Democratas veem 'semelhança' entre Trump e Bolsonaro na pandemia, mas é improvável que façam 'CPI da Covid' nos EUA:betesporte logo png

Trump e Bolsonaro

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bolsonaro sempre se considerou um apoiadorbetesporte logo pngDonald Trump

A declaração, que não tem impacto direto no Congresso ou no Judiciário do Brasil ou dos EUA, ilumina a contradição vivida por parte dos democratas e expressada por comentaristas políticos do país.

"Se os políticos brasileiros podem tentar responsabilizar Bolsonaro pelas centenasbetesporte logo pngmilharesbetesporte logo pngmortes evitáveisbetesporte logo pngcovid, porque ninguém aqui nos EUA, nenhum democrata, está tentando responsabilizar Trump por centenasbetesporte logo pngmilharesbetesporte logo pngmortes evitáveisbetesporte logo pngcovid sob seus olhos?", questionou o âncora político Mehdi Hasan, da MSNBC.

Colagem
Legenda da foto, Diversos presidentes tomaram vacinas e compartilharam as imagens (Créditos: Reuters, Governo do Reino Unido, Reprodução)

'Semelhança incrível entre Trump e Bolsonaro'

O Brasil é o segundo paísbetesporte logo pngnúmero absolutobetesporte logo pngvítimas da pandemia, atrás apenas dos próprios Estados Unidos. Para os parlamentares democratas, a alta letalidadebetesporte logo pngambos os países não é uma coincidência.

"O que aconteceu no Brasil e nos Estados Unidosbetesporte logo pngrelação às mortesbetesporte logo pngCOVID poderia ter sido evitado ou mitigado se o então Presidente Trump e o Presidente Bolsonaro tivessem ouvido as autoridadesbetesporte logo pngsaúde pública e a comunidade científica e implementado protocolosbetesporte logo pngsegurança. Isso não aconteceu com a rapidez necessária ou com protocolosbetesporte logo pngsegurança suficientesbetesporte logo pngvigor e, como resultado, você tem maisbetesporte logo png600.000 mortes no Brasil e maisbetesporte logo png750.000 apenas nos Estados Unidos", afirmou à BBC News Brasil, o congressista Raúl Grijalva, autor da declaração endossada por outros cinco colegas da Câmara dos EUA.

Durante o primeiro ano da pandemia, o então presidente americano Donald Trump e Bolsonaro seguiram vias semelhantesbetesporte logo pngrelação ao desafio da covid-19.

Ambos minimizaram o tamanho do problema (a que chamarambetesporte logo png"gripe"), brigaram com seus auxiliares médicos, agiram contra a orientaçãobetesporte logo pngparalisar a economia para impedir o espalhamento do vírus, entrarambetesporte logo pngdisputabetesporte logo pngpoder com os governadores estaduais, questionaram orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o usobetesporte logo pngmáscaras e promoveram a hidroxicloroquina como cura para a doença, mesmo quando já estava clara a ineficácia do medicamento no combate à infecção viral.

E embora Trump tenha investido alto no desenvolvimentobetesporte logo pngvacinas - o que levou, por exemplo, à criação do imunizantebetesporte logo pngmRNA da Moderna - ele se recusou a receber as doses publicamente junto com os demais ex-presidentes e com o atual mandatário, Biden.

Já Bolsonaro nega que tenha se vacinado e já deu inúmeras declarações questionando a necessidadebetesporte logo pngimunização. Seu governo também foi considerado responsável por atrasar o início da vacinação dos brasileiros pela CPI da Covid.

Nos EUA, argumentam os Democratas, apesar da disponibilidade da vacina, o resultado não foi muito diferente: até a possebetesporte logo pngBiden, no fimbetesporte logo pngjaneiro, apenas 1% dos americanos estavam imunizados. O percentual saltou para maisbetesporte logo png70% com ao menos uma dose atualmente.

"Infelizmente, a semelhança entre Bolsonaro e Trump é incrível. Ambos lidaram com a pandemiabetesporte logo pngmaneira semelhante, renegando a ciência e permitindo que informações incorretas sobre saúde se propagassem. De muitas maneiras, as açõesbetesporte logo pngTrump encorajaram Bolsonaro não apenasbetesporte logo pngrelação à pandemia", afirmou Grijalva.

