5 leis que os cidadãos árabespoker é um jogo de azarIsrael dizem que são discriminatórias:poker é um jogo de azar

Protestopoker é um jogo de azarum grupopoker é um jogo de azarárabes israelenses

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Por décadas, as tensões entre árabes e judeus dentropoker é um jogo de azarIsrael foram canalizadaspoker é um jogo de azarforma pacífica

"Isso ameaça arrebentar as costuras do delicado e incômodo equilíbrio entre a maioria judiapoker é um jogo de azarIsrael e os 21%poker é um jogo de azarcidadãos israelenses que também são palestinos", escreveu Sachspoker é um jogo de azarseu blog sobre o conflito.

"Cidades mistas judias-árabes que deveriam ser exemplospoker é um jogo de azarcoexistência, como Acre, Ramla, Jaffa e Lod, explodirampoker é um jogo de azaruma orgiapoker é um jogo de azarviolência e vandalismo", descreveu Shlomo Ben-Ami, historiador e ex-ministro das Relações Exteriorespoker é um jogo de azarIsrael.

Nas maispoker é um jogo de azarsete décadaspoker é um jogo de azarexistência do Estadopoker é um jogo de azarIsrael, se estabeleceu uma formapoker é um jogo de azarcoexistência pacífica entre a minoria árabe e a maioria judia, que não negava o conflito palestino-israelense, tampouco a percepçãopoker é um jogo de azardiscriminação denunciada pelos árabes, mas que canalizava o mal-estar por outros meios, diferentes da violência.

De acordo com o Índicepoker é um jogo de azarDemocraciapoker é um jogo de azarIsraelpoker é um jogo de azar2020, 81% dos entrevistados árabes afirmaram que os membros dessa comunidade desejam se integrar ao país e fazer parte dessa sociedade. No entanto, apenas 35% acreditam que o governopoker é um jogo de azarIsrael é democrático no que se refere ao tratamento dos cidadãos árabes, o que representa uma quedapoker é um jogo de azar10 pontos percentuais desde 2017.

Nos últimos anos, algumas medidas tomadas pelo Estadopoker é um jogo de azarIsrael aumentaram a sensaçãopoker é um jogo de azarafronta entre a minoria árabe.

A Adalah, uma ONG que defende os direitos dos árabespoker é um jogo de azarIsrael, elaborou um bancopoker é um jogo de azardados que inclui maispoker é um jogo de azar65 leis que considera discriminatóriaspoker é um jogo de azarrelação aos palestinos.

Embora muitas delas afetem os moradores da Faixapoker é um jogo de azarGaza e da Cisjordânia, Amjad Iraqi, editor da +972 Magazine e analista do centropoker é um jogo de azarestudos sobre questões palestinas Al-Shabaka, garante que também impactam direta ou indiretamente os árabes que têm cidadania israelense.

Ele acrescenta que muitas destas leis foram implementadas a partir da chegadapoker é um jogo de azarBenjamin Netanyahu, primeiro-ministropoker é um jogo de azarIsrael, ao poderpoker é um jogo de azar2009.

Carros vandalizadospoker é um jogo de azarLot

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os confrontos violentos incomuns entre árabes e judeus dentropoker é um jogo de azarIsrael causaram comoção no país

Amir Fuchs, analista sênior do Institutopoker é um jogo de azarDemocraciapoker é um jogo de azarIsrael, contestou algumas destas leis que, napoker é um jogo de azaropinião, transformam o país que por décadas foi conhecido como a única democracia do Oriente Médiopoker é um jogo de azar"uma democracia com defeitos".

"O fatopoker é um jogo de azarque todo mundo pode votar,poker é um jogo de azarque qualquer um pode se candidatar ao Parlamento,poker é um jogo de azarque todos podem abrir um jornal e dizer o que quiser, mostra que ainda somos uma democracia, embora tenhamos problemas."

