebol90%dicas e prognosticos futebolmateriais recicladosdicas e prognosticos futebolblocosdicas e prognosticos futebolapartamentos antigos no empreendimento Superlocal Estate, na cidadedicas e prognosticos futebolKerkrade, na Holanda.

Trechos enormesdicas e prognosticos futebolpisodicas e prognosticos futebolconcreto foram cortados e erguidos dos antigos edifícios e depositados para fornecer as estruturas das casas novas, enquanto o concreto restante foi triturado no local para reúso,dicas e prognosticos futeboluma abordagem que o fundador do escritório, Mark Maurer, chamadicas e prognosticos futebol"demolição inteligente".

Crédito, Duncan Baker-Brown

Legenda da foto, A 'casadicas e prognosticos futebolresíduos' da Universidadedicas e prognosticos futebolBrighton, na Inglaterra, foi construída com maisdicas e prognosticos futebol90%dicas e prognosticos futebolmateriais residuais.

Uma chave para a mineração bem sucedida do Antropoceno para nossas construções futuras é elaborar maneirasdicas e prognosticos futebolreutilizar os materiais existentesdicas e prognosticos futeboluma infinidadedicas e prognosticos futebolformas.

Folke Köbberling, professoradicas e prognosticos futebolarte relacionada à arquitetura da Universidade Técnicadicas e prognosticos futebolBraunschweig, na Alemanha, passou anos aperfeiçoando formasdicas e prognosticos futebolreutilizar materiais.

"Usar material reciclado é diferentedicas e prognosticos futeboltrabalhar com materiais novos", afirma ela. "Esses materiais têm uma história. Nós buscamos os materiais e tentamos utilizá-los como eles chegam,dicas e prognosticos futebolforma muito flexível."

Um exemplo é o anfiteatro que ela e seu colega Martin Kaltwasser construíramdicas e prognosticos futebol2008 no Centrodicas e prognosticos futebolArtes Wysing, pertodicas e prognosticos futebolCambridge, no Reino Unido.

Feito principalmente com 400 palletsdicas e prognosticos futebolmadeira recuperadosdicas e prognosticos futebolconstruções locais, ele também inclui janelasdicas e prognosticos futebolantigas estufas e pisosdicas e prognosticos futebolmadeiradicas e prognosticos futebolteca recicladosdicas e prognosticos futebolprateleiras descartadas pela Universidadedicas e prognosticos futebolCambridge.

Com custo totaldicas e prognosticos futebolapenas 5 mil euros (R$ 30,7 mil), a construção foi idealizada para fornecer um espaço diferenciado para as artes por dois anos, até ser desmontado para reutilizar seus materiaisdicas e prognosticos futeboloutro lugar. Mas ele ainda está servindo muito bem.

Köbberling também descobriu que lãdicas e prognosticos futebolcarneiro bruta descartada servedicas e prognosticos futebolexcelente filtrodicas e prognosticos futebolpoluição e isolamento das paredes e transformou ainda milharesdicas e prognosticos futebolgarrafas e copos plásticos descartados na Maratonadicas e prognosticos futebolBerlimdicas e prognosticos futebolmaterial para tetosdicas e prognosticos futebolpontosdicas e prognosticos futebolônibus.

Conectar a fonte desses materiais à demanda por componentes é um elemento chave no esforço para reinventar os resíduos como novo materialdicas e prognosticos futebolconstrução.

"Precisamos encontrar uma formadicas e prognosticos futebolcriar prosperidade e valor agregado, não pela produçãodicas e prognosticos futebolnovas mercadorias, mas com a manutenção e gestão das mercadorias existentes", afirma Michael Ghyoot, cofundador da empresadicas e prognosticos futeboldesign Rotor, com sededicas e prognosticos futebolBruxelas, na Bélgica - que está concentrando esforços para facilitar o reúso pelos profissionais da construção.

A Rotor associou-se a outras empresas da Europadicas e prognosticos futebolum projeto financiado pela União Europeia para formar um diretório online que já reuniu pouco maisdicas e prognosticos futebol1 mil comerciantes especializados na recuperaçãodicas e prognosticos futebolmateriais e empresas correlatas (a pandemia prejudicou o objetivo originaldicas e prognosticos futebolreunir 1,5 mil participantes).

Ela também está criando um kitdicas e prognosticos futebolferramentas pré-demolição para ajudar as empresas a determinar o potencialdicas e prognosticos futebolreúsodicas e prognosticos futebolmateriais e produtos presentesdicas e prognosticos futebolconstruções previstas para demolição ou revitalização.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Niyazahmed Shaikh examina cuidadosamente rolosdicas e prognosticos futebolfios produzidos com sucatadicas e prognosticos futeboltirasdicas e prognosticos futebolaço nadicas e prognosticos futebolfábrica na Índia

A remodelagem da Torredicas e prognosticos futebolMontparnasse, com 59 andares, pelo escritóriodicas e prognosticos futebolarquitetura Bellastock, com sededicas e prognosticos futebolParis, na França, é outro exemplo da mineração do Antropocenodicas e prognosticos futebolação.