Esse é um raciocínio que o ex-ministro da Saúdebetesporte logo pngBolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, fezbetesporte logo pngentrevista ao jornal americano The New York Times. Mandetta relembrou uma visitabetesporte logo pngBolsonaro a Trump na Flórida,betesporte logo pngmarçobetesporte logo png2020, quando a pandemia recém se espalhava pelo mundo ocidental.

"Ele disse que a viagem foi maravilhosa, que se divertiram muito, que a vidabetesporte logo pngMar-a-Lago estava normal, e que a hidroxicloroquina era o remédio que deveria ser usado. Daquele momentobetesporte logo pngdiante, foi muito difícil fazer com que ele levasse a ciência a sério", disse Mandetta.

No mesmo diabetesporte logo pngque a CPI da Covid enviou ao procurador geral da República Augusto Aras o pedidobetesporte logo pngindiciamento criminalbetesporte logo pngBolsonaro, o ex-presidente Donald Trump divulgou declaração públicabetesporte logo pngapoio ao presidente brasileiro.

Na declaração, disse que ambos são amigos e que o Brasil tem sortebetesporte logo pngter Bolsonaro no comando. "Ele ama e luta pelo povo do Brasil - exatamente como eu faço pelo povo dos EUA", escreveu Trump.

Bolsonaro nega todas as acusações feitas pelo relatório da CPI da Covid, e acusa o relatóriobetesporte logo pngser uma peça para feri-lo política e eleitoralmente.

Resposta a Trump nas urnas

Questionado pela BBC News Brasil se o Congresso americano falhou ao não tomar medidasbetesporte logo pnginvestigação sobre a condutabetesporte logo pngTrump durante a pandemia, Grijalva afirmou que os legisladores americanos criaram um grupobetesporte logo pngsupervisão sobre covid-19, mas sem poderesbetesporte logo pnginvestigação criminal, e que a resposta pela condução da pandemia por Trump veiobetesporte logo pngnas urnasbetesporte logo pngnovembrobetesporte logo png2020.

Imagem do comunicado do congresso americano

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Comunicado do Congresso Americano pede responsabilizaçãobetesporte logo pngBolsonaro

"Embora Trump não tenha enfrentado uma investigação criminal, a Câmara dos Representantes dos EUA usou seu poder para estabelecer um comitê sobre a crise do coronavírus e fornecer supervisão sobre o manejo da pandemia pelo governo Trump. Esse comitê continua seu trabalho até hoje. Em última análise, a eleiçãobetesporte logo png2020 foi um referendo sobre Trump e suas políticas e um reconhecimento do povo americanobetesporte logo pngquebetesporte logo pngformabetesporte logo pnglidar com a pandemia foi inadequada e inapropriada", disse Grijalva à BBC.

Para o colunista do jornal Washington Post Ishaam Tharoor, a aparente faltabetesporte logo pngapetite do partido democrata no assunto decorrebetesporte logo pnguma somatóriabetesporte logo pngfatores.

Por um lado, democratas focarambetesporte logo pngtentar criminalizar Trump pela invasão do Capitólio por seus apoiadoresbetesporte logo png6betesporte logo pngjaneiro, algo com resultados incertos até agora. De outro, o partido tem tido que lidar com suas próprias fragilidades políticas.

A popularidadebetesporte logo pngBiden tem derretido rapidamente na esteira da paralisia decisóriabetesporte logo pngsua base diantebetesporte logo pngpropostas econômicas e sociais da Casa Branca, que dependembetesporte logo pngaprovação legislativa.

Além disso, a pandemia e seus efeitos estão longebetesporte logo pngser uma página virada para os americanos. Com a dificuldadebetesporte logo pngacelerar a cobertura vacinal no país, Biden vê um repique no númerobetesporte logo pngcasos e tem determinado que empresas privadas ameacem funcionários não vacinados com demissão.

Assim, acusar criminalmente Trump por mortesbetesporte logo pngcovid poderia abrir um precedente perigoso contra ele mesmo no futuro.