"Acho que não tratamos os árabes como deveríamos", enfatiza.

A BBC News apresenta algumas das leis mais relevantes que os árabes israelenses ou, como muitos preferem ser chamados, os cidadãos palestinospoker é um jogo de azarIsrael, consideram discriminatórias.

1. Leipoker é um jogo de azarCidadania e Entradapoker é um jogo de azarIsrael

Aprovada pela primeira vezpoker é um jogo de azar2003 como uma medidapoker é um jogo de azaremergência temporária, esta lei impede que cônjugespoker é um jogo de azarcidadãos israelenses obtenham automaticamente vistospoker é um jogo de azarresidência e cidadania se forem procedentespoker é um jogo de azarTerritórios Palestinos oupoker é um jogo de azarpaíses considerados hostis, como Irã, Líbano, Síria e Iraque.

A norma, que foi atualizada e modificada desde então, estabeleceu depois que essas limitações se aplicam a homens com menospoker é um jogo de azar35 anos e a mulheres com menospoker é um jogo de azar25 anos.

"O que esta lei significa na prática é que um cidadão palestino, ao se casar ou ter filhos com alguém da Cisjordânia ou da Faixapoker é um jogo de azarGaza, não tem o direitopoker é um jogo de azartransferir a cidadania para eles imediatamente", explica Amjad Iraqi, analista do centropoker é um jogo de azarestudos palestinos Al-Shabaka.

"É basicamente uma proibição total que veta qualquer pessoa que não seja judia."

Segundo ele, embora haja um mecanismo para solicitar autorização para esses familiares residirempoker é um jogo de azarIsrael, "é extremamente difícil obter uma resposta e, quando há, raramente (a autorização) é concedida; e quando é concedida, costuma ter muitas restrições e limitações".

Protestopoker é um jogo de azarum grupopoker é um jogo de azarárabes israelenses

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os cidadãos árabespoker é um jogo de azarIsrael costumam protestar contra a ocupação dos Territórios Palestinos

Como consequência, diz ele, muitos casais acabam morandopoker é um jogo de azarIsrael ilegalmente; ou os cidadãos árabes israelenses "precisam se mudar para os territórios ocupados, para viver sob o regime militar com suas famílias; ou vão todos para outro lugar".

Iraqi sugere que milharespoker é um jogo de azarfamílias são afetadas por esta proibição.

"Esta lei é considerada há muito tempo uma das mais racistaspoker é um jogo de azarIsrael, justamente pela maneira como visa diretamente os palestinos."

Amir Fuchs concorda com Iraqi na avaliaçãopoker é um jogo de azarque esta lei é "discriminatória".

Ele lembra que a legislação foi contestada perante a Suprema Corte, ondepoker é um jogo de azarconstitucionalidade foi validada por estreita maioria.

"O Estado indicou que havia razõespoker é um jogo de azarsegurança, dizendo que se milharespoker é um jogo de azarpalestinos adquirissem a cidadania israelense por meio do casamento, era provável que alguns deles fossem terroristas. A Suprema Corte aceitou esse argumento, mas acho que foi um erro", explica Fuchs à BBC News Mundo.

Esta lei foi inicialmente aprovada durante a Segunda Intifada, quando grupos palestinos realizavam atentados suicidas frequentespoker é um jogo de azarIsrael.

Citando dados do Shin Bet, a agênciapoker é um jogo de azarinteligênciapoker é um jogo de azarIsrael, o jornal The Scotsman publicoupoker é um jogo de azar2006 que cercapoker é um jogo de azar25 entre quase 100 mil palestinos casados ​​com cidadãos israelenses haviam participadopoker é um jogo de azaratividades consideradas terroristas nos últimos anos.

"No início dos anos 2000, a situação era terrível, tínhamos atentados a bomba praticamente a cada duas semanas. Mas se esta lei era justificada na época, agora não é mais. Deveria ser abolida", diz Fuchs.

