Com covid e sem comício: como diagnósticoaposta ganha é de queTrump muda a campanha presidencial nos EUA:aposta ganha é de que

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump terá que deixaraposta ganha é de quefazer comícios e eventosaposta ganha é de quearrecadação a pouco maisaposta ganha é de queum mês da eleição

"Ao longo da história, os presidentes dos Estados Unidos e suas equipes têm sido pouco transparentes ao falar ao público sobre a condição médica do mandatário. Há poucos motivos para esperar que este presidente, especialmente, se desvie dessa norma", disse à BBC News Brasil Michael Cornfield, especialistaaposta ganha é de quecampanhas da Universidade George Washington.

Sem comícios por 15 dias

Mas se há muitas dúvidas, também há implicações óbvias da notícia.

Conhecido como showman e algo entre 7 e 8 pontos percentuaisaposta ganha é de quedesvantagemaposta ganha é de querelação ao rival democrata Joe Biden nas pesquisas, Trump vinha cumprindo uma agenda intensaaposta ganha é de quecomícios presenciais, muitas vezesaposta ganha é de queginásios fechados.

Apenas na última semana, ele esteveaposta ganha é de queseis Estados diferentes: Minnesota, Pennsylvania, Virginia, Georgia, Flórida e Carolina do Norte. E horas antesaposta ganha é de quereceber o diagnóstico, Trump esteve com ao menos 100 pessoasaposta ganha é de queumaposta ganha é de queseus camposaposta ganha é de quegolfeaposta ganha é de queNova Jersey,aposta ganha é de queum encontroaposta ganha é de quearrecadaçãoaposta ganha é de quefundosaposta ganha é de quecampanha.

A agenda intensa gerou críticasaposta ganha é de queautoridades locaisaposta ganha é de queáreas com aumentoaposta ganha é de quecasosaposta ganha é de quecovid-19, como o Wisconsin.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump teve agendaaposta ganha é de quecampanha intensa nos últimos dias

Para a campanhaaposta ganha é de queTrump, no entanto, esse tipoaposta ganha é de queevento era crucial para energizar as bases, especialmenteaposta ganha é de queEstados-pêndulo, onde há eleitores indecisos que podem definir a disputa.

O presidente vinha criticando seu oponente por ter adotado um estilo onlineaposta ganha é de quecampanha e repetindo que Biden se "escondia no porão".

Agora, o esperado é que todos os eventos do republicano sejam cancelados por ao menos 15 dias, como preconizam as autoridadesaposta ganha é de quesaúde americanas.

"Isso pode significar um desastre para a campanhaaposta ganha é de queTrump. Ele perderá a oportunidadeaposta ganha é de quefazer campanhaaposta ganha é de queEstados decisivos como a Pensilvânia, Ohio e Wisconsin, que ajudaram a determinaraposta ganha é de quevitóriaaposta ganha é de que2016", afirma Thomas Whalen, cientista político da Universidadeaposta ganha é de queBoston.

Dinheiro curto e debate suspenso

As consequências podem ser ainda mais profundas, no entanto.

Se há 6 meses o caixa eleitoralaposta ganha é de queTrump contava com uma vantagemaposta ganha é de queUS$ 200 milhões sobre o rival Biden, essa abundância desapareceuaposta ganha é de quesetembro e a possibilidadeaposta ganha é de queenfrentar a reta final da disputa com dinheiro contado passou a preocupar o Partido Republicano.

Para melhorar a arrecadação junto a empresários simpáticos a Trump, que haviam frustrado a tesouraria do partido até então, a campanha contava com eventos com a presença do presidente. Masaposta ganha é de queum dia pro outro, eles se tornaram inviáveis.

Além disso, a 13 diasaposta ganha é de quedistância, o segundo debate presidencial entre os dois candidatos, marcado para aconteceraposta ganha é de queMiami,aposta ganha é de que15aposta ganha é de queoutubro, terá que ser cancelado ou convertidoaposta ganha é de queum evento online.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Trump e Biden tiveram debate acalorado nesta semana

Na terça-feira, Trump e Biden se enfrentaramaposta ganha é de queum debate televisivo pela primeira vez. O presidente adotou seu conhecido estilo agressivo e verborrágico e interrompeu Biden centenasaposta ganha é de quevezes, falando por cima até mesmo do moderador do programa.

O resultado foi tão caótico que a comissão bipartidária organizadoraaposta ganha é de quedebates presidenciais passou a cogitar novas regras, que incluíssem algum tipoaposta ganha é de quecorteaposta ganha é de quemicrofone, o que o presidente afirmouaposta ganha é de queredes sociais que não estaria disposto a aceitar por ter,aposta ganha é de quesuas palavras, "vencido o debate com folga".

As pesquisas feitas após o evento, no entanto, mostraram o contrário.

Em uma delas, feita pela rede CNN, 60% dos pesquisados disseram que Biden venceu, contra 28% que acharam que Trump foi o melhor. Na sondagem da rede CBS News, deu 48% a 41% para o democrata. E no levantamento feito pela Ipsos para o site FiveThirtyEight, 59,7% disseram que a performanceaposta ganha é de queBiden foi boa, contra 32,9% que disseram o mesmo sobre Trump.

Se o debate aconteceraposta ganha é de queum formato online, no entanto, o corteaposta ganha é de quemicrofone seria praticamente obrigatório, para tornar o evento inteligível para o público, o que obrigaria o republicano a abandonar a estratégia que usou não só contra Biden, mas também contra Hillary Clinton,aposta ganha é de que2016.