"Há pouco ímpeto no Congresso dos Estados Unidos agora para o tipobetesporte logo pnginquérito organizado pelos rivaisbetesporte logo pngBolsonarobetesporte logo pngBrasília. Isso porque o númerobetesporte logo pngmortos americanos quase dobrou desde que Trump deixou o cargo e os legisladores do Congresso estão focadosbetesporte logo pngoutros supostos crimes, principalmente no papelbetesporte logo pngTrumpbetesporte logo pngfomentar a insurreiçãobetesporte logo png6betesporte logo pngjaneiro", escreveu Tharoor ao Washington Post.

Além disso, ele nota que ter sofrido dois processosbetesporte logo pngimpeachment na Câmara fez pouco para dilapidar o capital políticobetesporte logo pngTrump, "e o ex-presidente mantém um controle dominante sobre a base republicana".

Nesta semana, Trump e seus aliados impuseram uma derrota importante aos democratas, ao retomar o controle do governo do Estado da Virgínia após 10 anos.

Perguntado sobre qual seria a importância para o povo americanobetesporte logo pngque Bolsonaro fosse eventualmente punido por má conduta na pandemia - o que ele nega - Grijalva afirmou que "como membros do Congresso, acreditamos que nenhum líder deve ser capazbetesporte logo pngsabotar unilateralmente e implementar propositadamente políticasbetesporte logo pngsaúde pública com consequências graves e reais".

Grijalva e seus colegas que assinam a declaração - Hank Johnson, Chuy Garcia, Rashida Tlaib, Susan Wild e Karen Bass - têm sido autores ou apoiadoresbetesporte logo pngações corriqueirasbetesporte logo pngquestionamento e críticas ao governo Bolsonaro. A última delas,betesporte logo pnginiciativabetesporte logo pngHank Johnson, foi um pedido para que Biden revogue a ofertabetesporte logo pngque o Brasil se torne parceiro global da Otan (Organização do Atlântico Norte).

Em resposta ao pedido, endossado por maisbetesporte logo png60 parlamentares, a Embaixada do Brasil nos EUA afirmou que os congressistas democratas se baseavambetesporte logo png"informações equivocadas, distorções e falsidades".

"É lamentável que, sob pretextobetesporte logo pngproteção da democracia e dos direitos humanos, objetivo plenamente compartilhado pelo Governo Brasileiro, a carta (dos legisladores americanos) proponha uma visãobetesporte logo pngmundo que tem dificuldadebetesporte logo pnglidar com diferenças políticas e com os fatos", escreveu o Embaixador brasileiro nos EUA Nestor Forster.

Perguntado pela BBC sobre o fatobetesporte logo pngapoiadoresbetesporte logo pngBolsonaro verem na declaração uma tentativabetesporte logo pngatingi-lo politicamente ebetesporte logo pngfavorecer seus opositores nas urnasbetesporte logo png2022, Grijalva rechaçou a interpretação.

"Os democratas não favorecem um candidatobetesporte logo pngdetrimentobetesporte logo pngoutro. Escolher quem deve governar o Brasil fica a critério do povo brasileiro, e os EUA não têm absolutamente nada a dizer sobre isso. Como parlamentares preocupados com a preservação dos direitos humanos e da democraciabetesporte logo pngtodo o mundo, acompanhamosbetesporte logo pngperto a trajetóriabetesporte logo pngdeterioração no Brasil. Manter a integridade do processo democrático no Brasil é fundamental. Tanto o presidente Trump quanto o Bolsonaro utilizaram táticas tiradas diretamente do manualbetesporte logo pngum ditador", afirmou o congressista.

Línea

betesporte logo png Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube betesporte logo png ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte logo pngautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte logo pngusobetesporte logo pngcookies e os termosbetesporte logo pngprivacidade do Google YouTube antesbetesporte logo pngconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte logo png"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte logo pngterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte logo pngYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte logo pngautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte logo pngusobetesporte logo pngcookies e os termosbetesporte logo pngprivacidade do Google YouTube antesbetesporte logo pngconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte logo png"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte logo pngterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte logo pngYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbetesporte logo pngautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabetesporte logo pngusobetesporte logo pngcookies e os termosbetesporte logo pngprivacidade do Google YouTube antesbetesporte logo pngconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebetesporte logo png"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobetesporte logo pngterceiros pode conter publicidade

Finalbetesporte logo pngYouTube post, 3