O especialista concorda com as organizações pró-Palestina que argumentam que esta lei é uma resposta a "preocupações demográficas".

"Algumas pessoas diziam que permitir a entradapoker é um jogo de azarIsraelpoker é um jogo de azardezenaspoker é um jogo de azarmilharespoker é um jogo de azarcônjuges procedentes dos Territórios Palestinos mudaria o equilíbrio demográficopoker é um jogo de azarIsrael, aumentando a proporçãopoker é um jogo de azarpalestinos no país. Acho que provavelmente essa foi a verdadeira lógica do Estado, mas eles não se atreveram a dizer isso, e perante a Suprema Corte se esconderam atrás das razõespoker é um jogo de azarsegurança", afirma.

2. Lei do Retorno

Aprovadapoker é um jogo de azar1950, a Lei do Retorno estabelece que qualquer judeu no mundo pode migrar para Israel e obter cidadania.

Judeus etíopespoker é um jogo de azarIsrael

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Lei do Retorno possibilitou a migração para Israelpoker é um jogo de azarmilhõespoker é um jogo de azarjudeuspoker é um jogo de azartodo o mundo, como estes jovens da Etiópia

Para as organizações pró-Palestina, é um dos maiores exemplospoker é um jogo de azardiscriminaçãopoker é um jogo de azarIsrael.

"Isso significa que o Estado já dizia desde o início que se você não é judeu, não é uma prioridade e não tem igualdadepoker é um jogo de azardireitos", diz Iraqi à BBC News Mundo.

"Essa situação contrasta com o fatopoker é um jogo de azarque os refugiados palestinos que nasceram na Palestina histórica antespoker é um jogo de azar1948 e seus descendentes ainda são proibidospoker é um jogo de azarretornar a este Estado", acrescenta.

Fuchs, porpoker é um jogo de azarvez, considera equivocadas as críticas a esta legislação, uma vez que, segundo ele, a lei não estabelece nenhuma discriminação entre aqueles que têm cidadania israelense.

"A Lei do Retorno discrimina pessoaspoker é um jogo de azaroutras partes do mundo, mas muitos países têm leis discriminatórias sobre questõespoker é um jogo de azarimigração. E, neste caso, é justificado porque Israel é o Estado-nação do povo judeu. Este foi,poker é um jogo de azarfato, o motivo dapoker é um jogo de azarcriação", observa.

3. Lei do Estado-Nação

Aprovadapoker é um jogo de azar2018, a Lei do Estado-Nação declara Israel como o Estado-Nação do povo judeu, algo que já estava incluído na Declaraçãopoker é um jogo de azarIndependência do país, mas que gerou muita polêmica.

"Esta lei mudou tudo e nada ao mesmo tempo porque já havia muitas leispoker é um jogo de azarIsrael que discriminavam os cidadãos palestinos e consagravam a supremacia dos cidadãos judeus e dos judeus ao redor do mundopoker é um jogo de azarrelação aos palestinos", analisa Iraqi, destacando que esta norma tem natureza constitucional, diferentementepoker é um jogo de azaroutras.

Manifestantes drusospoker é um jogo de azarIsrael

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A minoria drusapoker é um jogo de azarIsrael também protestou contra a aprovação da Lei do Estado-Nação

O analista questiona que a lei estabeleça os assentamentos judeus como um "valor nacional", cuja promoção e consolidação devem ser almejadas; que o direito à autodeterminação é exclusivo do povo judeu; e que a língua árabe foi "rebaixada"poker é um jogo de azaruma língua co-oficial para uma língua especial.

"No que diz respeito à Lei do Estado-Nação, a ideia da existênciapoker é um jogo de azardireitos coletivos,poker é um jogo de azarpertencimento nacional, só compete aos judeus, enquanto os palestinos têm apenas direitos individuais, como ter direito ao desenvolvimento socioeconômico ou o direitopoker é um jogo de azarvoto", afirma.