Os arquitetos utilizaram concreto, vidro e aço da fachada e do interior da construção para ajudar a criar novos níveis e espaços, sem recorrer a resíduosdicas e prognosticos futeboldemolição.

A torre transformada está programada para ficar pronta a tempo para receber visitantes nos Jogos Olímpicosdicas e prognosticos futebolParis,dicas e prognosticos futebol2024.

Mathilde Billet, diretora técnicadicas e prognosticos futebolreúso da Bellastock e gerentedicas e prognosticos futebolprojetos da des/reconstrução da Torredicas e prognosticos futebolMontparnasse, argumenta que comportamentos arraigados no setor da construção, e não barreiras práticas, são o principal obstáculo para a implementação generalizada do princípiodicas e prognosticos futebolreúso.

"O mais difícil é mudar nossa formadicas e prognosticos futebolpensar", afirma ela, acrescentando que o aumento da consciência, treinamento, conferências e simplesmente falar podem remover grande parte desse medodicas e prognosticos futebolmudança.

"Precisamos imaginar a cidade como um bancodicas e prognosticos futebolmateriais, propício para o reúso. Não existem mudanças significativas. Custa apenas um poucodicas e prognosticos futebolvontade e agilidade", ela diz.

Michael Ghyoot também salienta que o processodicas e prognosticos futeboltornar os materiais existentes prontos para reúso cria uma sériedicas e prognosticos futebolnovos empregos.

"Essa atividade é trabalhosa: [exige ações como] limpar as pontasdicas e prognosticos futeboluma lajedicas e prognosticos futebolmármore, remover cimentodicas e prognosticos futeboltelhas, substituir os fiosdicas e prognosticos futebolaparelhos elétricos antigos - e documentar todos os materiais", segundo ele.

Para Mathilde Billet, os princípios que sustentam a mineração do Antropoceno também se harmonizam com as práticas antigas, seja o reúsodicas e prognosticos futebolpedrasdicas e prognosticos futebolconstruções antigas, que foi algo comum por séculos, ou a reconstrução constantedicas e prognosticos futebolgrandes construçõesdicas e prognosticos futebolargila,dicas e prognosticos futebolpaíses como o Máli.

"O reúso exige tecnologia antiga", afirma ela. "Essa tecnologia existedicas e prognosticos futebolquase todos os lugares do planeta, mas está morrendo lentamente." A situação alarmantedicas e prognosticos futebolque nos encontramos significa que precisamos retornar para uma arquitetura mais frugal, segundo ela: "uma arquitetura construída com o material do local onde ela se encontra".

Longedicas e prognosticos futebolser algo totalmente oposto à economia prática, uma análisedicas e prognosticos futebolcinco países da União Europeia pelo Clubedicas e prognosticos futebolRomadicas e prognosticos futebol2020 concluiu que mudar para uma economia mais circular reduziria suas emissõesdicas e prognosticos futebolcarbonodicas e prognosticos futeboldois terços e criaria maisdicas e prognosticos futebolum milhãodicas e prognosticos futebolnovos empregos.

O que realmente faz pouco sentido econômico ou ambiental é continuar a escavar bilhõesdicas e prognosticos futeboltoneladasdicas e prognosticos futebolmatérias-primas novas do planeta.

Leia a íntegra desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.

dicas e prognosticos futebol Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube dicas e prognosticos futebol ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas e prognosticos futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas e prognosticos futebolusodicas e prognosticos futebolcookies e os termosdicas e prognosticos futebolprivacidade do Google YouTube antesdicas e prognosticos futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas e prognosticos futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdodicas e prognosticos futebolterceiros pode conter publicidade

Finaldicas e prognosticos futebolYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas e prognosticos futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas e prognosticos futebolusodicas e prognosticos futebolcookies e os termosdicas e prognosticos futebolprivacidade do Google YouTube antesdicas e prognosticos futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas e prognosticos futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdodicas e prognosticos futebolterceiros pode conter publicidade

Finaldicas e prognosticos futebolYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdicas e prognosticos futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadicas e prognosticos futebolusodicas e prognosticos futebolcookies e os termosdicas e prognosticos futebolprivacidade do Google YouTube antesdicas e prognosticos futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedicas e prognosticos futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdodicas e prognosticos futebolterceiros pode conter publicidade

Finaldicas e prognosticos futebolYouTube post, 3