E se não houver debate, Trump perde a chanceaposta ganha é de queconfrontar Biden e tentar tirá-lo da liderança na preferência dos americanos.

"No segundo debate presidencial, a campanha contava com um desempenhoaposta ganha é de querecuperação para mudar a narrativa da corrida. O tempoaposta ganha é de queum candidato é a mercadoria mais preciosa durante um ciclo eleitoral e isso provavelmente deixará o presidente Trumpaposta ganha é de quelado por cercaaposta ganha é de queduas semanas no pior momento possível", afirmou à BBC News Brasil Aaron Kall, diretoraposta ganha é de quedebates da Universidadeaposta ganha é de queMichigan co-autor do livro Debating The Donald.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Segunda a Casa Branca, Trump apresenta sintomas leves

Coronavírus no centro da campanha

Além disso, a doençaaposta ganha é de queTrump torna inevitável que a pandemiaaposta ganha é de quecoronavírus retorne para o centro da campanha política.

"O presidente fez todo o possível para fugir disso e mudar o tópico do coronavírus quando possível", relembra Kall. Com maisaposta ganha é de que200 mil mortos na pandemia, os Estados Unidos são responsáveis por maisaposta ganha é de que20% das mortes causadas pelo vírus ao redor do mundo, embora não tenham nem 5% da população mundial.

A gestão do presidente da crise sanitária tem sido abertamente criticada e é reprovada por maisaposta ganha é de que56% dos americanos,aposta ganha é de queacordo com o agregadoaposta ganha é de quepesquisas do site FiveThirtyEight.

"O diagnóstico do presidente se tornou um holofote sobre as falhasaposta ganha é de quesua própria gestão na pandemia", analisa Whalen.

Trump minimizou publicamente a gravidade da situação - e admitiu ao jornalista Bob Woodward que sabia estar passando informação falsa aos americanos, mas que o fez para evitar o pânico. Ele também agiu contra medidasaposta ganha é de quedistanciamento social e se recusou ao longoaposta ganha é de quemeses a recomendar o usoaposta ganha é de quemáscaras e a usá-las ele mesmo.

No debate na noiteaposta ganha é de queterça-feira, Trump tirou uma máscara do bolsoaposta ganha é de queseu paletó e disse que a usava "quando necessário". Em seguida, ridicularizou Biden por sempre cobrir o rosto: "Eu não uso máscara como ele (Biden), toda hora que você o vê, ele estáaposta ganha é de quemáscara. Pode estar falando a 200 pés (60 metros)aposta ganha é de quedistância, mas ele aparece com a maior máscara que eu já vi".

É incerto se o presidente já estava infectado naquela noite, mas Biden informou que seu testeaposta ganha é de quecovid-19, feito na manhã desta sexta, deu negativo.

Efeito empatia

Quando políticos se veemaposta ganha é de quesituaçõesaposta ganha é de quedoença ou acidentes, é comum queaposta ganha é de quepopularidade melhore por um efeito empatia que a condiçãoaposta ganha é de quefragilidade indesejada provoca no público e nos eleitores.

Os analistas políticos ouvidos pela BBC News Brasil acreditam que Trump pode receber esse benefício diante da enfermidade, mas que,aposta ganha é de queseu caso, a atuação do presidente diante do coronavírus dificulta que os efeitos sejam significativos a pontoaposta ganha é de quefazê-lo virar a disputa ou duradouros até o dia da eleição.

"No curto prazo, ele se beneficiará dos votosaposta ganha é de queboa sorte e da simpatia bipartidários dos americanos. Esse tipoaposta ganha é de quediagnósticoaposta ganha é de quesaúde geralmente produz essa reação, mas o fatoaposta ganha é de queo presidente Trump minimizar a doença e as medidasaposta ganha é de queprevenção para mitigá-la dificulta que isso se torne uma vantagem política relevante", afirma Kall.

Os especialistas também acham improvável que Trump adote alguma autocrítica sobreaposta ganha é de queatuação após a enfermidade ou mude o rumo da gestão sanitária a essa altura, o que poderia alterar mais significativamenteaposta ganha é de queimagem diante do público.

"Ele pode despertar alguma simpatia, mas no longo prazo as pessoas perceberão que foiaposta ganha é de quefaltaaposta ganha é de queconsideração pela saúde pública que colocou a ele e ao país nessa situação", diz Whalen.

aposta ganha é de que Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta ganha é de que ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta ganha é de queautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta ganha é de queusoaposta ganha é de quecookies e os termosaposta ganha é de queprivacidade do Google YouTube antesaposta ganha é de queconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta ganha é de que"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta ganha é de queterceiros pode conter publicidade

Finalaposta ganha é de queYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta ganha é de queautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta ganha é de queusoaposta ganha é de quecookies e os termosaposta ganha é de queprivacidade do Google YouTube antesaposta ganha é de queconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta ganha é de que"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta ganha é de queterceiros pode conter publicidade

Finalaposta ganha é de queYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta ganha é de queautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta ganha é de queusoaposta ganha é de quecookies e os termosaposta ganha é de queprivacidade do Google YouTube antesaposta ganha é de queconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta ganha é de que"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta ganha é de queterceiros pode conter publicidade

Finalaposta ganha é de queYouTube post, 3