Amir Fuchs tem lutado contra a Lei do Estado-Nação por considerá-la um erro, embora aponte quepoker é um jogo de azarsonhada Constituição, diria no primeiro parágrafo que Israel é o Estado-Nação do povo judeu pois, como ele destaca, esta é apoker é um jogo de azarrazãopoker é um jogo de azarser.

"Muitas constituições dizem, por exemplo, 'este é o Estado do povo croata' ou 'este é o Estado do povo húngaro", mas neste mesmo parágrafo ou no próximo estabelecem que garantem a todas as minorias igualdade absoluta perante a lei ou algo do gênero. É isso que falta nesta lei, razão pela qual a combatemos", explica.

O especialista sustenta que essa omissão não foi um equívoco, uma vez que "os promotores da lei tentaram mudar o equilíbrio estabelecido pela Suprema Corte durante anospoker é um jogo de azarveredictos que estabelecem que o fatopoker é um jogo de azarIsrael ser a terra dos judeus não significa que você pode discriminar os árabes".

Fuchs destaca que, na prática, não muda muito porque Israel dispõepoker é um jogo de azarvárias leis que estabelecem a igualdadepoker é um jogo de azardireito, mas considera grave a mensagem que se transmite com a norma.

"As constituições não são apenas uma questãopoker é um jogo de azardireitos e leis, também têm a ver com a educação, e a mensagem desta leipoker é um jogo de azarque os árabes são cidadãospoker é um jogo de azarsegunda classe é muito ruim, inclusive é falsa".

O especialista indica que, embora não haja como saber se a recente violência dentropoker é um jogo de azarIsrael foi consequência desta lei, ele não tem dúvidapoker é um jogo de azarquepoker é um jogo de azaraprovação não ajudou os árabes a se sentirem parte do país, tampouco tratados como iguais.

"Pelo contrário, faz com que se sintam alienados e cidadãospoker é um jogo de azarsegunda classe, e esse é um grande erro que espero ser corrigido um dia."

4. Leipoker é um jogo de azarTerraspoker é um jogo de azarIsrael

A ocupação, o controle e a propriedade da terra desempenharam um papel central na formação do Estadopoker é um jogo de azarIsrael.

Certificado do Fundo Nacional Judaico

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Décadas antes da criaçãopoker é um jogo de azarIsrael, o Fundo Nacional Judaico já coletava dinheiro para comprar terras para os judeus

Amjad Iraqi afirma que 93% das terras pertencem ao Estado, algo que só acontece, segundo ele,poker é um jogo de azarpaíses como China, Coreia do Norte ou Cuba.

"Este graupoker é um jogo de azarcontrole estatal sobre a terra existe porque se quer dar prioridade aos judeus na entregapoker é um jogo de azarterras e moradias", diz ele.

A Leipoker é um jogo de azarTerraspoker é um jogo de azarIsrael, aprovadapoker é um jogo de azar1960 com status constitucional, proíbe a transferência da propriedade das terras do Estado que são administradas por diferentes entidades e que, normalmente, as alugam com contratospoker é um jogo de azarlongo prazo.

Historicamente, uma dessas entidades tem sido o Fundo Nacional Judaico (JNF, na siglapoker é um jogo de azaringlês), uma organização não governamental criada no início do século 20 com a finalidadepoker é um jogo de azaradquirir terras para o povo judeu.

Iraqi afirma que os estatutos do JNF estabelecem que ele só pode alugar suas propriedades para judeus.

Esta regra foi legalmente contestada, e a Procuradoria-geralpoker é um jogo de azarIsrael determinoupoker é um jogo de azar2005 que a aquisição e administraçãopoker é um jogo de azarterras pela JNF era discriminatória e, portanto, não podia mais ser realizada com a ajuda do Estado.

Iraqi argumenta que o efeitopoker é um jogo de azarmuitas leis, políticas e instituições relacionadas à questão fundiária é que os árabes israelenses acabaram ocupando cercapoker é um jogo de azar3,5% do território, apesarpoker é um jogo de azarrepresentarem 20% da população.

Benjamín Netanyahu

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Durante o governopoker é um jogo de azarBenjamin Netanyahu, foram promulgadas muitas das leis questionadas pelos árabes israelenses

Ele indica que após a criaçãopoker é um jogo de azarIsrael, muitas terras foram confiscadaspoker é um jogo de azarlocalidades majoritariamente palestinas, reduzindopoker é um jogo de azarum terço, por exemplo, o territóriopoker é um jogo de azarsua terra natal.

Além disso, ele conta quepoker é um jogo de azar2011 foi aprovada uma lei que permite o estabelecimentopoker é um jogo de azarpequenas comunidadespoker é um jogo de azarcomissõespoker é um jogo de azaradmissão que têm o poder legalpoker é um jogo de azarrejeitar aqueles que pretendem residir nelas.

"Isso significa que posso fazer uma solicitação e ser rejeitado porque o comitêpoker é um jogo de azaradmissão considera que, por ser árabe, não vou me encaixar no tecido social dessa comunidade", diz Iraqi.

Para Amir Fuchs, a Leipoker é um jogo de azarComitêspoker é um jogo de azarAdmissão é "discriminatória" e "problemática".

"Escrevemos muito sobre ela no Institutopoker é um jogo de azarDemocraciapoker é um jogo de azarIsrael. Eu estava no Knesset (Parlamento) quando foi aprovada. Tentamos impedir, mas não conseguimos", relembra.

Ele destaca que o problema com as terras não são as leis, mas as práticas.

"A Suprema Corte estabeleceupoker é um jogo de azarmuitos veredictos que o país e as instituições que administram as terras não podem discriminar entre judeus e não judeus. Claro, há pessoas que discriminam porque são racistas, mas essa discriminação não é baseada na legislação", ressalva.

"Quando há uma discriminação que você pode provar, a Suprema Corte intervém. Houve um veredicto famoso chamado Kaddan,poker é um jogo de azarque o tribunal disse que não poderia criar uma cidade e dizer 'esta cidade é para judeus'. Isso foi proibido depois dessa decisão", acrescenta.

5. Lei da Nakba

Em 2011, Israel aprovou a Lei da Nakba, que prevê a possibilidadepoker é um jogo de azaras autoridades retirarem o financiamento públicopoker é um jogo de azarqualquer instituição que celebre a Independênciapoker é um jogo de azarIsrael como um dia nacionalpoker é um jogo de azarluto.

Manifestaçãopoker é um jogo de azarcidadãos palestinospoker é um jogo de azarIsrael

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Quando os judeus comemoram o Dia da Independênciapoker é um jogo de azarIsrael, os palestinos relembram a 'Nakba' (catástrofe)

"Na prática, isso significa que se um teatro, uma escola ou uma universidade, por exemplo, permitir que os cidadãos palestinos façam uma vigília ou protesto para falar sobre a Catástrofe (Nakba, é a palavra árabe usada pelos palestinos para se referir a esse dia)poker é um jogo de azar1948,poker é um jogo de azarcontraste com o Dia da Independênciapoker é um jogo de azarIsrael, o governo pode ameaçar essas instituições com a retiradapoker é um jogo de azarseus fundos", explica Amjad Iraqi.

"Basicamente, é uma tentativa das instituiçõespoker é um jogo de azarIsraelpoker é um jogo de azarsilenciar e impedir qualquer tentativapoker é um jogo de azarexaltar a Nakba", acrescenta.

Iraqi observa que quando a direita chegou ao poderpoker é um jogo de azar2009, com a vitóriapoker é um jogo de azarBenjamin Netanyahu nas urnas, "eles estavam apavorados pelo fatopoker é um jogo de azarque os palestinos insistiampoker é um jogo de azarexigir igualdade e reafirmarpoker é um jogo de azaridentidade".

"Acabamos tendo leis discriminatórias para suprimir isso", conclui.

A lei, afirma o especialista, serviu para intimidar muitas instituições, mas os palestinospoker é um jogo de azarIsrael encontraram novas maneiraspoker é um jogo de azarlembrar a Nakba.

"Este é um daqueles casospoker é um jogo de azarque o Estado assume um papel ativo na tentativapoker é um jogo de azarapagar qualquer tipopoker é um jogo de azarhistória ou memória palestina", diz ele.

Amir Fuchs esclarece que não se tratapoker é um jogo de azaruma lei criminal, mas civil. Não proíbe a exaltação da Nakba, ele explica, mas permite a retirada do financiamento público das instituições que o fazem.

"O problema é que eles podem retirar três vezes o valor do que você gastou naquele evento específico e até metadepoker é um jogo de azartodo o seu orçamento. Então, obviamente, nos opusemos a ela porque isso vai contra a liberdadepoker é um jogo de azarexpressão."

Protestopoker é um jogo de azarum grupopoker é um jogo de azarárabes israelenses

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os cidadãos árabespoker é um jogo de azarIsrael denunciam que não recebem tratamento igual por parte do Estado

Fuchs afirma que árabes e israelenses têm versões diferentes do que aconteceupoker é um jogo de azar1948.

"Houve uma guerra, e eles perderam. Não importa se uma narrativa ou a outra está correta. Isso é um fato, houve avós que morreram e familiares que se tornaram refugiados. E não importa como ou por que isso ocorreu. É por isso que apoio totalmente o direito delespoker é um jogo de azarrelembrar", diz.

Segundo ele, muitos israelenses se opõem à exaltação da Nakba porque acreditam que, ao equiparar a fundaçãopoker é um jogo de azarIsrael a uma "catástrofe", estão deslegitimando a criação do Estado.

"É por isso que dizem, tudo bem, você pode relembrar, mas não com dinheiro do Estado."

De qualquer forma, ele ressalta que até agora a Lei da Nakba nunca foi aplicada e que o governo não retirou recursospoker é um jogo de azarnenhuma instituição.

"Acho que tem um casopoker é um jogo de azarque quase foi aplicada, mas não há uma decisão final. Era um processo para tirar os fundospoker é um jogo de azarum teatro que apresentava espetáculos com temaspoker é um jogo de azarterrorismo ou algo do gênero", explica.

Ele acrescenta que, quando a legislação foi contestada, a Suprema Corte disse que era cedo demais para decidir porque a lei não havia sido aplicada.

"De qualquer forma, se for aplicada, por exemplo, quando uma escola fizer uma cerimônia sobre a Nakba, e o Ministério da Educação retirar o financiamento, ela irá para a Suprema Corte, onde acho que será revogada", conclui.

Línea

poker é um jogo de azar Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube poker é um jogo de azar ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker é um jogo de azarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker é um jogo de azarusopoker é um jogo de azarcookies e os termospoker é um jogo de azarprivacidade do Google YouTube antespoker é um jogo de azarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker é um jogo de azar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker é um jogo de azarterceiros pode conter publicidade

Finalpoker é um jogo de azarYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker é um jogo de azarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker é um jogo de azarusopoker é um jogo de azarcookies e os termospoker é um jogo de azarprivacidade do Google YouTube antespoker é um jogo de azarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker é um jogo de azar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker é um jogo de azarterceiros pode conter publicidade

Finalpoker é um jogo de azarYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospoker é um jogo de azarautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapoker é um jogo de azarusopoker é um jogo de azarcookies e os termospoker é um jogo de azarprivacidade do Google YouTube antespoker é um jogo de azarconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepoker é um jogo de azar"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopoker é um jogo de azarterceiros pode conter publicidade

Finalpoker é um jogo de azarYouTube post, 3